Autor Tópico: Quando é a hora de dar o "próximo passo" na profissão?  (Lida 1350 vezes)

alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Online: 05 de Janeiro de 2014, 23:13:53
Estou exercendo as atividades de fotógrafo há alguns bons meses, investi uma grana legal em equipamentos, formação, material de pesquisa e etc. Ando atuando como fotógrafo auxiliar em cobertura de eventos, e nas horas vagas tirava fotos de amigas gratuitamente (elas precisavam de fotos, eu de modelos, então trocamos hahahaha) e eu acho que agora estou apto a dar o próximo passo, que é me lançar comercialmente, inclusive montando estúdio próprio com um outro amigo que também está iniciando carreira.

O problema é que eu não tenho muito material divulgável, pois sempre quis fazer mais fotos e montar um portfólio para ter o que apresentar a clientes em potencial, só que moro em uma cidade relativamente pequena e é difícil contratar modelos, pois gostaria de PAGAR para ter meu próprio material e com isso montar a merda do portfólio, um site, fazer cartões e divulgar etc. Será que devo arriscar em publicidade mesmo tendo pouco material, ou devo esperar mais um tempo? Para vocês terem noção, só a minha namorada e um conhecem meu flickr (pretendo retirar as fotos ridículas e/ou repetitivas para usar como mostruário).

Estou realmente indeciso se devo me precipitar com a intenção de angariar clientes só para acelerar meu portfólio (que estou com dificuldades em montar) ou ser mais paciente e juntar mais material!

Como vocês iniciaram na "carreira solo"?
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2014, 23:24:20
eu comecei com bem pouca coisa, ainda acho que nao tenha muito material, nesse ano que as coisas estao começando a se encaminhar... porém comecei assim, sempre fotografando, criando projetos... acho que nunca é tarde para iniciar, o maior problema é angariar clientes logo de inicio.

Só fica uma dica, cuide para nao ficar com medo ou desesperado por ter ficado um mes ou dois sem clientes e jogar seu preço la pra baixo por achar que as coisas vao melhorar, isso pode acontecer e normalmente acontece, principalmente no começo quando estamos com um marketing pessoal nao muito consolidado, sem um portfólio grande e bom, sem grana... depois fica dificil voltar a ter um preço justo!  :)

Quanto a cidade ser pequena, é até melhor. Normalmente em cidades pequenas voce consegue contatos bons facilmente e voce virar "hype" em cidade pequena é bem mais facil que em capital! Entre em contato com alguma agencia de modelos da sua regiao, por mais que nao tenha na sua cidade normalmente tem nos arredores
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:30:00
Estou exercendo as atividades de fotógrafo há alguns bons meses, investi uma grana legal em equipamentos, formação, material de pesquisa e etc. Ando atuando como fotógrafo auxiliar em cobertura de eventos, e nas horas vagas tirava fotos de amigas gratuitamente (elas precisavam de fotos, eu de modelos, então trocamos hahahaha) e eu acho que agora estou apto a dar o próximo passo, que é me lançar comercialmente, inclusive montando estúdio próprio com um outro amigo que também está iniciando carreira.

O problema é que eu não tenho muito material divulgável, pois sempre quis fazer mais fotos e montar um portfólio para ter o que apresentar a clientes em potencial, só que moro em uma cidade relativamente pequena e é difícil contratar modelos, pois gostaria de PAGAR para ter meu próprio material e com isso montar a merda do portfólio, um site, fazer cartões e divulgar etc. Será que devo arriscar em publicidade mesmo tendo pouco material, ou devo esperar mais um tempo? Para vocês terem noção, só a minha namorada e um conhecem meu flickr (pretendo retirar as fotos ridículas e/ou repetitivas para usar como mostruário).

Estou realmente indeciso se devo me precipitar com a intenção de angariar clientes só para acelerar meu portfólio (que estou com dificuldades em montar) ou ser mais paciente e juntar mais material!

Como vocês iniciaram na "carreira solo"?
Va em agencias de modelos e contrate as modelos que vc precisa. Como eh para uso pessoal (portfolio) nao sai tao caro. Se a agencia nao cobre a sua cidade, va ate a cidade onde ela cubra e alugue um estudio para fazer as fotos.
Outra opcao eh contratar modelos viajantes. Nao sei como eh no Brasil mas em sites de modelos tem muitas modelos viajando pelo mundo a fora e vc fica de olho quando uma que vc goste estara indo proximo a sua cidade.

Outra opcao melhor ainda eh acontratar modelo independente de outra cidade e bancar a viagem e estadia. Todo fotografo independente que mora em cidade pequena faz isso.

E se vc for bom em cacar talentos e direcao de amadores, vc pode procurar alguem sem experiencia na sua cidade mas com potencial, don, talento para posar. Geralmente dancarinas classicas e ginastas posam muito bem, por ja terem treinamento e conhecimento sobre a composicao, angulos e harmonia de formas do proprio corpo. E existem mulheres que mesmo nunca tendo posado parece que ja nasceram modelos, simplesmente tem o dom e talento sem elas mesmo saberem.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2014, 13:38:25
[...]Ando atuando como fotógrafo auxiliar em cobertura de eventos, e nas horas vagas tirava fotos de amigas gratuitamente (elas precisavam de fotos, eu de modelos, então trocamos hahahaha) [...]

Não dá pra usar essas?

Eu sugeriria definir qual será o foco inicial (fashions/book/eventos) pra centralizar o seu marketing.

E se vc for bom em cacar talentos e direcao de amadores, vc pode procurar alguem sem experiencia na sua cidade mas com potencial, don, talento para posar.

Assino em baixo, em cidade pequena não deve ser muito difícil conseguir achar alguém que queira um book grátis. E comece a anunciar seu serviço o quanto antes, pode ser difícil conseguir o primeiro trabalho pago, mas a partir daí você vai deslanchar.

Nâo sei quais as suas condições no momento, mas dependendo do caso eu consideraria a alternativa de mudar de cidade a médio prazo.

Sucesso!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2014, 17:53:53
Tenho a pretensão de mudar de cidade em breve sim, não apenas por causa da fotografia, mas também porque vou tentar conciliar 02 carreiras num primeiro momento.

Meu foco de trabalho será em books/modelos/casamento. Não penso em ficar muito tempo em cobertura de eventos, pois é um trabalho desgastante, e deveras destruidor de lares para quem estiver em relacionamento!  :hysterical: Minha gata prefere que eu fotografe 100 coelhinhas da playboy de dia do que 01 baranga numa festa a noite!  :aua:

* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2014, 21:07:33
:hysterical: Minha gata prefere que eu fotografe 100 coelhinhas da playboy de dia do que 01 baranga numa festa a noite!  :aua:

Essa é pra casar, heim!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube