Autor Tópico: De dentro - Retrato de mulheres em gestação  (Lida 4432 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Online: 07 de Janeiro de 2014, 00:05:28
Passando por aqui pra divulgar um novo projeto que estamos realizando. A maioria das fotos são feitas com câmeras analogicas. Não que isso seja obrigação. Aliás, a ideia do projeto é não ter muitas obrigações :). Aos poucos vamos postando mais fotos no blog. Abraços!
Ah! Podem comentar à vontade!

http://projetodedentro.tumblr.com/
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2014, 21:24:31 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2014, 00:11:32
Já vi!! Já curti!!!! E compartilhei!!!! E já falei, mas falo novamente: adorei, principalmente a primeira... belo novo projeto!  :worship: :worship: :worship:

Por curiosidade: que câmera está usando?


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2014, 00:16:10
Muito bonito o projeto  :ok:
Também adorei as imagens postadas até agora, expressam muito bem o momento das pessoas e a proposta do projeto.  :clap:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2014, 00:16:38
Já vi!! Já curti!!!! E compartilhei!!!! E já falei, mas falo novamente: adorei, principalmente a primeira... belo novo projeto!  :worship: :worship: :worship:

Por curiosidade: que câmera está usando?

Nessas fotos aí eu estou usando uma canon eos 30e. Também estou fotografando em medio formato com uma hasselblad 500c/m.
Que legal que gostou, curtiu e compartilhou, Pris. Fico muito feliz! Ainda mais vindo de uma otima fotografa como você.  ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2014, 00:17:59
Muito bonito o projeto  :ok:
Também adorei as imagens postadas até agora, expressam muito bem o momento das pessoas e a proposta do projeto.  :clap:
hmm, bom saber que voce gostou e entendeu a proposta, Ricci! Abraços!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2014, 00:27:53
Já vi!! Já curti!!!! E compartilhei!!!! E já falei, mas falo novamente: adorei, principalmente a primeira... belo novo projeto!  :worship: :worship: :worship:

Por curiosidade: que câmera está usando?

Aliás, fico mais feliz ainda pelo fato de voce ter gostado mais da primeira. Acho ela mais sutil que as outras. Talvez de uma beleza menos popular. Também gosto muito dela.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2014, 11:20:13
So corrigindo, a segunda foto é com uma 5d markII.

Postamos mais uma hoje:

http://panoptesfotografiacriativa.com/2014/01/07/de-dentro-retratos-de-mulheres-em-gestacao/
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2014, 15:08:30
Aliás, fico mais feliz ainda pelo fato de voce ter gostado mais da primeira. Acho ela mais sutil que as outras. Talvez de uma beleza menos popular. Também gosto muito dela.

Gosto de pensar em cima das suas fotos... e fico pensando... rsrs... gosto da ausência dos clichês clássicos da mão na barriga, roupinha, sapatinho, "desenhinho"... que fazem parte dos ensaios de grávidas, mas confesso que me cansaram um pouco. Gosto do sentido atemporal do P&B (a 1 poderia ser mesmo a Elis, se não soubesse que a foto é sua... :D ), não só no sentido de década, mas no sentido da ausência do tempo na imagem... como se o tempo demorasse a passar... como se as mulheres estivessem realmente esperando... esperando para sair, esperando para simplesmente serem. O cenário remete a isso. E estão tão naturais e tranquilas, de uma forma que praticamente só elas (nós, mulheres que tivemos filhos ou que estamos esperando) se veem... é uma visão orgânica, particular, sensível... parabéns de  novo pelo olhar único... :)


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2014, 15:49:24
Gosto de pensar em cima das suas fotos... e fico pensando... rsrs... gosto da ausência dos clichês clássicos da mão na barriga, roupinha, sapatinho, "desenhinho"... que fazem parte dos ensaios de grávidas, mas confesso que me cansaram um pouco. Gosto do sentido atemporal do P&B (a 1 poderia ser mesmo a Elis, se não soubesse que a foto é sua... :D ), não só no sentido de década, mas no sentido da ausência do tempo na imagem... como se o tempo demorasse a passar... como se as mulheres estivessem realmente esperando... esperando para sair, esperando para simplesmente serem. O cenário remete a isso. E estão tão naturais e tranquilas, de uma forma que praticamente só elas (nós, mulheres que tivemos filhos ou que estamos esperando) se veem... é uma visão orgânica, particular, sensível... parabéns de  novo pelo olhar único... :)
Pois é, Pris. Isso dá algumas boas horas de discussão :). Acho que nós fotógrafos acabamos caindo em algumas ciladas que a própria fotografia reserva pra gente. É como se ela fosse uma espécie de sacana, sabe? Daquele tipo que passa a cola errada ou indica o caminho oposto só de sacanagem? E o pior é que ela faz isso de maneira quase que irresistível. Como quando voce opta pelo caminho que te parece mais luminoso pra fugir do escuro mas que na verdade é o caminho mais longo. Algumas vezes eu tive a impressão de rodar, rodar pra voltar ao mesmo lugar, mas depois me dei conta de que não era exatamente o mesmo lugar, mas algo bastante diferente daquele onde estava. Ai vejo que na verdade eu não rodei coisa nenhuma. Se antes eu quase nada enxergava, hoje eu já consigo perceber algumas coisas com um pouco mais de clareza. Se antes eu não dava valor ao bolo caseiro de minha avó, hoje eu pagaria muito mais caro por ele do que por um bolo de confeiteiro cheio de atrativos visuais, porém enjoativo, de pior paladar. Amanha provavelmente, eu perceberei que hoje eu nao enxergava nada e acharei que já enxergo muito melhor e por aí vai. Falando mais especificamente das fotos de gestante, mas que poderia facilmente se ampliar a outros tipos de fotografia, vejo todos esses clichês como distrações. Distrações que impedem tanto o fotografado de tentar mostrar um pouquinho daquilo que ele é, ou mesmo aquilo que ele queira mostrar, não importa; quanto o fotógrafo de tentar expor o seu olhar e sua forma de pensar. É como se os fotografados não quisessem de fato serem fotografados mas o fazem por mera convenção. E por outro lado, o fotógrafo que se isenta de sua reflexão e, consequentemente, de sua própria fotografia. Acho que o que a gente tem tentado nesse projeto é se "purificar" de todas essas distrações e buscar algo mais genuíno e que, pelo menos, não "homegeinize"as pessoas (fotografos e fotografados) como os clichês o fazem. É muito bom estar de volta ao bom e velho colchão de casa :)
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 15:56:12 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2014, 16:19:44
simplesmente lindo cara...
essa 1ª tem um clima muito gostoso... :clap:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:46:57
simplesmente lindo cara...
essa 1ª tem um clima muito gostoso... :clap:
Valeu!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2014, 18:42:23
Belo projeto.

Excelentes fotos!!  :ok: :ok:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2014, 20:25:02
Obrigado, Versiano!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2014, 23:43:25
Adorei todas, são muito inspiradoras, em especial gostei da Joana.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 09 de Janeiro de 2014, 14:17:55
Adorei todas, são muito inspiradoras, em especial gostei da Joana.
Obrigado!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya