Autor Tópico: Zona Criativa x Zona Básica (modo manual x modo automático)  (Lida 6560 vezes)

C R O I X

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Resposta #30 Online: 11 de Janeiro de 2014, 07:43:21
Eu estudo informática, música e fotografia um pouco de cada, mas alguns já devem de ter percebido que eu nunca me acertei com o photoshop, o que me fez estudar maquiagem pra remover manchas num rosto :D pior é que eu não estou de trollagem.

Muito se falou em ISO aqui, isso comigo é manual sempre.
Algumas atividades exigem mais do que a principio parece.

Maquiagem eh algo que esta envolvido em muitas atividades e que idependente se for mulher ou homem, saber um pouco ajuda muito. Como por exemplo pintores ao pintar um rosto, atores de producoes pequenas que tem que fazer a propria maquiagem, palhacos (imagina um palhaco que nao saiba se pintar...), dancarinos em certos conceitos/apresentacoes, etc.

Fotografos mesmo que tenham uma especialista para fazer a maquiagem das modelo, eh ele que tem que dar a direcao e averiguar se esta tudo no lugar.


vincent

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Resposta #31 Online: 11 de Janeiro de 2014, 11:25:07
Acho que já estamos desviando do assunto

Algumas atividades exigem mais do que a principio parece.

Maquiagem eh algo que esta envolvido em muitas atividades e que idependente se for mulher ou homem, saber um pouco ajuda muito. Como por exemplo pintores ao pintar um rosto, atores de producoes pequenas que tem que fazer a propria maquiagem, palhacos (imagina um palhaco que nao saiba se pintar...), dancarinos em certos conceitos/apresentacoes, etc.

Fotografos mesmo que tenham uma especialista para fazer a maquiagem das modelo, eh ele que tem que dar a direcao e averiguar se esta tudo no lugar.

Bom, concordo quanto ao fotógrafo ter muitas responsabilidades, há aqueles que pensam, é só comprar uma câmera Canon Powershot SX achando que é semi, ou comprar uma Reflex tipo a D3100, mas na real o importante está em torno da câmera, a começar pelas lentes, luzes, cores, cenário, técnicas um dos motivos pela minha admiração a Annie Leibovitz, os retratos dela tem fundos que combinam com as pessoas retratadas e muitas vezes composições exageradas do segundo plano, mas vamos tentar não nos estender fugindo do asunto do tópico
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

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affalcao

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Resposta #32 Online: 12 de Janeiro de 2014, 19:28:08
Outro dia fotografei um aniversário em um sítio onde tinha uma parte ao ar livre e outra parte em uma espécie de salão.  Havia diferença muito grande de luminosidade entre essas duas áreas, o que tornaria muito difícil e pouco prático usar a câmera com ajuste manual.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
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Kokimoto

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Resposta #33 Online: 12 de Janeiro de 2014, 19:51:38
Falcão, é verdade. Mas as Nikons mais avançadas tem modos U1, U2, que memorizam alguns ajustes. Seria um bom uso para eles. :ok:
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Humberto Yoji

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Resposta #34 Online: 12 de Janeiro de 2014, 21:01:38
Falcão, é verdade. Mas as Nikons mais avançadas tem modos U1, U2, que memorizam alguns ajustes. Seria um bom uso para eles. :ok:

Isso que eu faço também, facilita muito a vida! As Canons mais avançadas têm até 3 modos personalizáveis, muito úteis.


ThalesMullerBR

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Resposta #35 Online: 12 de Janeiro de 2014, 22:45:42
Achei legal a nova update da 1D X: dá pra usar exp. comp. quando se está no modo M e ISO Auto.

Quanto ao assunto do tópico: eu uso que nem a maioria: M para  quando a luz está constante e Av para situações dinâmicas.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2014, 22:49:12 por ThalesMullerBR »


Humberto Yoji

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Resposta #36 Online: 12 de Janeiro de 2014, 23:33:04
Achei legal a nova update da 1D X: dá pra usar exp. comp. quando se está no modo M e ISO Auto.

Quanto ao assunto do tópico: eu uso que nem a maioria: M para  quando a luz está constante e Av para situações dinâmicas.


Putz, eu vi isso também, achei demais! Pra mim, até hoje, o ISO automático era completamente inútil, porque não tinha compensação de exposição no modo manual (eu sempre usei muito a compensação da exposição e bem pouco a trava de exposição...). Não sei se isso já existe em outras marcas (chuto que já exista nas Pentax), mas até hoje nunca entendi o porquê disso não existir nas câmeras da Canon. Com a compensação da exposição e limitando-se a faixa utilizada do ISO automático, finalmente ele se torna um recurso muito útil!


Se eu tivesse uma 1D X, provavelmente eu iria passar a usar o modo manual em 100% do tempo, com o ISO automático nas situações de luz variando demais (em substituição à prioridade de abertura).  :ok:


affalcao

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Resposta #37 Online: 13 de Janeiro de 2014, 00:08:07

Putz, eu vi isso também, achei demais! Pra mim, até hoje, o ISO automático era completamente inútil, porque não tinha compensação de exposição no modo manual

Cara,

Acho que estou com raciocínio um pouco lento hoje  :D

Por que você usa compensação de exposição na maioria das vezes ? Uso em algumas situações específicas...

 :ok:



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Kokimoto

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Resposta #38 Online: 13 de Janeiro de 2014, 00:11:36
Thales, Humberto, mudem para Nikon que tem essa fumcionalidade! Hehehe
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vincent

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Resposta #39 Online: 13 de Janeiro de 2014, 00:14:01
Thales, Humberto, mudem para Nikon que tem essa fumcionalidade! Hehehe

Apoiado Kokimoto, acho até que a minha N5005 tem isso  :D  :hysterical:
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Resposta #40 Online: 13 de Janeiro de 2014, 00:16:51
Cara,

Acho que estou com raciocínio um pouco lento hoje  :D

Por que você usa compensação de exposição na maioria das vezes ? Uso em algumas situações específicas...

 :ok:


Se você entender como funciona o fotômetro da câmera, vai entender isso. Ele te dá a fotometria correta para que a exposição média da cena seja próxima do cinza médio. Se por acaso a cena possui muitas partes pretas ou muitas partes brancas, o fotômetro vai "se enganar". Isso porque ele mede a luz refletida da cena, diferente de um fotômetro de luz incidida.


É assim que eu uso os modos de prioridade, analiso a cena e avalio quanto preciso compensar pra cima ou pra baixo. Esse é um jeito que eu acostumei a trabalhar. O que muitas pessoas costumam fazer é usar a trava de exposição, ou seja, medem a exposição de uma parte específica da cena, travam a exposição ali e depois recompõem. Fazendo desse jeito, o ISO automático é perfeitamente utilizável, mas eu sempre consegui ser mais rápido usando a compensação da exposição.


 :ok:


vincent

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Resposta #41 Online: 13 de Janeiro de 2014, 00:33:00

Se você entender como funciona o fotômetro da câmera, vai entender isso. Ele te dá a fotometria correta para que a exposição média da cena seja próxima do cinza médio. Se por acaso a cena possui muitas partes pretas ou muitas partes brancas, o fotômetro vai "se enganar". Isso porque ele mede a luz refletida da cena, diferente de um fotômetro de luz incidida.


Famosa técnica do cartão cinza é por isso, no Mercado Livre tem pra vender, não sei pra Canon, pra Nikon me informaram no atendimento que é o Cartão Cinza 18%
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

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Resposta #42 Online: 13 de Janeiro de 2014, 04:14:25
Famosa técnica do cartão cinza é por isso, no Mercado Livre tem pra vender, não sei pra Canon, pra Nikon me informaram no atendimento que é o Cartão Cinza 18%
Pode usar a propria mao tambem...
Nao eh cinza mas eh so compensar. Muito util principalmente quando se fotografa pessoas para ter a uma exposicao da pele bem acurada.


Humberto Yoji

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Resposta #43 Online: 13 de Janeiro de 2014, 09:04:48
Famosa técnica do cartão cinza é por isso, no Mercado Livre tem pra vender, não sei pra Canon, pra Nikon me informaram no atendimento que é o Cartão Cinza 18%

Não precisa ser sempre no cartão cinza. Pode ser em qualquer parte da cena que você julgue ser próxima do cinza médio, ou que você queira que fique próximo do cinza médio na imagem. Aliás, não precisa nem mesmo ser cinza, pode ser numa parte branca ou numa parte preta da foto, desde que você saiba o quanto precisa compensar. Por exemplo, posso travar a exposição em uma parte branca da foto, e aí sei que na minha câmera eu preciso compensar entre +1 2/3EV e +2EV.

Enfim, tem várias técnicas pra tirar a fotometria correta nos modos de prioridade, mas pra mim sempre foi mais rápido e mais prático usar a compensação da exposição.


Lindsay

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Resposta #44 Online: 13 de Janeiro de 2014, 10:26:17
Eu tbm gosto de usar a compensação de exposição, acho pratico, inclusive isso existe desde a época do filme, e em muitas situações tem suas vantagens.

Isso até daria um belo assunto para um novo tópico, "qual a diferença entre fotografar no manual e no automático usando a compensação de exposição?". Sim porque em ambos os casos, quem esta no comando é o piloto da câmera!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.