Autor Tópico: Abertura relativa ao tamanho do sensor  (Lida 5673 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 05 de Janeiro de 2014, 23:49:58
Estou com uma dúvida agora, pode ser besta...

A quantidade de luz que entra numa lente 2.8 num sensor cropado é menor do que a que entra num sensor fullframe e maior ainda numa MF? No caso numa MF com uma lente 2.8 eu faria a fotometria com alguns pontos de velocidade acima comparado a um FF?

Ou a unica coisa que muda nesse caso é a profundidade de campo?
@jacobfotografiacriativa


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2014, 23:55:56
Acompanhando... :)


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:01:02
Nada muda, André! A quantidade de luz é a mesma e a profundidade de campo também. A diferença é que a imagem gerada por uma APS-C é uma imagem cortada (como se houvesse um crop na pós, por exemplo)...
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 00:01:30 por pedro_raythz »


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:26:23
Eu achava que a profundidade de campo mudasse...  :ponder:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:27:59
Também fiquei com esta dúvida, mas em relação ao DOF.

Quer dizer então que a profundidade de campo de uma lente (50 mm, por exemplo) na abertura f/2.8 (por exemplo) será a mesma, seja em FF, cropada ou MFT?

Na prática, tive a impressão que focar (foco manual) em f/1.4 é mais fácil na MFT.


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:52:33
O DoF vai ser o mesmo se a distância focal, a abertura e a distância do sensor para o objeto forem os mesmos, independente do tamanho de sensor.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:55:02
o DOF nao muda? Estranho...sempre ouvi que o DOF em MF era totalmente diferente, inclusive eu mesmo vejo diferença no DOF de uma MF pra uma FF... vamos criar uma suposiçao:

Estou com uma lente em 90mm e 2.8, faço um click a uma distancia mediada modelo(vamos usar como exemplo uma pessoa de estatura media), digamos que 10 metros pra conseguirmos enquadrar a modelo inteira no quadro... Faço o mesmo ENQUADRAMENTO com uma FF em 90mm e 2.8, ou seja, eu chegaria mais perto, aumentando o DOF... agora faço o mesmo enquadramento com uma 90mm 2.8 em MF, ou seja, chegaria mais perto ainda(talvez uns 5 metros pra conseguir o mesmo enquadramento)

Seria essa a diferença? Quanto mais perto do sujeito e maior a abertura, menor o DOF e maior a sensaçao de diferenciaçao do DOF em MF pra cropado, por exemplo? Quando falas que nao muda nada em questao de DOF Pedro queres dizer que nao mudaria caso eu nao alterasse a distancia entre o sujeito e a camera, certo? Cropando a imagem do MF para ficar no mesmo enquadramento da APS-C eu teria o mesmo DOF, correto?

E a questao do achatamento de planos das lentes? Sabemos que uma 90mm tem um angulo de visao bem diferente em MF do que em FF, em 90mm em MF ela seria basicamente uma lente "normal", mas o achatamento de planos seria equivalente ou nao mudaria nada para uma 50mm em FF(ou a equivalente, que nao sei ao certo)?

Fico bem confuso com isso..
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:57:43
de qualquer forma, eu nunca conseguiria uma imagem com as mesmas caracteristicas óticas de uma imagem feita em 90mm 2.8 em MF com uma cropada, certo? Enquadrando corpo inteiro em 90mm e 2.8 numa medio formato eu precisaria de uma distancia muito menor do que com uma cropada, me distanciando do sujeito eu perderia em questoes de DOF, só manteria o achatamento de planos
@jacobfotografiacriativa


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:58:16
O DoF é menor em MF pois é necessário uma DF maior para o mesmo enquadramento.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:59:54
Entendi agora! A minha duvida sobre a entrada de luz seria porque o sensor é maior, entao captaria mais luz... mas é viagem minha, nao faz sentido algum no fim das contas
@jacobfotografiacriativa


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2014, 01:01:25
Entra mais luz sim. A quantidade de energia que atinge e sensibiliza o sensor é maior, ou seja uma quantidade maior de photons passa pela lente e chega no sensor. O sensor tem área FF é maior e precisa sim de mais luz para manter uma mesma exposição. A exposição é proporcional.
O DOF muda completamente, o dof de um sensor cropado é bem diferente que um FF, de um celular que tem o sensor pequenininho é da mesma forma diferente, e o la do outro lado, nas câmeras GF tbm muda completamente.
A compressão dos planos é diferente porque a distancia focal é diferente, para se manter o campo de visão tudo fica diferente.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 01:05:44 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2014, 01:04:52
Entra mais luz sim. A quantidade de energia que atinge e sensibiliza o sensor é maior, ou seja uma quantidade maior de photons passa pela lente e chega no sensor. O sensor tem área FF é maior e precisa sim de mais luz para manter uma mesma exposição.
O DOF muda completamente, o dof de um sensor cropado é bem diferente que um FF, de um celular que tem o sensor pequenininho é da mesma forma diferente, e o la do outro lado, nas câmeras GF tbm muda completamente.
A compressão dos planos é diferente porque, o campo de visão é diferente, tudo é diferente.

porém compressao de planos nao tem a ver exclusivamente com a lente? Quando mais telefoto for a lente maior a compressao entre o primeiro e o segundo plano.

Veja, estou falando de compressao e achatamento de imagem!

A compressao de uma 400mm em FF e de uma 400mm em cropada é a mesma, o que muda é o fator de corte
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 01:05:23 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2014, 01:07:25
porém compressao de planos nao tem a ver exclusivamente com a lente? Quando mais telefoto for a lente maior a compressao entre o primeiro e o segundo plano.

Veja, estou falando de compressao e achatamento de imagem!

A compressao de uma 400mm em FF e de uma 400mm em cropada é a mesma, o que muda é o fator de corte
Sim, a compressão tem a ver com a distancia focal da lente... eu melhorei o texto la em cima...
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 01:08:28 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2014, 01:09:54
Um dos motivos que leva um sensor FF ter maior sensibilidade ISO que um cropado é o fato de que entra mais luz (mais energia) dentro de uma mesma exposição.
Conhecimento importa mais que equipamento.