Autor Tópico: Quais as maiores dificuldade de um iniciante?  (Lida 8065 vezes)

wilmar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
  • Não fotografe com sua câmera, use sua ALMA...
Resposta #30 Online: 08 de Janeiro de 2014, 14:17:05
Wilmar, liga pra mim semana que vem!
** EDITADO **
2.6. Visando a manutenção da segurança dos usuários estes devem evitar divulgar dados pessoais como telefones, e-mails e endereços nos espaços públicos do fórum



Mike eu queria agradecer mesmo, vamos sim tomar esse suco.......isso é muito difícil nos dias de hoje, obrigado pela ajuda.....Te ligo no início da semana.....

Wilmar
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 19:55:20 por Pris WerSo »


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #31 Online: 08 de Janeiro de 2014, 14:30:29
Mike eu queria agradecer mesmo, vamos sim tomar esse suco.......isso é muito difícil nos dias de hoje, obrigado pela ajuda.....Te ligo no início da semana.....

Wilmar

É muito difícil tomar suco nos dias de hoje?!  :shock:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 14:30:48 por GHMiyamoto »
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


wilmar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
  • Não fotografe com sua câmera, use sua ALMA...
Resposta #32 Online: 08 de Janeiro de 2014, 14:33:38
É muito difícil tomar suco nos dias de hoje?!  :shock:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

kkkkkkkk Acho que essa ajuda será boa....o Mike sem saber já acertou, não estou tomando REFRI..........kkkkkkkkkkk

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 08 de Janeiro de 2014, 14:44:43
Se eu nao morasse longe eu chamaria todos  que quisessem aqui no meu home studio para brincar de fotografia, ate pq eu aprendi bastante assim. Infelizmente na minha cidade as pessoas nao sao muito de se encontrarem, o individualismo impera.

Mas eu ainda posso ajudar doando suco.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 08 de Janeiro de 2014, 15:52:21
Sem duvida, lugar certo (onde tem mercado para o que vc quer oferecer) e pessoas certas (e pessoas certas nao quer dizer so clientes mas todo o tipo de pessoas que estao em sua volta e que podem ajudar diretamente ou indiretamente), pessoas que te indicam, pessoas ajudam a te divilgar, pessoas com maior experiencia e conhecimento que te auxiliam, pessoas que dao suporte, etc.

Alguam que te de auxilio financeiro entao ja ajuda a pular muitas dificuldades. Igual um cara em outro forum que falou que procurou uma mulher rica para casas para poder assim virar fotografo profissional.  :D Depois que passou a ter dinheiro para ter um espaco bom, em uma localidade boa, investir em equipamentos e principalmente investir em publicidade, ele disse que o que antes parecia ser muito dificil passou a ser facil d+.

Entao, se vc ja for casado e sua mulher nao for rica, manda a mulher trabalhar duro, se possivel em 2 empregos.  :D

Exatamente isso Croix. Por exemplo. Eu mecho também com materiais gráficos. Certa vez fiz uns cartões para um rapaz que trabalha com vãs. Daí ele me indicou para um amigo. Esse amigo indicou para outro amigo. Esse amigo do amigo do amigo me indicou para outro amigo. Foi uma de minhas melhores fases. Pena que passou, mas enfim...

Tem também o caso de um amigo meu. Ele tem um amigo que estava disposto a financiá-lo para poder abrir uma empresa. O negócio dele melhorou muito com isso :)

Mike eu queria agradecer mesmo, vamos sim tomar esse suco.......isso é muito difícil nos dias de hoje, obrigado pela ajuda.....Te ligo no início da semana.....

Wilmar

Poisé!! É como eu sempre digo: As coisas estão tão difíceis que até para tomar um suco é super complicado haushuashuashsauh  :hysterical:

« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 16:10:15 por spiderman »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #35 Online: 08 de Janeiro de 2014, 15:54:24
Além do que o pessoal já comentou, acho importante listar as dificuldades de um iniciante em qualquer profissão.

Experiência
Conseguir experiência na profissão desejada é o básico. É a velha reclamação dos recém-formados: não consigo emprego porque não tenho experiência, não ganho experiência porque não tenho trabalho. Para o fotógrafo isto pode ser um pouco menos crucial (Imagina o coitado do contador amador que quer se profissionalizar, cria um portifólio de balancetes e fechamentos e sai pedindo emprego...).
O fotógrafo autodidata é figura comum, você pode aprender muito sem a necessidade de um curso formal, por meio de livros, internet e principalmente praticando muito. Como o CROIX já disse em outro tópico, uma formação artística geral também é importante, então visitar museus, frequentar teatros e exposições ajuda bastante.

Entender o mercado
Minha tia era uma artista que fabricava bonecas finas de porcelana. Eram lindas, de super bom gosto, feitas à mão. Montou uma fabriqueta no fundo do quintal e saiu vendendo. Não sabia como funcionam os lojistas, não o que motivava as pessoas a comprarem bonecas, onde estava seu mercado consumidor, não sabia nada além de fazer belas bonecas. Óbvio que faliu cheia de dívidas.
O fotógrafo deve saber quem são as pessoas que vão comprar seus serviços, onde elas moram, com que trabalham, o que consomem, por que consomem etc.
Suponha que eu quero abrir um estúdio de fotos de gestantes e quero cobrar um preço atraente e ganhar no volume. Estratégia perfeitamente válida e que pode encontrar um nicho interessante. Meu público alvo são as classes C e D. Vou montar um estúdio enorme no bairro mais elegante da cidade e colocar um anúncio na revista "Iates Modernos"? Preciso estar onde meu público frequenta.

Saber se venderComo já voi colocado aqui, é importantíssimo. Isso em qualquer profissão. Conheci um engenheiro recém-formado inteligentíssimo e extremamente competente, mas que demorou pacas para arrumar um emprego. Ele era muito tímido e odiava falar bem de si mesmo, pois não queria parecer convencido ou arrogante. Acontece que numa entrevista, se você não disser com todas as letras o quanto você é bom, ninguém nunca vai ficar sabendo. Convencido e arrogante é aquele que se acha MELHOR que os outros. O cara BOM é quele que sabe se vender e entrega o que vendeu. Senão é só mais um convencido.

Resiliência
Quando eu estava na faculdade eu participei de DEZ processos seletivos antes de conseguir meu primeiro estágio. Cada um era composto de dinâmicas de grupo, entrevistas e outras patacoadas. Cada resultado negativo é um baque enorme na auto-estima. Eu precisei seguir em frente porque simplesmente não tinha outra opção, não dava para largar tudo e começar outra faculdade. Mas o fotógrafo iniciante pode ter esta opção, achar que não é bom o suficiente e pensar em desistir. Esteja preparado para os tombos, aproveite cada rejeição como a indicação de um ponto a melhorar.

Acho que você está no caminho certo, continue estudando, procure ser assistente, auxiliar, estagiário etc e vá em frente.

Sucesso!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #36 Online: 08 de Janeiro de 2014, 16:09:59
Exatamente isso Croix. Por exemplo. Eu mecho também com materiais gráficos. Certa vez fiz uns cartões para um rapaz que trabalha com vãs. Daí ele me indicou para um amigo. Esse amigo indicou para outro amigo. Esse amigo do amigo do amigo me indicou para outro amigo. Foi uma de minhas melhores fases. Pena que passou, mas enfim...

Tem também o caso de um amigo meu. Ele tem um amigo que estava disposto a financiá-lo para poder abrir uma empresa. O negócio dele melhorou muito com isso :)

Poisé!! É como eu sempre digo: As coisas estão tão difíceis que até para tomar um suco é super complicado haushuashuashsauh  :hysterical:


:hysterical: :hysterical:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 08 de Janeiro de 2014, 21:36:57
Wilmar, a moderação editou o número do telefone que eu escreví.
Depois me manda uma MP que eu respondo com o telefone e o endereço do estúdio, tá! :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:




Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #38 Online: 09 de Janeiro de 2014, 01:27:55
Se eu nao morasse longe eu chamaria todos  que quisessem aqui no meu home studio para brincar de fotografia, ate pq eu aprendi bastante assim. Infelizmente na minha cidade as pessoas nao sao muito de se encontrarem, o individualismo impera.

Mas eu ainda posso ajudar doando suco.

Sorte sua que mora longe, senão ia ter que me expulsar do estúdio todos os dias. kkkkk Gosto muito das suas fotos!  :ok:
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 09 de Janeiro de 2014, 03:50:49
Sorte sua que mora longe, senão ia ter que me expulsar do estúdio todos os dias. kkkkk Gosto muito das suas fotos!  :ok:
Agradeco o elogio indireto.


barcez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #40 Online: 13 de Janeiro de 2014, 12:54:12
Dinheiro pra investir + técnica + bom equipamento + lábia de vendedor + planejamento sério + sorte = fotógrafo de sucesso  :D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #41 Online: 13 de Janeiro de 2014, 13:21:07
Olhe que interessante esse relato:

Citar
Years ago (when we shot film) a friend of my ran the west coast division of LifeTouch, I would be brought in to consult on lighting and test shoots. They had a set up in which using the Kodak Prism camera setup. This camera would shoot a 70mm film image and also capture a lores digital image to show immediately to the client after the shoot. They did this as a two step arrange. The photographer would shoot then hand off to the salesperson.

The big trick it did not relieve photographer of sales responsibilities, if the client did not feel good after the shoot it made it more difficult to for salesperson to sell images no matter how good they were.

Later LifeTouch developed their own lock stepped system the photographers were replaced by salesmen. So shooter was the salesperson. Photography skills were viewed secondary to salesmanship.

fullmetalphotographer

Profissionalmente falando, a maior dificuldade de um fotografo eh entender que ser um bom vendedor, um bom administrador, um bom planejador e um bom empresario eh o que mais importa. Ate mais do que ser um fotografo. Na verdade, ser um bom fotografo em muitos casos nao significa nada.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #42 Online: 13 de Janeiro de 2014, 13:53:50
Olhe que interessante esse relato:

Profissionalmente falando, a maior dificuldade de um fotografo eh entender que ser um bom vendedor, um bom administrador, um bom planejador e um bom empresario eh o que mais importa. Ate mais do que ser um fotografo. Na verdade, ser um bom fotografo em muitos casos nao significa nada.
É por isso que tem um monte de vendedor no ramo da fotografia. Não gosto de falar muito em qualidade de trabalho por ser algo muito subjetivo, mas nesse caso é dificil não perceber que há uma queda de qualidade nos trabalhos por conta disso. Na verdade, não é pelo fato dos fotografos serem vendedores mas pelo fato deles não terem tido contato algum com arte, e devido aos resultados positivos de suas vendas, nem veem a necessidade de estudar um pouco mais o assunto.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #43 Online: 13 de Janeiro de 2014, 15:32:24
[..]devido aos resultados positivos de suas vendas, nem veem a necessidade de estudar um pouco mais o assunto.[..]

Trabalho com vendas há mais de uma década. Assim como em qualquer ramo, vemos profissionais que vão do medíocre ao excelente.

Um profissional de vendas que atinja seus objetivos regularmente pode sim se acomodar e não buscar um aprimoramento. É o mesmo caso do dono do mercadinho que criou sua família com um certo volume de vendas, e não está preocupado em expandir, criar filiais, etc.

O vendedor que quer crescer precisa estudar sempre e se aprimorar constantemente. Seja ele vendedor de sapatos, fotografia ou serviços de engenharia (meu caso).


Na fotografia vejo 2 tipos de profissional: aquele que quer entregar sempre o mesmo serviço com a mesma consistência, e aquele que quer se diferenciar e imprimir a sua marca.

O primeiro tipo se enquadra no que o CROIX comentou: Se você tem por exemplo um estúdio especializado em gestantes, e quer ganhar um grande volume de clientes com um trabalho consistente e de boa qualidade, por que não contratar um fera na fotografia para definir a iluminação, equipamentos, fundos e os demais parâmetros, que uma vez ajustados vão proporcionar o resultado esperado? Aí vocÊ pode contratar um fera em vendas, ensiná-lo a colocar as modelos nos lugares certos e operar o equipamento e terá álbuns sempre com a mesma qualidade (e zero de criatividade). Do ponto de vista de negócios é uma estratégia interessante. Do ponto de vista artístico é lamentável. Tudo depende da intenção do sujeito.

E um breve PS: Concordo com o relato do cara da LifeTouch: Mais fácil ensinar um ótimo vendedor a ser um fotógrafo razoável do que um ótimo fotógrafo a ser um ótimo vendedor. E por "mais fácil" entenda "mais lucrativo".
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #44 Online: 13 de Janeiro de 2014, 20:21:31
Trabalho com vendas há mais de uma década. Assim como em qualquer ramo, vemos profissionais que vão do medíocre ao excelente.

Um profissional de vendas que atinja seus objetivos regularmente pode sim se acomodar e não buscar um aprimoramento. É o mesmo caso do dono do mercadinho que criou sua família com um certo volume de vendas, e não está preocupado em expandir, criar filiais, etc.

O vendedor que quer crescer precisa estudar sempre e se aprimorar constantemente. Seja ele vendedor de sapatos, fotografia ou serviços de engenharia (meu caso).


Na fotografia vejo 2 tipos de profissional: aquele que quer entregar sempre o mesmo serviço com a mesma consistência, e aquele que quer se diferenciar e imprimir a sua marca.

O primeiro tipo se enquadra no que o CROIX comentou: Se você tem por exemplo um estúdio especializado em gestantes, e quer ganhar um grande volume de clientes com um trabalho consistente e de boa qualidade, por que não contratar um fera na fotografia para definir a iluminação, equipamentos, fundos e os demais parâmetros, que uma vez ajustados vão proporcionar o resultado esperado? Aí vocÊ pode contratar um fera em vendas, ensiná-lo a colocar as modelos nos lugares certos e operar o equipamento e terá álbuns sempre com a mesma qualidade (e zero de criatividade). Do ponto de vista de negócios é uma estratégia interessante. Do ponto de vista artístico é lamentável. Tudo depende da intenção do sujeito.

E um breve PS: Concordo com o relato do cara da LifeTouch: Mais fácil ensinar um ótimo vendedor a ser um fotógrafo razoável do que um ótimo fotógrafo a ser um ótimo vendedor. E por "mais fácil" entenda "mais lucrativo".
Creio que pra ser regular, é mais facil um bom vendedor aprender a fotografar. Agora, pra ser excepcional, é mais facil o contrário.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya