Autor Tópico: Duvidas de Filmagem  (Lida 1467 vezes)

Daniel Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • http://imageshack.com/a/img30/2382/wkff.jpg
Online: 06 de Janeiro de 2014, 13:22:17
Boa tarde galerinha, estou me preparando pra gravar meu segundo video clip.
e estou com uma dúvida em relação a lente, 50mm seria a ideal pra isso?
pretendo usar 3 cameras, qual seria o melhor setup pra um set com 3 camera?
qual seria o tempo ideal pra exibição de cada camera?

se alguém tiver qualquer materia pra estudo...
pow deixa o link ou passa por email...
enfim
vlw msm assim
abraços


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2014, 00:23:52
Então, mas ai vc tem que ser de acordo com o plano de filmagem, normalmente tem o tal papel da direção de arte e de fotografia, que são as cabeças que decidem como serão os enquadramentos, o posicionamento da câmera, a linguagem e a estética das cenas. As lentes serão definidas de acordo com um planejamento prévio, a decisão de qual lente usar lente deve respeitar a estética que se pretende nas cenas.

É difícil recomendar alguma coisa de maneira genérica...
Conhecimento importa mais que equipamento.


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2014, 01:05:44
Daniel, a melhor resposta é "depende".

Depende de como vai ser o clipe, onde será. Espaço, recursos, tempo, pessoal.

Já que serão 3 câmeras, é legal ter uma grande angular e uma 50mm, por exemplo, e a outra fica à sua escolha.

Em relação ao posicionamento das câmeras e às cenas e enquadramento também depende muito de como vc quer que saia o clipe. É legal ter tudo roteirizado e conversado com a banda, ouvir e dar opiniões.

É só vc que vai operar as 3 câmeras? Se sim, então em relação ao tempo que cada câmera vai gravar, deixe pelo menos duas gravando sem parar.
Dá pra vc deixar uma com uma lente grande angular estabilizada em algum canto, uma com uma lente de distancia focal menor estabilizada num outro tripé e uma para vc fazer movimentos (na mão, ou com slider, essas coisas). Mas isso não impede que vc mexa no posicionamento das outras duas.

Como eu disse antes, depende muito da linguagem e estética do video, de como vc quer que fique, e como Lindsay bem disse, é difícil recomendar assim de uma maneira genérica.

É legal planejar e chegar lá sabendo muito bem o que fazer, e deixar que o momento dê vez às espontaneidades, que sempre ocorrem e quando vc está seguro do que está fazendo, fica sempre legal as ideias que surgem na hora!  8-)


Arumo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • OMURA
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2014, 23:15:27
Concordo com o Gabs,

Tudo vai depender do seu roteiro e direção!!!
Se ainda não tem um projeto, pense nas cenas e veja alguns clipes para ter a noção e saber a necessidade de lente de cada cam.
Se for gravar tipo cruzado de uma vez, duas 24x70 e uma 70x200 para detalhes, ou uma Grande angular e duas 24x70, ou duas 70x200 e uma 24x70,
ou até mesmo 2x 50mm e uma 14mm.
Veja que é bem relativo, então pense no que você tem em mãos, o orçamento para locação de lentes e equipamentos.

Abraços,

http://www.omura.com.br