Autor Tópico: Qual sua película 35mm preferida?  (Lida 13924 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 13 de Janeiro de 2014, 22:23:25
Fala pessoal,
É minha primeira vez comprando filme 35mm e fiquei perdido com tantas marcas e tipos... Então, como diz o título do tópico, qual sua película 35mm preferida?

Bom, minhas escolhas foram:
* Kodak Tri-X 400 (P&B)
* Ilford Delta 100 (P&B)
Escolhi o Kodak Tri-X porque vi no site da Kodak que algumas várias fotos do Sebastião Salgado foram feitos com ele, então fiquei com vontade de experimentar, e o Ilford Delta 100 porque queria um com ISO (ou seria ASA o correto?) mais baixo e colorido, mas não atentei que ele era P&B na hora da compra.

Vou usá-los na minha Pentax MX + Pentax 50mm 1.4 que estão pra chegar...

Ps.: Confesso que não faço ideia do que significam essas siglas "PAN", "DELTA", "TX" "TMAX", dentre outras... Se alguem souber :D
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2014, 22:31:41
Dos que eu experimentei até hoje, meu filme preferida é o Fuji Superia 400. Ele tem cores bem saturadas e bonitas. O Kodak Ektar 100 também é massa e segue essa linha de cores bem definidas.

Ainda quero experimentar alguns slides, como o Provia e o Velvia, mas estes são mais caros e pra revelar também é mais difícil.

Rafael, com relação aos que tu citou (Ilford e o Tri-X), não sei se gosto deles, pois me parecem ter baixo contraste, apesar de isso não aparecer nas fotos do Salgado (acho que é na ampliação que ele muda isso). Mas enfim, nunca experimentei eles pessoalmente.
fkuhne.tumblr.com


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2014, 22:33:04
 :snack:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2014, 22:46:23
Acompanhando também. Esses dias animei de voltar a tirar com filme!
D600 - E-M10


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2014, 00:47:02
Não posso te falar como estão os filmes cor porque faz séculos que não fotografo com filme colorido. Voce não disse se vc mesmo revela ou manda revelar, mas...

Dos que eu tenho usado e comprovei a qualidade:

TMax100 - grão fino, gama dinâmica excelente,
Fomapan 100 e 200 ISO - excelente filme, mas cuidado com a reciprocidade, principalmente no ISO 200.
FP4 Plus: grãozudo pro ISO, mas filme com pretos fortes, densos, lindos.
Fuji Across 100 - Grão finíssimo, nenhuma reciprocidade, gama de cinzas infinita, meu ISO 100 preferido pra fotos com detalhes.
HP5 Plus: Excelente filme, ISO 400, bom de "puxar" até ISO 1600. Grão fino, lembra o Tri-X, porém mais leve.
TriX 400/320: Esse vc já conhece...
Shanghai 35mm ISO 100 - uma merda pra revelar, solta tinta mais que um polvo, gelatina mole, mas se vc acerta a mão, dá resultados excelentes. Uso ele em 120 e 4x5 tbém.

Abs,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2014, 00:48:36
Rafael,

Não sei se você sabe, mas esses PBs que você citou são processo D76,  diferente do que tem nos laboratórios comuns. Você ja tem algum lugar para revelar PBs?
Uma alternativa é o Kodak BW400CN que é PB mas é revelado em C41, usado nos laboratórios comuns.

ah sim! Meu filme PB preferido atualmente é o Fomapan !


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2014, 02:10:03
Eu já usei alguns, mas o que me deu melhores resultados, até agora, foi  o Agfa APX 100. Achei uma coisa linda...

Estou muito afim de arrumar uns rolos de TRI-X 400 pra brincar de puxar pra 1600 e além com Rodinal stand, mas antes tenho que gastar o rolo de 30m que tenho de T-MAX 100 vencido aqui em casa.  :D


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2014, 09:32:31
Já testei o Tri-X em 35mm, e daí o HP5+ e o Fuji Neopan 400 em 120.

O Tri-X me deu muito mais contraste do que esperava, gostei muito do Neopan. Já o HP5+ parece ter ficado no meio termo (tendendo levemente pro lado do Tri-X).

O próximo que pretendo testar é o BW400CN.

Mas o que queria testar MESMO são os Kodaks Portra e Ektar. Só que infelizmente é praticamente impossível de encontra-los por aqui e quando se encontra o preço é impraticável...

Aliás... se alguém souber de algum caminho ou tiver algum contato pelo qual possa comprar esses filmes eu ficaria extremamente agradecido!
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 09:56:47 por l.augusto.est »
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2014, 10:20:52
Mas o que queria testar MESMO são os Kodaks Portra e Ektar. Só que infelizmente é praticamente impossível de encontra-los por aqui e quando se encontra o preço é impraticável...

Aliás... se alguém souber de algum caminho ou tiver algum contato pelo qual possa comprar esses filmes eu ficaria extremamente agradecido!

Compra desse cara aqui no Ebay, ele é garantido ;)  http://www.ebay.com/sch/films-festival/m.html?_nkw=&_armrs=1&_ipg=&_from=

Tem esse também: http://www.ebay.com/sch/cliffchuk/m.html?_nkw=&_armrs=1&_ipg=&_from=


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2014, 13:50:34
Rafael,

Não sei se você sabe, mas esses PBs que você citou são processo D76,  diferente do que tem nos laboratórios comuns. Você ja tem algum lugar para revelar PBs?
Uma alternativa é o Kodak BW400CN que é PB mas é revelado em C41, usado nos laboratórios comuns.
A câmera e os filmes ainda não chegaram, talvez só no final do mes porque foi tudo via PAC. Mas eu não faço ideia de o que é D76 ou C41 :aua: Vou googlar.

Aqui na minha cidade não tem nenhum lugar que revele filmes, então pensei em mandar com um amigo que vai pra SP ou mandar por Correios pra algum lab que aceite.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2014, 13:58:57
A câmera e os filmes ainda não chegaram, talvez só no final do mes porque foi tudo via PAC. Mas eu não faço ideia de o que é D76 ou C41 :aua: Vou googlar.

Aqui na minha cidade não tem nenhum lugar que revele filmes, então pensei em mandar com um amigo que vai pra SP ou mandar por Correios pra algum lab que aceite.

Falei D76 mas quis dizer revelação de filme PB (apesar de que é o revelador + usado). C41 é o processo de revelação de fotos coloridas (o mais comum em minilabs). E6 é o processo de revelação de cromos.
Bom, como vai ser pelo correio é mais fácil.

Aqui tem uma lista de labs: http://www.queimandofilme.com/links/onde-revelar/ 
Não está na lista, mas eu mando revelar na Speedlab do Rio de Janeiro.

Abraços,



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2014, 14:18:13
Eu gosto do Velvia 50 tanto 135 quanto 120... Ilford PAN F 50 também é muito bom, Tri-X eu comprei um agora.
Para retratos O Kodak Portra 160.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2014, 15:49:09
Compra desse cara aqui no Ebay, ele é garantido ;)  http://www.ebay.com/sch/films-festival/m.html?_nkw=&_armrs=1&_ipg=&_from=

Tem esse também: http://www.ebay.com/sch/cliffchuk/m.html?_nkw=&_armrs=1&_ipg=&_from=


Já haviam me indicado o primeiro.

Só não compro com algum deles pela minha desgraçada limitação de não possuir um cartão internacional =]
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2014, 21:19:48
Depende para o que

- Uso geral positivo: Fuji Provia 100F ou 400X

- Uso geral negativo colorido: Fuji Superia (o bom mesmo que era o Agfa Ultra 50 já era) e eventualmente Kodak Ektar 100

- P&B Negativo: 70% Kodak Tri-x. Gosto do grão e do contraste. Para casos especiais o Ilford Delta 100. Se não achar nenhum dos dois me viro com o Kodak Tmax


Guilherme Ambrosio

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2014, 14:23:22
Até hoje o que mais gostei foi o Fuji Neopan Acros 100. Me deu um grão quase imperceptível, tons escuros bem profundos, os brancos num limite quase estourado e os cinzas sem contraste nenhum. Pra quem busca mais contraste nos meios tons pode ficar meio frustrado, mas  o peso que ele dá nos extremos do histograma são o que dão o diferencial. Só tive uma oportunidade de usá-lo, nunca puxei ou usei em condições de iluminação não tão favoráveis, mas gostei muito. Filme muito limpo!
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;

Mateus 6:22