Autor Tópico: Comparativo (nada científico): Olympus 75mm f1.8 vs Panasonic 35-100 f2.8 na GX7  (Lida 6638 vezes)

Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Eu já tinha e sempre adorei a Oly 75 mas como meu foco principal é video, de uns tempos pra cá comecei a pensar mais seriamente na 35-100 para substituir a 75, pois era a zoom que me faltava. Por um comparativo que vi na web deu pra notar que as lentes tinham uma performance parecida, sendo a prime um pouco melhor, como era de se esperar. Isso me levou a comprar a zoom finalmente e hoje do nada resolvi encaixar as duas na minha GX7 pra ver, grosseiramente, como elas se comparam.

Todas as fotos foram tiradas já com a luz baixa e na mão, ou seja sem tripé ou monopé, e nenhuma foi tratada. Eu também quis ver como o estabilizador da camera (75) se compara com o da lente (35-100). No máximo apoiei os cotovelos numa janela. Preferencialmente usei foco automático, talvez uma ou outra em manual, talvez uma ou outra com shutter eletrônico. Enfim, o teste era pra mim, mas achei que podia interessar para meus novos amigos aqui do forum...  ;)

No geral achei as cores e o contraste da 75 mais bonitos. Notei também que a 35-100 tem um bokeh mais circular, o que tecnicamente não sei se é bom ou ruim, mas dá um look mais vintage, enquanto a 75 tenta ser perfeita. Vocês vão ver que a camera parece escolher pontos de foco diferentes, dependendo da lente. Tive essa impressão por essa primeira foto.


75 vs 35-100 foto 1 by rinatests, on Flickr

75 vs 35-100 crop 1 by rinatests, on Flickr


Vejam como o bokeh é diferente. Pelos crops a 75mm parece bem mais nítida nesta, mas baseando-se nas outras imagens dá pra deduzir que fui eu que errei. Juro que tomei todo o cuidado pra não tremer fora que o estabilizador estava atuando. Realmente fiquei confuso, e não descarto uma diferença de performance entre as lentes com o fundo tão claro. Nenhuma estava com o parassol. De qualquer jeito quero refazer esta outra hora, pois não consegui entender a diferença.


75 vs 35-100 foto 2 by rinatests, on Flickr

75 vs 35-100 crop 2 by rinatests, on Flickr


Quis comparar as lentes na abertura máxima possível e mesmo f/stop, ou seja 2.8, pois essa será minha realidade daqui pra frente nesta distância focal. Mas não resisti e segue uma 1.8 vs 2.8 onde podemos ver todo esplendor da Oly 75. De novo o mesmo problema com a 35-100 (pode ser o tal shutter shock?). Ou talvez o problema esteja mesmo na peça atrás do LCD...  :hysterical:  Vou refazer, prometo!


75 vs 35-100 - 1.8 vs 2.8 by rinatests, on Flickr

75 vs 35-100 - 1.8 vs 2.8 crop by rinatests, on Flickr


E aqui a última deste primeiro set. Não sei vocês, mas pra mim a 75 ganha claramente em nitidez, cor e contraste. Mas a 35-100 não fica muito atrás. Acho que pro meu trabalho de video essas diferenças ficam ainda mais minimizadas, mas vou sentir saudades da 75 pra fotografar. Enfim, que sabe um dia não volto a 'namorar essa guria'....  8-)


75 vs 35-100 foto 3 by rinatests, on Flickr

75 vs 35-100 crop 3 by rinatests, on Flickr


Bom moçada, era isso. Algumas diferenças de ISO, perda de qualidade na hora de jogar no flickr, nada é perfeito. Espero poder complementar esse tópico em breve com novas imagens..

Agora é com vocês!!  :worship:


« Última modificação: 11 de Janeiro de 2014, 18:58:47 por Helena Bsb »
  vimeo     flickr     insta


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Muito legal o comparativo Rinaldo!!
Essa 75mm é mesmo extraordinária... que nitidez!!!
Esse exemplo seria mais ou menos equivalente se comparar a 135mm f/2 vs. 70-200mm f/2.8 (Canon).
No entanto, pelas fotos acima percebe-se uma diferença grande no Bokeh tb... Acho ambos interessantes; gosto do efeito mais "pastoso" da 75mm, mas o efeito circular da zoom tb me agrada, dependendo da intenção que quiser passar...


Sony A5100 + 16-50mm


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Estive bem tentado pela 35-100 quando estava nos EUA, mas estou me segurando pela 45-150 2.8 da Olympus; como teles eu praticamente só uso para fotos (e se precisar de um zoom longo para vídeo outdoor eu tenho a 45-175 pra quebrar o galho), o maior alcance é útil - e a falta de estabilização faz menos diferença (vou poder usar o da GX7 - que é fraquinho, mas ajuda).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Muito legal o comparativo Rinaldo!!
Essa 75mm é mesmo extraordinária... que nitidez!!!
Esse exemplo seria mais ou menos equivalente se comparar a 135mm f/2 vs. 70-200mm f/2.8 (Canon).
No entanto, pelas fotos acima percebe-se uma diferença grande no Bokeh tb... Acho ambos interessantes; gosto do efeito mais "pastoso" da 75mm, mas o efeito circular da zoom tb me agrada, dependendo da intenção que quiser passar...

Concordo. Valeu Kozu!
  vimeo     flickr     insta


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Estive bem tentado pela 35-100 quando estava nos EUA, mas estou me segurando pela 45-150 2.8 da Olympus; como teles eu praticamente só uso para fotos (e se precisar de um zoom longo para vídeo outdoor eu tenho a 45-175 pra quebrar o galho), o maior alcance é útil - e a falta de estabilização faz menos diferença (vou poder usar o da GX7 - que é fraquinho, mas ajuda).

Pois é Marcio, essa 40-150 2.8 (começa em 40 né?) passou a me tentar mais depois de experimentar a 35-100 na Pocket. A estabilização fica um pouco estranha, mesmo desligando o botão de alguma maneira a inconsistência continua. Mas funciona, só preciso testar mais, tá faltando é tempo... Na GH3/GX7 a estabilização funciona direitinho. To achando que essa da olympus vem na faixa de 2+ mil dolares... vamos ver.
  vimeo     flickr     insta


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2014, 14:24:46
Vamos à segunda rodada. É, não tem jeito, a 35-100 chega perto mas realmente a Oly 75 detona a concorrência. Inclui neste set a Nikon 80-200 f/2.8. Lembrem-se o teste é pra mim... hehe... não aceito críticas....  :no:  :D

Mesma filosofia do hand held, branco na posição sol (antes usei AWB), ISO 125, só shutter mecânico e o vai e vem das nuvens atrapalhando um pouco. A Nikon sempre em 80mm f/2.8, dei um passinho pra trás pra ter o mesmo FOV. Entre as nativas me mantive exatamente no mesmo lugar. Não gostei muito de ver que a 35-100 precisa ir a 80 ou 85mm pra ter o mesmo FOV da 75, pelo menos na distancia mais curta que usei agora. É, preciso ver melhor essa relação de FOV depois.
Tirem suas conclusões... :snack:


Sequência 1: 75 vs 35-100


75mm set2 01 2014-01-11 at 1.39.53 PM by rinatests, on Flickr

75mm set2 02 2014-01-11 at 1.40.21 PM by rinatests, on Flickr


Sequência 2: 75 vs 80-200 (obs.: foco da nikon no olho esquerdo do anão do nosso ponto de vista)


75mm set2 03 2014-01-11 at 1.41.04 PM by rinatests, on Flickr

75mm set2 04 2014-01-11 at 1.41.21 PM by rinatests, on Flickr


Sequência 3: 75 vs 35-100


75mm set2 05 2014-01-11 at 1.44.08 PM by rinatests, on Flickr

75mm set2 06 2014-01-11 at 1.44.31 PM by rinatests, on Flickr


Sequência 4: 75 vs 80-200


75mm set2 07 2014-01-11 at 1.46.03 PM by rinatests, on Flickr

75mm set2 08 2014-01-11 at 1.46.41 PM by rinatests, on Flickr


Sequência 4: 75/2.8 vs 75/1.8  :D


75mm set2 09 2014-01-11 at 1.55.16 PM by rinatests, on Flickr

75mm set2 10 2014-01-11 at 1.56.01 PM by rinatests, on Flickr


Fiquei um pouco decepcionado com a performance da Nikon, uma lente que aprendi a apreciar, principalmente quando usada em video. Mas dá pra entender, toda mecânica, sem correções, desenhada pra FF e uma zoom bem mais longa. Qualquer hora vou compará-la em f/5.6. Vai ser legal depois fazer um 35-100 vs 80-200 na camera de video (BMPCC) que não aplica correções.

Desculpem eventuais erros, mas como falei o teste é nada científico....  ;)


  vimeo     flickr     insta


claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Mesmo toda aberta a Zuiko arrebenta. Acho que fiz bom negócio.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2014, 19:00:02 por Helena Bsb »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Faz sentido
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2014, 19:40:39 por AFShalders »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Desculpem a franqueza, mas testar uma prime 75mm em relação a uma zoom 35-100 e constatar menor nitidez a 100% é como testar a D800 em relação à D7100 e constatar que a primeira tem melhor sensor...

Qdo vc estiver em um museu e ver que vai precisar sair pela janela do prédio para poder enquadrar a sua imagem com a tela 75mm, aí sim a 35-100 "pouco nítida em ampliações do tamanho de uma parede inteira" vai dar aquela olhada e dizer "vai uma 35 até uns 75 aí, amigão"...  :ok:




Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Obrigado pela iniciativa mas já era meio esperado que a prime ganhasse. Só achei que faltou um comparativo mais "fair" pois na zoom usou um 1 stop a menos no ISO que acabou usando velocidades menores que também influenciam a nitidez em condições de fotografia sem tripé.

Contudo, acho que a 35-100 oferece um melhor custo benefício pois não é tão mais cara assim e oferece 2.8 entre 70 a 200 mm. Acho que compraria uma zoom ao invés dessa zoom.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Desculpem a franqueza, mas testar uma prime 75mm em relação a uma zoom 35-100 e constatar menor nitidez a 100% é como testar a D800 em relação à D7100 e constatar que a primeira tem melhor sensor...

Qdo vc estiver em um museu e ver que vai precisar sair pela janela do prédio para poder enquadrar a sua imagem com a tela 75mm, aí sim a 35-100 "pouco nítida em ampliações do tamanho de uma parede inteira" vai dar aquela olhada e dizer "vai uma 35 até uns 75 aí, amigão"...  :ok:


Com certeza, mas pelo que entendi, a idéia do teste é se para o uso DELE a troca vale a pena.
Se ele precisa de uma zoom, é por aí mesmo, mas que o teste não tem muito pé nem cabeça, não há duvida. É comparar uma prime "top" da Olympus com uma zoom "meia gama"


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr

Com certeza, mas pelo que entendi, a idéia do teste é se para o uso DELE a troca vale a pena.
Se ele precisa de uma zoom, é por aí mesmo, mas que o teste não tem muito pé nem cabeça, não há duvida. É comparar uma prime "top" da Olympus com uma zoom "meia gama"

Uau... que belo incentivo! Pra mim todo teste tem o seu propósito, mesmo que eu não concorde. Alguma conclusão sempre é possível se tirar, não acha? Mas pelo visto você não entendeu o meu propósito! Vamos lá, eu apenas quis ver como uma se compara com a outra, e não ver qual é melhor, pois isso todos sabemos. Eu só quis constatar a diferença! O que estarei ganhando, o que estarei perdendo se trocar de lente. Realmente, é um teste pra mim, mas achei que outros poderiam gostar de ver como aliás deixei claro, mas vejo que não foi o seu caso. Uma pena que achou sem pé nem cabeça... Afinal, quanto menos comparativos melhor... não é???
  vimeo     flickr     insta


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Ué, qual o problema no meu comentário ? É um teste que para o seu propósito serve, simples assim. Não estou criticando no sentido pejorativo, só comentando. Nosso colega TSouto foi justamente no ponto X.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2014, 22:44:33 por AFShalders »


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Obrigado pela iniciativa mas já era meio esperado que a prime ganhasse. Só achei que faltou um comparativo mais "fair" pois na zoom usou um 1 stop a menos no ISO que acabou usando velocidades menores que também influenciam a nitidez em condições de fotografia sem tripé.

Contudo, acho que a 35-100 oferece um melhor custo benefício pois não é tão mais cara assim e oferece 2.8 entre 70 a 200 mm. Acho que compraria uma zoom ao invés dessa zoom.

Sim, era de se esperar. A 75 é uma lente espetacular, não tenho dúvida. A diferença no ISO e velocidade foi uma falha minha, que corrigi depois, mas quando cliquei as primeiras não esperava publicar nada. Fiz relaxado, sem qualquer intenção. Daí quando olhei as imagens achei que tinha alguma consistência entre elas daí achei legal compartilhar, pena que alguns não curtiram muito. Também concordo com você que a 35-100 é melhor custo benefício, mas o preço delas é bem diferente U$900 x 1400, fora que a 75 é menor, mais fácil de entrar no cantinho da bolsa....
:)
  vimeo     flickr     insta


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Cara, ninguém está dizendo que não curtiu. Foram só algumas observações.  ;)