Autor Tópico: FF sem passar pela APS-C  (Lida 16780 vezes)

gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #75 Online: 12 de Janeiro de 2014, 18:57:49
Claudio Rombauer

O criador do tópico deu a entender que só tá com a grana para o corpo (e mais a lente).
Se tem grana sobrando, pra FF e lentes L, aí até eu recomendo.
Agora, grana só para a cam., e mesmo assim o pessoal indicando a FF pelada, achei estranho demais. Pois é justamente o avesso do que eu tenho aprendido sobre como investir no equipamento.

Resumindo: tem grana sobrando para lentes L e FF: 6D
Caso contrário, Crop com lentes e acessórios.

Acredito que uma 60D + um kitzinho de lentes + flash + bom tripé incrivelmente mais úteis que uma 6D pelada, ainda mais na situação do colega que vai começar agora.

Em resumo é isso.



efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 12 de Janeiro de 2014, 20:07:56
... Pois é justamente o avesso do que eu tenho aprendido sobre como investir no equipamento.

"Investir" em lente é conselho de profissional, para o qual é necessário haver retorno, já que o resultado será vendido. Fotografia para amador entusiasmado é algo totalmente emocional, pois nunca haverá retorno financeiro e sim em termos de satisfação. Qual amador fica interessado em uma nova lente "12-35L HR VC XPTO WTF"? Mas é só falar que vai sair um novo corpo Olympus OMVDRC-EM25P-H2O que os sites de "rumores" bombam!!!!

Fotografia como hobby não é investimento e sim paixão, portanto as regras da sanidade financeira e mental são completamente desprezadas aqui, para alegria das empresas que atendem ao mercado de consumo...

"60D mais um kitizinho de lentes, flash e tripé"???? Nada disso, uma "SEIS DÊ" com apenas uma lentezinha e nada mais para já ir curtindo "My Precious"!!!! :ok:


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #77 Online: 12 de Janeiro de 2014, 20:12:40
Eu vou também na opinião de alguns aqui. Se puder pegar uma FF e investir também em lentes e outros acessórios, ótimo. Quem dera ter grana pra isso. Teria começado com uma FF de cara. Agora, entre uma FF com uma única lente e sem nenhum acessório, fico com um APS-C, lentes melhores e outros acessórios, como o flash. Acho que isso ajuda muito mais no aprendizado do que ter uma FF com apenas uma lente.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #78 Online: 12 de Janeiro de 2014, 21:43:36
Fotografia como hobby não é investimento e sim paixão, portanto as regras da sanidade financeira e mental são completamente desprezadas aqui, para alegria das empresas que atendem ao mercado de consumo...
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Uma das melhores frase que li nos últimos tempos aqui no MF. É a mais pura verdade.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #79 Online: 12 de Janeiro de 2014, 22:01:52
Citar
"Investir" em lente é conselho de profissional, para o qual é necessário haver retorno, já que o resultado será vendido. Fotografia para amador entusiasmado é algo totalmente emocional, pois nunca haverá retorno financeiro e sim em termos de satisfação. Qual amador fica interessado em uma nova lente "12-35L HR VC XPTO WTF"? Mas é só falar que vai sair um novo corpo Olympus OMVDRC-EM25P-H2O que os sites de "rumores" bombam!!!!

Vc estereotipou um tanto e colocou todos os amadores do mundo no mesmo saco. Se for assim, melhor começar com uma MF, pra que começar com FF já que há tanta insanidade financeira e mental assim por conta dos amadores (como vc disse)?

Mas tudo bem, cada um com seu ponto de vista, se continuar, essa discussão vai longe.
Só me resta desejar boa sorte para os hobbystas consumistas insanos financeira e mentalmente comprando suas FF peladas para tirar suas fotos pessoais, vide o criador do tópico, hehe.

Paz e amor! Abraço!

:worship:
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2014, 22:09:36 por gabs07 »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #80 Online: 12 de Janeiro de 2014, 22:31:43
Se o cara quisesse começar com uma Sinar, ninguém aqui ia falar nada! Mas, como é digital é um sacrilégio não começar com uma T3i e ir fazendo upgrade de corpo... ISO, Shutter Speed e abertura é igual em qualquer maquina!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 13 de Janeiro de 2014, 00:36:56
Então porque não considerar uma micro four thirds baratinha? As objetivas são excelentes e algumas muito baratas.

Se bem que ele já falou que quer uma 6D, não sei o que a gente ta discutindo.

Eu acho legal a 6d por ser uma escolha sensata, não tão cara como a 5d3 e quase tão boa.

Se eu fosse de APS só compraria Rebel com objetiva de kit, se é pra economizar grana, economize mesmo, e a qualidade de imagem é praticamente a mesma.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2014, 01:00:10 por Claudio Rombauer »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 13 de Janeiro de 2014, 01:23:07
...pra que começar com FF já que há tanta insanidade financeira e mental assim por conta dos amadores...

Talvez pq o corpo de uma Mamyia ou Pentax 645 custe 4 vezes mais que o de uma FF 35mm, e não tenha a discrição necessária para passear em nossas grandes cidades inseguras?  :ponder:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 13 de Janeiro de 2014, 01:34:47
Vc estereotipou um tanto e colocou todos os amadores do mundo no mesmo saco. Se for assim, melhor começar com uma MF, pra que começar com FF já que há tanta insanidade financeira e mental assim por conta dos amadores (como vc disse)?

Não acho uma boa começar com uma médio formato. Mesmo tendo bastante dinheiro, é um formato complicado para iniciantes em termos de objetivas, suporte, troca de informações, mobilidade, e em alguns tipos de fotografia ele fica difícil.

A vantagem da fullframe é que a maioria das objetivas existentes foi desenvolvida para este formato, você encontra normal, macro, fisheye, tiltshift, lensbaby, etc., e são equipamentos para a vida toda. Já uma APS tem pouca coisa desenvolvida, e me parece que na maioria dos casos é uma escolha temporária.

É justamente isso que os fabricantes querem, que ele compre uma APS com objetivas EF-S e depois descarte tudo em troca de um novo sistema. Isso estimula o consumo.

Não vejo os fabricantes de DSLR APS desenvolvendo objetivas específicas, por exemplo, a Canon poderia ter uma 31,2mm 1.4 (50mm equivalente) EF-S. Mas não investe nisso pelo fato de querer incentivar um caminho de upgrades.

Ora, se todo mundo que vai acabar tendo uma fullframe comprasse ela direto, todos perderiam menos dinheiro e a Canon e Nikon lucrariam menos.

Mas no fundo todo mundo quer mesmo ajudar os fabricantes.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #84 Online: 13 de Janeiro de 2014, 07:34:15
Então porque não considerar uma micro four thirds baratinha? As objetivas são excelentes e algumas muito baratas.

Se bem que ele já falou que quer uma 6D, não sei o que a gente ta discutindo.

Eu acho legal a 6d por ser uma escolha sensata, não tão cara como a 5d3 e quase tão boa.

Se eu fosse de APS só compraria Rebel com objetiva de kit, se é pra economizar grana, economize mesmo, e a qualidade de imagem é praticamente a mesma.
A discussão continua porque a gente "gostia" de discutir. Mas eu concordo com você, e vou além:
M43 e APS-C são para sistema compactos e para empresas que se aproveitam disto para te entregar qualidade com redução significativa de peso - não compraria hoje nenhuma APS-C DSLR, eu iria de mirrorless.
Full Frame eu não iria de mirrorless, somente DSLR ou SLT.
Estou satisfeito com o sistema X da Fuji e as MFT, da para viver sem DSLR com uma qualidade semelhante.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2014, 07:36:04 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 13 de Janeiro de 2014, 08:26:29
...Uma das melhores frase que li nos últimos tempos aqui no MF. É a mais pura verdade.

Muito obrigado, Souto, vi pelos seus posts que vc entende bem isso. Não existe motivo melhor para um novo equipamento, dentro de nossas condições de "crédito" ( :assobi:), do que um neném aprendendo a andar, a saída da família de férias, a faculdade, a namorada e, bem mais tarde, a "patroa" morta de cansaço ficar uma hora a mais no Top of the Rock para pegarmos o melhor lugar de registro do pôr do sol com a luz batendo no Empire State lá na frente... Ela não pode reclamar, pois estamos carregando a bolsa dela o dia todo justamente por conter nossa superduper câmera (bolsa de câmera porreta piscando "roube-me" não é algo que um veterano amador, calejado pelas experiências nas cidades grandes da nossa Latinoamérica, se presta a fazer)  :ok:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #86 Online: 13 de Janeiro de 2014, 08:36:47
A vantagem da fullframe é que a maioria das objetivas existentes foi desenvolvida para este formato, você encontra normal, macro, fisheye, tiltshift, lensbaby, etc., e são equipamentos para a vida toda. Já uma APS tem pouca coisa desenvolvida, e me parece que na maioria dos casos é uma escolha temporária.

Claudio, permita-me discordar. O volume de vendas de DSLR APS é absurdamente maior que FF, logo pode-se inferir que as pessoas não estão usando essa solução como temporária, principalmente porque todas as lentes FF servem nas APS (no caso da Canon).
Dentro do meu círculo de amizades tem umas 10 pessoas que usam DSLR, pelo menos 8 não têm qualquer pretensão de passar para FF, alguns sequer sabem a diferença.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #87 Online: 13 de Janeiro de 2014, 08:50:27
Se o cara quisesse começar com uma Sinar, ninguém aqui ia falar nada! Mas, como é digital é um sacrilégio não começar com uma T3i e ir fazendo upgrade de corpo... ISO, Shutter Speed e abertura é igual em qualquer maquina!

falei isso lá atrás e quase fui apedrejado e pendurado na cruz  :D

Agora estou ansioso pra ver o que o autor do tópico vai comprar. Depois de tanta discussão e opiniões, se fosse eu estaria com a cabeça bem confusa. Aliás, não estaria, afinal optei pelo sistema APS-C e embora queira "subir um degrau", usando a razão e não a emoção como foi dito, ela continua servindo muito pelo para o meu propósito AMADOR.



Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #88 Online: 13 de Janeiro de 2014, 08:52:35
Como foi dito - e talvez nem todos tenham lido desde o começo aqui e em outros tópicos dele - o autor afirmou que queria para trabalhar e que estava com orçamento apertado, daí tantas recomendações por ir de FF apenas se não fosse fazer disso uma premissa para bom desempenho, uma obrigação, sendo que existe muita gente boa trabalhando com APS e MFT. Ou seja, não seria o pulo para FF que faria dele um melhor fotógrafo, profissionalmente falando.

Talvez para hobby a coisa fosse até mais simples: compraria uma 6D com uma cinquentinha de 300 reais e pronto. Depois, conforme fosse conseguindo, compraria mais lentes. Mas não é o caso do nosso amigo, creio eu.

Quanto a discussão mais recente, posso falar por mim: comecei de Rebel, não me arrependo, e talvez nem mude de corpo por um tempo.

1) O que gastei até hoje (T4i + Tamron 17-50 + cinquentinha + Pentacon), e o que espero gastar (Canon 85/1.8) ainda não vão dar o valor do que eu gastaria numa 6D, mesmo somando tudo! E olhem quantas possibilidades de APRENDIZADO tenho em mãos, em detrimento de um corpo melhor, com mais funções, com maior autonomia, melhor trabalho em ISO e maior retenção de detalhes etc etc...

2) MFT pra mim, particularmente, é uma incógnita. Tem gente que defende porque é pequeno, porque é discreto e não sei mais o que, mas tem uma MFT maior que a minha T4i, tipo, digamos... uma EM1. Vai entender... 

3) Tem gente que diz que APS é falcatrua, que não tem lentes específicas pra ela, que poderiam ser mais baratas etc, mas eu tenho hoje uma zoom angular de 350 dólares (Tamron) enquanto que uma semelhante MFT não sai por menos de mil dólares, vide a OLY 12-40 que estou vendo por aí. E mesmo que fosse comprar uma Canon, como a 17-55, ainda assim pagaria menos de 900 dólares! E ainda que fosse o caso de lentes específicas para APS deveriam ser mais baratas, só o fato de poder usar as lentes EF, além de outras lentes manuais antigas via adaptador, num corpo que me custou 1/2 de uma APS pro, e 1/4 ou 1/5 de uma FF, já me deixa bem satisfeito com a plataforma e com as possibilidades que ela me oferece.

4) E não sei porque, alguém como eu que está com DSLR APS, teria que jogar fora objetivas APS para migrar para FF. Sempre que vejo entrar aqui uma Tamron da vida ou uma Canon 17-55, o tópico e fechado em menos de uma semana! É tudo questão de preço. Quando é pedido um preço interessante, seja FF ou APS, as coisas vão rapidinho! O único problema seria com lentes muito especializadas, ultra GA, super teles, TS e afins... aí tanto faz ser APS ou FF que vai ser ruim de achar comprado de qualquer forma.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #89 Online: 13 de Janeiro de 2014, 09:06:04
Como foi dito - e talvez nem todos tenham lido desde o começo aqui e em outros tópicos dele - o autor afirmou que queria para trabalhar e que estava com orçamento apertado, daí tantas recomendações por ir de FF apenas se não fosse fazer disso uma premissa para bom desempenho, uma obrigação, sendo que existe muita gente boa trabalhando com APS e MFT. Ou seja, não seria o pulo para FF que faria dele um melhor fotógrafo, profissionalmente falando.


Tomei a liberdade de copiar as mensagens do autor do tópico e em momento algum ele diz que o equipamento será para uso profissional (talvez em outros tópicos).
Também reparei que estamos na página 6 e o autor parou de se manifestar na página 3.
Quem sabe por estar bem decidido ou pirou de vez diante de tantas opiniões, sugestões, etc.  :D


Vocês acham que posso ser prejudicado, por não ter tanto conhecimento em sensor APC-S e adquirir de cara uma FF...Estou um pouco de receio....

Gostaria das opiniões dos profissionais da área.......

Me falaram para eu começar com o t3i, depois ir aumentando........Só que eu penso assim....Já viu alguém parar com dinheiro na mão......

Posso até comprar a t3i e depois acabo gastando o dinheiro e nunca mais (kkkkk) vou conseguir uma FF.....

Sou meio descontrolado com grana.....

Não basta ter a câmera já entendi, tenho que praticar.............MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

É isso aí, vou direto para uma FF, e investir em LIVROS e estudos, e pesquisas na NET para aperfeiçoamento......

Acredito que será a melhor escolha...............

6d...aí vamos nós.....
Essa 35 mm 1.4 ART SIGMA, deve ser fenomenal.....