Autor Tópico: Pilhas Sony de 5000mah são falsas ou verdadeiras?  (Lida 25357 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #45 Online: 20 de Janeiro de 2014, 20:47:38
Ia fazer o mesmo comentário. A descarga de pilhas NiMH é válida se as pilhas estão apresentando problemas de desempenho, seja por serem velhas, seja por não serem usadas a muito tempo. Neste caso, uma descarga total seguida de uma carga bem lenta pode dar uma sobrevida ou recuperar as pilhas. O LaCrosse inclusive tem uma função de recuperação que descarrega e carrega as pilhas em ciclos até que um ciclo não consiga injetar mais carga que o anterior, processo esse que pode levar se não me engano até 20 ciclos de carga x descarga.

Tirando essa situação, o refresh ou a descarga total das pilhas deve ser evitada porque diminui bastante a vida útil das baterias. Alguns sites especializados dizem que as baterias de NiMH tem maior vida útil se nunca forem descarregadas abaixo de 25% da carga total.

E uma informação interessante retirada do manual da LaCrosse, as baterias de NiMH deve ser guardadas completamente carregadas, e devem ser recarregadas a cada 30 dias para manter sua máxima eficiência.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #46 Online: 21 de Janeiro de 2014, 08:03:48

(.....)

E uma informação interessante retirada do manual da LaCrosse, as baterias de NiMH deve ser guardadas completamente carregadas, e devem ser recarregadas a cada 30 dias para manter sua máxima eficiência.

Mas e aquelas que foram feitas pra manter a carga por até 1 ano?? Não faria muito sentido carregá-las a cada 30 dias, né?
Nossa, vou ver se carrego umas velhinhas que tenho aqui... Já faz um tempão que não mexo nelas, hehe. Sem flash externo, quase não há uso para minhas pilhas recarregáveis.

Alexandre, vc deve saber... já dei uma fuçada aqui e não achei, embora eu saiba que isso já tenha sido discutido (talvez na comunidade do orkut... me lembro disso por lá).
Existe um cálculo para sabermos qto tempo cada jogo de pilha deve ficar carregando no carregador, aqueles que não desligam sozinhos. Uma fórmula que usa a capacidade das pilhas e talvez a "potência" do carregador (desculpe, não sei termos técnicos pra isso), e de repente até mesmo a qtdade de pilhas carregando ao mesmo tempo.
Vc sabe?? é que tenho carregador aqui "normal", que não esses que se desligam qdo a carga está completa. Ele inclusiva dá carga lenta, que é melhor do que os carregadores rápidos. Vc sabe como se faz esse cálculo? Vc ou qualquer pessoa, hehe.



GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #47 Online: 21 de Janeiro de 2014, 08:34:39
Mas e aquelas que foram feitas pra manter a carga por até 1 ano?? Não faria muito sentido carregá-las a cada 30 dias, né?

Ué.. Mas não deixa de ser verdade.. Se você carregar a cada 30 dias, a pilha mantem a carga por um ano.. Ou até mais se continuar com este procedimento..

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 08:34:53 por GHMiyamoto »
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


Eduardo Furlan

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio
Resposta #48 Online: 21 de Janeiro de 2014, 08:48:47
Dica compre  Sanyo Eneloop eles desenvolveram a tecnologia desse tipo de pilha e são menos falsificáveis que a marca Sony.

Abraços
Eduardo Furlan
eduardofurlan.com

Whats: 19 98199.3294


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 21 de Janeiro de 2014, 09:55:21
Essa função "descarga" é para o carregamento das antigas NiCd (Níquel Cádmio). Elas são raras de se achar hoje em dia, pois as NiMH tomaram o mercado, mas ainda existem a venda.

O efeito "memória" existente nas NiCd não estão presentes nas de NiMH. É uma característica do Cádmio. Ou seja, não é necessário a descarga das NiMH para recarregar.

Abraço!

Ia fazer o mesmo comentário. A descarga de pilhas NiMH é válida se as pilhas estão apresentando problemas de desempenho, seja por serem velhas, seja por não serem usadas a muito tempo. Neste caso, uma descarga total seguida de uma carga bem lenta pode dar uma sobrevida ou recuperar as pilhas. O LaCrosse inclusive tem uma função de recuperação que descarrega e carrega as pilhas em ciclos até que um ciclo não consiga injetar mais carga que o anterior, processo esse que pode levar se não me engano até 20 ciclos de carga x descarga.

Tirando essa situação, o refresh ou a descarga total das pilhas deve ser evitada porque diminui bastante a vida útil das baterias. Alguns sites especializados dizem que as baterias de NiMH tem maior vida útil se nunca forem descarregadas abaixo de 25% da carga total.

E uma informação interessante retirada do manual da LaCrosse, as baterias de NiMH deve ser guardadas completamente carregadas, e devem ser recarregadas a cada 30 dias para manter sua máxima eficiência.

Dioni e Alexandre, eu sei desse "princípio", mas parece que na prática não é bem assim. Esse assunto se estende bastante e divide os pesquisadores da área, mas eu não tenho conhecimento suficiente pra argumentar, então só digo que estou fazendo assim porque já li bastante à respeito e testes práticos mostraram resultados diferentes dos esperados.

As baterias atuais de celulares também não eram mais para "viciar", porém continua acontecendo sim. A bateria do celular de um amigo (que comprou igual ao meu na mesma semana que eu) está durando 4h, enquanto a minha dura 22h. A única mania dele que identifiquei foi o fato de estar sempre carregando. Em casa ficava ligado no carregador. Ao chegar no trabalho ligava novamente. Mantinha carregando o tempo todo, desplugando de um lugar e plugando na outra fonte onde chegava. E esse não é um caso isolado. Várias pessoas com celulares novos estão tendo problemas com esses vícios. Na teoria não era pra acontecer, mas como diz o bordão, "na prática a teoria é diferente".

Adoraria saber mais sobre o assunto e até mudar de opinião quanto a isso (pois carregar as pilhas em 8h seria bem melhor que em 24h), então se alguém tiver alguma informação mais fresca que a minha pesquisa (feita no ano passado e ainda antes de conhecer as Eneloop), por favor, discorra (principalmente o amigo das lanternas, que deve saber muito sobre o assunto, observada a importância das baterias para as lanternas).


thiagopellison

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 392
  • Sexo: Masculino
  • Um cara de TI vidrado em fotografia...
    • Minhas Fotos no Flickr
Resposta #50 Online: 21 de Janeiro de 2014, 11:01:30
O que vai acontecer ai, é ele ter que esperar o ML dar o abono dos anuncios que vc fechou. rsrsrs

Ele não vai pagar taxa e o mercado livre vai abonar o valor dos anuncios para que ele anuncie novamente os produtos sem custo.

É um sacanagem, mas vc podia finalizar todos os anuncios (incluindo toda a quantidade de produtos) dele com este usuário fake rs. Abs

www.flickr.com/photos/thiagopellison

Nikon D7100 - 50mm 1.8g - 18-200 VRII


Dioni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo e evoluindo
Resposta #51 Online: 21 de Janeiro de 2014, 15:07:16
Dioni e Alexandre, eu sei desse "princípio", mas parece que na prática não é bem assim. Esse assunto se estende bastante e divide os pesquisadores da área, mas eu não tenho conhecimento suficiente pra argumentar, então só digo que estou fazendo assim porque já li bastante à respeito e testes práticos mostraram resultados diferentes dos esperados.

As baterias atuais de celulares também não eram mais para "viciar", porém continua acontecendo sim. A bateria do celular de um amigo (que comprou igual ao meu na mesma semana que eu) está durando 4h, enquanto a minha dura 22h. A única mania dele que identifiquei foi o fato de estar sempre carregando. Em casa ficava ligado no carregador. Ao chegar no trabalho ligava novamente. Mantinha carregando o tempo todo, desplugando de um lugar e plugando na outra fonte onde chegava. E esse não é um caso isolado. Várias pessoas com celulares novos estão tendo problemas com esses vícios. Na teoria não era pra acontecer, mas como diz o bordão, "na prática a teoria é diferente".

Adoraria saber mais sobre o assunto e até mudar de opinião quanto a isso (pois carregar as pilhas em 8h seria bem melhor que em 24h), então se alguém tiver alguma informação mais fresca que a minha pesquisa (feita no ano passado e ainda antes de conhecer as Eneloop), por favor, discorra (principalmente o amigo das lanternas, que deve saber muito sobre o assunto, observada a importância das baterias para as lanternas).

Tô adorando a conversa, hehe. Bem, as baterias atuais usadas nos celulares ou são Li-ion ou são Li-Po e não tem nada a ver com o que falamos sobre NiCd e NiMH. É uma química totalmente diferente. Tenho amigos que falam que as baterias dos celulares deles estão "viciadas". Veja bem, vício é coisa do Cádmio.

O que identifiquei nos casos desses meus amigos, é a falta do tratamento específico para o tipo de bateria. Veja, meu hobby é lanternas, e assim como as máquinas fotográficas, as baterias são muito importantes. Eu tenho li-ion trabalhando a mais de 5 anos nas minhas lanternas (sou policial e as uso diariamente). Meu celular é um Nokia 5220 fabricado em 2008 e está rodando sem problemas algum de bateria também.

O que meus amigos faziam era deixarem a bateria acabar para depois recarregar, isso quem conhece li-ion sabe, não pode ocorrer. Se a tensão ficar abaixo de 2,5v a bateria começa a danificar e encurtar a vida útil. Embora os celulares e notebooks tenham proteção para que a bateria e o aparelho sejam desligados antes que isso ocorra, as pessoas normalmente ligam novamente o celular para depois colocar carregar, isso força a bateria a baixar a voltagem abaixo do ideal. Muitas vezes esse processo pode danificar uma bateria por completo. Meu Nokia nunca ocorreu isso e quando ele acabava desligando, eu primeiro colocava carregar antes de religá-lo.

As lanternas não possuem esse sistema sofisticado que celulares, notebooks (e outros vários aparelhos eletrônicos) e portanto esses problemas são bem mais comuns. Então, os fabricante e hobbistas criaram um circuito diretamente ligados as baterias (chamdas de "protected"), a fim de evitar que elas descarreguem até o final (ou sobrecarreguem o que tb danifica a bateria), fora que esses "circuitos" tb previnem acidentes com o lítio, que é um elemento perigoso e infamável.

Enfim, se cada bateria ter seu devido cuidado a partir de sua química, pode se ter resultados ótimos por longos anos. TUDO se resume a cuidados específicos, e claro, a qualidade de fabricação.

Abaixo vou postar um breve resumo sobre alguns cuidados aprendidos com os quase 10 anos de hobby de lanternas, lendo diversos artigos sobre baterias. Seguindo esses passos dá para se tirar muitos proveitos delas, seja qual for a química. Obviamente que meu resumo não encerra o assunto.

Resumindo os cuidados:
NiCd:
- Deve-se descarregá-las quase até o final antes de serem recarregadas.
- Não se deve baixar muito a tensão (abaixo de 1v por célula), ou seja, não deve ser descarregada até o final, nem carregada se ainda estiver alguma carga considerável (risco de cristalização do cádmio que causa o "efeito memória").
- Possui descarga diária de cerca de 1% o que exige monitoramente para não abaixar a tensão em demasia.
- Essa bateria tem a tendência de apresentar uma voltagem que não está diretamente relacionada a carga. Em outras palavras, quando se desliga a bateria ela apresenta uma voltagem, depois de alguns instantes essa voltagem tende a subir, dificultando ainda mais o monitoramento. A dica é medí-las em repouso.
- Isso a torna a bateria mais complicada de ser cuidada, sendo inutilizadas muitas vezes até pelos mais experientes;

NiMH:
- Deve ser mantida carregada, não possui o "efeito memória" do Cádmio o que fica mais fácil pois pode ser recarregada ainda com carga.
- Possui descarga diária de cerca de 1% o que exige monitoramente para não abaixar a carga em demasia.
- Nas "Eneloops" (tecnologia criada pela antiga Sanyo, comprada pela Panasonic) a descarga diária ficou muito melhor, cerca de 1% ao mês!!!

Li-ion, Li-Po
- Deve ser mantida carregada.
- Não possuem nenhum "efeito memória" sendo possível a recarrega ainda com carga.
- Não devem ser descarregadas abaixo de 2,5v (carga Zero total), sendo que para uma vida longa se recomenda estarem sempre carregadas, ou recarregadas ao chegarem próximo dos 3,5v.
- Possui descarga diária de cerca de menos de 1% ao mês.
- Exigem carregadores competentes.

As Eneloops e as recarregáveis de Lítio, se forem guardadas por longos períodos (anos), o ideal é que sejam guardadas com cerca de meia carga. (Por isso são vendidas compré-carga).

Obs 1: Indispensável o uso de um voltímetro para o cuidado das baterias.
Obs 2: Não acredite em soluções fantásticas e não coloque em curto suas baterias;
Obs 3: Não há milagres, é química.
Obs 4: Bateria também têm validade.

Grande abraço!
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 15:11:18 por Dioni »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 21 de Janeiro de 2014, 15:36:17
Pô, valeu pela aula, Dioni!

Vou mudar minhas manias aqui com as Eneloop (vou carregá-las sem descarregar primeiro). E outra, por menos que durem (digamos que eu faça da forma errada), uns 2 ou 3 anos um jogo de pilhas já valeu os seus 70 reais.

ps.: Policial com lanterna me lembra muito os filmes americanos. Aqui no RS não lembro de ter visto algum policial com aquela clássica lanterna longa no ombro. :)


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #53 Online: 21 de Janeiro de 2014, 17:23:07
Dioni,

bons tempos os que a gente colocava pilha descarregada na geladeira para pegar mais um pouquinho de carga..  :assobi: :assobi: :assobi:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 21 de Janeiro de 2014, 19:14:41
Pô, valeu pela aula, Dioni!


Verdade, muito claro na explicaçção, valeu!


ps.: Policial com lanterna me lembra muito os filmes americanos. Aqui no RS não lembro de ter visto algum policial com aquela clássica lanterna longa no ombro. :)

Rapaz, experimenta ir de carro, de Foz do Iguaçu até Maringá, não pela estrada pedagiada, mas por cianorte, aí vc vai ver o que é policia com lanterna na mão...

Da última vez que passei por lá, tinha um policial, rapaz, parecia um flash com carga 1/1 na cara da genta, kkkkkkkkkkkkkkk


Dioni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo e evoluindo
Resposta #55 Online: 21 de Janeiro de 2014, 19:29:36
Pô, valeu pela aula, Dioni!

Vou mudar minhas manias aqui com as Eneloop (vou carregá-las sem descarregar primeiro). E outra, por menos que durem (digamos que eu faça da forma errada), uns 2 ou 3 anos um jogo de pilhas já valeu os seus 70 reais.

ps.: Policial com lanterna me lembra muito os filmes americanos. Aqui no RS não lembro de ter visto algum policial com aquela clássica lanterna longa no ombro. :)
Vc é do RS? Sou de Passo Fundo-RS.

hehe.. hj em dia as lanternas tem evoluído muito, principalmente depois da chegada maciça dos LEDs a partir do ano 2000. Sou ainda do tempo das boas lanternas incandescentes e ainda não consigo abrir mão delas totalmente. Embora os LED esbanjem autonomia, as incandescentes (ou simplesmente "incan" para os adoradores) sãos as únicas com 100% de CRI.

Verdade, muito claro na explicaçção, valeu!

Rapaz, experimenta ir de carro, de Foz do Iguaçu até Maringá, não pela estrada pedagiada, mas por cianorte, aí vc vai ver o que é policia com lanterna na mão...

Da última vez que passei por lá, tinha um policial, rapaz, parecia um flash com carga 1/1 na cara da genta, kkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkk... sempre tem uns engraçadinhos! Adoramos fazer isso! :p

Dioni,

bons tempos os que a gente colocava pilha descarregada na geladeira para pegar mais um pouquinho de carga..  :assobi: :assobi: :assobi:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
kkkkkkkk.... essa dia é muito boa!  :hysterical:

Abraço pessoal, tenho aprendido bastante com os mestres daqui!
:)


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #56 Online: 21 de Janeiro de 2014, 20:20:14
Helena, depois da aula do Dioni fica difícil falar alguma coisa :)

Mas achei estranho vc falar que tem um carregador que não desliga sozinho. Acho que todos os carregadores tem um circuito de proteção, caso contrário, as pilhas poderiam simplesmente explodir se sobrecarregadas. O que acontece é que alguns carregadores ficam alimentando as pilhas com uma carga baixa para mantê-las carregadas, o LaCrosse é assim.

Quanto ao tempo de carga, isso varia porque não se sabe a quantidade de carga residual que uma bateria ainda tem quando vc a coloca para carregar. Em se tratando de baterias totalmente descarregadas, é só dividir a capacidade de carga da bateria pela potência de saída do carregador. Por exemplo, uma bateria Eneloop de 2000mA em um LaCrosse em configuração normal, que tem potência d saída de 200mA/H, levaria 10 horas para ser carregada. Isso é um valor aproximado, pois existem perdas neste processo, mas é mais ou menos por aí.

Outra coisa é que as pilhas de NiMh tem um certo número de ciclos de carga x descarga de vida. As Eneloop XX, de 2500mA tem uma vida útil de 500 ciclos, as Eneloop branquinhas de 1500 ciclos. Não sei ao certo como é contado este ciclo, existem diversas informações na internet. Alguns delas dizem que se a carga baixou de 80%, o melhor é usar até a carga chegar aos 20% antes de carregar.  E nunca deixar baixar destes 20%, que é uma margem de segurança adicional para evitar a deterioração das células.

Uma informação sobre os carregadores LaCrosse. Ele necessita de uma tensão de no mínimo 0.9V para que consiga recarregar uma pilha. Se vc colocar uma pilha em que a tensão baixou abaixo deste limite, ele não irá carregar, dando a impressão de que a pilha está pifada. No próprio manual tem a recomendação de que, se isso ocorrer, usar outro carregador comum por 10-20 segundos e depois  passar par o LaCrosse para que ele termine o processo.

Eu nem sei quantos jogos de pilhas tenho, uso Enitime da GsYuasa compradas no DealExtreme e Eneloop XX compradas no Ebay. Todas elas são LSD (Low Self Discharge) e mantém a carga por muito tempo. Uso em controles remotos, brinquedos da minha filha e, claro, nos radio-flash's e  flash's. As Enitime mais antigas estão comigo a uns 5 ou 6 anos, e continuam perfeitas. A única exceção foi uma que derrubei no chão e desde aquela vez não mantém mais carga por muito tempo.

Qualquer consideração ou correção é bem vinda.




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #57 Online: 21 de Janeiro de 2014, 21:28:39
Helena, depois da aula do Dioni fica difícil falar alguma coisa :)

Mas achei estranho vc falar que tem um carregador que não desliga sozinho. Acho que todos os carregadores tem um circuito de proteção, caso contrário, as pilhas poderiam simplesmente explodir se sobrecarregadas. O que acontece é que alguns carregadores ficam alimentando as pilhas com uma carga baixa para mantê-las carregadas, o LaCrosse é assim.

Quanto ao tempo de carga, isso varia porque não se sabe a quantidade de carga residual que uma bateria ainda tem quando vc a coloca para carregar. Em se tratando de baterias totalmente descarregadas, é só dividir a capacidade de carga da bateria pela potência de saída do carregador. Por exemplo, uma bateria Eneloop de 2000mA em um LaCrosse em configuração normal, que tem potência d saída de 200mA/H, levaria 10 horas para ser carregada. Isso é um valor aproximado, pois existem perdas neste processo, mas é mais ou menos por aí.

Outra coisa é que as pilhas de NiMh tem um certo número de ciclos de carga x descarga de vida. As Eneloop XX, de 2500mA tem uma vida útil de 500 ciclos, as Eneloop branquinhas de 1500 ciclos. Não sei ao certo como é contado este ciclo, existem diversas informações na internet. Alguns delas dizem que se a carga baixou de 80%, o melhor é usar até a carga chegar aos 20% antes de carregar.  E nunca deixar baixar destes 20%, que é uma margem de segurança adicional para evitar a deterioração das células.

Uma informação sobre os carregadores LaCrosse. Ele necessita de uma tensão de no mínimo 0.9V para que consiga recarregar uma pilha. Se vc colocar uma pilha em que a tensão baixou abaixo deste limite, ele não irá carregar, dando a impressão de que a pilha está pifada. No próprio manual tem a recomendação de que, se isso ocorrer, usar outro carregador comum por 10-20 segundos e depois  passar par o LaCrosse para que ele termine o processo.

Eu nem sei quantos jogos de pilhas tenho, uso Enitime da GsYuasa compradas no DealExtreme e Eneloop XX compradas no Ebay. Todas elas são LSD (Low Self Discharge) e mantém a carga por muito tempo. Uso em controles remotos, brinquedos da minha filha e, claro, nos radio-flash's e  flash's. As Enitime mais antigas estão comigo a uns 5 ou 6 anos, e continuam perfeitas. A única exceção foi uma que derrubei no chão e desde aquela vez não mantém mais carga por muito tempo.

Qualquer consideração ou correção é bem vinda.

Valeu, Alexandre!!
Esse carregador não desliga mesmo não, a gente tem qeu ficar de olho. Mas tenho um outro que desliga, só que dá carga mais rápida... Como já ouvi falar que as cargas rápidas diminuem a vida útil das pilhas, gostaria de dar preferência a esse outro que carrega mais lentamente.
Agradecida pelas informações!  :ok:


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 22 de Janeiro de 2014, 00:04:21
Vc é do RS? Sou de Passo Fundo-RS.

hehe.. hj em dia as lanternas tem evoluído muito, principalmente depois da chegada maciça dos LEDs a partir do ano 2000. Sou ainda do tempo das boas lanternas incandescentes e ainda não consigo abrir mão delas totalmente. Embora os LED esbanjem autonomia, as incandescentes (ou simplesmente "incan" para os adoradores) sãos as únicas com 100% de CRI.

Sou de Gravataí.

CRI é algo que poucos sabem/dão valor. Também prefiro as lâmpadas incandescentes por isso.

Abraço!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 22 de Janeiro de 2014, 00:39:08
Sou de Gravataí.

CRI é algo que poucos sabem/dão valor. Também prefiro as lâmpadas incandescentes por isso.

Abraço!

Mas o CRI é uma medida subjetiva, além de usar como referência um espectro não linear... Pode até ser mais agradável, mas está longe de ser uma referência correta para reprodução de cores.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!