Autor Tópico: Falando de experiência... o que são 14 anos?  (Lida 4132 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Online: 16 de Janeiro de 2014, 11:17:17
Quanto tempo de estudo e prática é necessário? Quanto de esforço de cada um? O equipamento é fundamental? A visão, o dom... acho incrível o que se pode fazer... com uma visão...

Para quem não conhece, apresento Manita Goh, 14 anos... de vida! (começou a fotografar com 10...)


*Visual Resonance Study #2* por Manita Goh, no Flickr


*maya's clue* por Manita Goh, no Flickr


*floating* por Manita Goh, no Flickr


*white beauty* por Manita Goh, no Flickr



Aqui o flickr: http://www.flickr.com/photos/52903445@N05/

e o 500px: http://500px.com/ManitaGoh

 :worship:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2014, 11:32:12
Um exemplo da forma como o cérebro funciona. Uma esponja, quanto mais novo e vazio, mais eficiente. Por isso, para um jovem que estuda durante 4 anos, vai aprender muitas vezes mais do que um adulto durante o mesmo tempo.

Nunca conseguiremos isso depois de velhos, com o cérebro gasto, ineficiente, e lotado.

Meu filho me mostra isso todos os dias, é impressionante a capacidade dos jovens e é muito triste ver que a maioria deles desperdiça isso.



Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2014, 11:34:50
Um exemplo da forma como o cérebro funciona. Uma esponja, quanto mais novo e vazio, mais eficiente. Por isso, para um jovem que estuda durante 4 anos, vai aprender muitas vezes mais do que um adulto durante o mesmo tempo.

Nunca conseguiremos isso depois de velhos, com o cérebro gasto, ineficiente, e lotado.

Meu filho me mostra isso todos os dias, é impressionante a capacidade dos jovens e é muito triste ver que a maioria deles desperdiça isso.

Verdade, Claudio... e muito legal ver o incentivo que ela recebe de outros fotógrafos e a importância que ela também dá aos sues estudos... no momento, ficará sem fotografar por 3 meses por causa da escola... outra coisa que também gostaria de ver com mais frequência: dedicação ao que é importante...

Só acho que burro velho como nós pode aprender truques novos sim...  ;)
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 11:36:28 por Pris WerSo »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2014, 16:26:22
Esse cara pode explicar isso melhor que ninguem, ele fala sobre criatividade, talento e consequentemente educacao:

http://www.youtube.com/watch?v=iG9CE55wbtY


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2014, 16:39:32
Pô, que coisa linda, é uma maravilha poder ver um talento tão jovem assim, me dá uma alegria imensa! No 1° Wedding Brasil que eu fui, apresentaram por lá o que provavelmente é o fotógrafo de casamentos mais jovem do Brasil. À época ele tinha 14 anos (hoje deve estar com 16), mas acho que fotografa casamentos desde os 10 anos, se não me engano.

Lindíssimas fotos mesmo, essa 1ª está de chorar!  :worship: :clap:


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2014, 16:41:25
Pris WerSo

Muito interessante este fotogrtafo .

Em muitos ramos da atividdae humana temos estes colegas que fogem da Curva normal , talvez o caso mais conhecido nas artes seja Mozart

que com 4 anos ja havia escrito uma opera .

Desconsiderando estes genios , que ja trazem experiencias de vidas passadas , ha um numero geral considerado como tempo medio para alguem obter dominio e sua área de atuação , ou seja os famosos mestres , referencias , etc : 10 anos .

Apos ler algumas biografias de musicos , estadistas , profissionais gerais , este numero encontra eco na pratica e  faz sentido para mim

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2014, 17:18:17
A curva de aprendizado é impressionante. Quando comecei a tocar baixo, aos 15, me mostraram uma banda chamada Rush. Com 17 eu tocava praticamente todas as músicas deles. Hoje, depois de muito tempo sem tocar este tipo de som, tenho até dificuldade em executar algumas.

Minha evolução foi assombrosa em 2 anos, depois foi ficando muito mais difícil.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 17:19:13 por Claudio Rombauer »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2014, 17:46:27
Antes de completar 10 anos de idade eu tinha tempo e material para ficar desenhando. Eu consegui acumular uma pasta com desenhos que nao era nenhuma obra prima, mas para uma crianca que nunca teve curso de desenho eu desenhava muito bem.

Anos depois pensei que poderia voltar a desenhar bem... ate parece. O que antes eu fazia facilmente e ate sentia ser uma qualidade natural minha, hoje mal consigo fazer uma linha reta sem uma regua, ou um circulo.

Mas eh como o cara do video que postei diz... Crianca arrisca muito mais, tem menos medo de errar e por isso mais aberto a possibilidades e consequentemente experiencias novas.

Crianca tambem tem os sentidos (que sao o nosso meio de contato com o mundo exterior) mais agucados, menos viciados. Nao importa quantas vezes ja foi do quarto ate a cozinha, toda vez eh como se uma aventura estivesse a exptreita atras de cada porta.

Alem da fertilidade imaginativa e criativa, etc.


FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2014, 18:49:32
O que eu gostaria de saber é como dar esses acabamentos na pós... tem umas fotos dela que são lindas, mas não estão sem tratamento... queria aprender essas técnicas!

Igual umas fotos que vi de uma amiga, ela fez um book e algumas fotos parece que tem uma nevoa... queria saber como aplicar aquilo (não é o saco plástico na lente, é photoshop mesmo)....

Quanto ao flickr, estou babando nas fotos da menina... simplesmente espetacular!


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2014, 20:40:34
A curva de aprendizado é impressionante. Quando comecei a tocar baixo, aos 15, me mostraram uma banda chamada Rush. Com 17 eu tocava praticamente todas as músicas deles. Hoje, depois de muito tempo sem tocar este tipo de som, tenho até dificuldade em executar algumas.

Minha evolução foi assombrosa em 2 anos, depois foi ficando muito mais difícil.

Eu era assim com guitarra também. Comecei a trabalhar e estudar muito pra faculdade e acabei perdendo toda a prática.

Se eu tivesse me tocado que eu gostava de fotografia antes de entrar na faculdade eu não estaria fazendo direito hoje. Se algum dia eu tiver filho, eu vou fazer o máximo para tentar colocar ele num caminho legal desde cedo.
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2014, 21:43:39
Também já tive vários 'hobbys'... Desenho, guitarras, eletrônica, escotismo, colecionismo dos mais variados.... Quando somos crianças e adolescentes, dentre todos os fatores citados pelos amigos ainda temos o tal do tempo, nessa época ele não é um fator limitante...

Hoje pra pregar uma prateleira na parede, demanda muita logística  :hysterical: :hysterical:

Em relação à Manita: as fotos dela são impressionantes!!!!
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 21:47:15 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2014, 22:58:21
A garota já tem 4 anos de experiência, o que já é bem mais que eu e que muita gente que ganha a vida com fotografia. Juntando isso a um talento natural, possivelmente uma família com sensibilidade para identificar e incentivar esse talento e um bom tratamento das imagens, temos esse resultado fantástico.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2014, 23:04:48
Malcolm Gladwell diz em seu livro Outliers que é preciso em média 10 mil horas para alguém ficar excelente em algo. Esse livro é muito bom para quem pretende se aprimorar em sua profissão, seu hobby ou qualquer coisa em que queira se superar.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2014, 00:05:29
Malcolm Gladwell diz em seu livro Outliers que é preciso em média 10 mil horas para alguém ficar excelente em algo. Esse livro é muito bom para quem pretende se aprimorar em sua profissão, seu hobby ou qualquer coisa em que queira se superar.

Valeu pela dica Rafaz.

Domenico De Masi, em seu livro Ócio Criativo também salienta a importância do tempo nos diversos processos criativos e de produção.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2014, 01:16:27
ah se o brasil tivesse essas maravilhas estruturais, e tu pudesse deixar tua câmera num tripé por 5 minutos no meio da rua sem ninguém passar a mão...

ahhhhh se o brasil...