Autor Tópico: Sujeira Sensor da 70D  (Lida 7604 vezes)

MR_Mateus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2014, 15:07:09
O problema não está na câmera ou no sensor, e sim nos lasers. O Brasil não tem nenhuma legislação específica sobre o assunto, e aqui são permitidos lasers das mais diversas potências.

A maioria dos países da Europa e os EUA limitam a venda de lasers domésticos até a categoria 3a, de até 5mw. Em outros países a legislação é mais restritiva, permitindo a venda de lasers até 2mw. No Brasil, é comum em baladas o uso de lasers de até 200mw, o que em alguns países é considerado como artefato bélico e que só podem ser utilizados para fins militares, médicos ou científicos. Um laser destes, se por algum motivo "estacionar" no olho de alguém por meros décimos de segundo, pode acabar causando danos permanentes.

Uma rápida classificação dos lasers, retirado da Wikipedia, lembrando que é necessário bem mais de 5mw para conseguir danificar um sensor. E se consegue danificar um sensor, imaginem o que não faz com a retina...

Classe II/2
O reflexo do olho humano (aversão) previne dano ocular, a não ser que a pessoa deliberadamente olhe para o feixe por um período prolongado. Essa classe apenas inclui para lasers que emitem luz visível (até 1 miliwatt).

Classe IIa/2a
A região logo no início da classe II, onde o laser precisa de pelo menos 1000 segundos contínuos para causar algum dano permanente à retina. Scanners a laser comerciais estão nessa classe.

Classe IIIa/3a
Lasers dessa classe são em sua maioria perigosos em combinação com instrumentos ópticos que podem mudar o diâmetro ou a densidade de potência. A potência de saída não excede 5 miliwatts. A densidade não excede 2,5 miliwatts por centímetro quadrado. Muitas miras a laser para armas e apontadores laser estão nessa categoria.

Classe IIIb/3b
Lasers dessa potência poderão causar danos se houver contato direto com a retina. Aplica-se a lasers entre 5 e 500 miliwatts. O dano permanente pode ocorrer em um décimo de segundo ou menos dependendo da potência do laser. Reflexões não são um problema, mas podem causar danos se forem reflexões diretas (como espelhos ou metais altamente polidos/reflexivos). Proteção ocular é recomendada quando um contato direto poderá ocorrer. Lasers no final dessa categoria (logo antes da Classe IV) também podem atear fogo em alguns objetos e levemente queimar a pele. "apontadores laser" nessa categoria são chamados de Laser de mão.

Classe IV/4
Lasers classe 4 (mais de 500 miliwatts) podem causar queimaduras na pele e danos permanentes severos ao olho sem o uso de lentes ou equipamento óptico extra. Reflexões difusas também podem causar tais danos à pele e aos olhos. A maioria dos lasers militares, industriais, científicos e médicos estão nessa categoria.

Realmente desconhecia todas essas informações sobre lasers.
Mas penso que seja possível criarem ou adaptarem um filtro que evite ou diminua estes danos.
Afinal, todo evento tem festa e toda festa tem iluminação.
Nesse ritmo quem trabalha com video vai precisar de um corpo novo por ano.
Canon EOS 60D | 50mm 1.8 | 85mm 1.8 | 24mm 1.8 | 320EX | Manfrotto 560B | Benro A2573FS4


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2014, 15:18:39
Nos drivers de DVD/CD tem lá a etiqueta de Classe 4, isso pq são relativamente fracos.


Lucas Sato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2014, 08:22:56
Sim, prejudica o olho humano, no leitor otico tem uma viso pra nao olhar o laser e naquelas canetas laser tambem.

Sim, fiz o orçamento foi feito na Namba (canon de São Paulo). Mesmo chorando o preço à vista e citando que o preço não compensaria porque chega a ser próxima de uma nova, me deram desconto de 5%. Achei o preço muito alto e já pedi para devolver.
Nesse preço prefiro comprar a T5i por aproximadamente R$ 2500,00 do que trocar esse sensor.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #18 Online: 18 de Janeiro de 2014, 09:58:21

Realmente desconhecia todas essas informações sobre lasers.
Mas penso que seja possível criarem ou adaptarem um filtro que evite ou diminua estes danos.
Afinal, todo evento tem festa e toda festa tem iluminação.
Nesse ritmo quem trabalha com video vai precisar de um corpo novo por ano.
Cara, o troço pode te deixar cego e você está preocupado com o sensor??? Acho que deveríamos estar mais preocupados com a regulamentação destas m... De laser, que são de mau gosto extremo do que o filtros para o sensor! Se tem laser em festa que eu vou, eu não fico. Vou embora
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 18 de Janeiro de 2014, 14:31:52
Nada justifica um sensor de 70D a mais de R$2100,00. Alguém ai esta lucrando horrores. Encosta a 70D e espera aparecer sensores no eBay.

Nada? Comparar o sensor da 70D, tecnológica e fisicamente absolutamente diferente da 60D, comprado 0km com garantia e importado da Canon, montado e ajustado (é o plano da imagem, não é só "encaixar" no local), com um sensor velho e de procedência duvidosa do eBay e sem mão de obra??? Recebe pelo correio e vc mesmo tasca no lugar????  :o


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 18 de Janeiro de 2014, 14:43:50
Em seu lugar, eu faria o conserto (ou não, porque jamais exponho minhas câmeras a lasers).

Uma 70D nova comprada em loja idônea, com NF e garantia, está custando R$ 3.700,00. Em minha opinião, é melhor pagar o conserto e ficar com uma 70D "nova" (com sensor trocado e revisão feita), do que partir para uma T5i a um custo maior, e ficar com uma câmera inferior.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2014, 14:54:29 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Janeiro de 2014, 14:55:12
Eu acho EXTREMAMENTE compensador pagar os R$ 1500 (se vc tiver, é claro), pois não é "trocar sensor" como se troca uma lâmpada, e sim importar, pagar taxa, treinar técnico para retirar o antigo (pesquise na Internet a trabalheira e a quantidade de parafuso, conector, encaixe etc. para acessar o módulo do sensor), retirar, colocar o novo e ajustar o plano da imagem!!!! Ela ficará zero por R$ 1500.

Se vc somar o preço de cada item de um carro ele custará o triplo. É assim mesmo.

Se vc preferir gastar mais mais mil reais de seu bolso para usar uma T5i, vai se torturar sempre que tentar fazer foco nela no Live View, para não falar da usabilidade, resistência a chuva e poeira etc. Se fosse troca sem pagar mais nada já era absurdo, imagine pagando...

Tenho a 70D e tive a T4i, ambas excelentes, mas a 70D não tem nada a a ver...

 :ok:


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 19 de Janeiro de 2014, 12:03:10
Nada? Comparar o sensor da 70D, tecnológica e fisicamente absolutamente diferente da 60D, comprado 0km com garantia e importado da Canon, montado e ajustado (é o plano da imagem, não é só "encaixar" no local), com um sensor velho e de procedência duvidosa do eBay e sem mão de obra??? Recebe pelo correio e vc mesmo tasca no lugar????  :o

Ha ham... Vamos ver o valor do sensor da 70D quando aparecer no eBay.


aritrina

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Janeiro de 2014, 18:52:11
Boa tarde.
Acabei de passar pela mesma situação. Eu trabalho em eventos onde há essas luzes laser são constante. Um amigo da impressa em que trabalho estava apontando a câmera em direção a essas luzes e, lá se foi o sensor da Câmera. Mandei para São Paulo e até o momento não tive resposta. Mas para mim estava claro que o sensor estava danificado.
Boa sorte.   
Robson A. Leonardo


MR_Mateus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 23 de Janeiro de 2014, 10:54:17
Cara, o troço pode te deixar cego e você está preocupado com o sensor??? Acho que deveríamos estar mais preocupados com a regulamentação destas m... De laser, que são de mau gosto extremo do que o filtros para o sensor! Se tem laser em festa que eu vou, eu não fico. Vou embora

Claro que regulamentar isso é de extrema importância.
Mas todas as festas tem isso e para quem está lá a trabalho, ir embora pelo fato do laser estar ligado não é uma opção.
Canon EOS 60D | 50mm 1.8 | 85mm 1.8 | 24mm 1.8 | 320EX | Manfrotto 560B | Benro A2573FS4


MR_Mateus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 23 de Janeiro de 2014, 10:58:17
Eu acho EXTREMAMENTE compensador pagar os R$ 1500 (se vc tiver, é claro), pois não é "trocar sensor" como se troca uma lâmpada, e sim importar, pagar taxa, treinar técnico para retirar o antigo (pesquise na Internet a trabalheira e a quantidade de parafuso, conector, encaixe etc. para acessar o módulo do sensor), retirar, colocar o novo e ajustar o plano da imagem!!!! Ela ficará zero por R$ 1500.

Se vc somar o preço de cada item de um carro ele custará o triplo. É assim mesmo.

Se vc preferir gastar mais mais mil reais de seu bolso para usar uma T5i, vai se torturar sempre que tentar fazer foco nela no Live View, para não falar da usabilidade, resistência a chuva e poeira etc. Se fosse troca sem pagar mais nada já era absurdo, imagine pagando...

Tenho a 70D e tive a T4i, ambas excelentes, mas a 70D não tem nada a a ver...

 :ok:

R$ 1500,00 foi o meu orçamento para o sensor da 60D, não o da 70D que o amigo citou.
Por R$ 2100,00 eu encontro uma 60D nova, podendo manter a antiga para outras funções ou até mesmo para utiliza-la apenas durante as festas quando os lasers estão ativos.
E por estes motivos, para mim, trocar sensor por este valor não vale a pena.
Canon EOS 60D | 50mm 1.8 | 85mm 1.8 | 24mm 1.8 | 320EX | Manfrotto 560B | Benro A2573FS4


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #26 Online: 25 de Janeiro de 2014, 09:38:39
Claro que regulamentar isso é de extrema importância.
Mas todas as festas tem isso e para quem está lá a trabalho, ir embora pelo fato do laser estar ligado não é uma opção.
Coloca no contrato que qualquer dano causado por laser nos equipamentos será adicionado o custo do concerto no preço final!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #27 Online: 25 de Janeiro de 2014, 11:55:30
Coloca no contrato que qualquer dano causado por laser nos equipamentos será adicionado o custo do concerto no preço final!

Sabe que é uma boa ????

Já comentei diversas vezes, o aniversário de 15 da minha filha mais velha foi fotografada por um fotógrafo amigo, foi o presente dele para ela. Disse que também iria fazer uns takes de filme, embora eu já tivesse contratado uma produtora para fazer o vídeo.

Fiquei preocupado com a questão dos lasers e entrei em contato com o pessoal responsável pela animação, som e luzes e eles na época me garantiram que não usavam lasers acima de 5mw, até porque trabalham em parceria com várias produtoras de vídeo e estavam cientes dos problemas que lasers mais potentes podem causar.

Não conheço bem essa área então não posso opinar com certeza, mas fico pensando no motivo de se usar lasers tão potentes já que um feixe de uma caneta laser que normalmente tem 1mw é capaz de atravessar uma sala de 5m ou 7m sem dispersar. Um laser de 5mw parece ser mais do que suficiente salvo se vc estiver em eventos ao ar livre e quer fazer os feixes vararem o céu.





Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460