Autor Tópico: Pior época do ano para fotografar: Verão.  (Lida 8889 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #15 Online: 15 de Janeiro de 2014, 11:59:27
quando eu disse ali que nao achava o verao ruim pra fotografar nao entendam que eu gosto de verao..

EU ODEIO VERAO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS! De verdade! Odeio o calor, odeio praia, odeio maresia, odeio funk e pagode tocando no churrasco de sabado do vizinho, odeio carnaval, odeio esse movimento absurdo de gente em todos os lugares(parece até que no inverno as pessoas se enfiam debaixo da terra e no verão renascem), ficar no ar condicionado o dia inteiro... é ruim pra tudo, pra trabalhar, pra sair com a namorada, pra praticar esporte, pra caminha, pra viver...

Agora pra fotografar...ahh pra fotografar, nao tem epoca ruim pra mim nao, nem lugar, nem hora, nem camera!
@jacobfotografiacriativa


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #16 Online: 15 de Janeiro de 2014, 13:43:44
Não se engane Lúzio,

O pessoal 'aí de cima' tem um visão errada do Sul.

Sou de Itumbiara-GO, lá é o 'inferno' de quente, próxima à região de águas termais. Já morei no Rio, quente também!!!

Mas o calor de Porto Alegre é fustigante. O problema aqui é a tal da sensação térmica... Ela é muito alta no verão devido à alta umidade relativa do ar. Na região chega em 80-98% sem chuva, fácil, mais ausência de ventos, fica muito abafado...

Muitos amigos e parentes chegam aqui e não aguentam, ficam impressionados. No final de 2013, Porto Alegre registrou a mais alta temperatura entre as  capitais.

Estou em Goiás. Mas sou capixaba e morei no Rio uns 15 anos. O calor úmido do Rio de deixa absolutamente LOUCO  :eek:

Mas o calor de Goiás é impressionante. Ele te fustiga a ALMA... suas forças somem, desaparecem. Nesta época é muito quente mas suportável, pela umidade do ar ser maior. Suor descendo, mas suportável. Agora em Agosto/Setembro a coisa é diferente, a umidade do ar fica mais baixa que no Saara, aí não há o que fazer... sensação de 50 graus ao meio dia com umidade do ar em 9%.

Quanto à fotografar.....não ligo não  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #17 Online: 15 de Janeiro de 2014, 13:48:27
Por essas e outras que estou esperando ansiosamente pelo outono.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #18 Online: 15 de Janeiro de 2014, 13:52:27
Sou mais um que não suporta o calor (valei-me, São Willis Carrier), mas por do sol e nascer do sol no Rio são fantásticos. Se lá morasse eu tentaria aproveitar os primeiros raios de sol na floresta da Tijuca ou no Jardim Botânico. Se não tivesse risco de assaltos também. Ah, e se eu conseguisse acordar cedo. Quantos "se's"...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #19 Online: 15 de Janeiro de 2014, 14:35:13
Tive q sair de casa 8:45  para tentar comprar umas coisinhas de marcenaria. Fui de moto, pois o Rio para andar de carro tá horrível, tudo engarrafado e sem lugar para estacionar.  Fiquei 4 horas na rua e em lojas. Estou acabado...
Imagina sair para fotografar: Saio 6 da manhã e quando der 9 horas já estarei esgotado física e mentalmente e acabou a fotografia.
A luz desta época só presta por um período bem curto pela manhã e bem no fim da tarde, mas dura muito pouco. O restante do dia é aquela luz chapada e dura.
Por do sol a melhor época no meu entender é por volta de setembro: Um luz dourada muito bonita de fim de tarde.
Fotografar tem q se estar bem emocionalmente e fisicamente, coisa praticamente impossível nesta época. Agora, se for saídas rápidas pela manhã até dá ou então saídas para praia ou campo com a esposa, filhos, cahorros e máquina junta para alguns flagrantes pontuais/ocasionais tudo bem. Coisa de turista...
Eu falo é de saídas fotográfica mesmo. Tipo o dia inteiro ou saídas de alguns dias só para fotografia. Isso é inviável. Velha história do custo/benefício.
Aliás, continua meu convite para uns 15 dias pelo sul do brasil dividindo carro e gasolina. Hospedagem e alimentação sem frescura. Dorme-se onde der e for barato e como-se PF de 8 reais uma vez ao dia...
Quem topar é só entrar em contato.
Abril pro final e maio é uma boa época.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Janeiro de 2014, 14:47:35
Também não gosto de calor pra fotografar, e não gosto da luz do verão, nada impede de fazermos fotos boas nestas condições, isso não torna agradável.

Essa sensação térmica é engraçado, já peguei -10 com sensaçao de -30 e achei que estava igual a -10 com sensação de -10. Estranho.

Existe "sensação térmica" pra melhor?

Tipo, tá fazendo 40 graus, mas bate uma brisa fica sensação de 30?

Ou só piora?

« Última modificação: 15 de Janeiro de 2014, 14:48:13 por Claudio Rombauer »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 15 de Janeiro de 2014, 14:52:52
kkkkkkkkkkkk, pow, desse jeito ai que vcs estão falando acima de minas gerais ninguém fotografa....
Conhecimento importa mais que equipamento.


luizhmanfro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 15 de Janeiro de 2014, 14:54:32
Essa sensação térmica é engraçado, já peguei -10 com sensaçao de -30 e achei que estava igual a -10 com sensação de -10. Estranho.

Existe "sensação térmica" pra melhor?

Tipo, tá fazendo 40 graus, mas bate uma brisa fica sensação de 30?

Ou só piora?

Existe sim Claudio,

E é mais comum do que se imagina. Mas normalmente essa variação fica entre 1 e 4 graus. Ontem mesmo, aqui em São Paulo, a temperatura estava em 28 graus com sensação térmica de 26.

 :ok:
Flickr: http://www.flickr.com/photos/luizhmanfro/

Nikon D90
Nikkor 18-55mm AF / Nikon 50mm f/1.8 E Series  /  Hanimex One Touch Zoom MC 80-200mm  /  Hanimex 135mm f2.8  /  Guest 28-80mm f/3.5-5.6 Macro Zoom  /  Tamron AF 28-105mm f/4-5.6
Vendo Nikon EM + Motordrive: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97247.0


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #23 Online: 15 de Janeiro de 2014, 15:00:35
Tive q sair de casa 8:45  para tentar comprar umas coisinhas de marcenaria. Fui de moto, pois o Rio para andar de carro tá horrível, tudo engarrafado e sem lugar para estacionar.  Fiquei 4 horas na rua e em lojas. Estou acabado...
Imagina sair para fotografar: Saio 6 da manhã e quando der 9 horas já estarei esgotado física e mentalmente e acabou a fotografia.
A luz desta época só presta por um período bem curto pela manhã e bem no fim da tarde, mas dura muito pouco. O restante do dia é aquela luz chapada e dura.
Por do sol a melhor época no meu entender é por volta de setembro: Um luz dourada muito bonita de fim de tarde.
Fotografar tem q se estar bem emocionalmente e fisicamente, coisa praticamente impossível nesta época. Agora, se for saídas rápidas pela manhã até dá ou então saídas para praia ou campo com a esposa, filhos, cahorros e máquina junta para alguns flagrantes pontuais/ocasionais tudo bem. Coisa de turista...
Eu falo é de saídas fotográfica mesmo. Tipo o dia inteiro ou saídas de alguns dias só para fotografia. Isso é inviável. Velha história do custo/benefício.
Aliás, continua meu convite para uns 15 dias pelo sul do brasil dividindo carro e gasolina. Hospedagem e alimentação sem frescura. Dorme-se onde der e for barato e como-se PF de 8 reais uma vez ao dia...
Quem topar é só entrar em contato.
Abril pro final e maio é uma boa época.

O dia inteiro fotografando nessas condições só se for foto de produto no armazém da Kibon.

A proposta da viagem é interessante. Se fosse 3 anos atrás, sem mulher e filha, iria sem pensar duas vezes. Se bem que 3 anos atrás eu só tirava foto com meu Nokia N95... (melhor celular do UNIVERSO quando foi lançado).
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Janeiro de 2014, 15:22:02
Parafraseando o recalcado do Rodrigo Constantino, "É possível produzir um Bresson sob o calor de 40 graus"?  :D

Realmente é complicado, principalmente para a galera do filme que se estrepa para conseguir manter a temperatura baixa na revelação.

Quanto ao "sul", realmente engana-se  quem acha que aqui é tranquilo. Comprovadamente SC está entre os lugares mais quentes do Brasil, com o plus de ser um dos maiores em incidência de raios UV do País, um presente da Anomalia do Atlântico Sul.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2014, 15:23:01 por sri_canesh »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #25 Online: 15 de Janeiro de 2014, 15:43:45
EU ODEIO VERAO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS! De verdade! Odeio o calor, odeio praia, odeio maresia, odeio funk e pagode tocando no churrasco de sabado do vizinho, odeio carnaval, odeio esse movimento absurdo de gente em todos os lugares

Mais um parecido comigo. Na verdade eu tenho que cuidar, pois tenho uma tendência forte pra me tornar ermitão. Me entocar no mato e passar dias sozinho ( aliás to trabalhando pra isso... :D ).

A luz desta época só presta por um período bem curto pela manhã e bem no fim da tarde, mas dura muito pouco. O restante do dia é aquela luz chapada e dura.

Realmente, por isso gosto do inverno ( inclua-se parte do outono e primavera ) aonde a inclinação do sol traz uma luz lateral e suave, sem falar nas cores das paisagens que muda completamente.
Temos dias mais limpos, céus mais estrelados.....e o frio, geada, nevoeiro....até neve tímida!


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #26 Online: 15 de Janeiro de 2014, 16:00:32
quando eu disse ali que nao achava o verao ruim pra fotografar nao entendam que eu gosto de verao..

EU ODEIO VERAO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS! De verdade! Odeio o calor, odeio praia, odeio maresia, odeio funk e pagode tocando no churrasco de sabado do vizinho, odeio carnaval, odeio esse movimento absurdo de gente em todos os lugares(parece até que no inverno as pessoas se enfiam debaixo da terra e no verão renascem), ficar no ar condicionado o dia inteiro... é ruim pra tudo, pra trabalhar, pra sair com a namorada, pra praticar esporte, pra caminha, pra viver...

Agora pra fotografar...ahh pra fotografar, nao tem epoca ruim pra mim nao, nem lugar, nem hora, nem camera!

André,

Voce não gosta é da metrópole com calor e eu idem. Tem lugares agradáveis com calor, mas quanto maior a metrópole brasileira, mais é desesperador o calor.
Aqui no interior do RS já peguei 44ºC este ano... e -15ºC sem neve no inverno passado... Sobre a frequencia da "galera" na praia, não tem jeito, é o país do pagode, do carnaval, "das mina"... Agora, uma coisa é numa ilha em Angra, ou Bombinhas, ou Jericoacoara no CE, outra coisa é na Praia Grande em SP, piscinão de Ramos... Nunca tive lá mas vejo pela telinha e é de doer...

Meu biotipo é avesso ao calor em excesso, tem dias que o sofrimento é na beira do suportável, mas pra foto, tem que sair cedo, tipo, que o nascer do sol já te pegue no local, ou ao menos na estrada perto do local. Tem que sair programado, não adianta ficar "se batendo" atrás de bons points pra foto debaixo de 40ºC. Chega às 9:30/10 da manhã, encerra o assunto e vai pra casa. Teve dias em que saí antes de nascer do sol, voltei às 10:30 e dormí a tarde inteira de cansado, só de pegar uma hora de calor intenso, é esgotador. O lugar mais insuportável que conhecí no verão é MT - Cuiabá e Corumbá... Imagina uma sauna ao ar livre... Às 7 da manhã o cara já está pingando de suor à sombra,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #27 Online: 15 de Janeiro de 2014, 22:48:12
André,

Voce não gosta é da metrópole com calor e eu idem. Tem lugares agradáveis com calor, mas quanto maior a metrópole brasileira, mais é desesperador o calor.
Aqui no interior do RS já peguei 44ºC este ano... e -15ºC sem neve no inverno passado... Sobre a frequencia da "galera" na praia, não tem jeito, é o país do pagode, do carnaval, "das mina"... Agora, uma coisa é numa ilha em Angra, ou Bombinhas, ou Jericoacoara no CE, outra coisa é na Praia Grande em SP, piscinão de Ramos... Nunca tive lá mas vejo pela telinha e é de doer...

Meu biotipo é avesso ao calor em excesso, tem dias que o sofrimento é na beira do suportável, mas pra foto, tem que sair cedo, tipo, que o nascer do sol já te pegue no local, ou ao menos na estrada perto do local. Tem que sair programado, não adianta ficar "se batendo" atrás de bons points pra foto debaixo de 40ºC. Chega às 9:30/10 da manhã, encerra o assunto e vai pra casa. Teve dias em que saí antes de nascer do sol, voltei às 10:30 e dormí a tarde inteira de cansado, só de pegar uma hora de calor intenso, é esgotador. O lugar mais insuportável que conhecí no verão é MT - Cuiabá e Corumbá... Imagina uma sauna ao ar livre... Às 7 da manhã o cara já está pingando de suor à sombra,

[]s,

RSalles

RSalles, eu sou do interior de SC, 200km de Florianópolis... realmente os ambientes das praias de Floripas sao lindos, gente bonita(me desculpa as outras regioes, mas as mulheres do sul  :wub:), calor "razoavel", locais bonitos, baladas interessantes... mas nao é essa a questao, nem nessas condiçoes eu gosto do verao... prefiro inverninho, ficar em casa no cobertor, fumar um cigarro e curtir um vento gelado passeando pela minha cidadezinha com a camera na mao

Aqui é interior, porém é litoral...
@jacobfotografiacriativa


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #28 Online: 16 de Janeiro de 2014, 00:05:29
André,

Então deixa de mimimi e vai fotografar...  :doh:

A minha maior dificuldade é me disciplinar pra acordar cedo no verão, sou meio notívago, nunca durmo antes da 12:30h 1:00 da manhã, mas é questão de hábito, no verão pulo mais cedo, e quando precisa, madrugo... Teve dias em que pra sair cedo eu não dormi à noite, por medo de perder a hora e passar mais um dia "na vontade" de sair e fazer umas fotos,

Abs,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #29 Online: 16 de Janeiro de 2014, 06:43:51
Independente do calor, o verão tem uma energia que deixa as pessoas muito mais bonitas, e isso pode ser aproveitado.
Cada estação tem uma particularidade e não aproveitar isso é bobagem...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr