Autor Tópico: Dúvidas sobre escolha de fornecedora para álbuns de casamento.  (Lida 4526 vezes)

Victor Thadeu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Bom dia, pretendo começar a fotografar profissionalmente casamentos esse ano e possuo algumas dúvidas meio específicas quanto à impressão dos álbuns.

- Primeiramente sobre o tipo de papel: Tem me irritado bastante que algumas encadernadoras falam simplesmente o acabamento da capa do álbum e não o tipo de folhas ou impressão usados no miolo do álbum. E pelo que andei pesquisando pelo fórum não quero oferecer aos meus clientes impressões em papel couché pois o mesmo acaba amarelando com 10 ou 15 anos... para um book ou revista tudo bem, mas para um álbum de casamento não acho o ideal. Papel fotográfico até onde eu sei perde em qualidade no P&B pois fazem a impressão em cima de um papel para fotografia colorida (e eu gosto de P&B). Quais tipo de papel e impressão devo procurar?

- Papel couché com laminação dura mais tempo? Tem maior resistência ao tempo, a umidade e ao toque?

- Não encontro locais que façam impressão em papel fine-art além da encadernação (para dar como opção aos clientes)

- O estojo para o álbum é algo muito requisitado? Pois muitas empresas não o oferecem.

- É muito fora de mão mandar imprimir as fotos em um local para encadernar em outro?

Acho que são basicamente essas as minhas dúvidas, muito obrigado se você leu até aqui e eu agradeceria muito se pudesse me ajudar. Abraços!


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2014, 12:45:43
Victor,
Sempre falo pros colegas que o álbum é a cereja do bolo, precisa de ótimas fotos, um diagramação elegante e um bom miolo fotográfico para preservação e longevidade de tudo isso

As encardenadoras/gráficas que trabalham com couchê 90% delas imprimem na Indigo e a lamina/pagina é muito parecido (tem Indigo em 4 e 6 cores) por isso falam da capa... deve ser ruim falar: é tudo igual as outras

Com exceção dos papeis fine art a laminação gera sempre uma maior longevidade mas existem tipos destintos a liquida, BOPP e PET

Álbum em papel fine art, tem os da hahnemühle, um A4 deve ficar em R$ 1.500,00 com 20 paginas (nunca fiz). Ahh sim, este vai um verniz especial e as paginas separadas por seda, estilão álbuns antigos e se vier acompanhado de um par de luvas de algodão não seria ruim

Tem esta opção com impressão em giclée (o mesmo dos fine art), em papel fotográfico HP, laminado em PET e paginas empastadas em PSAI www.modoartes.com.br

O estojo é um bom acessório

Uma empresa que trabalha com encardenação vai cobrar um valor para administrar suas fotos mas não tenho certeza disto

Vi que é seu primeiro post, bem vindo ao fórum


heptas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
  • A vida através da Lente
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2014, 13:08:33
Victor,
Sempre falo pros colegas que o álbum é a cereja do bolo, precisa de ótimas fotos, um diagramação elegante e um bom miolo fotográfico para preservação e longevidade de tudo isso

As encardenadoras/gráficas que trabalham com couchê 90% delas imprimem na Indigo e a lamina/pagina é muito parecido (tem Indigo em 4 e 6 cores) por isso falam da capa... deve ser ruim falar: é tudo igual as outras

Com exceção dos papeis fine art a laminação gera sempre uma maior longevidade mas existem tipos destintos a liquida, BOPP e PET

Álbum em papel fine art, tem os da hahnemühle, um A4 deve ficar em R$ 1.500,00 com 20 paginas (nunca fiz). Ahh sim, este vai um verniz especial e as paginas separadas por seda, estilão álbuns antigos e se vier acompanhado de um par de luvas de algodão não seria ruim

Tem esta opção com impressão em giclée (o mesmo dos fine art), em papel fotográfico HP, laminado em PET e paginas empastadas em PSAI www.modoartes.com.br

O estojo é um bom acessório

Uma empresa que trabalha com encardenação vai cobrar um valor para administrar suas fotos mas não tenho certeza disto

Vi que é seu primeiro post, bem vindo ao fórum

Como sempre uma aula.
 :ok:
5D Mark III + Canon 6D + Canon T3i + Canon 50 mm 1.4 + Canon 85 mm 1.8 + Canon 24-70 2.8 II + Canon 70-200 f4 IS L + YongNuo 468ex II + Canon 600 ex


Victor Thadeu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2014, 13:19:22
Desculpa a demora em responder, deu uma chuva e queimou o modem da internet aqui em casa. Muito obrigado pela ajuda Spositom, seu comentário foi bem expositivo e de grande ajuda! Obrigado! Saberia me informar quantos anos mais ou menos duraria uma foto em couché laminado?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2014, 16:16:57
Como sempre uma aula.
 :ok:

Kéilson,  aprendo muito por aqui. :ok:

Desculpa a demora em responder, deu uma chuva e queimou o modem da internet aqui em casa. Muito obrigado pela ajuda Spositom, seu comentário foi bem expositivo e de grande ajuda! Obrigado! Saberia me informar quantos anos mais ou menos duraria uma foto em couché laminado?

Já perdi dois micros na chuva, agora tudo com NB e antisurto

Um álbum em couché o problema não é a impressão e sim o papel. Um álbum se classifica em dark storage, ou seja pouca ação do UV. Pra vc ter uma ideia um dark storage de giclée é pra mais de 300 anos (eles pararam por ai)

O papel couché é acido por isso vai amarelando e afetando a foto independente da exposição a UV, no caso, temperatura e oxigênio seriam os aceleradores natural da acidificação do papel e claro que UV também mas neste caso mas de  pouca influência.

No caso do álbum a capa fotográfica é importante ser laminada (acho que isso todo mundo faz), sua função nas  paginas seriam uma proteção mais a umidade, gordura das mãos e rasgos (imagine um acidente de um 30x30 com 20 laminas a noiva segurando o álbum por uma só pagina) por isso a laminação liquida é menos aconselhável. Só uma parenteses... levo sempre uma foto laminada em PET, peço pro fotógrafo rasgar só na tração, não rasga

Vou se sincero, pouco se tem de estudos em papel couché por sua infinita utilização. É utilizado em fotos para álbum de casamento e fundo de sacola de papel,  fabricante então... da até medo de onde vem.

Dificilmente vc vai ter reclamação do álbum, depois de 10 ou 15 anos o cliente não vai atrás de você (eu acho), o problema é se ele descobrir antes que o álbum dele tem validade determinada. O ideal é mostrar e ter todas as possibilidades e deixar essa decisão com o cliente, a sua função é muito mais de consultor técnico que vendedor

Faço álbuns com os mesmos predicados do couché mas não recomendo pra casamento nem em sonho

Só uma coisa colega. Dados de impressão são coletados no site da HP (papel e impressora), laminação é teste/experiencias e dados de fabricante (tanto de maquina como MP)

Espero ter ajudado

Abs

Marcio

 

 
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2014, 16:21:47 por spositom »


Victor Thadeu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2014, 03:15:03
Muito obrigado, novamente ajudou bastante!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2014, 01:31:34
Victor, quanto a durabilidade: Poucos casamentos vão durar tanto tempo, ainda q não oficialmente e o álbum vai mais ser encarado como uma possível arma para uma porrada na cabeça do companheiro, se estiver ao alcance...
Ou simplesmente vão existir coisas  mais relevantes na vida: Filha grávida do funkeiro da "Comunidade vizinha", filho querendo virar gótico ou gay, esposa se arrumando demais para sair, e sozinha....impostos q não param de crescer e pênis fazendo o inverso....

Logo, não se preocupe com isso...
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2014, 01:33:04 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.