Autor Tópico: P&B melhor resultado...  (Lida 2074 vezes)

kurtz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 12 de Janeiro de 2014, 17:35:21
Olá pessoal! Dúvida: qual o melhor resultado, fotografar em RAW com os ajustes da máquina (Nikon D3200) já configurados para PB? ou manter as configurações para cor e transformar a foto posteriormente em PB no programa (View NX2) ? Obrigado, de antemão...! ( :assobi: espero que minhas dúvidas façam sentido...)


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2014, 17:48:45
Se você está usando raw, tanto faz. A D3200 não tem capacidade de tirar foto em PB verdadeiro.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2014, 17:49:14 por Kokimoto »
D600 - E-M10


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2014, 18:00:44
Se você está usando raw, tanto faz. A D3200 não tem capacidade de tirar foto em PB verdadeiro.
2x. Agora fiquei curioso. Alguma câmera fotografa RAW em P&B?


Mesmo que apareça P&B na tela, a imagem é o que seria o P&B jpeg da câmera. No computador o RAW vai sair colorido.

A melhor opção sempre é converter o RAW em P&B fora da câmera, com ajustes nos canais de cores, contraste, etc.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2014, 18:04:00
Agora fiquei curioso. Alguma câmera fotografa RAW em P&B?


Se não me engano, somente a Leica Monochrom!

Como ele vai usar o ViewNX, já carrega P&B no computador sim, mas é como falamos: o resultado de converter na máquina ou no programa é o mesmo!  :ok:
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2014, 18:06:46 por Kokimoto »
D600 - E-M10


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2014, 18:05:48
Se não me engano, somente a Leica Monochrom!

Nem sabia que isso existia.

Obrigado pela informação! :ok:


kurtz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2014, 18:25:46
Obrigado pela participação e esclarecimentos. Eu estava um pouco confuso, pois a máquina oferece configurações para fotografar em P&B. Valeu pessoal!


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2014, 18:48:26
Não sou conhecedor profundo de câmera, mas a Leica deve reproduzir como num filme P&B

Não compensa trabalhar em DSLR em P&B, melhor fotografar em cor,  transformar aonde for e matar algumas cores para ter contraste.

Fotografar em P&B/película exige filtro colorido, bem pelo menos era assim  :ok:




Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2014, 20:45:19
Não sou conhecedor profundo de câmera, mas a Leica deve reproduzir como num filme P&B

Não compensa trabalhar em DSLR em P&B, melhor fotografar em cor,  transformar aonde for e matar algumas cores para ter contraste.

Fotografar em P&B/película exige filtro colorido, bem pelo menos era assim  :ok:

Eu também acho. Na verdade eu tenho a D90 e nunca fiz esse teste. Apenas fotografei em PB na antiga Sony H (esqueci a numeração ahushauhas) para testar e não gostei do resultado.

Prefiro muito mais fotografar colorido e depois transformar ela em PB. Ainda pq se em PB aquela foto não combinar, tem a colorida como reserva. O Lightroom é um excelente "conversor". Mas da pra se fazer isso muito bem no PS. A diferença é que no LR tem como fazer vários ajustes :)

E na realidade foi assim que aprendei tambem :)
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2014, 20:46:04 por Danilo_cs »


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2014, 22:21:26
O Lightroom é um excelente "conversor". Mas da pra se fazer isso muito bem no PS. A diferença é que no LR tem como fazer vários ajustes :)


Não existe nada que você faça no Lr que não possa fazer no Ps. Inclusive, acredito que essa sua informação seja ao contrário, tem coisas que o Ps faz e o Lr não. É só uma questão de organização da interface.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2014, 22:38:27
Assim oh, o RAW é um negativo digital, ele sempre carrega as informações de cor e não pode ser modificado. Sobre esse arquivo são aplicados parâmetros que o transformam em uma foto visível no computador ou no LCD de sua câmera.

Na Nikon 3200 tanto faz, se vc fotografou em RAW apesar de ele não poder ser modificado, os parâmetros que são aplicados sobre o RAW, estes sim podem ser modificados a sua vontade posteriormente, quando vc exporta a foto, o JPG final é o resultado da interação entre o RAW e esses parâmetros. Um dessas regulagens é que a foto seja monocromática, ou sem nenhuma saturação de cor.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2014, 22:43:04 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.