Autor Tópico: Iniciar com Médio Formato  (Lida 11239 vezes)

rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Online: 18 de Janeiro de 2014, 19:57:49
Pessoal,

Quero comprar uma camera de médio formato para experimentar com filme 120. Depois de ler vários textos na internet acabei escolhendo a Mamiya 645 Super com lente 80mm N f2.8.

O que vocês acham desta escolha? Alguma recomendação em relação a este formato e a Mamiya? Devo comprar outra lente? Desculpe o excesso de perguntas mas realmente não tenho experiência nenhuma neste formato.

Agradeço qualquer ajuda.

Abs.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2014, 23:26:35
Excelente escolha!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2014, 01:33:19
Obrigado Pope.

Em relação ao viewfinder vi que existe com e sem fotômetro. Vc acha que este é um recurso importante para se ter neste tipo de câmera?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2014, 08:00:55
Se você já tem um fotômetro de mão, pode dispensar o da câmera. Mas se não tiver, procure uma que tenha...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2014, 12:30:33
Se você já tem um fotômetro de mão, pode dispensar o da câmera. Mas se não tiver, procure uma que tenha...

Por quê?

Você usa Médio Formato? Se sim, qual? Com fotômetro externo ou embarcado na câmera?

 Fiquei curioso!
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2014, 12:32:31 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2014, 12:43:29
Eu tenho uma Mamiya 645 AFD II e um fotometro de mão. Uso 100% das vezes com fotômetro de mão...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2014, 13:07:23
Eu tenho uma Mamiya 645 AFD II e um fotometro de mão. Uso 100% das vezes com fotômetro de mão...

Para médio formato que, sem dúvida, é uma fotografia mais pensada, mais planejada, fotômetro de mão é a melhor opção. Quero dizer... EU PENSO ASSIM, você usa o de mão, muita gente que conheço também usa. Mas você recomendou... "Se você já tem um fotômetro de mão, pode dispensar o da câmera. Mas se não tiver, procure uma que tenha...".

Não entendi isso.

Vou mais longe: se possível, se a grana permitir, de preferência um fotômetro que faça leitura incidente/refletida e spot também.
-22.352971,-48.775582


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2014, 15:27:13
Braga,

Acho que o Pope quis dizer que se não tiver um fotômetro de mão é melhor procurar uma Mamiya 645 que já tenha fotômetro interno para não ter que comprar os dois (ou entendi errado, rs)

BTW, faz alguns dias que estou procurando uma Mamiya 645 Pro c/ obj 55mm para comprar... se alguém souber....

Abraços,


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2014, 15:34:05
Para médio formato que, sem dúvida, é uma fotografia mais pensada, mais planejada, fotômetro de mão é a melhor opção. Quero dizer... EU PENSO ASSIM, você usa o de mão, muita gente que conheço também usa. Mas você recomendou... "Se você já tem um fotômetro de mão, pode dispensar o da câmera. Mas se não tiver, procure uma que tenha...".

Não entendi isso.

Vou mais longe: se possível, se a grana permitir, de preferência um fotômetro que faça leitura incidente/refletida e spot também.
Tudo depende do que ele já tem... Eu fotografo com o meu Sekonic L-478 DR, mas não vou recomendar um para o colega, pois, acho muito específico. Quem pensa que precisa de um está em um nivel que sabe porque precisa de um!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2014, 18:50:11
Braga,

Acho que o Pope quis dizer que se não tiver um fotômetro de mão é melhor procurar uma Mamiya 645 que já tenha fotômetro interno para não ter que comprar os dois (ou entendi errado, rs)

BTW, faz alguns dias que estou procurando uma Mamiya 645 Pro c/ obj 55mm para comprar... se alguém souber....

Abraços,

Tudo depende do que ele já tem... Eu fotografo com o meu Sekonic L-478 DR, mas não vou recomendar um para o colega, pois, acho muito específico. Quem pensa que precisa de um está em um nivel que sabe porque precisa de um!

Ah!, sim, agora entendi.  :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua:

 :D
-22.352971,-48.775582


rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2014, 18:55:57
Na verdade eu também achava que uma câmera como a Mamiya 645 pedia uma fotometria mais cuidadosa e portanto era necessário ter um fotómetro de mão. Eu tenho um pequeno Gossen Luna-Pro digital que lê luz refletida e incidente mas não tem leitura spot. Acho que para aprender o médio formato deve ser o suficiente, não é?


andrebelagio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 13:10:53
Estou a procura de uma Mamiya tb, talvez uma rz67 prO ii, NO ebay tem um monte e opção


rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #12 Online: 10 de Março de 2014, 12:49:36
Pessoal,

Consegui comprar uma Mamiya M645 Super juntamente com três lentes:

80mm f2.8 Sekor C
35mm f3.5 Sekor C
150mm f4 Sekor C

A camera é muito boa mas estou apanhando muito da fotometria. De 4 filmes que carreguei nela, dois eu perdi inteiramente. O primeiro por ter colocado errado e o segundo simplesmente porque esqueci de colar aquela fita ao final do filme e ele acabou se soltando e velando totalmente. Dos outros dois um foi um TriX que até ficou razoável e o outro foi um Fuji Provia que estourou nas altas luzes na maioria das fotos. Agora vou colocar um outro filme e fotometrar com mais cuidado para ver se obtenho algo melhor. De qualquer forma achei o Médio Formato muito legal para fotografar.


Mamiya 645 Super-09138 por Rigoberto - BR, no Flickr

 


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Março de 2014, 13:38:26
Pessoal,

Consegui comprar uma Mamiya M645 Super juntamente com três lentes:

80mm f2.8 Sekor C
35mm f3.5 Sekor C
150mm f4 Sekor C

A camera é muito boa mas estou apanhando muito da fotometria. De 4 filmes que carreguei nela, dois eu perdi inteiramente. O primeiro por ter colocado errado e o segundo simplesmente porque esqueci de colar aquela fita ao final do filme e ele acabou se soltando e velando totalmente. Dos outros dois um foi um TriX que até ficou razoável e o outro foi um Fuji Provia que estourou nas altas luzes na maioria das fotos. Agora vou colocar um outro filme e fotometrar com mais cuidado para ver se obtenho algo melhor. De qualquer forma achei o Médio Formato muito legal para fotografar.
 

Ô louco meu, que set de respeito! Eu comprei uma Mamiya 645 Pro c/ lente 55, queria muito uma 35 mas estava caro demais . Acabei comprando uma 45, uma 80 e uma 150.

Sobre a fotometria, você está colocando ali no Prisma como "(S)pot", "(A)verage" ou "(AS) Auto"?
Eu fiz uma conferência da medição da minha Mamiya com a minha digital, e na grande maioria bateu bem. Bom, estou com 4 rolos dela e ainda não revelei para ver se está tudo ok, rs.

Abraços!



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 10 de Março de 2014, 13:49:01
Estou quase comprando uma mamiya 645 AF e umas 3 lentes. Preciso de medio formato com AF.
Alguem aqui sabe me dizer se a velocidade do autofoco muda muito em relação as AFDI/II/III?
« Última modificação: 10 de Março de 2014, 13:49:22 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya