Autor Tópico: Série: Fotos incríveis com câmeras "ruins"  (Lida 5439 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 01:42:58
Shalders,

É sério isso? De novo: é sério isso? Não é voce quem mata e morre defendendo as lentes Fuji EBC e o sensor Foveon? Tua tese é o que: qualidade não importa? CONVERSA! Devia haver uma lei universal que dissesse o seguinte: o fotógrafo mais competente, mais inspirado, terá direito ao melhor equipamento pro seu uso. Se essa é sua tese, que equipamento não é nada e o "talento" é tudo, gostaria de te apresentar o mundo real: bem vindo a ele.



RSalles, não viaje na maionese, ok !

Entenda da seguinte maneira:

Se o cara é incompetente não adianta nada ter tudo do melhor. Equipamento só faz diferença quando bem utilizado.

Fazendo a mesma leitura, por angulo diferente:

Dê um equipamento bem limitado nas mãos de alguém que saiba o que faz, que o resultado certamente virá a altura.

Mais uma se não pescou ainda...

De um equipamento melhor para alguém competente, e as imagens virão melhores ainda.
É simples assim, qual o problema de entender isso ? É o óbvio dos óbvios, fala sério né !


« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2014, 01:44:11 por AFShalders »


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #31 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 02:04:23
Shalders,

Exatamente por ser o óbvio dos óbvios que eu não entendí o motivo do tópico nem a máxima.
O Rubinstein tocaria melhor um piano vagabundo do que um estudante tocaria um  Steinway & Sons. Qual a novidade disso? Se um Rubinstein pensa "tanto faz" aí sim: eu vejo um problema!

A tese de que o talento e a competência tornam menor a importância do equipamento é linda no mundo de Alice. No mundo real, o fotógrafo mais competente "pede", almeja, requer, exige até se puder o equipamento mais robusto, de melhor ergonomia, mais confiável, menos sujeito a panes inesperadas, com um sensor mais limpo ou de melhor desempenho, com o menor ruido possivel, a melhor ótica, etc. Porém as exigências do amador e do profissional são completamente diferentes. Porque o destino dados às suas imagens são também diferentes.

À partir de 12 MP é difícil encontrar uma DSLR que não se preste pra uso amador. Isso não as torna automaticamente as mais adequadas pra uso profissional.

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 02:18:35

Da mesma forma que o seu tal piano nas minhas mãos seria uma calamidade e garanto que consigo fazer excelentes fotos com uma Zenit ou com uma D800. Coloque uma Zenit nas mãos do Bresson e te garanto que ele me dá uma surra, mesmo se eu tiver com uma M9. Essas questões são muito relativas.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #33 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 03:14:51
Eu só queria entender porque o lestevaos tem tanta raiva da moderação? Pode pegar o meu lugar se quiser!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #34 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 03:16:54
Sim, se, se, se... Voltemos aos fatos: Qual a câmera que o Cartier-Bresson usava com mais frequencia? Uma Leica ( uma C e uma F), lente: Elmar 3.5/50. Ví um vídeo dele fotografando na rua. A Leica sumia nas mãos. Um cara alto, magro, terno preto, com as duas mãos pra trás, Perfeito sniper, misturado na multidão incógnito. Surge uma cena, ele clica. Acabou. Niguém ao lado dele percebeu nada. Sai caminhando devagar, observando... A fotografia de rua menos intrusiva possível. Só a batida do espelho da Zenit já seria ouvida a 3 quarteirões dalí, quebraria o "timing", seria uma presença intrusiva, além de desnecessária. Teria usado uma Zeiss Contax - como o Robert Capa preferia usar - sem o menor problema. Mas não acredito que ele escolheria uma Xereta. A não ser que ele vivesse no planeta do "se".

Abs,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 09:41:03
Acho que depende muito do trabalho que cada um faz.

Claro que para fazerem fotos de peixes no fundo do mar eh preciso de uma camera e lentes a prova de agua, ou com acessorio que permita o isolamento a prova de agua.

Mas em geral, muitas das gastancas e preferencias ate no meio profissional, com frequencia eh frescura de quem eh convencido de que precisa de algo melhor, ou de quem usa o equipamento como usa o terno e gravata, tem que impressionar. Ou de quem tem dinheiro sobrando e gosta de gastar.

Podem ver que marcas como Laica, hasselblad, etc a principio nao eram marcas que tinham profissionais como publico alvo, mas sim ricos entusiatas e amadores como era Cartier-Bresson quando comprou a Laica e comecou a fazer fotos de rua. E ate hoje sao esses medicos, advogados, filhos de ricos, etc, o publico alvo dessas marcas, e nao profissionais. Principalmente a Laica. A Hasselblad, depois que comecou a tentar abocanhar dois publicos (ricos entusiastas e profissionais), tem ido de mal a pior.

Antes das cameras de mao, profissionais so obtiam o melhor pq nao existia camera para amadores. Todas as cameras tentavam ser supostamente melhores, e fotografos eram pessoas ricas, que cobravam um bom dinheiro para um retrato.

Com o surgimento das cameras de mao, aos poucos o que era considerado amador passou a ser considerado profissional, e o que era considerado profissional passou a ser considerado para entusiatas, artistas, etc. Ate poucos anos atras se um fotografo aparecesse em um casamento com uma camera 35mm ele era ridicularizado. Hoje, se um fotografo aparece com uma grande formato ele eh ridicularizado.

Profissional ao pe da letra procura ter algo de qualidade e que faca o servico por um preco que mantenha o negocio sustentavel. A maioria dos servicos profissionais nao requer camera a prova de pancada, nem requer mais do que 7mp que eh um pouco maior que uma pagina de revista, nem mesmo requer ISO maior que 400 ou 800, ou no maximo 1600. Tambem nao querer lentes com abertura maior que f/4 ou no maximo 3.5. Nao requer lentes super nitidas, nao requer nem mesmo mais do que 2 ou 3 lentes. Muitos nem lente com zoom na maioria dos casos.

Os servicos proficionais que requerem mais do que isso sao servicos, profissionais ou nao, mais especificos, como casamento, esportes, foto de rua, fotos de ferias, etc. A questao eh que a maioria dos profissionais e nao profissionais usam suas cameras para irumeras funcoes. A mesma camera que faz fotos para clientes em estudio eh a camera que ele faz fotos de paisagem para vender na internet, e eh a mesma camera que ele leva para fazer fotos de seus filhos nas ferios e festa de aniversario. Ou seja, a grande maioria dos profissionais usam suas cameras como amadores.

Ou seja, profissional nao eh a camera voltada para profissionais de verdade, mas sim cameras multe uso (seja para uso amadore, profissional, entusiasta, artistico, etc). Ou para ser mais correto, nao existe equipamento profissional. Esses termos profissional, amador, entusiasta, sao termos marketeiros que as pessoas gostam de repetir por ai, principalmente quem lemuita revista de fotografia. Profissional eh qualquer coisa que vc use para fazer um trabalho profissional. E fim de papo.

Ja qualidade... Bom, eu vejo algumas pessoas procurando e gastando uma nota em lentes super nitidas e caras para fazerem ensaios editoriais. Mas se vc esta por dentro da industria vc sabe que nitidez nao eh tem importancia de verdade para editoriais. Se tiver alguma duvida abra uma revista da Elle, Bazaar, Vogue, etc... So os comerciais still de produtos costumam tentar serem super nitidos, mas tambem nao eh regra.

Logo, qualidade eh muito subjetivo. Imagem super nitida eh qualidade boa? Depende, as vezes eh qualidade boa e as vezes eh qualidade ruim. Depende da aplicacao. Cores vivas eh qualidade boa? Tambem depende... Podem ver que marcas voltadas para profissionais como Nikon ,Canon e Sony tem muita pouca diferenca de qualidade de imagem de sensores entre elas. Na verdade elas tem qualidade geral para que o fotografo faca o retoque e procure a qualidade e diferencial de imagem que procura ter no pos, lentes, e demais achoes. Diferente de algumas series da Laica, Pentax, etc que tem sua qualidade de imagem especifica e que se vc gosta vc escolhe, igual quando escolhe o filme para a sua camera analogica, por ter uma qualidade especifica. Como a HP5 que nao eh tao nitida, tem pouco contraste mas tem sua qualidade. Em comparacao a alguns filmes da Rollei que eh mais dificil de acertar a exposicao e facil de perder informacao, mas que tambem tem sua qualidade.

O fato eh que o publico em geral tomou como referencia de qualidade fotografia comercial. Como se os demais aspectos dos demais tipos de fotografia nao tivessem qualidade e tivesse que seguir o mesmo parametro da fotografia com intuito materialista que te tenta indizir a adiquirir um produto.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #36 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 10:47:27
Márcio,

O que tenho visto por aí nas minhas andanças pelos 3 continentes que conheço são profissionais com equipamento de qualidade, a diferença está na velocidade da troca: um profissional troca de câmera uma vez enquanto o amador já trocou 10. O amador é muito vulnerável à publicidade, muito mais do que o profissional. O amador gastão não obtém os resultados que ele espera, põe a culpa no equipamento e faz um upgrade na esperança que a troca resolva seu problema.
Isso não quer dizer que o profissional vá cobrir a faixa de Gaza com uma Tekpix! Agora: se um morteiro cair encima da sua CAM e ele enxergar uma Tekpix caída no chão e estiver sem câmera, ele vai trabalhar aquele dia com ela, fazer fotos de qualidade, mas aí é uma emergência, não uma escolha.

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 11:00:44
lestevaos,

Se voce acha que entre os moderadores tem gente que nem sabe o que diz e nem sabe fotografar, me diga, qual a tua formação e tua experiência profissional pra ter base pra avaliar a competência de outros? Tua "opinião" pessoal, ou voce tem alguma BASE na qual tua "opinião" possa se sustentar? Se voce considera o nível de competência em fotografia dos moderadores questinável, não estaria na hora de procurar "sua turma" em outras paragens?

RSalles

Seu RSalles, eu não vou discutir contigo, pois como já aprendi em outro tópico, tu é o senhor da verdade. Qualquer argumento que eu use tu vai fugir dele como um rato foge do gato, sem perguntar as horas.

Vai me expulsar do clubinho porque eu não gosto das tuas fotos tremidas? Eu não tenho o direito de não gostar das tuas fotos tremidas? Por favor, meu amigo, o senhor é uma pessoa de idade. Aja como tal.

Eu só queria entender porque o lestevaos tem tanta raiva da moderação? Pode pegar o meu lugar se quiser!

Eu só queria entender onde tu vê a minha raiva da moderação. Pra mim isso aqui é apenas uma casa de ferreiro que usa espeto de pau. Quem deveria saber alguma coisa não sabe. Os caras que mais sabem por aqui estão caindo fora pelo motivo acima, pra "procurarem suas turmas". Engraçado que eu vi gente que saiu desses fóruns de internet e virou fotógrafo bom no mercado, de nome, enquanto os sabichões daqui continuam engatinhando pra regular um flash.

Quanto à proposta quase irrecusável de tomar seu posto no trono da moderação e razão, vou usar das palavras do meu amigo Gerúndio: vou estar passando.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2014, 11:12:13 por lestevaos »


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #38 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 11:45:40
Não tem nenhuma foto tremida minha exposta no forum, minha opinião pessoal - que não reflete a opinião da moderação: voce não passa de um ** EDITADO **. Claro que essa opinião é minha,  não reflete a postura da moderação: mas é importante colocar os pingos nos is pra que voce não fique propalando aos quatro ventos de que voce é "bom demais pra este forum": voce é apenas um arrogante, que não respeita o esforço da moderação em manter o forum com o mínimo de civilidade. Quanto à crítica que voce faz das minhas fotos, na boa, voce precisa pastar muito pra chegar apenas perto de onde eu cheguei, mas quando eu disse muito, é mais ou menos, uns 30 anos. Como se vê,  qual de nós desconversa na hora de expor FATOS ao invés de opiniões? Qual a tua formação e tua experiência profissional em fotografia pra se arrogar o direito de menosprezar nesse nível o trabalho de outros fotógrafos? Voce tem no que basear tua opinião, ou é apenas a expressão de algum tipo de ressentimento, ego ferido ou outro tipo de síndrome social?

Faça um favor a si mesmo e aos moderadores: ou mude de postura ou pegue o seu boné. Não existe nenhum motivo do qual se orgulhar em ser banido de um forum, absolutamente nenhuma, Quem vê vantagem em ser banido, até mesmo recebendo este tipo de reprimenda pública está delirando.

RSalles

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2014, 13:10:17 por Pris WerSo »
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 12:09:34
  :o :assobi: :snack: :snack: :snack: :snack: :snack:


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #40 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 12:39:04
Cadê as fotos boas com câmeras ruins?
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #41 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 12:59:21
** TRANCADO**

Para avaliação da moderação