Autor Tópico: Ajuda com Sony DSC - H200  (Lida 10673 vezes)

abraaocardozo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 14 de Janeiro de 2014, 00:04:23
Boa Noite,
Recentemente comprei uma H200 da Sony, pois pareceu ser uma câmera boa e consegui um preço bem bacana por ela.
Não sou fotografo profissional e não entendo muito dessas câmeras.

Fotos durante o dia sem flash eu não tenho problema nenhum, as fotos saem perfeitas.
Agora quando vou tirar fotos a noite, principalmente em festas que tem iluminação propria diferente, as fotos saem todas tremidas, e com o flash eu perco o efeito da iluminação do ambiente.

A questão é: Estou fazendo algo errado, preciso alterar alguma configuração ou comando, ou eu fiz uma compra ruim?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2014, 00:11:00
É assim mesmo. Sem flash, a velocidade acaba sendo lenta e a foto "treme".
D600 - E-M10


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2014, 00:30:59
Tem uma dica, não sei se você vai conseguir fazer, depende do seu nível de conhecimento.
De qualquer forma, leia o manual da câmera, aprenda os fundamentos de fotografia (pois a H200 permite configuração manual - isso é bom!).

Defina o modo de flash como "Slow Synchro", e selecione uma velocidade baixa de obturador. Você terá que fazer isso colocando o disco de modo da câmera no "M" (Manual). E terá, então, que acertar o fotômetro a partir dessa velocidade, definindo ISO e abertura de diafragma.
Assim você vai conseguir capturar o ambiente e congelar as pessoas que está fotografando.
É importante que as pessoas fiquem estáticas e que a câmera não se mova durante o registro.
O truque pra câmera ficar parada é você apoiar as mãos ou braços em uma mesa, parede, pilastra, ou mesmo em um tripezinho de mesa decente.

Espero ter mais ajudado que complicado...   :ok:


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2014, 15:47:56
Pra seu caso nao tem solução. Cameras com sensores pequenos e com uma densidade grande como o da H200 é desse modo que funciona. Essa Sony apesar de ter um corpo grande nao passa de uma camera compacta e todas sofrem do mesmo mal: lentes escuras e sensor minúsculo.

Ou voce arruma um tripé e tenta fazer fotos estáticas a noite numa qualidade apresentável ou compra uma câmera com um sensor grande e com sensibilidade ISO que te de fotos aceitáveis a noite.


educarvalhoerc

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é o registro da Luz!
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2014, 15:56:29
Um amigo meu tem uma parecida Sony DSC - H100 ele tem o mesmo problema, não tem regulagem que salva, creio que talvez o sensor seja pequeno e ela não consiga trabalhar com iso mais alto.
Amante das artes eletrônicas, designer Gráfico e Fotógrafo.


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2014, 20:09:09
Aos colegas pedromartins021 e educarvalhoerc, vamos com calma amigos, a colega is_isa postou dicas muitíssimo úteis principalmente para câmeras com esses sensores pequeninos e, se nosso nobre abraaocardozo souber aproveitá-las, vai conseguir evoluir muito nas fotos noturnas, mesmo com sua grandalhona de alma compacta.

Tem uma dica, não sei se você vai conseguir fazer, depende do seu nível de conhecimento.
De qualquer forma, leia o manual da câmera, aprenda os fundamentos de fotografia (pois a H200 permite configuração manual - isso é bom!).

Defina o modo de flash como "Slow Synchro", e selecione uma velocidade baixa de obturador. Você terá que fazer isso colocando o disco de modo da câmera no "M" (Manual). E terá, então, que acertar o fotômetro a partir dessa velocidade, definindo ISO e abertura de diafragma.
Assim você vai conseguir capturar o ambiente e congelar as pessoas que está fotografando.
É importante que as pessoas fiquem estáticas e que a câmera não se mova durante o registro.
O truque pra câmera ficar parada é você apoiar as mãos ou braços em uma mesa, parede, pilastra, ou mesmo em um tripezinho de mesa decente.

Espero ter mais ajudado que complicado...   :ok:
fs_isa, com certeza seu comentário auxiliou muito mais que complicou. :ok:

Afinal, como frisado pela colega, a câmera dele também é dotada de controles manuais e possui muitos recursos que, se bem aproveitados dão um resultado até legal.

É lógico que as DSLRs e Mirrorless saem incomparavelmente melhor nessas ocasiões de pouca iluminação.
Mas eu mesmo acredito que com uma "bridge" (compactas dotadas de controles manuais), também é possível obter um resultado legal, levando em conta suas limitações.
Olha um exemplo do que eu fiz com minha Canon SX50 (bridge com sensor do mesmo tamanho da H200).

Para as configurações 'normais' da SX50, esse ambiente ficava completamente inóspito:

O jardim não passava de uma mancha preta, a churrasqueira não se via direito e eu mais parecia uma sombra!

Para tentar salvar a foto, apoiei a câmera num aparador a 1,2m de altura, regulei no modo manual, programei o timer para 5s e prendi o fôlego por meio segundo.

EXIF:
ModelCanon PowerShot SX50 HS
Abertura: f/3.4
Tempo de exposição: 0.4s ou 1/2,5 segundos
Distância Focal: 4.3 mm (35 mm equivalente: 25.0 mm)
ISO800



Então, conhecendo seu equipamento, acredite! Nem tudo está perdido.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 20:18:06 por marotomt »
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2014, 21:06:29
Um problema da H200 (e H100 também) é o modo manual capado, como nas Fuji série S. Só abertura máxima e mínima em cada passo de zoom, isso dificulta um pouco o aprendizado.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2014, 22:56:22
Bem, em situações onde você já está com a abertura máxima e a velocidade do obturador perigosamente baixa, o jeito é compensar na sensibilidade à luz aumentando o ISO. O problema é que compactas e superzoons geralmente não se dão bem com ISOs altos... O jeito é você usar o flash, já que fotos com fundo escuro são bem melhores do que tremidas.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2014, 08:34:08
Ah marotomt é fácil tirar foto a noite com qualquer motivo parado, quero ver é tirar fotos a noite iguais a essa que voce postou numa pista de dança ou numa festa popular com a iluminação que elas tem.

Eu também posso te mostrar fotos que ja tirei com a SX160 nítidas a noite, mas ai eu te pergunto: as pessoas vão ficar paradas numa balada o tempo todo por causa de uma foto?    ;)



abraaocardozo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2014, 12:57:12
Obrigado a todos que responderam =)
Vou ler um pouco sobre as partes técnicas e ver o que posso fazer.

Muito arrependimento por naão ter prestado atenção nas aulas de fotografia da faculdade =/


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2014, 13:02:28
Essa camera não é ruim de tudo, toda camera tem suas limitações, mas da pra tirar boas fotos, so depende de iluminação correta e de aprendizado.

logo voce estara vendo que ela é uma mao na roda em termos de versatilidade.

Abraços.


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2014, 12:45:32
Essa camera não é ruim de tudo, toda camera tem suas limitações, mas da pra tirar boas fotos, so depende de iluminação correta e de aprendizado.

logo voce estara vendo que ela é uma mao na roda em termos de versatilidade.

Abraços.

Agora está resumindo o que eu queria dizer... :ok:
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."