Autor Tópico: Pior época do ano para fotografar: Verão.  (Lida 8890 vezes)

Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Online: 15 de Janeiro de 2014, 01:06:14
Estou em recesso.  Invariavelmente esta é a época do ano na qual eu hiberno em termos fotográfico.
Luz horrível, calor de rachar q impede caminhadas e passeio fotográficos, mesmo q leves. Tempestades violentas e imprevisíveis q podem te deixar ilhado em algum lugar. Books em locações? Esqueçam... Vai derreter no sol...
Aqui no Rio o sol tá lascando a pele desde antes do natal e direto...
Só tento ficar quietinho e quando possível dentro de um lugar refrigerado. Lembrando q pobre liga o ar condicionado , quando tem, só para dormir...
Só lá para Abril é q começa a melhorar. Até lá, NADA...
Froid...

Em tempo: Além do calor de 45º aqui do Rio, ainda tem a alta umidade q "Acaba de acabar com vc", pois te deixa todo melado e pegajoso e com mais calor ainda :no:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2014, 01:17:13
Em tempo: Se é para suar vou brincar de marcenaria, já até comprei algumas coisas e vou fazer uns armários e estantes...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2014, 01:35:22
Odeio verao como estaçao, porém nao acho que exista local, ambiente, clima nem nada que seja ruim pra fotografar...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97237.new#new
@jacobfotografiacriativa


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2014, 01:40:24
Vc mora no Sul....Estou falando de calor de 45º...
Aí em SC é mole...kkkkk
Aqui se fizer 34 º eu fico muito feliz e sentindo até frio...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2014, 03:41:47
Aqui faz 40 graus no verao facilmente. Melhor ehpoca para fazer fotos de rua, as pessoas estao nos parques brincando e nas passeando e nos rios se refrescando.

Inverno faz -10 graus, epoca boa para se fazer fotoslegais tambem.

Chuva? Tambem dao fotos interessantes.



[spoiler]















[/spoiler]


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2014, 07:30:15
Vc mora no Sul....Estou falando de calor de 45º...
Aí em SC é mole...kkkkk
Aqui se fizer 34 º eu fico muito feliz e sentindo até frio...

Não se engane Lúzio,

O pessoal 'aí de cima' tem um visão errada do Sul.

Sou de Itumbiara-GO, lá é o 'inferno' de quente, próxima à região de águas termais. Já morei no Rio, quente também!!!

Mas o calor de Porto Alegre é fustigante. O problema aqui é a tal da sensação térmica... Ela é muito alta no verão devido à alta umidade relativa do ar. Na região chega em 80-98% sem chuva, fácil, mais ausência de ventos, fica muito abafado...

Muitos amigos e parentes chegam aqui e não aguentam, ficam impressionados. No final de 2013, Porto Alegre registrou a mais alta temperatura entre as  capitais.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2014, 07:41:27
Joinville bota o calor do RJ no colo e da uma surra... Semana passada estive no rio e até achei fresquinho...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2014, 07:53:16
Citar
Joinville bota o calor do RJ no colo e da uma surra...

aqui em jlle ta triste esse calor, chega inverno...


luizhmanfro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2014, 08:00:48
Odeio verao como estaçao, porém nao acho que exista local, ambiente, clima nem nada que seja ruim pra fotografar...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97237.new#new

Concordo com o André,

Não existe melhor ou pior época para fotografar. Talvez você tenha escolhido o momento ruim. Por exemplo, o horário que mais gosto de fotografar no verão é logo pela manhã (em torno das 6:00h), pois ainda está fresco e o amanhecer rende belíssimas imagens. Se for após um dia de tempestade melhor ainda.

 :ok:

EDIT: Em tempo... moro em SP, mas minha irmã mora no RJ. Sei que aí é bem quente!  :ok:
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2014, 08:02:34 por luizhmanfro »
Flickr: http://www.flickr.com/photos/luizhmanfro/

Nikon D90
Nikkor 18-55mm AF / Nikon 50mm f/1.8 E Series  /  Hanimex One Touch Zoom MC 80-200mm  /  Hanimex 135mm f2.8  /  Guest 28-80mm f/3.5-5.6 Macro Zoom  /  Tamron AF 28-105mm f/4-5.6
Vendo Nikon EM + Motordrive: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97247.0


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2014, 08:08:30
Aqui em Blumenau o calor tbm não fica atras. Temperaturas de 38 com sensação de 45 ou mais são comuns nessa época do ano.

Por gostar muito de montanhas e a da região serrana, tbm já pensei assim, de que no verão a luz não presta e a chuva de todo dia atrapalha.

Mas hj tenho outra opinião, acho que realmente devemos aproveitar as características, luz e acontecimentos típicos de cada época, pois tudo pode ser interessante. 


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2014, 08:10:04
Pois eu prefiro o verão, pois rende muito pôr do sol bonito!

E aqui em Aracaju nem cola essa de odiar o verão, é quente o ano todo! Kkkkkkkkk

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2014, 08:15:11
A melhor luz nesse nosso país continental é no Outono, não adianta.
E concordo com o Luzio: sair pra fotografar nesse calor infernal não é fácil. Pego a câmera e já começa a suadeira.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2014, 08:20:07
 Luzio se vc conhecesse algumas chácaras de eventos aqui na grande são Paulo .....tem noivos q são tao muquiranas q pelo preço se casam até em pesqueiro. Duas horas de estrada de terra (velocidade máxima 30km/h em dia de chuva) , isso qdo o carro consegue passar nas áreas de alagamento. Do contrario tem q parar ,esperar passar a chuvinha de verão, baixar a agua, pra descer e empurrar....Como a gente é macaco véio, já leva alguns quilos de pedra e madeira pra jogar embaixo do pneu. SEm brincadeira, tem um sindicato de metalúrgico q aluga a chácara por 150,00 o dia inteiro . Já tive o desprazer de fotografar em dia de chuva e vento nesse local. Sorte q o casamento era de dia . Mas os pontos bonitos pra fazer as fotos estavam alagados,era na parte baixa . Como precisava das fotos fiz a noiva meter o pé na lama , literalmente ! Imagine tbm o monte de convidado com o sapato cheio de barro pisando no vestido da noiva...E ela só sabia repetir, o vestido é alugado !!! kkkkkkkk  quemmanda marcar casamento em chácara em época de chuva. Mas as vezes a gente paga a conta tbm. Uma época tinha um golzinho STAr 1.6 , a chácara ficava bem no alto de um morro . Só consegui subir de primeirinha e chegando lá , o carro apagou . Vim embora com o pisca ligado, e parando a cada 10 minutos, q o motor tava fritando. Prejú total , o carro q valia 11 mil vendi por 5 ,  não tinha dinheiro pra fazer o motor . Até março, é bom evitar eventos em chácaras no fim do mundo.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2014, 09:16:24
Concordo com o Lúzio e com o Dimmi.
A coisa boa do verão é que as mulheres ficam mais sensuais... em geral o figurino fica mais leve e colorido... e vc vê muito mais sorrisos nos rostos... o humor de muita gente melhora muito.
Mas fotografar em externa é fogo - literalmente - rss.
As 06 da manhã vc não consegue colocar cliente em lugar algum.... e mesmo a este horário já saio do chuveiro suando.
Minha estação preferida também é o outono.
Claro, que para quem faz fotos de natureza, street e conceituais deve render muuuuita coisa boa... mas especificamente ensaios em externa é complicado. Além de ser difícil para o cliente, figurino, maquiagem, etc... é complicado tbém vc ficar suando... a apresentação pessoal fica péssima (EMHO).
Abs.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2014, 09:27:27
O calor é ruim, péssimo! Eu sou muito calorento, e por nada já começo a suar horrores! Saio de casa já suando, cumprimento encontro o casal com a mão grudenta se suor, minha cabeça fica pingando de tanto suor, muito ruim mesmo. Haja desodorante! Nem antitranspirante dá conta.

Mas quanto à luz, eu acho ótimo! Eu adoro o fato de 6h, 7h da manhã já ter luz em abundância, quando as ruas ainda estão relativamente vazias. Luz do sol direta é ruim, claro, muito dura, mas nessa época é quando as áreas de sombra estão com a luz mais bacana de todas, a tal da "open shade", dá pra usar muito bem. Além disso, gosto de fazer umas fotos com o sol por trás do casal, contra-luz (não é silhueta, hein!), nessa época do ano é onde rende melhor.

E pra completar, nessa época é quando as árvores estão mais carregadas de folhas, tudo muito verde, e que ainda tem muitas flores abertas por aí. Pra fotografar em algum parque ou coisa do tipo, é a melhor época.

O que eu acho ruim nessa época é fotografar em internas mesmo, casamentos, ter que colocar calça e camisa, ficar andando dentro da igreja, isso pra mim é que é sofrimento!