Autor Tópico: Qual sua película 35mm preferida?  (Lida 13922 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #45 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 21:36:42
Não gosto de nenhum filme cianogênico, especialmente se for ampliado em papel colorido... ugh !
Se for escanear e tratar depois, ai qualquer um serve.
Pensei que cianogênico fossem aqueles filmes com tom azulado, e que esses Kodak BW400C e Ilford XP2 fossem P&B.

Acabei comprando um BW400CN junto com outros pelo Ebay.

Ps.: Depois estou pensando em comprar alguns P&B diferentes para ver qual gosto mais... Fiquei na dúvida entre:
* T-MAX 400
* Tri-X (esse já usei, gostei muito)
* Ilford HP5
* Ilford Delta 400
* Fuji Neopan 400
* Rollei RPX 400

Dos que já usou, qual gostou mais? Se eu fosse usar tudo isso, compraria todos para decidir qual gosto mais.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, 21:43:07 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #46 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 05:05:09
Pensei que cianogênico fossem aqueles filmes com tom azulado, e que esses Kodak BW400C e Ilford XP2 fossem P&B.

Acabei comprando um BW400CN junto com outros pelo Ebay.

Ps.: Depois estou pensando em comprar alguns P&B diferentes para ver qual gosto mais... Fiquei na dúvida entre:
* T-MAX 400
* Tri-X (esse já usei, gostei muito)
* Ilford HP5
* Ilford Delta 400
* Fuji Neopan 400
* Rollei RPX 400

Dos que já usou, qual gostou mais? Se eu fosse usar tudo isso, compraria todos para decidir qual gosto mais.

http://www.ilfordphoto.com/products/product.asp?n=11

http://wwwuk.kodak.com/global/en/professional/products/films/bw400cn/main2.jhtml?pq-path=13402

RPX vendido hoje nao eh a mesma formula do vendido no passado, entao eh um pouco diferente do resultado que vc ve nas fotos antigas.

HP5 tem grande tonal renge  e latitude.
Delta 400 tem um perfeito balanco de tonalidades entre claros e escuros.
Neopan tem uma super baixa reciprocity failure.

Entao, vc pode gostar de todos eles para tipos de fotos diferentes, sendo que o HP5 eh o indicado para uso geral por causa da descricao dada.

Tem tambem o Kentmere que eh da Ilford, super barato e um tanto quanto ruidoso para quem gosta.

Tmax e TriX eu nao gosto entao nada a declarar.



Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #47 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 08:09:38
RPX vendido hoje nao eh a mesma formula do vendido no passado, entao eh um pouco diferente do resultado que vc ve nas fotos antigas.

HP5 tem grande tonal renge  e latitude.
Delta 400 tem um perfeito balanco de tonalidades entre claros e escuros.
Neopan tem uma super baixa reciprocity failure.

Entao, vc pode gostar de todos eles para tipos de fotos diferentes, sendo que o HP5 eh o indicado para uso geral por causa da descricao dada.

Tem tambem o Kentmere que eh da Ilford, super barato e um tanto quanto ruidoso para quem gosta.

Tmax e TriX eu nao gosto entao nada a declarar.

Legal! Estou querendo pegar uns 3 diferentes... Acho que vai ser HP5, T-MAX e Neopan.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #48 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 13:21:46
Kodak
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #49 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 23:42:02
Comprei um Ilford HP5 e um TMAX 400, e gostei muito do resultados deles, mas o Tri-X continua sendo meu preferido. Agora fechei a compra de mais uns rolos, e tá vindo um Neopan 400. Mais um P&B pra coleção.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


peter70

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 02 de Março de 2014, 11:49:58
Tri X 400
Neopan 400
Olympus OM-1n / Olympus OM-2n / Olympus 35 SP / Olympus 35 RC / Olympus Trip 35


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #51 Online: 04 de Abril de 2014, 08:31:27
Bom dia

Estou aqui a fazer uma encomenda de película e precisava da vossa ajuda:

P&B:

AGFAPHOTO ROLO P/B APX PRO 100 – 135/36 vs KODAK ROLO P/B T-MAX 100 - 135/36 vs KODAK ROLO P/B TRI-X 400 - 135/36

Cor:

AGFAPHOTO ROLOS COLOR VISTA 200 - 135/36 vs FUJIFILM ROLOS COLOR SUPERIA 200 - 135/36

Com qual gostam mais de fotografar? No P&B sei que coloquei um ASA400 a comparar com ASA100, mas como vou usar muito no exterior não sei qual será mais polivalente.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #52 Online: 04 de Abril de 2014, 16:34:22
Bom dia

Estou aqui a fazer uma encomenda de película e precisava da vossa ajuda:

P&B:

AGFAPHOTO ROLO P/B APX PRO 100 – 135/36 vs KODAK ROLO P/B T-MAX 100 - 135/36 vs KODAK ROLO P/B TRI-X 400 - 135/36

Cor:

AGFAPHOTO ROLOS COLOR VISTA 200 - 135/36 vs FUJIFILM ROLOS COLOR SUPERIA 200 - 135/36

Com qual gostam mais de fotografar? No P&B sei que coloquei um ASA400 a comparar com ASA100, mas como vou usar muito no exterior não sei qual será mais polivalente.
Escolha de filme eh algo mais pessoal. Depende do seu gosto da caracteristica deles. O melhor que vc faz en ler as caracteristicas dos filmes que vc esta cogitando e procurar exemplos na internet.

Nesse site por exemplo vc coloca o nome do filme na pesquisa e vc ve exemplos de imagem feitas com ele: http://filmdev.org/


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #53 Online: 04 de Abril de 2014, 18:16:50
Escolha de filme eh algo mais pessoal. Depende do seu gosto da caracteristica deles. O melhor que vc faz en ler as caracteristicas dos filmes que vc esta cogitando e procurar exemplos na internet.

Nesse site por exemplo vc coloca o nome do filme na pesquisa e vc ve exemplos de imagem feitas com ele: http://filmdev.org/

Muito obrigado pelo link. Não conhecia e é muito interessante


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 23 de Maio de 2014, 16:54:03
putz, às vezes o cara não pode falar algo do tipo "para bom entendedor, meia palavra basta" que já leva um sarrafo!

só usei o Fuji Neopan Across 100* uma única vez, e já percebi que não é o meu tipo de filme (sem necessidade de super mega estudos para isso, há uma coisa chamada feeling, e eu acredito muito nisso - mas não estou tirando a importância de um estudo aprofundado de 6 meses):
https://www.flickr.com/photos/julianoverardi/tags/fujineopanacros100/

sou muito mais o Fuji Neopan 400*:
http://www.flickr.com/photos/julianoverardi/tags/fujineopan400/


Puerto Quijarro, Bolívia | Fuji Neopan 400 @ 800 + Minolta XG-M | © 2014 Juliano Verardi | Câmera Cega | www.cameracega.com

usei os Ilford e não achei o máximo, mas usaria de novo sem problema algum (assim como o Across 100):

Ilford PAN 400*
https://www.flickr.com/photos/julianoverardi/tags/ilfordpan400/

Ilford Delta Professional 3200*
https://www.flickr.com/photos/julianoverardi/tags/ilforddeltaprofessional3200/

Ilford XP 2 Super 400**
https://www.flickr.com/photos/julianoverardi/tags/ilfordxp2super400/

* todos os filmes foram revelados por mim em D-76 em CNTP
** p&b com revelação C-41 em minilab


Quando contei minha experiência com o Acros 100 fiz questão de que ficasse claro que foi a única vez que tive oportunidade de usá-lo (o que infelizmente não ficou). Como disse, não tive outras oportunidades por não encontrar mais ele à venda. Gostaria de testá-lo em condições mais variadas, já que quando o utilizei estava praticamente em uma situação ideal. O céu estava limpo, um dia de sol pleno em Junho aqui no RJ, num horário entre 8h às 11h, sem o uso de filtros e em exposição normal. Quando terminei o filme não podia revelar por mim mesmo então levei ele no Speed Lab, um dos poucos laboratórios de confiança que ainda fazem PB no RJ, não solicitei puxadas ou um processo de revelação específico, até porque não soube o que pedir já que não conhecia o filme e nem seu comportamento nos diferentes processos de revelação.
 Considerei as condições de exposição desse rolo como ideais para um teste padrão, já que tinha condições de luz excelentes para um filme 100 e exposição padrão 0 e um processo de revelação específico realizado pelo laboratório que acredito ter usado o mais indicado pelo fabricante.


Braga, não levo a mal seu comentário e nem tenho motivo pra ofendê-lo já que em nenhum momento me senti desrespeitado com seu comentário. De fato, me expressei de forma superficial. Deveria ter entrado em detalhes sobre em que condições estava quando cheguei a esse resultado. Sei da gama de resultados que pode-se obter na variedade de processos de revelação, mas no meu caso usei o Fuji em condições quase perfeitas, bem cru mesmo. Ele me deu pretos muito escuros, cinzas sem contraste e brancos muito claros, muito nítido e zero de grão. Usaria ele nessas mesmas condições outras vezes para tentar obter esse mesmo resultado.
 Não se engane, não sei muito de fotografia. Respeito quem faz, mas não me interesso em passar metade de um ano em um estudo profundo sobre a latitude de um rolo de filme. Sou o cara que carrega a K1000 com um rolo, dispara, põe pra revelar e vê no que dá. Não sou cientista só gosto de fotografar de vez em quando. Gosto das coisas nas suas formas mais simples.
 Errei na escolha das palavras, relendo percebi que definindo acabei limitando o filme naquelas características que apresentei, mas não disse em que condições estava e não considerei que os resultados podem ser muito variados. Não era um tese ou um grande estudo sobre o comportamento do filme, era só a primeira impressão que tive ao ver minhas fotos.
 Me desculpem o comentário infeliz, tem muita gente aqui que se dedica em conhecer a fotografia a fundo e eu respeito isso. Às vezes o fato de alguém tecer um comentário superficial atinge essas pessoas e é perfeitamente compreensível que haja a discussão.

Acredito aqui que qualquer comentário é válido e o seu com certeza foi para perceber que usei as palavras erradas e acabei fazendo um julgamento precipitado, limitado e inexperiente.

Retificando minha resposta ao tópico:

Até hoje o que mais gostei foi o Fuji Neopan Acros 100. Só o usei uma única vez, de uma forma bem genérica ele me deu um grão quase imperceptível, tons escuros bem profundos, os brancos num limite quase estourado e os cinzas sem contraste nenhum. Pra quem usá-lo como usei  pode achar o contraste nos meios tons bem fracos. Mas ficou bem bonito o contraste do brancão e do pretão. É uma pena não encontrá-lo mais disponível, adoraria carregar a K1000 com ele e ir tirar umas fotos por aí e em outras condições só pra ver como ele é de fato em outras condições, talvez até dê umas puxadas ou, ousando mais um pouco, use um outro revelador. Nada muito trabalhoso, só fotografia mesmo!  :ok:
« Última modificação: 23 de Maio de 2014, 17:01:49 por Câmera Cega »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 26 de Maio de 2014, 00:12:42
EKTACHROME  64 .... fantastico
KODAK TRIx .............. puxado 2x
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #56 Online: 26 de Maio de 2014, 03:54:19
No momento Fomapan 400 tem sido meu filme preferido.
Ainda usa formula antiga, ter super nitidez e bom contraste, tambem otima latitude.
E o melhor de tudo, eh ridicularmente barato.


35mm • Fomapan 400 at 1600 • Rodinal

Eu ainda nao experimentei Fomapan 200 e nem o 100, mas ouco otimos comentarios sobre o 200 ser muito bom para retratos.

Eu ja subistitui o Kentmere 400 pelo Fomapan 400 para fotos de rua. E penso que vou subistituir on Delta 100 pelo Fomapan 200 para retratos e Fomapan 100 para paisagens.

E mantenho o PanF 50 para retratos tambem, pq assim fico com duas opcoes. PanF que rende um resultado mais cremoso e soft e Fomapan que rende mais nitidez. E ambos tem otimo contrast, tonalidade e textura boa principalmente para pele em retratos.

O unico lado a baixo do PanF esta na baixa latitude... mas nada alem disso.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #57 Online: 26 de Maio de 2014, 07:15:43
O unico lado a baixo do PanF esta na baixa latitude... mas nada alem disso.
No meu uso, o único defeito do PanF 50 é a conta de luz! :ok:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #58 Online: 26 de Maio de 2014, 07:34:17
No meu uso, o único defeito do PanF 50 é a conta de luz! :ok:

Para fotos de interior?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #59 Online: 26 de Maio de 2014, 07:39:03
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr