Autor Tópico: Pior época do ano para fotografar: Verão.  (Lida 8950 vezes)

Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 16 de Janeiro de 2014, 07:39:39
André,

Então deixa de mimimi e vai fotografar...  :doh:

A minha maior dificuldade é me disciplinar pra acordar cedo no verão, sou meio notívago, nunca durmo antes da 12:30h 1:00 da manhã, mas é questão de hábito, no verão pulo mais cedo, e quando precisa, madrugo... Teve dias em que pra sair cedo eu não dormi à noite, por medo de perder a hora e passar mais um dia "na vontade" de sair e fazer umas fotos,

Abs,

RSalles


Acordar cedo é ruim no verão, e no inverno também  :assobi:


Independente do calor, o verão tem uma energia que deixa as pessoas muito mais bonitas, e isso pode ser aproveitado.
Cada estação tem uma particularidade e não aproveitar isso é bobagem...
É a minha opinião também. Acho o verão mais vibrante... O inverno é mórbido, talvez por isso no RS tem um dos maiores índices de suicídios. Como Pope referiu, o lance é aproveitar cada característica da estação.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #31 Online: 16 de Janeiro de 2014, 14:25:26
Independente do calor, o verão tem uma energia que deixa as pessoas muito mais bonitas, e isso pode ser aproveitado.
Cada estação tem uma particularidade e não aproveitar isso é bobagem...

Exatamente  :ok: :ok:

A qualidade da Luz fica muito diferente, no decorrer do ano, aqui no Centro-Oeste.
Nesta época, Verão, o céu fica límpido e de um azul profundo. A Luz, apesar de dura, rende boas fotos aproveitando-se as características de cada horário.
Nos meses de AGO/SET/OUT a coisa muda, além da baixíssima umidade relativa do ar, calorão de dia e baixas temperaturas à noite, a Luz  fica absolutamente difusa e, para meu caso, ruim. O excesso de névoa seca e poeira, abafa a temperatura e difunde uma luz amarelada e sem graça por toda a parte. Tudo fica estranho e é difícil fotografar tendo um céu assim como fundo.

Mas nada é desculpa para NÃO clicar  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #32 Online: 16 de Janeiro de 2014, 19:22:32
Não gosto de verão, nem para fotografar nem para viver rsrsrs

Se pudesse morar em um lugar que fosse o ano todo na faixa de 22 graus, seria muito feliz!! hahaha
D600 - E-M10


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #33 Online: 16 de Janeiro de 2014, 22:19:56
Para mim, não existe nada melhor do que um bom vinho bem acompanhado em frente a uma lareira. Imensamente melhor do que gente suada e ar-condicionado no máximo.

Aliás, basta subir a serra gaúcha ou catarinense para ver que de mórbido, o inverno não tem nada. E a propósito, a maior taxa de suicídios no Brasil é de São Paulo, seguido do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Gosto das temperaturas medianas, entre 18 e 22 graus. Mas se tiver que escolher entre 5° ou 35°, escolho o primeiro sem nem pestanejar. Para o frio sempre se dá jeito. Para este calor abafado e angustiante que tem por aqui, só ficando trancado no ar condicionado.




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 16 de Janeiro de 2014, 23:09:07
Para mim, não existe nada melhor do que um bom vinho bem acompanhado em frente a uma lareira. Imensamente melhor do que gente suada e ar-condicionado no máximo.
....

Concordo

....E a propósito, a maior taxa de suicídios no Brasil é de São Paulo, seguido do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.


Discordo.

Apesar de dizer que o RS possui um dos maiores índices, pois pensei que podia estar desatualizado pois trabalho na 'área de saúde', mas agora desempenho em outra função burocrática. Já forneci/recebi muitos dados para o Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde, etc...

Pelos dados disponíveis, podemos dizer sim que o Rio Grande do Sul é o estado com maior nº de suicídios. Foi o que encontrei em todas as referências que trabalhava (IBGE, http://bvsms.saude.gov.br, etc....) Com exceção da Wikipédia que parece ter sido a fonte da sua informação, e ainda não abrir o site da referência dela.

Sei que é off-topic, mas um pouco de informação não faz mal..  ;)
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 23:09:56 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #35 Online: 17 de Janeiro de 2014, 02:06:07
Saiu uma matéria na Fôia ontem sobre isso. Aqui no pampa é de alarmar, na cidade onde eu moro, tem um tabú e uma instrução velada do governo pra silenciar sobre isso pra não fomentar uma epidemia, e que eu vejo como já em curso, mas o estado prefere fazer de conta que não vê.

 A esposa estava até o ano passado no MP e os casos caíam pra ela encaminhar. O que espanta é cidades pequenas, com 20, 30 mil habitantes, terem índices tão elevados. Os motivos são os mais variados possíveis, mas existe uma cultura que fermenta esse gênero de ação: a cultura da honra, a honra baseada no "sucesso pessoal". e o tudo que vai contra a catalização disso fomenta o desespero.  Eu podia escrever horas sobre o que venho notado nestes 3 anos aqui, mas o fórum é pra outra coisa,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #36 Online: 17 de Janeiro de 2014, 08:35:01
Sei que é off-topic, mas um pouco de informação não faz mal..  ;)

Na realidade, minha fonte de informação foi a Folha, em uma reportagem de alguns anos atrás. Mas pode estar errado, sem dúvida.

PS: Vi agora a reportagem que saiu ontem  :ok:  Mesmo assim, considero uma questão com cunho bastante cultural como colocou o RSalles aí em cima. A própria folha cita isso.

Voltando ao assunto do tópico, minha estação preferida para tudo, inclusive fotografar, é o Outono. Gosto das temperaturas amenas e principalmente da luz.

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2014, 08:46:56 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Gorodrify

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #37 Online: 26 de Janeiro de 2014, 16:45:23
Aqui no Rio, outro problema do verão para fotografar é a segurança. As vezes parece que os marginais ficam hibernando o ano inteiro e só saem da toca no verão pra fazer a festa e tocar o terror. É impressionante como a violencia sobe nessa epoca do ano.

Inverno desse ano promete. Copa do Mundo, policia em cada esquina, inverno... Mal posso esperar.


panet

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 26 de Janeiro de 2014, 18:19:58
   No nordeste, sofremos com falta de chuvas, mas não com grandes calores. Agora, crescimento sem controle de cidades, aí... Nasci em Natal, passei a meninice em João Pessoa e a mocidade em Recife. Morei em Campina Grande, Paraíba, que nos anos 70, tinha 220.000 habitantes e poucos edifícios, a temperatura chegava aos 16 graus no inverno e 22 no verão. Hoje, tem 500.000, edifícios sem conta e o calor chega aos 32. Mudei-me há 4 anos para Lagoa Seca, que fica a apenas 5 km de Campina mas tem 20.000 habitantes; não há propriamente calor, vai a 28 no máximo. No inverno há névoas que rendem fotos interessantes, a primavera justifica o nome - flores, aves, insetos, o verão é brando.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2014, 18:20:52 por panet »
Dum senesco addisco


 Canon T3i - Nikon P900/p7800 - Canon G15/G16


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 27 de Janeiro de 2014, 11:03:35
Eu ja morei em Joao Pessoa quando era adolescente e eu curtia muito o calor, ir a praia todos os dias para nadar, tomar banho de chuveiro refrescante, tomar agua de coco natural. Sensacoes de prazeres imensos. A unica coisa que eu nao gostava era a noite por causa dos mosquitos e do ar condicionado/ventilador. Eu dormia com ventilador ligado pq o ar condicionado parecia fazer mal e o vento do ventilador ajudava a manter os mosquitos desorientados para nao conseguirem me picar.  :D


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #40 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 23:29:40
Caras, está difícil de aguentar esse calor...  :(


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #41 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 00:05:03
Ta dificil mesmo. Tenho dormido mal! Insuportavel.
D600 - E-M10


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 00:27:06
Aqui em osasco o capeta tá fazendo hora extra  :D


Gorodrify

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #43 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 02:05:50
Ante-ontem no Rio fez sensação térmica de 57 graus. Nem o ar condicionado tá dando conta direito. Tá realmente estressante esse calor.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino