Autor Tópico: ensaios com a 18-55mm do kit???  (Lida 9171 vezes)

Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Janeiro de 2014, 20:17:48
Sempre ouvi e li o pessoal falando mal da lente do kit 18-55mm. Comprei minha primeira dslr (T3i) com essa lente, e gostei bastante. Aí pensei que era só pq eu ainda não conhecia outras lentes melhores. Então passei a conhecer, mas nunca deixei de gostar da 18-55mm, principalmente em p&b e com a 40D.

Ano passado fiz dois ensaios usando praticamente só ela com uma 40D.

http://www.flickr.com/photos/julianoverardi/sets/72157637677761673/

http://www.flickr.com/photos/julianoverardi/sets/72157637608505614/

Não me arrependo de ter usado a 18-55mm nesses ensaios.


obs.1: pra ver todas as fotos no flickr será necessário logar, há fotos de nudez

obs:2: no primeiro ensaio a 1ª e 8ª fotos foram com uma Yashica 50mm 1.7


Vendi recentemente a minha T3i + 18-55mm e acho que sentirei saudades dessa lente...
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2014, 20:18:50 por Câmera Cega »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2014, 00:51:08
Já usei  a 18-55 em um trabalho também, e ela foi muito bem! Era um trabalho de retratos, então usei abertura pequena e iluminação controlada. Nas condições certas, a 18-55 se sai tão bem quanto outras objetivas.

Detalhe, a que eu usei era ainda a versão antiga, sem IS, conhecida como uma objetiva bem fraquinha...


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2014, 03:25:26
 Fiquei 5 dias na praia e acabo e voltar, levei Lente Canon 18-55 e Tamron 17-50 f2.8. Fiz uma comparação rápida e fica muito difícil saber qual lente é a se eu usar de 18 a 50mm abertura menor que f5 fazendo as devidas correções na pós. A lente de kit é barata, tomou maresia e uma salpicada de vendo de areia. De noite a lente de kit é muito escura, é ai que entrou a Tamron 17-50 f2.8. Penso em aposentar a 18-55 somente se eu pegar a 18-135.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2014, 10:48:11
Se for fazer um ensaio com iluminação adequada (flash, difusor, rebatedor, etc...) e tiver a técnica adequada (usar f/8, saber focar certinho, ter a mão firme, fazer em RAW) dá para ter excelentes resultados.

Será em estúdio ou externo? Se for externo já complica um pouco pois como o desfoque do background é muito fraco, precisa tomar cuidado com a paisagem/cenário para não deixar poluído.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2014, 21:06:38
da para usar ela como lente invertida e fazer macro saem fotos bem legais.
Ricardo Ghion


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2014, 09:52:36
da para usar ela como lente invertida e fazer macro saem fotos bem legais.

Tenho o adaptador para segurar ela invertida e achei horrível, nem para brincar seve muito, tem que esfregar literalmente na lente para conseguir foco.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2014, 09:56:28
Uma coisa interessante da lente do kit é que apesar de entregar uma excelente nitidez, as corres, vibração e contrastes são estranhas, não sei se baixo é o termo certo, mas é fundamental fotografar sempre em RAW. Na pós eu tenho muito mais trabalho, com a Tamron 17-50 corrijo basicamente perfil de lente e eventualmente sombra e exposição, na lente de kit é contraste, saturação, vibração, realce e assim vai... 


thiago.paz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2014, 20:48:17
Com iluminação adequada, até uma compacta qualquer, ou até mesmo com as câmera dos celulares de hoje em dia você vai conseguir fotos "boas".

Eu tenho uma t4i com uma 18-55 STM( a ultima lançada)... e tenho que cortar um dobrado na pós. É como a NATTIS disse. Em f/8 ela te da uma nitidez bem legal e ponto. Se vc botar em qualquer outra abertura abaixo de f/8 a chance de perder a nitidez é grande. MUITO GRANDE!!! E não é sempre ou quase NUNCA que vc vai conseguir uma iluminação adequado fora de um estúdio.

Meu ponto de vista é: Se você tem tempo.. e + tempo e + tempo pra perder em todas as fotos na pós-produção e não for muito ambicioso, a 18-55 pode ser uma boa em f/8 e só em f/8.

Se você quer ganhar em qualidade, em cores, ou para explorar aberturas diferentes passa para uma Tamron 17-50 non VC ou até mesmo a cinquentinha. Não que você não vá fazer + nada na pós, mas você vai ver que a qualidade ja vindo na foto ajuda e ajuda muito no resultado final.

Vlw
Canon EOS 650D | Canon EOS Rebel SL1 | Canon EF 85mm f/1.8 USM | Canon EF 50mm f/1.8 II | Tamron 17-50 f/2.8 (non VC) | Yongnuo YN-568ex II | Yongnuo YN-560ex III | Yongnuo RF-603 II | Yongnuo YN-300 | Sekonic L-308s


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2014, 21:15:12
Muito exagero, Thiago. Não é assim não, cansei de tirar boas fotos com a 18-55 em f/5.6 ou até mais aberta, na época que eu tinha minha Rebel. Ou a sua 18-55 está com problema, ou o problema é outro.

Acabei de checar e as fotos que eu fiz pro trabalho que descrevi acima foram todas com f/5.6. E não tinha luz de estúdio, era apenas o flash rebatido. Infelizmente não tenho autorização pra publicar nenhuma dessas fotos, mas os resultados me surpreenderam em muito. E as fotos foram feitas pra serem impressas em 10x15cm na hora. Ou seja, era JPEG direto pra impressora. Sem absolutamente nada de pós.

A mair limitação que eu sentia nas 18-55 era isso que o Nattis falou, as cores o contraste são mais fracos mesmo. Mas em nitidez ela não deve muito não.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2014, 21:27:29
Muito exagero, Thiago. Não é assim não, cansei de tirar boas fotos com a 18-55 em f/5.6 ou até mais aberta, na época que eu tinha minha Rebel. Ou a sua 18-55 está com problema, ou o problema é outro.

Acabei de checar e as fotos que eu fiz pro trabalho que descrevi acima foram todas com f/5.6. E não tinha luz de estúdio, era apenas o flash rebatido. Infelizmente não tenho autorização pra publicar nenhuma dessas fotos, mas os resultados me surpreenderam em muito. E as fotos foram feitas pra serem impressas em 10x15cm na hora. Ou seja, era JPEG direto pra impressora. Sem absolutamente nada de pós.

A mair limitação que eu sentia nas 18-55 era isso que o Nattis falou, as cores o contraste são mais fracos mesmo. Mas em nitidez ela não deve muito não.

Isso mesmo colega. A minha 18-55 sempre me entregou uma resolução excelente em qualquer abertura, mesmo em 55mm consegui retratos com alta definição. O problema sempre foi mais o acerto de cores e brilho.


ACS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2014, 22:37:10
Eu menosprezava essa lente, mas cheguei a conclusão q no meu caso ela é uma "mão na roda" na hora das viagens.  Entrega boas fotos, é leve, ocupa um espaço não mto grande e chama menos a atenção.
T2i / 18-55 / 17-55 2.8 / 50 1.4


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2014, 07:58:21
Eu menosprezava essa lente, mas cheguei a conclusão q no meu caso ela é uma "mão na roda" na hora das viagens.  Entrega boas fotos, é leve, ocupa um espaço não mto grande e chama menos a atenção.

Este é exatamente o motivo de eu não ter me desfeito da minha 18-55.


thiago.paz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2014, 08:07:03
Muito exagero, Thiago. Não é assim não, cansei de tirar boas fotos com a 18-55 em f/5.6 ou até mais aberta, na época que eu tinha minha Rebel. Ou a sua 18-55 está com problema, ou o problema é outro.

Acabei de checar e as fotos que eu fiz pro trabalho que descrevi acima foram todas com f/5.6. E não tinha luz de estúdio, era apenas o flash rebatido. Infelizmente não tenho autorização pra publicar nenhuma dessas fotos, mas os resultados me surpreenderam em muito. E as fotos foram feitas pra serem impressas em 10x15cm na hora. Ou seja, era JPEG direto pra impressora. Sem absolutamente nada de pós.

A mair limitação que eu sentia nas 18-55 era isso que o Nattis falou, as cores o contraste são mais fracos mesmo. Mas em nitidez ela não deve muito não.

Pois é Humberto, como eu disse, depende da ambição do cara. Se a 18-55 fosse uma 24-70mm f/2.8L ninguém, provavelmente, nem precisaria comprar outra lente.

Se o objetivo do cara é tirar fotos "boas", blza a 18-55 pode ser considerada uma lente boa com tratamentos simples na pós... mas se ele quiser fotos com aquela aparência mais profissional com ela, ele não vai só fazer ' reparos simples ' na Pós.

Falo por que eu tenho a lente e ainda a uso bastante e não há nada de errado nem com ela e nem com a câmera. E eu acho que nem com o fotógrafo. kkkkk

Hoje posso dizer que consigo fotos excelenteS com a 18-55 em f/8, porque o Lightroom e o PS dão aquele help. Tipo tirar leite da pedra. Estou muito satisfeito com o resultado que esta lente me dá, juntando com os softwares da Adobe.

Como eu falei, existem certas situações de iluminação que qualquer lente ou qualquer sensor tanto de compacta simples ou de um celular bom vão captar uma foto show de bola, excelente. Mas não é sempre que estamos diante de uma iluminação bacana.

Sempre ao final de cada click eu dou um zoom na imagem para verificar foco e nitidez. Em f/8 é batata, é certo que vai estar nítido certinho... Agora abaixo disso é loteria.

Vlw
Canon EOS 650D | Canon EOS Rebel SL1 | Canon EF 85mm f/1.8 USM | Canon EF 50mm f/1.8 II | Tamron 17-50 f/2.8 (non VC) | Yongnuo YN-568ex II | Yongnuo YN-560ex III | Yongnuo RF-603 II | Yongnuo YN-300 | Sekonic L-308s


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2014, 10:14:34
Pois é, mas você não está dando valor ao meu relato de uso profissional, assim como as excelentes fotos que o Câmera Cega conseguiu nos ensaios dos links que ele postou... Só reafirmando mais uma vez, no trabalho que fiz eu usei f/5.6 e flash rebatido, não teve pós, era JPEG direto pra impressão (ou seja, apenas o Picture Style da câmera). Será que não há nada errado com a sua 18-55? Com a câmera e com o fotógrafo não tem nada errado, rsrs, pois você consegue bons resultados com outras objetivas. Você não está analisando as fotos com zoom demais? Está vendo no computador ou impressas?

Obviamente ela está muito longe de ser perfeita, mas nitidez nunca foi problema, mesmo em f/5.6. Mas ela tem cores e contraste fracos, construção muito ruim, AF lento, aberrações cromáticas, abertura variando ao longo do zoom, etc. Isso tudo são motivos pra não usa-la profissionalmente, não tem o que comparar com a 24-70...

Nitidez é supervalorizado, pra imensa maioria dos usos todas objetivas que eu conheço entregam boa nitidez. Eu já tive mais de 30 objetivas diferentes, umas mais nítidas, outras menos, mas todas entregam boa nitidez.

Abraços


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2014, 10:46:27
Pois é, mas você não está dando valor ao meu relato de uso profissional, assim como as excelentes fotos que o Câmera Cega conseguiu nos ensaios dos links que ele postou... Só reafirmando mais uma vez, no trabalho que fiz eu usei f/5.6 e flash rebatido, não teve pós, era JPEG direto pra impressão (ou seja, apenas o Picture Style da câmera). Será que não há nada errado com a sua 18-55? Com a câmera e com o fotógrafo não tem nada errado, rsrs, pois você consegue bons resultados com outras objetivas. Você não está analisando as fotos com zoom demais? Está vendo no computador ou impressas?

Obviamente ela está muito longe de ser perfeita, mas nitidez nunca foi problema, mesmo em f/5.6. Mas ela tem cores e contraste fracos, construção muito ruim, AF lento, aberrações cromáticas, abertura variando ao longo do zoom, etc. Isso tudo são motivos pra não usa-la profissionalmente, não tem o que comparar com a 24-70...

Nitidez é supervalorizado, pra imensa maioria dos usos todas objetivas que eu conheço entregam boa nitidez. Eu já tive mais de 30 objetivas diferentes, umas mais nítidas, outras menos, mas todas entregam boa nitidez.

Abraços


Estes problemas relatados sobre contraste e cor, como vocês consertam? Adicionam ou retiram o contraste? Sobre a cor, vocês colocam saturação?