Autor Tópico: Portfolio para impressionar  (Lida 2725 vezes)

barcez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 13 de Janeiro de 2014, 12:59:05
Fala galera, tenho portfolio em pasta e online, impressões legais e tal, mas queria saber de algo top, separei uma grana razoável pra um portfolio de 20 a 30 fotos, mas estava pensando num album com a melhor impressão, ou como um livro mesmo, algo que gritasse qualidade, vejo muitos portfolios q não sei como vendem, especialmente aquelas pastas com fotos coladas (meu caso) não sei se passa a melhor impressão não, parece algo amador ou pelo menos passei a ter essa impressão depois de u tempo, me lembra aqueles fotografos de sobreloja (sem ofensa a ninguém hein  :D)

alguém já imprimiu com o spositom que vejo sempre aqui (q parece saber das coisas)? e no ADI em sampa? Se vcs não tivesses limite de grana  :shock: e tivessem que realmente impressionar com um portfolio físico o que fariam hj?

valeu  ;)

ps - não me venham falar na qualidade das fotos hein  :doh:
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2014, 13:06:33 por barcez »


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2014, 13:12:45
Eu sempre pensei em muita qualidade com algo fácil de revisar, talvez vc possa estar comprando uma capa em couro bem cara e resistente que dê para adicionar páginas ou remover, como um "fichário", más algo bonito e que suporte 100 fotos ou mais. Assim, imprimo só aquela foto que gosto e adicionono album...eu vou fazer assim.

Se quiser mais qualidade, procure o Everton Rosa no facebook, ele entende muito


mjeffbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2014, 19:22:03
também gostaria de uma indicação boa em sp, adi eu sei que não faz

:snack:
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 19:22:38 por mjeffbr »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2014, 22:28:46
Fala galera, tenho portfolio em pasta e online, impressões legais e tal, mas queria saber de algo top, separei uma grana razoável pra um portfolio de 20 a 30 fotos, mas estava pensando num album com a melhor impressão, ou como um livro mesmo, algo que gritasse qualidade, vejo muitos portfolios q não sei como vendem, especialmente aquelas pastas com fotos coladas (meu caso) não sei se passa a melhor impressão não, parece algo amador ou pelo menos passei a ter essa impressão depois de u tempo, me lembra aqueles fotografos de sobreloja (sem ofensa a ninguém hein  :D)

alguém já imprimiu com o spositom que vejo sempre aqui (q parece saber das coisas)? e no ADI em sampa? Se vcs não tivesses limite de grana  :shock: e tivessem que realmente impressionar com um portfolio físico o que fariam hj?

valeu  ;)

ps - não me venham falar na qualidade das fotos hein  :doh:

Opa Blz?

Antes, obrigado por lembrar :ok: :ok:

Colega, aqui no fórum passo as informações que sei, como muitos colegas e se precisar de algo mais, me manda uma MP :ok: :ok:

A melhor impressão é a giclée, por seu gamut de cor, longevidade, resolução em grandes tamanhos, etc

Na impressão em giclée é possível utilizar vários substratos, como papel fotográfico (brilho, fosco, satin) e os papeis especiais (fine art)

Qual seria o publico alvo do seu portifólio? Papeis fine art são ducar**** (desculpe moderação, não achei outro predicado) mas por ser um produto seleto, tem publico idem. Outra coisa importante, um papel fine art só tem importância se emoldurado com produtos certificados e a obra ser controlada, sem reprodução tipo Romero Britto, então uma obra 60x90 com 10 tiragens vale mais que uma 60x90 com 100 tiragens, caso contrário sua obra só vai ser cara por causa do papel onde sua real função é somente agregar valor a obra.

Ai pra imprimir em fine art acredito precisar de no minimo duas coisa: ter monitor calibrado e conhecer os papéis.

Por exemplo um fine art Baryta é muito indicado para fotos em P&B com tons de cinza bem escalonado e branco denso entre outras tantas particularidades que só vendo.

Depois disso vc baixa o perfil do papel e faz os acertos  se precisar

Outra opção mais simples seria trabalhar com um target de impressão (caso não tenha o monitor calibrado),  no gamut AdobeRGB ou o perfil de cor no papel fotográfico

Definiu o substrato para impressão vai precisar do portfólio

Uma boa opção seria a utilização de passe-partout, desta forma ninguém taca o dedão na impressão e proteção mecânica, claro

Depois existem caixas em cartonagem, madeira em marchetaria, pastas em couro e etc

Se for colocar em álbum o ideal que seja o tradicional, pra poder trocar. Tenho um amigo que trabalha com isso, feito a mão, algo de outro mundo, em couro com relevo no tamanho 30x30 foi vendido a R$750,00 (só não lembro a quantidade de paginas) a um ano atrás mais ou menos. Se não for mudar as fotos  os álbuns fine art são bem interessantes mas esses só são impressos em Photo Rag que é um papel bonito e versátil mas é um só tipo.

Fornecedor de fine art tentaria a Gicleria, do Lucio

Estou montando meu portfólio agora, alás vou lá no papo furado miguelar umas fotos pra isso (com os devidos créditos claro) :assobi: :assobi:

Abs

Marcio












barcez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2014, 23:44:40
A melhor impressão é a giclée, por seu gamut de cor, longevidade, resolução em grandes tamanhos, etc

Então giclée será  :ok:



Qual seria o publico alvo do seu portifólio?

na verdade o público que tiver mais $$$, obviamente que nem sempre teremos o melhor contato, mas impressionar qualquer um é a minha intenção, ainda que eventualmente uma pessoa mais simples não consiga perceber a diferença da qualidade num mundo concorrido desses infelizmente temos que gastar  :(


Ai pra imprimir em fine art acredito precisar de no minimo duas coisa: ter monitor calibrado e conhecer os papéis.

nenhuma das duas  :(


Uma boa opção seria a utilização de passe-partout, desta forma ninguém taca o dedão na impressão e proteção mecânica, claro

passe partout sem dúvido, disso eu sabia pelo menos  :D


Depois existem caixas em cartonagem, madeira em marchetaria, pastas em couro e etc

Fornecedor de fine art tentaria a Gicleria, do Lucio

o lucio aí faz album em fine art, é isso? tem uma ideia de preço? agradeço muito as informações, mas continuo um pouco confuso, o que vc faria márcio?



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2014, 01:33:53
O grande divisor de águas é o publico alvo.

Não sei, to meio sem saber mesmo mas acho que não é a primeira vez que vejo essa preferência por cliente com $$$$

Pra vc ter ideia de valores um álbum fine art de R$1500 a R$2000. Impressão: metro quadrado  esta em torno de R$400 a R$600,  e como falei se for emolduar (padrão museu mesmo) com vidro cristal de 3 a 4 vezes o valor de uma foto convencional, dependendo do tamanho do PP, etc sem estrutura para certificação ou catalogar

Portfólio é uma coisa que falta pra muito fotógrafo e se você quer investir nisso ótimo, garanto que esta um passo a frente e se for variado, melhor ainda.

Não sei com o que trabalha mas se for eventos, tenha na mão photobook, quadro emoldurado, uma impressão em canvas  ou papeis especiais. As vezes aquele cliente que vc atendeu bem no aniversário de 12 anos da filha, vai te chamar pro de 15 da filha mais velha... eles começam a ver como o fotografo da família ou um grande fornecedor.

Eu começaria com algo bonito impressão em giclée, P&B puro, no PP, estojo legal, alguns fine art mais tradicionais pra todos os gostos e bolsos. Não sou um profundo conhecedor de mercado mas acredito que seja melhor ganhar um cliente que uma venda, se for somente com fine art na mão e não vender por valor, alguém aparece com um mais em conta e fecha.

Comercial/venda é igual a sexo, se não fizer direito outro no seu lugar aparece e faz :doh:

Abraço

Marcio





« Última modificação: 15 de Janeiro de 2014, 01:36:40 por spositom »


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2014, 10:16:16
Olha, se quer impressionar tem que gastar. Mas se não tiver afim de gastar, tenta alguns da Digipix, os mais tops da Digipix são bem em conta, e bem bacana o acabamento, como por exemplo o timber tem um papel mais emcorpado (720g) - não chega a parecer um papelão, mas não tem aquela pegada fina como revistinha. Eles pecam um pouco pois a capa é um pouco simples.... Mas assim, os da Digipix não são lá grandes álbuns, mas foi o melhor custo x benefício que encontrei até hoje. Se alguém tem algo melhor para indicar, nesse caso, preocupando também com o custo  x benefício obviamente, eu aceito indicações!
Caso queira gastar um pouco mais, tem os álbuns da Viacolor que são muito bons. Descobri recentemente também a Floricolor, é de Portugal, a impressão deles é incrível, cores vibrantes, papeis e acabamentos diferentes (vi pelo site) estou pensando em pedir um álbum de cada lugar pra montar meu portfolio de álbuns, (um da digipix, um da viacolor, e um da floricolor) assim tenho 3 diferentes modelos, de estilos, acabamentos e papeis diferentes para o cliente escolher, e também servirão como portfolio. Dá uma olhada nestes sites que falei. Creio que a Digipix ganha em custoxbenefício, emquanto a Viacolor ganha em qualidade, e a Floricolor ficará com o prêmio de "acabamentos diferentes" (veja no site deles, o álbum vintage...)


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2014, 15:48:13
te recomendo o Lucio da Gicleria tb.. www.gicleria.com.br
conversa com ele e pede umas amostras dos papéis...