Concordo com os amigos. Há muita na Dell que não acompanha a 'referência de qualidade' do fabricante.
Mas quando digo que é acima da média, é porque também já vi muita coisa ruim em outras marcas, muita coisa ruim meso.
Ademais, a assistência técnica da Dell é excelente, e até personalizada. Isso é um grande diferencial.
Eu só posso falar pela minha experiência. Acredito que existam diversas boas marcas, e algumas melhores que a dell, obviamente.
Estou no vigésimo quarto computador, tenho atualmente 10 funcionários. Em 13 anos de dell já tive 24 computadores incluindo os atuais, e mais 4 notebooks. Não tive nenhum problema de hardware nos pcs até hoje. Apenas dois monitores que foram trocados imediatamente. Ah, meu notebook vaio comprado em 2008 está na terceira bateria, enquanto um dell do mesmo ano está com a original.
As máquinas são usadas 9 horas por dia.
E temos também um servidor poweredge dual xeon, uma pancada. Funciona sem falhas há 4 anos, ininterruptamente.
Mas existem diversas outras boas marcas.
Componentes eletrônicos podem falhar, e vão falhar. Seja uma câmera, seja um notebook, seja uma placa. O importante é a boa vontade, preparo, compromisso e seriedade do fabricante em resolver o problema.