Autor Tópico: Falando de experiência... o que são 14 anos?  (Lida 4172 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2014, 01:34:09
Nooosssaaa que bela indicação, valeu Priscila, muito bom!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2014, 04:10:11
O que eu gostaria de saber é como dar esses acabamentos na pós... tem umas fotos dela que são lindas, mas não estão sem tratamento... queria aprender essas técnicas!

Igual umas fotos que vi de uma amiga, ela fez um book e algumas fotos parece que tem uma nevoa... queria saber como aplicar aquilo (não é o saco plástico na lente, é photoshop mesmo)....

Quanto ao flickr, estou babando nas fotos da menina... simplesmente espetacular!
Eu acho que eh apenas o efeito da longa exposicao e ISO muito baixo. Ambos podem ser feitos na hora de se fotografar ou no photoshop (principalmente a imagem lisa sem ruido). Nao parece ter nada mais alem disso.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2014, 07:19:14
ah se o brasil tivesse essas maravilhas estruturais, e tu pudesse deixar tua câmera num tripé por 5 minutos no meio da rua sem ninguém passar a mão...

ahhhhh se o brasil...

Isso quando não encontramos pichações em todo lugar.....
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2014, 13:42:12
Maravilha estrutural? So tem uma foto de 1 predio. O predio do Banespa em Sao Paulo eh muito mais "maravilha estrutural" do que isso. Em Sao Paulo esta cheio de predios com arquitetura interessante e sem pichacao (pelo menos na epoca que eu morava em Sao Paulo).

Eu nao sei vcs, mas a maioria das pessoas que reclamam de nao poder fotografar na rua pq a camera chama muita a atencao, querem levar para a rua uma D4 por exemplo, e nao uma camera mais discreta e mais portatil.

Meu Irmao fazia Parkour sozinho em varios pontos de Sao Paulo. Ele ligava a camera, deixava em algum lugar com a cena enquadrada e ia fazer os movimentos com a camera sozinha gravando. Nunca foi roubado.


FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #19 Online: 17 de Janeiro de 2014, 13:52:42
Eu acho que eh apenas o efeito da longa exposicao e ISO muito baixo. Ambos podem ser feitos na hora de se fotografar ou no photoshop (principalmente a imagem lisa sem ruido). Nao parece ter nada mais alem disso.

Depois olhando com mais atenção as fotos mais antigas e acessando o EXIF delas, eu notei exatamente isso, parece ser apenas uma longa exposição! Não sabia que com uma longa exposição as cores ficariam assim tão diferentes, vivas e bonitas.... vou testar!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 17 de Janeiro de 2014, 13:59:31
Depois olhando com mais atenção as fotos mais antigas e acessando o EXIF delas, eu notei exatamente isso, parece ser apenas uma longa exposição! Não sabia que com uma longa exposição as cores ficariam assim tão diferentes, vivas e bonitas.... vou testar!
Se vc tiver um NoiseReduction plug in no seu photoshop, acredito que vc vai ficar mais impressionado do que pensa que pode ficar, com o resultado. Ou se vc tiver uma camera que permita fotografar com ISO abaixo de 100, como por exemplo ISO50 ou ISO25

Se vc fotografa com filme, Ildford PanF 50 eh um bom filme mas a imagem eh mais "cream". Adox tem uns filmes ISO25 tambem.


FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #21 Online: 17 de Janeiro de 2014, 14:01:44
Se vc tiver um NoiseReduction plug in no seu photoshop, acredito que vc vai ficar mais impressionado do que pensa que pode ficar, com o resultado. Ou se vc tiver uma camera que permita fotografar com ISO abaixo de 100, como por exemplo ISO50 ou ISO25

Se vc fotografa com filme, Ildford PanF 50 eh um bom filme mas a imagem eh mais "cream". Adox tem uns filmes ISO25 tambem.

Sou apenas um entusiasta... nada profissionalmente...  minha camera só chega em ISO 100... mas vou tentar tirar uma foto de dia, com uma exposição mais longa, para ver como fica...


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Janeiro de 2014, 18:20:24
Maravilha estrutural? So tem uma foto de 1 predio. O predio do Banespa em Sao Paulo eh muito mais "maravilha estrutural" do que isso. Em Sao Paulo esta cheio de predios com arquitetura interessante e sem pichacao (pelo menos na epoca que eu morava em Sao Paulo).

Eu nao sei vcs, mas a maioria das pessoas que reclamam de nao poder fotografar na rua pq a camera chama muita a atencao, querem levar para a rua uma D4 por exemplo, e nao uma camera mais discreta e mais portatil.

Meu Irmao fazia Parkour sozinho em varios pontos de Sao Paulo. Ele ligava a camera, deixava em algum lugar com a cena enquadrada e ia fazer os movimentos com a camera sozinha gravando. Nunca foi roubado.

Croix, aqui em Porto Alegre tá 'tudo' pichado. Estavam depredando até as estátuas de bronze, chegaram a quebrar o dedo de uma delas, tem estátuas remendadas com 'durepox', e nem uma pintura de acabamento fizeram...

E algumas semanas atrás um colega do fórum relatou o roubo de uma 5D com lentes e acessórios fotografando em Torres.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 17 de Janeiro de 2014, 18:56:57
Croix, aqui em Porto Alegre tá 'tudo' pichado. Estavam depredando até as estátuas de bronze, chegaram a quebrar o dedo de uma delas, tem estátuas remendadas com 'durepox', e nem uma pintura de acabamento fizeram...
Eu nunca estive em Porto Alegre. Mas estatuas remendadas com Durepox, quebradas, pichadas... Que motivo a mais vc quer para fotografa-las? Se eu tivesse mais proximo eu iria ate ai so para ver isso.

Uma vez eu estava convidando um pessoal para sair e fazer umas fotos por ai. Perguntaram onde eu estava indo e eu respondi que estava indo nos arredores do Porto. Ninguem quis vir comigo dizendo que nao tinha nada para ver la, que era um lugar sujo e feio. Eu fui sozinho e nao me arrependi nem um pouco de voltar para casa com fotos de lugares feios, sujos e abandonados que ninguem quer fotografar:

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/181772_1871108056785_7105665_n.jpg



Falaram que o dia nao estava bonito para se fazer fotos:
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/6736_1216054760862_184874_n.jpg


Se vc olhar bem para a Torre Eiffel vc vai perceber que na verdade ela eh feia. Mas todo mundo quer tirar foto dela.

Quando vc olha para as estatuas de Praga elas estao escuras de tanta sujeira. Ficam anos sem limpar... Mas todo mundo tira foto e ate vendem cartao postal com elas sujas mesmo, e as vezes ate com coco de passarinho seco acumulado na cabeca e ombros.


---
O que faz a foto ser interessante/boa/bonita nao eh o objeto fotografado em si. A beleza do objeto pode ajudar a chamar atencao a imagem, mas eu diferencio de objeto bonito/interessante de foto boa, bonita, interessante. O ceu em movimento, o poste de luz, o contraste, as cores o angulo e composicao eh que faz a foto essa foto do predio ficar bia, interessante, bonita. Para ser sincero, o predio eh so um detalhe. A beleza dele ajuda mas nao eh o principal. Se esse mesmo predio fosse fotografado de forma passiva, ninguem iria dar bola para o predio e a foto.


Como alguem disse por ai... Se nao tem beleza para se fotografar na sua cidade, fotografe a feiura.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #24 Online: 17 de Janeiro de 2014, 19:02:11
Eu não fotografo na rua por medo. Investi muito tempo, trabalho, e dinheiro pra um manezinho me roubar.

E te garanto que essas fotos delas são feitas com equipas de ponta. Até porque ela vende, e fine art sem qualidade na impressão/papel ninguém quer.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 17 de Janeiro de 2014, 19:05:29
Eu não fotografo na rua por medo. Investi muito tempo, trabalho, e dinheiro pra um manezinho me roubar.

E te garanto que essas fotos delas são feitas com equipas de ponta. Até porque ela vende, e fine art sem qualidade na impressão/papel ninguém quer.
Acredite, tem muita gente vendendo "fine art" com cameras portateis. E muitas outras com cameras que nao sao de ponta. Eu ja vendi fotos feitas com cameras que eu montei em casa, feitas de papel e embalagens de plastico. Uma delas tem 30cm de largura e altura e eh amarela. So cego nao ve... Ninguem quer roubar...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 17 de Janeiro de 2014, 19:25:19
A respeito da questão que os colegas comentaram no inicio do tópico, de fato a cultura normalmente exerce uma forte limitação perante a criatividade.

No relacionamento social, o conhecimento que chega ao indivíduo, trabalha no sentido oposto ao da liberdade para a genialidade pura e nativa que qualquer um pode ter dentro de si, assim sendo, uns serão mais ou menos geniais que outros. Quando o conhecimento estabelece parâmetros para o que é supostamente bom, ou supostamente certo/errado, acaba por limitar e inibir a genialidade que o indivíduo supostamente poderia ter.

Assim como a Manita, existem aqueles(as) desde cedo, que conseguem transformar elementos do conhecimento cultural em algo supostamente agradável e muitas vezes até mesmo inovador, com perfeição e muita facilidade.

No caso dos mais velhos, não é que o cérebro fica gasto, mas o excesso de conhecimento e convencimento perante ao que é supostamente bom/ruim e certo/errado, acaba por limitar as possibilidades de se encontrar algo que poderia ser genialmente feliz.

Abramos as nossas mentes!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 17 de Janeiro de 2014, 23:01:39
Eu nunca estive em Porto Alegre. Mas estatuas remendadas com Durepox, quebradas, pichadas... Que motivo a mais vc quer para fotografa-las? Se eu tivesse mais proximo eu iria ate ai so para ver isso.

Uma vez eu estava convidando um pessoal para sair e fazer umas fotos por ai. Perguntaram onde eu estava indo e eu respondi que estava indo nos arredores do Porto. Ninguem quis vir comigo dizendo que nao tinha nada para ver la, que era um lugar sujo e feio. Eu fui sozinho e nao me arrependi nem um pouco de voltar para casa com fotos de lugares feios, sujos e abandonados que ninguem quer fotografar:

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/181772_1871108056785_7105665_n.jpg



Falaram que o dia nao estava bonito para se fazer fotos:
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/6736_1216054760862_184874_n.jpg


Se vc olhar bem para a Torre Eiffel vc vai perceber que na verdade ela eh feia. Mas todo mundo quer tirar foto dela.

Quando vc olha para as estatuas de Praga elas estao escuras de tanta sujeira. Ficam anos sem limpar... Mas todo mundo tira foto e ate vendem cartao postal com elas sujas mesmo, e as vezes ate com coco de passarinho seco acumulado na cabeca e ombros.


---
O que faz a foto ser interessante/boa/bonita nao eh o objeto fotografado em si. A beleza do objeto pode ajudar a chamar atencao a imagem, mas eu diferencio de objeto bonito/interessante de foto boa, bonita, interessante. O ceu em movimento, o poste de luz, o contraste, as cores o angulo e composicao eh que faz a foto essa foto do predio ficar bia, interessante, bonita. Para ser sincero, o predio eh so um detalhe. A beleza dele ajuda mas nao eh o principal. Se esse mesmo predio fosse fotografado de forma passiva, ninguem iria dar bola para o predio e a foto.


Como alguem disse por ai... Se nao tem beleza para se fotografar na sua cidade, fotografe a feiura.

CROIX, concordei com o seu ponto de vista! É interessante, observar, 'investigar', propiciar ao espectador um ponto de vista marginal, diferente do 'correto', do usual e do cotidiano virtual.

Mas o problema maior é a parte da segurança mesmo. Aqui estão invadindo faculdades, shoppings, etc... como disse um colega teve sua câmera roubada em uma praia próxima, justamente a que eu estava planejando ir nas férias em fevereiro. Isso é o que mais incomoda.



 
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 18 de Janeiro de 2014, 00:26:25
Já que estamos falando de educação infantil:

http://www.youtube.com/watch?v=n9KeDTMEYSE
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #29 Online: 18 de Janeiro de 2014, 03:05:25
Belas fotos! Valeu por apresenta-la Pris  :ok:

Abraço,
M Rezende

Ah...e só pra lembrar que aqui em SP tb temos jovens talentos, eu tb sou bem novinho... :assobi: