Autor Tópico: Algumas Fotos para avaliação  (Lida 1187 vezes)

Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Online: 06 de Janeiro de 2014, 09:35:52
1)

2)

3)

4)

5)

Podem comentar, criticar e dar sugestões a vontade. Preciso aprender mais sobre fotografia e com a ajuda de vocês posso melhorar.

Obrigado.


luizhmanfro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2014, 09:47:43
Fala Claudio,

Bacana você querer aprender mais. Fotografia é um mundo fascinante!

Particularmente só gostei da terceira. Só faltou um filtro para reduzir o flare.

A segunda ficaria mais legal se você conseguisse eliminar a árvore para que a imagem ficasse mais limpa. Mas não esquente a cabeça... procure ler bastante e se inspirar nos feras daqui (Pope, AlexFigueiredo, nakinha, Kado...)

Abraço!

 :ok:
Flickr: http://www.flickr.com/photos/luizhmanfro/

Nikon D90
Nikkor 18-55mm AF / Nikon 50mm f/1.8 E Series  /  Hanimex One Touch Zoom MC 80-200mm  /  Hanimex 135mm f2.8  /  Guest 28-80mm f/3.5-5.6 Macro Zoom  /  Tamron AF 28-105mm f/4-5.6
Vendo Nikon EM + Motordrive: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97247.0


Carlos Andre Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.353
  • Sexo: Masculino
    • Minha Página
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2014, 10:13:40
Na 2 o que me incomoda é o horizonte torto


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2014, 12:11:14
Oi Claudio! Bem-vindo ao MF!! Já consegui ver qual a sua câmera. Algumas perguntinhas: já leu o manual? Tem algum conhecimento técnico e de composição em fotografia? Tem livro, revista, conhece sites para estudo? Tem e sabe usar editor de foto?

Se tiver dúvidas, perguntas pode fazer aqui, mas como cada um tem uma bagagem poderá ter respostas diferentes. O melhor é sempre buscar as informações em fontes diferentes (aqui, outros foruns, sites, literatura, ver fotos de outros fotógrafos) para formar seu conjunto de conhecimento.

 :ok:


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2014, 12:51:55

A segunda ficaria mais legal se você conseguisse eliminar a árvore para que a imagem ficasse mais limpa.

Você acha que apenas um corte na foto resolveria a questão?

Na 2 o que me incomoda é o horizonte torto
Iniciante é complicado mesmo né, só consegui perceber esse erro depois que você citou. Obrigado.

Oi Claudio! Bem-vindo ao MF!! Já consegui ver qual a sua câmera. Algumas perguntinhas: já leu o manual? Tem algum conhecimento técnico e de composição em fotografia? Tem livro, revista, conhece sites para estudo? Tem e sabe usar editor de foto?

Pris, vamos lá..... :ponder:

- Minha câmera é uma CANON SX500. Já li o manual dela, mas traz pouca coisa a respeito de fotografia propriamente dito. Usar os recursos dela eu já aprendi, mas confesso que são bem chatos para fazer uma foto rápida. Tenho usado ela somente no modo manual, dai a dificuldade para fazer uma foto rápida.
- Conhecimento técnico básico de fotografia até tenho como do tipo o que é obturador, velocidade de abertura e ISO, mas na prática tenho pouca ou quase nenhuma experiência em como usar esses recursos. Por exemplo, sei que um tempo de longa exposição vai fazer com que as imagens fiquem mais "borradas" falando de grosso modo, mas não consegui ligar por exemplo o que de fato acontece se eu trabalhar com o diafragma em f/3.5 ou em f/8.0 além do fato de saber que em cada circunstância entra mais ou menos luz.
- Aprendi essas coisas em um site de curso fotográfico gratuito.
- Conheço um pouco o photoshop, mas o problema é saber o que corrigir e como fazê-lo nas fotos. Todas as fotos que eu posto aqui são sem tratamento algum. Máquina pura.

O que eu tenho usado em conjunto com a minha câmera é um filtro UV para proteger o sensor e um filtro CLP que eu pude ver na prática que melhorou muito as cores das fotos. De maior nitidez.

O que acha do exposto acima?

Se puder dar dicas fiquem a vontade.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2014, 13:04:10
Oi!!! Saber mexer na sua câmera já é meio caminho andado... rsrs... a parte técnica envolve mais do que isso. Saber o que altera a exposição de uma foto e qual o melhor parâmetro a mexer naquele dado momento; saber que abertura do diafragma, distância até o objeto e distância focal da lente (maior ou menor zoom na sua câmera) podem alterar a profundidade de campo, isto é, o que na imagem ficará em foco e o que ficará desfocado. Saber onde usar uma velocidade mais lenta. Saber que o filtro polarizador mexerá também nos reflexos (água, vidro) e não só na intensidade das cores... regra dos terços, centralizações ou não, como enquadrar... posição da luz e do objeto, flare (bom ou ruim?), redução do contraste... um site basicão que acho que todo mundo aqui já colheu informação lá:

http://www.dicasdefotografia.com.br/

E outro que gosto muito:

http://www.cambridgeincolour.com/

Livros para iniciar, vale a pena ter um sobre "tudo sobre fotografia", mas não vários iguais pois são repetitivos e superficiais. Eu comprei um dos do Tom Ang. Este foi o que eu comprei, mas há outros: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=22428963&origem=ac

Tem outros, mas... comece por um ponto e vá buscando mais... :)


lucawen

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2014, 15:04:45
Cara, gostei mesmo só da 3.. Pesquise mais sobre iso, diafragma e shutter aprenda sobre lightrom e photoshop, raw e sobre composição de imagens.

Faltou um enquadramento e noto muito ruído em todas as imagens, coisa que poderia ter sido corrigida até mesmo na edição...

Parabéns pelas fotos....

PS: Na primeira imagem está subexposta e o horizonte está torto, mas na segunda imagem o horizonte até que não ficou muito ruim, só essa arvore que não pegou bem e as áreas sem foco, subexpostas  e um certo tipo de qualidade inferior, transmitindo menos detalhes nessa foto ai..
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 15:07:39 por lucawen »


luizhmanfro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2014, 16:30:39

Você acha que apenas um corte na foto resolveria a questão?


Não Claudio,

O que me referi foi a questão do enquadramento. Você precisa procurar um outro ponto para fazer a foto. Não conheço a região que você fotografou, mas talvez chegando um pouco mais perto (entre a árvore e os cactos) ou passando mais à esquerda (indo para dentro da praia) você conseguisse um enquadramento mais interessante.

Aposte nas dicas da Pris WerSo e dê uma olhada nos sites indicados. Têm bastante coisa lá. Livros são interessantes, pois você pode carregá-los para onde quiser. Navegue no fórum que também têm muitas dicas do pessoal mais experiente. Depois que você tiver uma boa noção recomendo o livro Photo Inspiration - Secrets behind stunning images do 1x.com. São narrativas de como diversos fotógrafos fizeram imagens fantásticas. O principal não é a técnica, mas a situação de cada uma, o ambiente, o tempo que o fotógrafo precisou para que a imagem ficasse perfeita. Fotografia é isso: não basta conhecer só a técnica, é preciso complementá-la com uma história, um olhar particular, um momento ideal.

 :ok:
Flickr: http://www.flickr.com/photos/luizhmanfro/

Nikon D90
Nikkor 18-55mm AF / Nikon 50mm f/1.8 E Series  /  Hanimex One Touch Zoom MC 80-200mm  /  Hanimex 135mm f2.8  /  Guest 28-80mm f/3.5-5.6 Macro Zoom  /  Tamron AF 28-105mm f/4-5.6
Vendo Nikon EM + Motordrive: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97247.0


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2014, 14:56:33
Obrigado a todos por suas participações.
Vou dá uma estudada nesses pontos em que vocês estão falando para que eu possa melhorar um pouco mais nessa arte tão interessante que é a fotografia.

Algumas coisa já conhecia, mas o problema é na hora de colocar em prática no momento da foto. Lembrar de todos os detalhes é complicado, pelo menos para mim.

Gostaria de saber o que fez com que alguns achassem a foto 3 mais interessante.
Comentem por favor.

Abraços..


luizhmanfro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2014, 15:20:02
Claudio,


Vou dá uma estudada nesses pontos em que vocês estão falando para que eu possa melhorar um pouco mais nessa arte tão interessante que é a fotografia.

Algumas coisa já conhecia, mas o problema é na hora de colocar em prática no momento da foto. Lembrar de todos os detalhes é complicado, pelo menos para mim.


Não esquente a cabeça com isso. Quanto mais treinar, mais vai lembrar de todas as variáveis. Teste diferentes enquadramentos da mesma paisagem, por exemplo, e treine a regra dos terços. Experimente diferentes horários para a foto (para testar iluminações diferentes). Brinque com luz e sombra e principalmente... divirta-se!

Quanto aos motivos da preferência pela foto 3:

- o enquadramento está bom
- a iluminação ficou ótima
- não existe um trecho muito longo de céu ou espaço vazio
- o assunto principal é o sol e seu reflexo na água (eles estão bem destacados na imagem)

só dois pontos poderiam ser melhorados.

- o flare, que poderia ser evitado com o uso de um filtro (só não tenho certeza se o modelo de máquina que você usou permite).
- o contraste poderia ser melhorado na pós-produção.

No mais, estude, treine e troque idéias no fórum. Têm muitos feras aqui.
Continue postando fotos e pergunte bastante. Você perceberá sua evolução em pouco tempo.

Abraço!
Flickr: http://www.flickr.com/photos/luizhmanfro/

Nikon D90
Nikkor 18-55mm AF / Nikon 50mm f/1.8 E Series  /  Hanimex One Touch Zoom MC 80-200mm  /  Hanimex 135mm f2.8  /  Guest 28-80mm f/3.5-5.6 Macro Zoom  /  Tamron AF 28-105mm f/4-5.6
Vendo Nikon EM + Motordrive: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97247.0


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2014, 16:16:09
Luiz muito obrigado pelas palavras de incentivo. Pode deixar que vou continuar postando fotos por aqui. Quero mesmo aprender as técnicas de fotografia e melhorar nessa arte. Acho muito bonito e admiro muito o "olharum  do fotografo em uma bela foto. Vou tentar criar um mini estúdio em casa e testar várias coisas até conseguir dominar essas técnicas que você tanto falam.

Muito obrigado mesmo. 


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:28:23
Também só gostei da #3 apesar do flare e horizonte levemente torto.  :ok:
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II