Autor Tópico: Acessorios  (Lida 1261 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 15 de Janeiro de 2014, 18:05:21
Nao eh muito a minha praia nem o que eu estou acostumado a fazer, mas surgiu essa oportunidade eu aceitei ja que tenho tempo. Eu aceitei um pagamento inferior pela minha falta de experiencia mais seria, mas por ser pouco dinheiro da vontade de terminar logo e percebi alguns detalhes que deixei passar, fora a preguica de ficar tratando as fotos. E o pior eh que muitos dos acessorios estavam manchados, com dobras, etc. Tirei as manchas e dobras mais feias que que chamavam mais atencao, mas pelo pagamento nao vale a pena trabalhar mai do que isso. Tambem senti falta de um filtro para quebrar o reflexo, nao so do produto mas da mesa tambem, e de alguns suportes para deixar alguns acessorios mais em pe e explorar angulos diferentes. Se tivessem pagando bem eu investiria em tudo mas nao eh o caso.

O pior eh o sentimento de entregar algo que vc sabe (ou pensa que sabe) nao ser o seu melhorr, mas agora que ja foi feito o acordo nao tem mais volta. Apesar de ter alguns defeitos acho que esta mais do que bom para o pagamento acordado.

De toda forma, talvez as observacoes de quem eh mais experiente e tem os olhos mais acurados possa me ajudar caso eu faca de novo algo parecido.

Alguns exemplos:


Eu vou ter que fotografar de novo essa por causa dessa tira que esta mais para fora. Da raiva quando so se ve um defeito desse tamanho so depois. Prova da minha vontade em terminar isso logo... (so fez eu perder ainda mais tempo). :(











RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2014, 18:41:19
Marcio,

Tem gente muito mais qualificada em still do que eu aqui no forum pra comentar sobre essas fotos, mas achei o trabalho mais pra macrofotografia do que pra fotografia de produtos.  Achei a luz muito dura, muito direta, o DOF muito curto, desfocando algumas partes do produto, cortes nas alças das bolsas, talvez luz demais em algumas.
Mesmo que esse tipo de foto não seja sua praia, mesmo que voce esteja recebendo pouco, acho que voce deve aproveitar a oportunidade pra treinar esse tipo de foto porque tem muito mercado. Essa série de produtos requer uma foto que realce o volume e a textura dos objetos. Eu não sei pra que tipo de mídia ela se destina, web, catálogo ou outro, mas tem outros modos de acabar com as sombras indesejadas em foto still sem inundar a cena de luz, usando modificadores - light modifiers.
Que abertura de lente vc usou? No geral, no básico, trabalhar com aberturas maiores do que 5.6 ou f8 torna muito difícil de alcanças bons resultados com produtos pequenos, pelo DOF curto demais,

RSalles


Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2014, 00:42:39
Modificadores de luz eu tenho, mas sao muito grande para esses objetos pequenos, o que eu tenho. E pelo pagamento nao vale a pena investir em material. Preciso de um filtro tambem para os reflexos que sao muitos, principalmente o da mesa que da um baita de um flare. Por desuso eu perdi o que eu tinha. Fotografei em f8 e f11 as fotos sao para um site.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2014, 02:05:46
Marcio,

Pra remover reflexo use um filtro polarizador, na esquina deve ter um e certamente é mais barato do que um maço de cigarros e um café.
Sobre o dof, se vc usou f8/f11 então a focal da lente deve estar muito curta. Pra objetos pequenos como esse - um anel, uma bolsa - acho que, pensando em termos de full frame - voce estaria confortável com uma 85 ou uma 100-105mm. Transporte esses dados pro tamanho do sensor que voce está usando,
Se vc chegar perto demais do objeto com uma 50mm, por exemplo e fechar pra f8 ou f11, é possivel ter desfoque em uma das pontas, primeiro plano ou fundo do objeto, voce evita isso trocando por uma lente com uma DF maior, voce consegue "encher" mais o quadro, o frame, com uma focal maior, sem ter que se aproximar tanto,

Abs,

Renato


Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2014, 10:17:57
Belas fotos!!

Apenas alguns acertos. Concordo com que o RSalles disse.

Às vezes, quando utilizamos muito tempo uma lente, acostumado com o DOF dela em determinada abertura, acabamos esquecendo que a distância focal, e outras características, têm influência sobre o mesmo.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2014, 10:29:19
Olha, apenas um comentário, nada a ver com as fotos....

Acho que se você aceitou o trabalho, mesmo recebendo pouco, tem que caprichar, mostrar que sabe fazer e quem sabe em uma próxima, colocar um preço mais alto. Assim o cara já viu o trampo e vai dizer, realmente merece mais!

Se você faz sem capricho, mesmo cobrando pouco e tem esperança de pegar mais desse tipo de trabalho, você acabou deixando um ponto negativo.... sei lá, minha opinião.

Quanto as fotos, pelo pouco que sei, o importante é mostrar as texturas, os detalhes e fugir do desfoque, todo o produto deve estar em foco...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2014, 11:17:28
Obrigado pelas dicas. Eu costumo dedicar meu tempo, fazer testes e procurar o melhor que eu posso fazer. Mas nesse caso eu estou tentando me livrar dos afazeres.  :(

FBanin,
Eu nao pretendo trabalhar nessa area mas vc tem razao. Vou pensar se me livro ou refaco de maneira mais apropriada. Se eu refazer eu posto aqui de novo.

Ate mais.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2014, 11:29:26
É, dá pra melhorar mais na iluminação e elevar a profundidade de campo. Iluminar melhor o fundo também.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2014, 13:24:37
Refotografei com algumas adaptacoes. No lugar de softbox eu usei guardachivas reflefores desta vez. Tambem instalei um refletor de mao a mais. Hood na lente 85mm e f16.



















FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2014, 13:40:39
Melhorou bastante... veja a primeira que você vê a textura do couro e tem mais volume....

Vou postar uma minha que tirei para testar, pequei porque a correia da camera deveria aparecer inteira, o mesmo problema que você tem na bolsa da primeira foto.... olha a textura da máquina e no volume!

Nessa foto usei apenas um flash, com softbox e um rebatedor na frente para preencher...



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2014, 13:49:28
Pois eh, preciso pegar o jeito para fazer algo bom. Mas eu acho que o meu maior problema ainda eh a mesa refletindo muita luz.

Esse foi o caso do conhecido que nao tem muito dinheiro para investir e pede umas fotos. Eu ja sabia que a pessoa nao tinha dinheiro entao eu aceitei mais para ajudar mesmo (eles fazem esses acessorios eles mesmos e vendem na internet e em eventos). Mas tambem para aproveitar e ver como me saia.

Nao eh o tipo de trabalho que gosto de fazer.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2014, 14:24:51
Márcio, essa segunda tentativa está muito boa hein. Talvez ainda tenha alguma falha se pensar em perfeição, mas tá melhor que muita revista e propaganda na internet por aí  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2014, 16:03:03
Po, obrigado.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2014, 16:03:38
Achei melhor também esta segunda série,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2014, 16:17:58
Eu não costumo comentar as fotos da galera, mas como tenho feito freela de fotografia de produtos faz mais de 1 ano, acho que posso dar algumas dicas boas. Já fiz muita fotos de bolsas, carteiras e cintos. A primeira coisa é tomar cuidado com a luz, pra esse tipo de foto a luz tem que ser mais uniforme, não pode deixar estourar muito de um lado e mais escuro do outro, as diferenças de contraste têm que ser suaves.

Por exemplo, na 3ª foto dessa 2ª série (não vi a 1ª séria, aqui não abre), a luz está muito forte no lado esquerdo inferior, e mais escura no lado direito superior. Pode ter uma diferença, é até bem vinda, mais tem que ser mais suave. Reflexos no geral são indesejáveis. Na 2ª foto a mesma coisa, a luz poderia estar um pouco mais forte do lado direito. Aliás, se for pra escolher uma parte que esteja mais clara, que seja a frente do produto, a frente da bolsa pode ficar um pouco mais clara que a traseira.

Dessa 2ª série, eu gostei da iluminação das fotos 4, 5 e 6, ficou ótima! Mas na foto 5, a do cinto, o ideal seria que pegasse a fivela mais de frente. Sempre temos que dar destaque às partes principais do produto.

Como não vi a 1ª série de fotos, não sei como ficou, mas te digo que modificadores de luz nunca são grandes demais. Pra fotografar esses produtos muitas vezes eu uso um softbox de 1m x 1m, e distante uns 50cm do objeto. Isso ajuda a reduzir os reflexos, o contraste fica mais suave, as sombras mais duras.


Mas olha, acho que pra um trabalho de alguém sem experiência, acho que você conseguiu ótimos resultados! É pouca coisa mesmo que precisaria modificar ou arrumar. E, na verdade, dá pra usar assim numa boa, ainda mais se o pagamento foi baixo.

Abraços