Na verdade quando o sistema Advantix (APS) foi desenvolvido foi feito um cálculo de maximização do resultado ótico e de resolução da mídia para o formato 3:2 (assim como foi feito no 4/3) e o resultado do APS é máximizado em relação às mídias similares (inclusive 35mm), é muito mais fácil e muito mais eficaz desenvolver lentes para formato APS e isso proporciona cerca de 10% a mais de desempenho ótico para o APS em relação ao formato 135mm, por isso que o APS era considerado o formato do futuro para as películas e por isso que ele foi prontamente adotado pelos fabricantes de digitais, sendo que a maioria do fabricantes não pretende desenvolver para outros formatos, muito pelo contrário, na era digital os fabricantes tem se concentrado no formato otimizado para a ótica (APS e 4/3). O que se perde no geral na ótica de 135mm não justifica o ganho de dimenções da mídia, no cálculo desenvolvido pela Kodak mostrava que o ganho ótico era bem maior pelo uso do APS do que o se ganhava por dimenções, no mundo digital ainda existe uma fronteira de equilíbrio entre o APS e o 135, com pequena vantagem para o 135, mas isso também está com os dias contados, com a evolução dos sensores a tendência é que os sensores se tornem cada vez mais similares e a vantagem ótica do APS se sobressaia, por isso que marcas como Nikon, Fuji, Kodak e Olympus tem se concentrado no desenvolvimento de mídias de formato APS e 4/3.