Autor Tópico: Upgrade para equipamento profissional Canon  (Lida 982 vezes)

D.Vazzoler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Janeiro de 2014, 02:16:21
Boa noite aos usuarios do forum e a partir de hoje colegas !

(desculpe pelo topico demasiadamente longo e a falta de acentuacao, pois meu teclado esta configurado apenas no padrao americano devido ao lap-top).

Sou novo no forum e me apresento brevemente como fotografo amador e em processo para ser um profissional do ramo. Sou Quimico de profissao e quero fazer da fotografia minha segunda profissao. Comecei a estudar fotografia ja faz um tempo, por gosto e interesse no assunto de forma autodidata. Confesso que isso virou mais do que um gosto e tornou-se coisa seria ! Loqo que manifestei meu interesse pela fotografia fui presenteado com uma Sony W570, aquelas famosas cyber-shot de 16,2 mp compactas e com ela passei a fotografar sem compromisso (e sem recursos tecnicos), e mesmo assim as fotos saiam razoavelmente boas, o que me dava mais animo em aprofundar no assunto. Comprei entao uma Canon DSLR basica de entrada: uma Rebel T3 com a lente do kit EF-S 18-55mm II e progressivamente passei a estudar melhor os conceitos de fotografia, e a experimentar a relacao de abertura de diafragma contra velocidade de obturacao, analisar melhor a perspectiva, os angulos de visao, o proprio foco e a relacao com a profundidade de campo... enfim conceitos e tecnicas novas que foram rapidamente dando mais dinamica no modo como se tira uma "foto" e consequentemente melhorando o resultado final das fotografias.

Durante este periodo, coletei material na internet, comprei alguns livros e sempre leio bastante sobre fotografia aqui no forum.
Fui economizando dinheiro e separando uma verba destinada a comprar inicialmente uma camera realmente profissional com uma lente de boa qualidade optica (e quem sabe uma segunda lente) e um bom flash para comecar. Apos isso vamos somando demais acessorios e outras lentes conforme o uso e necessidade certo?

Mas bateu uma duvida apos ler muitos topicos entre opcoes de cameras e lentes ... hoje possuo dinheiro suficiente para comprar um corpo de uma 7D nova e mais uma boa lente serie L na faixa de 2.500 reais em media (falando em termos dos precos de lojas ja citadas no forum como no caso a Brasiltronic ou Tecnoinfosul). Ou devo esperar um pouco mais e partir para um sistema FF no caso a 6D e de repente uma lente um pouco menos refinada do que a serie L. No meu caso o foco principal serao fotos de paisagens (natureza e arquitetura) incluindo fotos tecnicas para analise de qualidade ( neste caso o trabalho devera ser com a MACRO fotografia ) e em segundo plano eventos como casamentos, apresentacoes musicais, formaturas (neste segundo plano trabalhando como segundo homem ).

Outro detalhe : nao tenho preocupacao em estar alinhado ao line-up da Canon ou qualquer marca, logo nao tenho problemas em saber se a 7D esta ou nao esta para sair de linha, ou que a Canon esta para lancar a 7D MkII. O importante sera a qualidade/durabilidade do equipamento e o leque de opcoes que ele me fornecera. Raramente trabalharei com videos...90% do tempo ou mais serao fotos .

De fato seria interessante trabalhar com a 7D pela robustez e rapidez que ela entrega trabalhando com 2 DIGIC 4 e mesmo sendo APS-C teria um otimo resultado ou seria mais interessante optar pela 6D pelo fato de trabalhar como o sensor full frame? Neste caso as lentes precisam se ajustar bem ao fato de ser FF ou APS-C justamente pelo foco do trabalho ser natureza e arquitetura incluindo fotos mais tecnicas (trabalho de macro). Neste caso quais lentes seriam melhores indicadas 1. para formas arquitetonicas e paisagens naturais ; 2. para fotos mais tecnicas com lente macro ?

Agradeco desde ja a atencao e sugestao dos colegas.



Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2014, 09:08:06
Olá,
Na minha opinião, para arquitetura e macros, um sensor FF vai render melhores resultados. Recomendaria a 6D + 17-40 f/4 L + 100 f/2.8 macro (sem IS) - são opções "mais em conta";
SE for optar por um sensor cropado, então não precisa ser a 7D (já que robustez e velocidade de AF não serão prioridade no tipo de trabalho que pretende realizar); a 60D tem o mesmo sensor da 7D (ou seja, entrega a mesmo resultado em termos de qualidade de imagem) e mais barata (além do visor articulado que pode ajudar em arquitetura e macro);
Ou então, pensaria na 70D, mesmo valor (ou até mais em conta) que a 7D (...mas com novo sensor e processador... melhor performance do ISO para fotos naturais em ambientes mais escuros...)
Nestes casos, teria 2 lentes para sugerir: EF-S 10-22mm (ou a excelente Tokina 11-16 f/2.8!!) para arquitetura; e a 60mm f/2.8 macro ou mesmo a 100mm macro.
Sony A5100 + 16-50mm


Helder Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
  • Jesus Te Ama !!!
    • Hélder Martins
Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2014, 10:06:13
Eu migrei de Nikon D90(APS-C) para Canon 6D(FF), e senti uma ENORME  diferença, minha prioridade é foto de pessoas, e nesse caso realmente o sensor FF é espetacular. Não me arrependo nem um pouco da "facada" no investimento. Então eu procuraria ir de 6D, ou 70D. 6D mais uma "cinquentinha" de 300 reais faz maravilhas.
Canon EOS 6D + 24-105mm L  + 600Ex

http://www.flickr.com/photos/109896275@N05/


D.Vazzoler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2014, 22:08:03
Olá,
Na minha opinião, para arquitetura e macros, um sensor FF vai render melhores resultados. Recomendaria a 6D + 17-40 f/4 L + 100 f/2.8 macro (sem IS) - são opções "mais em conta";

Fernando, boa noite

eu ja ouvi falarem muito bem da Tokina 11-16 f/2.8 para arquitetura... neste caso poderia aproveitar muito bem a possibilidade de encaixar todo o assunto no sensor, devido aos grandes angulos de abertura. Deve funcionar muito bem em casos de arquitetura de interiores tambem correto? Ja no macro creio que a 100mm resolva melhor, nao pelo fato da distancia focal simplesmente mas digo em termos de menor distorcao .


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2014, 08:57:02
Olá,
Na minha opinião, para arquitetura e macros, um sensor FF vai render melhores resultados. Recomendaria a 6D + 17-40 f/4 L + 100 f/2.8 macro (sem IS) - são opções "mais em conta";
SE for optar por um sensor cropado, então não precisa ser a 7D (já que robustez e velocidade de AF não serão prioridade no tipo de trabalho que pretende realizar); a 60D tem o mesmo sensor da 7D (ou seja, entrega a mesmo resultado em termos de qualidade de imagem) e mais barata (além do visor articulado que pode ajudar em arquitetura e macro);
Ou então, pensaria na 70D, mesmo valor (ou até mais em conta) que a 7D (...mas com novo sensor e processador... melhor performance do ISO para fotos naturais em ambientes mais escuros...)
Nestes casos, teria 2 lentes para sugerir: EF-S 10-22mm (ou a excelente Tokina 11-16 f/2.8!!) para arquitetura; e a 60mm f/2.8 macro ou mesmo a 100mm macro.

concordo.... fica só pra vc definir entre FFou APS-C
eu iria de 60D sem medo.. mas se a grana der, 6D seria mais bacana ainda..