Autor Tópico: Quais as maiores dificuldade de um iniciante?  (Lida 8057 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #15 Online: 07 de Janeiro de 2014, 11:42:39
Compra equipa é o mais complicado.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 07 de Janeiro de 2014, 12:33:46
Como falaram, o que um autonomo mesnos faz eh fotografar. Na maior parte do tempo esta administrando, planejando, fazendo contabilidade, fazendo pesquisas de mercado, procurando clientes/se promover, visistando clientes, editando fotos, etc...

Lartigue, por mais que tenha conseguido fama e reconhecimento logo na infancia pelas suas fotos inovadoras, visao e habilidade com a camera, passou a vida  inteira frustrado pq nao conseguiu ser um fotografo "profissional".

Ansel Adams tambem passou a maior parte de sua vida tentando ganhar a vida com fotografia, mas ele teve mais sorte que Lartigue pq quando velhor im investidor se propos a promover e vender os trabalhos de Adams, fazendo assim que ele conseguise ganhar bastante dinheiro com alguem fazendo a parte administrativa/negocios para ele.

A sorte deles eh que eles eram de familias ricas que os prmitiram continuar dedicando o tempo deles para a fotografia apesar do tempo e custo que a atividade consome.

O problema deles, como de inumeros ecelentes artistas/fotografos iguais a eles, eh que eles se focavam somente ou principalmente na atividade artistica/fotografica em si, deixando a parte dos negocios de lado, por nao terem habilidade ou afinidade com administracao/negocios.

Muito diferente de artistas como Andy Warhol, que apesar de tambem ter dificuldades para ser reconhecido, ele conseguiu reconhecimento, fama e dinheiro muito cedo, pq logo cedo ele entendeu e ganhou habilidades com o conceito de Branding, marketing, vendas, negocios. Ate mesmo pq ele passou mais tempo criando/trabalhando para empresas/negocios/produtos, fazendo com que conhecece logo cedo esse mundo dos negocios e da imagem. Por exemplo, ele pensou no estilo de roupa que usaria para enaltecer sua imagem e sempre usar o mesmo estilo para ser reconhecido e associado a ele.

Acho que Andy Warhol foi quem disse que a maior forma de arte eh a arte de se ganhar dinheiro. E dizem de um projeto dele e de outra estrelinha que pensaram em vender agua engarrafada como objetos de arte chamado "eau d'andy warhol" ou Agua de andy warhol. O que ninguem saberia era que o liquido da guarrafa seria a urina dele. E isso seria uma forma de tirar sarro desse mundo da arte/celebridade, inspirado no urinol que Duchamp exibiu como forma de protesto a banalizacao da arte mas o publico levou a serio achando que realmente a intencao era expor como uma obra de arte, fazendo com que uma tiracao de sarro se tornasse uma das obras de arte modernas mais marcantes e historica. Mas parece que logo Andy Warhol percebeu que seria passar muito alem do limite da linha. Mas pelo que tudo indica, as pessoas seriam mesmo capaz de pagar umafortuna para colecionar o mijo de um artista como uma obra de arte. E isso nao tem nada a ver com a qualidade da arte (da mijada), mas sim puro modelo de negocio/marketing/branding bem sucedido.


wilmar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
  • Não fotografe com sua câmera, use sua ALMA...
Resposta #17 Online: 07 de Janeiro de 2014, 12:51:04
Mike Castro sou de Maringá também..........eu vou comprar minha primeira câmera agora início de fevereiro acho que uma 6D 24-105L e estou em dúvida quanto a uma fixa, e fiz um curso básico com o LAHAM em uma t3i 18-55.....preciso muito de ajuda..........Se precisar estou aí, para segurar iluminação, carregar equipamentos, e se quiser aprender sendo 2º ou até 5º kkkkkkk....etc.....Se eu puder fazer algo.....me avisa....

Vlw Wilmar


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #18 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:17:26
iniciante na fotografia ou voce ja tem portfólio e quer iniciar no mercado? Se voce é iniciante na fotografia eu acho que o maior problema é justamente querer trabalhar com isso logo de cara.

Os motivos? La vai:

1. Experiencia, voce ainda nao tem!
2. Tecnica, por melhor que voce seja, tecnica demora a ser desenvolvida, voce demora anos pra aprender o basico e uma vida inteira pra criar a sua
3. Equipamento, se espera um equipamento mediano pelo menos para executar alguns tipos de serviço
4. Workflow, voce nunca trabalhou com fotografia, nao tem ainda a noçao de fluxo de trabalho e valores a se cobrar
5. Vai perder um Hobbye logo de cara por culpa de dinheiro.

A dica, continue estudando por pelo menos mais um ano, defina seu estilo, saiba o que voce faz... se quer fazer ensaios, faça ensaios de graça pras amigas, se quer trabalhar com moda, contrate modelos e produtor de moda e crie um portfólio, se quer trabalhar com evento, se ofereça a alguem que esta casando e nao tem condiçoes de bancar um fotografo e o mais importante, FOTOGRAFE, ande com sua camera, saia de casa com ela, deixe ela ser parte sua e aprenda tudo que pode...quando estiveres preparados as duvidas do tipo "que lente eu preciso pra fotografar tal coisa" ou "quanto eu cobro por tal coisa" vai começar a desaparecer, voce vai saber quanto seu trabalho vale. Ai sim, entre de cabeça :)



Agora se voce ja tem experiencia, ja tem workflow, ja sabe como funciona mais ou menos o mercado... eu acho que a maior dificuldade é conseguir clientes sem prostituir o valor que voce acha que vale... exemplo hipotetico: Eu acho que meu ensaio VALE 1500 reais, porém eu baixo pra 500 reais pra poder ter clientes... Esse é o maior problema, seu valor(nao seu preço), quando voce se desvaloriza, ninguem mais vai te valorizar
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 17:22:24 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


luizhmanfro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:33:55
Wilmar,

As dificuldades são muitas. A principal é se tornar conhecido, mas isso só vêm depois que você faz um bom trabalho.

A questão do preço é muito relativa. Não dá pra simplesmente praticar o mesmo preço que os outros fotógrafos. Primeiro porque você precisa definir que tipo de fotos vai fazer (como o Cooler.M falou).
Para casamentos e festas infantis é possível praticar determinados preços. Para ensaios são outros. Still também.

Além disso é preciso analisar todos os seus custos (não se engane achando que não existem custos!)

Aqui têm uma matéria bem legal falando sobre algumas coisas que você deve levar em consideração na hora de estabelecer preços para seus serviços:

http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-quanto-cobrar

Abraço!
Flickr: http://www.flickr.com/photos/luizhmanfro/

Nikon D90
Nikkor 18-55mm AF / Nikon 50mm f/1.8 E Series  /  Hanimex One Touch Zoom MC 80-200mm  /  Hanimex 135mm f2.8  /  Guest 28-80mm f/3.5-5.6 Macro Zoom  /  Tamron AF 28-105mm f/4-5.6
Vendo Nikon EM + Motordrive: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97247.0


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Janeiro de 2014, 19:05:44
Qual a dificuldade de um iniciante?

pelo visto vc está começando do zero... pensa em qqr profissão e é a mesma coisa, supondo que eu queira ser um escritor.

O certo é comprar lapis e papel,  fazer um curso de português e pronto....nasce um escritor?

Lentes Antigas + Sony E-Mount


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 07 de Janeiro de 2014, 19:33:24
Qual a dificuldade de um iniciante?

pelo visto vc está começando do zero... pensa em qqr profissão e é a mesma coisa, supondo que eu queira ser um escritor.

O certo é comprar lapis e papel,  fazer um curso de português e pronto....nasce um escritor?



Excelente paralelo. Me fez lembrar a discussão e outros exemplos debatidos num tópico bem inspirador e com várias ideias interessantes.

Sugiro ao autor do tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95122.0

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 07 de Janeiro de 2014, 20:18:02
Mike Castro sou de Maringá também..........eu vou comprar minha primeira câmera agora início de fevereiro acho que uma 6D 24-105L e estou em dúvida quanto a uma fixa, e fiz um curso básico com o LAHAM em uma t3i 18-55.....preciso muito de ajuda..........Se precisar estou aí, para segurar iluminação, carregar equipamentos, e se quiser aprender sendo 2º ou até 5º kkkkkkk....etc.....Se eu puder fazer algo.....me avisa....

Vlw Wilmar

Wilmar, liga pra mim semana que vem!

** EDITADO **
2.6. Visando a manutenção da segurança dos usuários estes devem evitar divulgar dados pessoais como telefones, e-mails e endereços nos espaços públicos do fórum

« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 19:52:43 por Pris WerSo »


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #23 Online: 07 de Janeiro de 2014, 20:41:23
Wilmar, liga pra mim semana que vem!

** EDITADO **
2.6. Visando a manutenção da segurança dos usuários estes devem evitar divulgar dados pessoais como telefones, e-mails e endereços nos espaços públicos do fórum

Mike, parabéns pela atitude e pela boa vontade.  :clap:
Pena que isso é muito raro...
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 19:52:05 por Pris WerSo »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #24 Online: 07 de Janeiro de 2014, 20:56:55
Inclusive estou em uma situação parecida com a do wilmar. Só que 1 mês adiantado na questão da 6D. Acabei de comprar a minha, com a 24-105 L  e a 50mm 1.8 :D :D Só alegria!!
Se alguém de Brasília estiver precisando, é só mandar MP. Carrego tripé, seguro rebatedor, qualquer coisa que me faça aprender, e a qualquer hora, 6 da manhã, domingo, não tem tempo ruim  :hysterical:
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 07 de Janeiro de 2014, 20:57:19
Errei o telefone, ** EDITADO **
2.6. Visando a manutenção da segurança dos usuários estes devem evitar divulgar dados pessoais como telefones, e-mails e endereços nos espaços públicos do fórum


Poutz, errar o número do próprio estúdio é pra matar, kkkkkkkkkkkkkkkkk

Mike, parabéns pela atitude e pela boa vontade.  :clap:
Pena que isso é muito raro...

Pois é, cara, a gente tenta, hehehehe...

Tudo começa com um bom papo e amizade!  :ok:
Foto estourada e com WB zoado, ó:


 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Ah, antes que apareça algum chato enchendo as paciencias, é brincadeira, e eu não achei foto de escravo branco, tá. Mas não sou racista e nunca fui a favor da escravatura. E outra, minha avó era mais preta que o mussum kkkkk
 :ok: :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 19:53:21 por Pris WerSo »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #26 Online: 07 de Janeiro de 2014, 21:21:16
Errei o telefone,  ** EDITADO **
2.6. Visando a manutenção da segurança dos usuários estes devem evitar divulgar dados pessoais como telefones, e-mails e endereços nos espaços públicos do fórum


Poutz, errar o número do próprio estúdio é pra matar, kkkkkkkkkkkkkkkkk

Pois é, cara, a gente tenta, hehehehe...

Tudo começa com um bom papo e amizade!  :ok:
Foto estourada e com WB zoado, ó:


 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Ah, antes que apareça algum chato enchendo as paciencias, é brincadeira, e eu não achei foto de escravo branco, tá. Mas não sou racista e nunca fui a favor da escravatura. E outra, minha avó era mais preta que o mussum kkkkk
 :ok: :ok: :ok: :ok:

Rui Barbosa já morreu

Parabéns pela atitude :clap: :clap:
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 19:53:55 por Pris WerSo »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 08 de Janeiro de 2014, 13:05:29
Errei o telefone, ** EDITADO **
2.6. Visando a manutenção da segurança dos usuários estes devem evitar divulgar dados pessoais como telefones, e-mails e endereços nos espaços públicos do fórum


Poutz, errar o número do próprio estúdio é pra matar, kkkkkkkkkkkkkkkkk

Pois é, cara, a gente tenta, hehehehe...

Tudo começa com um bom papo e amizade!  :ok:
Foto estourada e com WB zoado, ó:


 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Ah, antes que apareça algum chato enchendo as paciencias, é brincadeira, e eu não achei foto de escravo branco, tá. Mas não sou racista e nunca fui a favor da escravatura. E outra, minha avó era mais preta que o mussum kkkkk
 :ok: :ok: :ok: :ok:

Rui Barbosa já morreu

Parabéns pela atitude :clap: :clap:
:doh:
rssss ^^'

Mas então, uma opinião minha, a diferença entre os que conseguem ser tão reconhecidos e os que não conseguem, ou pelo menos conseguem sobreviver em qualquer profissão, assim como na fotografia, não é só apenas conhecer todo o negócio e ter o dom, mas também encontrar as pessoas (clientes) certas no momento certo.
Pelo menos foi isso que observei em muitos casos.

Mudando de assunto (hehe), uma coisa que pode ajudar, eu ainda vou fazer isso, é fazer uma consulta no Sebrae. As vezes isso pode ajudar iniciantes, assim como eu, usar essa profissão pelo menos para sobreviver :)
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 19:54:19 por Pris WerSo »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 08 de Janeiro de 2014, 13:47:25
:doh:
rssss ^^'

Mas então, uma opinião minha, a diferença entre os que conseguem ser tão reconhecidos e os que não conseguem, ou pelo menos conseguem sobreviver em qualquer profissão, assim como na fotografia, não é só apenas conhecer todo o negócio e ter o dom, mas também encontrar as pessoas (clientes) certas no momento certo.
Pelo menos foi isso que observei em muitos casos.

Mudando de assunto (hehe), uma coisa que pode ajudar, eu ainda vou fazer isso, é fazer uma consulta no Sebrae. As vezes isso pode ajudar iniciantes, assim como eu, usar essa profissão pelo menos para sobreviver :)
Sem duvida, lugar certo (onde tem mercado para o que vc quer oferecer) e pessoas certas (e pessoas certas nao quer dizer so clientes mas todo o tipo de pessoas que estao em sua volta e que podem ajudar diretamente ou indiretamente), pessoas que te indicam, pessoas ajudam a te divilgar, pessoas com maior experiencia e conhecimento que te auxiliam, pessoas que dao suporte, etc.

Alguam que te de auxilio financeiro entao ja ajuda a pular muitas dificuldades. Igual um cara em outro forum que falou que procurou uma mulher rica para casas para poder assim virar fotografo profissional.  :D Depois que passou a ter dinheiro para ter um espaco bom, em uma localidade boa, investir em equipamentos e principalmente investir em publicidade, ele disse que o que antes parecia ser muito dificil passou a ser facil d+.

Entao, se vc ja for casado e sua mulher nao for rica, manda a mulher trabalhar duro, se possivel em 2 empregos.  :D


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #29 Online: 08 de Janeiro de 2014, 14:08:02
Wilmar, liga pra mim semana que vem!

** EDITADO **
2.6. Visando a manutenção da segurança dos usuários estes devem evitar divulgar dados pessoais como telefones, e-mails e endereços nos espaços públicos do fórum


Simplesmente louvável..  :worship:
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 19:54:53 por Pris WerSo »
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II