Autor Tópico: Aleatórias de férias.  (Lida 1043 vezes)

Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Janeiro de 2014, 00:17:14
1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.


9.


10.


11.


12.


rrrjsj36

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2014, 12:57:33
Muitas parecem estar sem assunto ou com uma composição ruim, procura treinar as "regras" de composição, esse site possui uns bons artigos sobre isso: http://www.entreculturas.com.br/category/fotografia/curso-de-fotografia/

Você também precisa se preocupar com o "fundo" das fotos, se a foto possui um fundo poluído, esse fundo acaba tirando a atenção do assunto principal, o efeito "bokeh" também pode ser muito útil para isso.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2014, 18:51:34
Muitas parecem estar sem assunto ou com uma composição ruim, procura treinar as "regras" de composição, esse site possui uns bons artigos sobre isso: http://www.entreculturas.com.br/category/fotografia/curso-de-fotografia/

Você também precisa se preocupar com o "fundo" das fotos, se a foto possui um fundo poluído, esse fundo acaba tirando a atenção do assunto principal, o efeito "bokeh" também pode ser muito útil para isso.

Infelismente só possuo a lente do kit da D3100, que é f/3.5-5.6. Na maioria das situações ela n entrega um bom bokeh. Mas esta entre meus planos adquirir ou uma objetiva prime f/1.8 ou uma zoom f/2.8.
Quanto ao link, mto obrigado. Ja estou lendo ele.  :ok:
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2014, 18:56:11 por Rafa_Meira »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2014, 19:36:32
Desfocar o fundo nem sempre é a solução dos problemas, apesar de entregar uma estética bonita. Recompor (procurar ângulos alternativos) ou retirar elementos do fundo e refazer a foto são outras soluções que resolvem o problema. Sei que o amigo rrrjsj36 teve a intenção de ajudar ao falar do bokeh, mas é importante conseguir trabalhar com o que se tem.
Um detalhe que é bobo mas talvez seja interessante são os títulos. Eu imaginava fotos de viagem, paisagens, etc, e confesso que fiquei meio decepcionado porque ao meu ver são fotos de um dia comum, sendo férias ou não rs
Espero que não leve a não as colocações...


rrrjsj36

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2014, 09:08:26
Desfocar o fundo nem sempre é a solução dos problemas, apesar de entregar uma estética bonita. Recompor (procurar ângulos alternativos) ou retirar elementos do fundo e refazer a foto são outras soluções que resolvem o problema. Sei que o amigo rrrjsj36 teve a intenção de ajudar ao falar do bokeh, mas é importante conseguir trabalhar com o que se tem.
Um detalhe que é bobo mas talvez seja interessante são os títulos. Eu imaginava fotos de viagem, paisagens, etc, e confesso que fiquei meio decepcionado porque ao meu ver são fotos de um dia comum, sendo férias ou não rs
Espero que não leve a não as colocações...

Sim, eu entendo isso, por isso disse "também pode ser útil", porque ele ajuda, mas é claro que nem sempre é possível por limitações da lente, ou do equipamento ou em condições que é necessário o uso de uma abertura menor, além de que, se o fundo continuar o poluído, com muitos elementos, muitas vezes o bokeh não é suficiente, ai se torna necessária a mudança do ângulo ou então como você falou retirar alguns elemento do fundo (se possível) :ok:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2014, 10:16:46
Oi Rafa! São fotos de detalhes, o que sempre nos obriga a ter um olhar mais detalhista não só com o tema, mas também com o fundo, como o Pedro falou. A 1 é interessante, mas não sei se a conversão poderia ter sido feita de forma diferente... deu-me a impressão de que usou filtro azul, deixando a folhagem toda mais para escura... tentou outras formas?
Da série, gostei do matinho da foto 4... o desenho dele é muito legal, mas o fundo matou a foto... não sei se reduzindo o zoom para aumentar a abertura do diafragma e chegando mais perto conseguiria um desfoque maior... (como na 2, onde usou dist. focal menor)
Das fotos de flores, fico com a 5, apesar do fundo parcialmente cinza ter quebrado um pouco a harmonia.
A 8 foi um bom exercício de silhueta.
Das da menina (sua filha?) a melhor para mim foi a 10, pelo fundo (novamente o fundo). Só faltou ter deixado o enquadramento certinho, só com a padronagem em listas da cadeira de praia como fundo, sem a parede e sem a armação da cadeira. Tente sempre ver a que prefere para postar, pois ficou repetitivo...
Fique atento também com os estouros das altas luzes... (fotos 3, 4, 9, 11 e 12)

Legal! Continue estudando e clicando e postando... :)


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2014, 00:40:18
Desfocar o fundo nem sempre é a solução dos problemas, apesar de entregar uma estética bonita. Recompor (procurar ângulos alternativos) ou retirar elementos do fundo e refazer a foto são outras soluções que resolvem o problema. Sei que o amigo rrrjsj36 teve a intenção de ajudar ao falar do bokeh, mas é importante conseguir trabalhar com o que se tem.u
Um detalhe que é bobo mas talvez seja interessante são os títulos. Eu imaginava fotos de viagem, paisagens, etc, e confesso que fiquei meio decepcionado porque ao meu ver são fotos de um dia comum, sendo férias ou não rs
Espero que não leve a não as colocações...

O fundo das fotos foram realmente um ponto complicado. Confesso q o ambiente q tirei elas n eram os mais favoráveis. Eu realmente nao tinha um fundo interessante para colocar na composição. O resultado por vezes acabou sendo ruim.
Coloquei também muitas fotos totalmente diferentes na mesma "barca". Vou evitar de fazer novamente. :D :D

Oi Rafa! São fotos de detalhes, o que sempre nos obriga a ter um olhar mais detalhista não só com o tema, mas também com o fundo, como o Pedro falou. A 1 é interessante, mas não sei se a conversão poderia ter sido feita de forma diferente... deu-me a impressão de que usou filtro azul, deixando a folhagem toda mais para escura... tentou outras formas?
Da série, gostei do matinho da foto 4... o desenho dele é muito legal, mas o fundo matou a foto... não sei se reduzindo o zoom para aumentar a abertura do diafragma e chegando mais perto conseguiria um desfoque maior... (como na 2, onde usou dist. focal menor)
Das fotos de flores, fico com a 5, apesar do fundo parcialmente cinza ter quebrado um pouco a harmonia.
A 8 foi um bom exercício de silhueta.
Das da menina (sua filha?) a melhor para mim foi a 10, pelo fundo (novamente o fundo). Só faltou ter deixado o enquadramento certinho, só com a padronagem em listas da cadeira de praia como fundo, sem a parede e sem a armação da cadeira. Tente sempre ver a que prefere para postar, pois ficou repetitivo...
Fique atento também com os estouros das altas luzes... (fotos 3, 4, 9, 11 e 12)

Legal! Continue estudando e clicando e postando... :)


Oi Pris, mto obrigado pelos comentários.
A foto 1 eu tentei outras conversões, mas confesso que essa com as folhagens escuras me agradou. Acabei deixando assim.
A 4 também me fiquei decepcionado com o fundo. Mas achoque não tinha nenhum outro ângulo bom pra dar um fundo melhor (ou até tinha, faltou visão, rsrs.)
A menina é minha filha, meu assunto preferido em fotografia (percebe-se pelos meus tópicos). Estou tentando expandir meus conceitos, embora ela ainda seja meu tema preferido. Os estourosem altas luzes também não chegam a me incomodar, principalmente em áreas secundárias e pequenas. Como comentei em outro tópico, acho q a perda de informações tanto em altas como em baixas luzes podem contribuir na fotografia.
Abraços e pode ter certeza que continuarei sendo chato e postando novas fotos.
 :) :)