Autor Tópico: Autorização de Imagem  (Lida 742 vezes)

Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Online: 16 de Janeiro de 2014, 15:41:16
Oi pessoal, dps de muito tempo sem aparecer aqui, estou aqui eu..

Seguinte, estou com um projeto futuro em que eu precisarei clicar pessoas na rua pra colocar em um blog.

Sei q o correto é pedir para assinarem uma autorização de imagem. Encontrei até um exemplo aqui - http://pt.slideshare.net/djmorim/autorizao-1-uso-de-imagem-simples (acham que está bom?). Minha duvida é, acham que precisa de tudo isso msm? E no caso, vão ser pessoas desconhecidas e talz, e fico pensando que muitas não vão querer assinar exatamente por isso. Pq afinal é necessário inserir nome completo e CPF..

Opniões!  :D


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2014, 08:51:15
vai te render o que, financeiramente falando, esse projeto?
se é um projeto só pra portfolio não chega a ser um grave problema.. mas procure entender um pouco mais sobre a lei de direitos autorais e vai ver que não estará isento de um processo por parte de algum fotografado.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2014, 09:13:24
Aqui tem todas as respostas que vc precisa  :ok:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=65404.0

Resumindo, legalmente falando (não sou advogado, mas isso já foi bastante discutido por aqui por fotógrafos advogados, inclusive no tópico citado), ninguém pode ser retratado sem que tenha autorizado, salvo algumas situações muito específicas como pessoas públicas durante o exercício do ofício.

Deve-se notar que fotografar locais públicos onde eventualmente apareçam grupos de pessoas é uma coisa, retratar pessoas - independente de estarem em local público ou não - é outra. E neste caso, não interessa se o uso é comercial ou vc quer apenas postar no Flickr, deve-se ter a autorização. Pelo menos é o consenso geral.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2014, 09:25:32 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2014, 12:55:26
Pelo que li fotografar não é o problema, mas publicar as fotos sem autorização dos retratados (exceção a pessoas públicas, de quem a autorização não se faz necessária). O blog da Editora Photos tem uma série de artigos no tema.
JVc.