Autor Tópico: Qual comprar - Canon Rebel T3 ou Nikon P520?  (Lida 10442 vezes)

michelmarechal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:19:54
Olá, amigos,

Estou pensando em adquirir uma câmera para uso profissional, mas apenas o básico da fotografia. Preciso de uma câmera ágil e de preferência leve e que tenha boa qualidade de imagem. Como não posso pagar muito, estou vendo alguns modelos mais simples, mas que mesmo assim demonstram características interessantes.

Por ambos serem na faixa dos R$1.500, uma DSLR e outra Compacta, fiquei em dúvida se valeria arriscar na Nikon e seu superzoom ou levar a T3 mesmo.

Vocês sabem me dizer qual vale mais a pena?

http://www.magazineluiza.com.br/camera-digital-canon-eos-rebel-t3-12.2mp-lente-ef-s-18-55mm-f-filma-em-hd/p/0403514/cf/cfmp/?utm_source=webtraffic+buscape&utm_medium=feed&utm_campaign=buscape+-CF&utm_content=040351400&utm_term=webtraffic+buscape&cod_keyword=442122&cod_big=ok

http://www.magazineluiza.com.br/camera-digital-nikon-coolpix-p520-18mp-lcd-movel-super-zoom-optico-42x-sensor-cmos-filma-em-full-hd/p/0403515/cf/cfmp/?utm_source=webtraffic+buscape&utm_medium=feed&utm_campaign=buscape+-CF&utm_content=040351500&utm_term=webtraffic+buscape&cod_keyword=443433&cod_big=ok


Sr. Jolteon

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:40:32
E ai cara. Tudo ok?

Então, respondendo a tua pergunta. Eu, EU, ficaria com a T3 pela possibilidade de trocar lentes e pelo sensor dela, que é melhor do que essa compacta, acredito.

Se quiser alguma outra opção, pode considerar também a Nikon D3100 ou a D3200 (que, na minha opinião, é uma das melhores DSLR de entrada que tem).

Essas lojas, como magazine luiza, fast shop, cobram muito caro pelas câmeras. Tem lojas mais baratas, e até mesmo o mercado livre.

« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 18:46:39 por Sr. Jolteon »


michelmarechal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:48:15
Sim, quanto a loja eu sei que o ideal não é comprar em nenhuma dessas. Coloquei os links para ilustrar, mas comprar eu vou na 7 de Abril, aqui em SP. A questão do sensor da P520 é o que me preocupa, a vantagem dela de filmar em Full HD seria bom para o meu caso, mas não sei se vale arriscar assim.

Vou dar uma olhada nesses outros modelos, mas já vi que a D3200 seria muito cara para mim. A D3100 poderia ser uma saída.

Mais alguém pode falar sobre esses três modelos? (T3, P520 e D3100).
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 18:52:38 por michelmarechal »


Sr. Jolteon

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:54:55
Não tenho certeza, mas acredito que a D3100 filma em FullHD e faz 24fps também.

Só pra tu ter uma ideia de tamanho de sensor, dá uma olhada nessa imagem

http://images.gizmag.com/inline/camera-sensor-size-25.jpg

O laranja (APS - C) é o tamanho do sensor da D3100 e o azul turquesa (1/2.3) é o tamanho do sensor da compacta.

Já que é importante filmar em FullHD, eu iria de D3100. (:


michelmarechal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:56:48
Realmente, a imagem é bem ilustrativa!

Valeu pela ajuda, me apresentou um modelo que parece bem melhor e que não conhecia.

Muito obrigado!


Sr. Jolteon

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:59:46
De nada, cara :)

Pra ajudar, dá uma procurada no youtube "nikon d3100 cinematic video" ou "nikon d3100 video fullhd". Acabei de procurar e achei imagens muito bonitas, e fica melhor ainda dependendo da lente.


Palloma Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2014, 19:07:42
Olha não posso opinar muito porque não sei muita coisa de fotografia ainda. Comecei querendo uma compacta, me sugeriram uma outra e por fim fiquei na mesma dúvida que você: entre a T3 e a D3100. Fiquei dias com isso na cabeça, lendo muitos comentários onde as pessoas falam que as duas são praticamente equivalentes e tudo o mais. Quase pirei, mas já estava quase escolhendo a T3 quando segui algumas dicas que um pessoal me deu e hoje, inclusive, fui em uma loja pegar e "testar" as duas. Fiquei encantada pela D3100, tanto que não fiquei mais de dois minutos com a Canon na mão. Então vou te aconselhar da mesma forma que me aconselharam: veja se consegue manuseá-las e dar uma fuçada antes de se decidir.

A impressão que tive da T3 é que ela tem um corpo mais frágil. Não me senti segura com ela na mão, pra te falar a verdade. Achei meio lisa e parecia que ia escorregar. Ela tem muitos ícones (aqueles desenhos junto dos botões) e botões, e eu não gostei muito desse "visual", tampouco da disposição deles. Num geral achei poluída e confusa, enquanto na minha opinião, a D3100 parece ser um pouco mais clean. Como mexi mais nela, achei mais fácil. Mas é tudo uma questão de gosto pessoal. Acho que faz toda diferença ver e pegar uma.

Agora se você quer filmar em Full HD, dentre essas opções, é a D3100 mesmo.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2014, 19:15:29
Não tenho certeza, mas acredito que a D3100 filma em FullHD e faz 24fps também.

Exato.  A 30 fps, só em HD (720 linhas).
A P520 permite FullHD 1080p em 25 ou 30 fps, ou 1080i a 60 fps.

Já que é importante filmar em FullHD, eu iria de D3100. (:

Sinceramente, não fará tanta diferença. O foco (em modo vídeo) na D3100 é mais chatinho, na P520 um pouco mais fácil - ambas permitem o uso de foco manual. Na D3100, o tempo máximo de gravação de vídeo é de 10min, segundo o manual. Na P520, pode-se chegar a 45min. com 1080p, 25 fps e bitrate de 10,4Mbps. Já fiz vídeo em uma P520, fica muito bom (não se esqueça do tripé).


soaresdss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2014, 00:23:49

Por ambos serem na faixa dos R$1.500, uma DSLR e outra Compacta, fiquei em dúvida se valeria arriscar na Nikon e seu superzoom ou levar a T3 mesmo.

Vocês sabem me dizer qual vale mais a pena?



Olá, Michel. Tinha um super zoom e acabei trocando por uma Canon T2i em menos de 3 meses. O foco manual e a possibilidade de troca de lentes me atraiu, principalmente por querer fotografar mais a noite precisando assim de uma lente 1.8. Agora, R$ 1500 você pega uma T3i que é BEM melhor que a T3. Filmagem em FullHD, tela retrátil e por aí vai.
Eu paguei R$ 1150 na minha T2i que tem o mesmo sensor da T3i.
Na minha opinião, vai de Canon (T2i ou T3i).
Obs.: Nikon D3100 também é ótima.


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2014, 00:53:35
Eu tenho uma superzoom e uma DSLR. Depois de pegar uma DSLR, qualquer compacta parece de brinquedo, por melhor que seja. A superzoom é divertida, dá até para bisbilhotar a vida alheia sem ser percebido. :D Mas a qualidade de imagem e possibilidades de uma DSLR não deixam dúvida de qual prefiro. Claro que tem o inconveniente de serem mais chamativas e pesadas.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2014, 09:47:19
Olha não posso opinar muito porque não sei muita coisa de fotografia ainda. Comecei querendo uma compacta, me sugeriram uma outra e por fim fiquei na mesma dúvida que você: entre a T3 e a D3100. Fiquei dias com isso na cabeça, lendo muitos comentários onde as pessoas falam que as duas são praticamente equivalentes e tudo o mais. Quase pirei, mas já estava quase escolhendo a T3 quando segui algumas dicas que um pessoal me deu e hoje, inclusive, fui em uma loja pegar e "testar" as duas. Fiquei encantada pela D3100, tanto que não fiquei mais de dois minutos com a Canon na mão. Então vou te aconselhar da mesma forma que me aconselharam: veja se consegue manuseá-las e dar uma fuçada antes de se decidir.

A impressão que tive da T3 é que ela tem um corpo mais frágil. Não me senti segura com ela na mão, pra te falar a verdade. Achei meio lisa e parecia que ia escorregar. Ela tem muitos ícones (aqueles desenhos junto dos botões) e botões, e eu não gostei muito desse "visual", tampouco da disposição deles. Num geral achei poluída e confusa, enquanto na minha opinião, a D3100 parece ser um pouco mais clean. Como mexi mais nela, achei mais fácil. Mas é tudo uma questão de gosto pessoal. Acho que faz toda diferença ver e pegar uma.

Agora se você quer filmar em Full HD, dentre essas opções, é a D3100 mesmo.

Palloma,

O gosto pessoal, de certa forma, pesa na escolha de uma DSLR. Com relação a T3 ter um painel traseiro poluído, eu discordo totalmente da sua afirmação, até porque estou para comprar uma. O fato é que ela possui alguns botões de ajuste que facilitam bastante a configuração de parâmetros importantes para obtenção de uma boa foto, como por exemplo, ISO, abertura do diafragma, velocidade do obturador, balanço de branco. Diferente das compactas de controles manuais, onde em algumas delas ainda temos que acessar vários menus para efetuar as configurações, o foco das DSLR é realmente ter acesso fácil a vários ajustes. Infelizmente os modelos de entrada da Nikon ainda pecam em dois aspectos importantes: a ausência de motor de foco no corpo e a pouca quantidade de botões para acesso rápido aos parâmetros de configuração da fotogorafia.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2014, 21:51:55
A T3 tem um sensor excelente, consegue ISO 1600 muito aceitável com RAW bem crú. Se for pensar em ficar somente com a lente de kit não recomendo nem dslr/mirrorless. No meu ponto de vistas estas câmeras são interessantes apenas se vc tem uma necessidade específica no qual as outras compactas ou superzoom não te atende. No meu caso para hobby eu gosto de lentes claras para fotos noturnas sem flash, tem que ser lentes pelo menos f2.8, para trabalho preciso de lentes macro.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2014, 00:26:07
A T3 tem um sensor excelente, consegue ISO 1600 muito aceitável com RAW bem crú. Se for pensar em ficar somente com a lente de kit não recomendo nem dslr/mirrorless. No meu ponto de vistas estas câmeras são interessantes apenas se vc tem uma necessidade específica no qual as outras compactas ou superzoom não te atende. No meu caso para hobby eu gosto de lentes claras para fotos noturnas sem flash, tem que ser lentes pelo menos f2.8, para trabalho preciso de lentes macro.

NATTIS,

Você acha que a T3 tem qualidade geral de imagem melhor do que T3i ? Qual tem ISO 1600 ou superior mais aceitável ?

Estou exatamente em dúvida entre estes dois modelos.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2014, 05:00:19
NATTIS,

Você acha que a T3 tem qualidade geral de imagem melhor do que T3i ? Qual tem ISO 1600 ou superior mais aceitável ?

Estou exatamente em dúvida entre estes dois modelos.

Pesquisei muito sobre isso, a Canon foi obrigada a lançar uma APS com mais pixels por marketing, tem exatamente a mesma tecnologia do sensor de 12mp, o resultado é que o sensor de 12mp tem uma ISO ligeiramente melhor, praticamente imperceptível, a granulação é mais agradável também. Na pratica tanto o de 12mp como o de 18mp tem a mesmo qualidade, o mesmo resultado.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2014, 14:28:17
Avaliação do sensor das 3 câmeras: Canon T3i (600D) vs Canon T3 (1100D) vs Nikon D3100 e um segundo incluindo a Nikon D5100:

http://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Canon-EOS-600D-versus-Canon-EOS-1100D-versus-Nikon-D3100___692_693_664

http://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Nikon-D5100-versus-Canon-EOS-600D-versus-Nikon-D3100___698_692_664

http://www.dpreview.com/products/compare/side-by-side?products=canon_eos600d&products=canon_eos1100d&products=nikon_d3100

Enquanto a T3 é competidora direta da D3100, a T3i compete com a D5100, que estão um patamar acima. A T3i é superior à T3 não apenas pela quantidade de MP sensor. Considerando apenas sensor, o da D5100 é melhor. Como são todas câmeras de entrada, acho que é mais válido não se apertar muito financeiramente com a câmera para poder pegar lente adicional (se preciso) num futuro próximo. De maneira geral, o resultado final com qualquer uma será bem próximo, fazendo mais diferença o conhecimento do usuário.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2014, 14:30:46 por Carlos HP »