Acho que depende muito do trabalho que cada um faz.
Claro que para fazerem fotos de peixes no fundo do mar eh preciso de uma camera e lentes a prova de agua, ou com acessorio que permita o isolamento a prova de agua.
Mas em geral, muitas das gastancas e preferencias ate no meio profissional, com frequencia eh frescura de quem eh convencido de que precisa de algo melhor, ou de quem usa o equipamento como usa o terno e gravata, tem que impressionar. Ou de quem tem dinheiro sobrando e gosta de gastar.
Podem ver que marcas como Laica, hasselblad, etc a principio nao eram marcas que tinham profissionais como publico alvo, mas sim ricos entusiatas e amadores como era Cartier-Bresson quando comprou a Laica e comecou a fazer fotos de rua. E ate hoje sao esses medicos, advogados, filhos de ricos, etc, o publico alvo dessas marcas, e nao profissionais. Principalmente a Laica. A Hasselblad, depois que comecou a tentar abocanhar dois publicos (ricos entusiastas e profissionais), tem ido de mal a pior.
Antes das cameras de mao, profissionais so obtiam o melhor pq nao existia camera para amadores. Todas as cameras tentavam ser supostamente melhores, e fotografos eram pessoas ricas, que cobravam um bom dinheiro para um retrato.
Com o surgimento das cameras de mao, aos poucos o que era considerado amador passou a ser considerado profissional, e o que era considerado profissional passou a ser considerado para entusiatas, artistas, etc. Ate poucos anos atras se um fotografo aparecesse em um casamento com uma camera 35mm ele era ridicularizado. Hoje, se um fotografo aparece com uma grande formato ele eh ridicularizado.
Profissional ao pe da letra procura ter algo de qualidade e que faca o servico por um preco que mantenha o negocio sustentavel. A maioria dos servicos profissionais nao requer camera a prova de pancada, nem requer mais do que 7mp que eh um pouco maior que uma pagina de revista, nem mesmo requer ISO maior que 400 ou 800, ou no maximo 1600. Tambem nao querer lentes com abertura maior que f/4 ou no maximo 3.5. Nao requer lentes super nitidas, nao requer nem mesmo mais do que 2 ou 3 lentes. Muitos nem lente com zoom na maioria dos casos.
Os servicos proficionais que requerem mais do que isso sao servicos, profissionais ou nao, mais especificos, como casamento, esportes, foto de rua, fotos de ferias, etc. A questao eh que a maioria dos profissionais e nao profissionais usam suas cameras para irumeras funcoes. A mesma camera que faz fotos para clientes em estudio eh a camera que ele faz fotos de paisagem para vender na internet, e eh a mesma camera que ele leva para fazer fotos de seus filhos nas ferios e festa de aniversario. Ou seja, a grande maioria dos profissionais usam suas cameras como amadores.
Ou seja, profissional nao eh a camera voltada para profissionais de verdade, mas sim cameras multe uso (seja para uso amadore, profissional, entusiasta, artistico, etc). Ou para ser mais correto, nao existe equipamento profissional. Esses termos profissional, amador, entusiasta, sao termos marketeiros que as pessoas gostam de repetir por ai, principalmente quem lemuita revista de fotografia. Profissional eh qualquer coisa que vc use para fazer um trabalho profissional. E fim de papo.
Ja qualidade... Bom, eu vejo algumas pessoas procurando e gastando uma nota em lentes super nitidas e caras para fazerem ensaios editoriais. Mas se vc esta por dentro da industria vc sabe que nitidez nao eh tem importancia de verdade para editoriais. Se tiver alguma duvida abra uma revista da Elle, Bazaar, Vogue, etc... So os comerciais still de produtos costumam tentar serem super nitidos, mas tambem nao eh regra.
Logo, qualidade eh muito subjetivo. Imagem super nitida eh qualidade boa? Depende, as vezes eh qualidade boa e as vezes eh qualidade ruim. Depende da aplicacao. Cores vivas eh qualidade boa? Tambem depende... Podem ver que marcas voltadas para profissionais como Nikon ,Canon e Sony tem muita pouca diferenca de qualidade de imagem de sensores entre elas. Na verdade elas tem qualidade geral para que o fotografo faca o retoque e procure a qualidade e diferencial de imagem que procura ter no pos, lentes, e demais achoes. Diferente de algumas series da Laica, Pentax, etc que tem sua qualidade de imagem especifica e que se vc gosta vc escolhe, igual quando escolhe o filme para a sua camera analogica, por ter uma qualidade especifica. Como a HP5 que nao eh tao nitida, tem pouco contraste mas tem sua qualidade. Em comparacao a alguns filmes da Rollei que eh mais dificil de acertar a exposicao e facil de perder informacao, mas que tambem tem sua qualidade.
O fato eh que o publico em geral tomou como referencia de qualidade fotografia comercial. Como se os demais aspectos dos demais tipos de fotografia nao tivessem qualidade e tivesse que seguir o mesmo parametro da fotografia com intuito materialista que te tenta indizir a adiquirir um produto.