Autor Tópico: Iniciar com Médio Formato  (Lida 11220 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 10 de Março de 2014, 13:51:06
Para cenas com condições de luz muito distintas, eu acho o fotometro da camera importatissimo. Ficar usando o fotometro de mão toda hora é um saco.
« Última modificação: 10 de Março de 2014, 13:51:29 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #16 Online: 10 de Março de 2014, 14:14:22

Ô louco meu, que set de respeito! Eu comprei uma Mamiya 645 Pro c/ lente 55, queria muito uma 35 mas estava caro demais . Acabei comprando uma 45, uma 80 e uma 150.

Sobre a fotometria, você está colocando ali no Prisma como "(S)pot", "(A)verage" ou "(AS) Auto"?
Eu fiz uma conferência da medição da minha Mamiya com a minha digital, e na grande maioria bateu bem. Bom, estou com 4 rolos dela e ainda não revelei para ver se está tudo ok, rs.

Abraços!

Obrigado sri_canesh. Eu estou usando mais o (A)verage ou (AS) Auto mas já percebi que dependendo da cena e do filme a fotometria é critica. Em alguns casos já sabia que não ia dar porque a cena exigia pelo menos um filtro ND para atenuar a diferença entre as altas luzes e as baixas. Mas estou gostando muito pois cada foto tem que ser pensada com cuidado e a volta às origens com filme é recompensadora.

Abs.


rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #17 Online: 10 de Março de 2014, 14:17:46

Estou quase comprando uma mamiya 645 AF e umas 3 lentes. Preciso de medio formato com AF.
Alguem aqui sabe me dizer se a velocidade do autofoco muda muito em relação as AFDI/II/III?

Eu decidi por uma manual pois o estilo de fotografia que eu pretendia não exigia tanta agilidade. Além disso o custo da câmera e das lentes também é bem menor. Nunca usei uma médio formato com autofocus mas achei bastante tranquilo focar manualmente na 645 Super com o pentaprisma.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #18 Online: 10 de Março de 2014, 14:25:06
Eu decidi por uma manual pois o estilo de fotografia que eu pretendia não exigia tanta agilidade. Além disso o custo da câmera e das lentes também é bem menor. Nunca usei uma médio formato com autofocus mas achei bastante tranquilo focar manualmente na 645 Super com o pentaprisma.
É que eu fotografo criança em alta velocidade. :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #19 Online: 10 de Março de 2014, 14:31:54

É que eu fotografo criança em alta velocidade. :D

Imagino que não seja nada fácil pois com a minha filha de 4 anos a maior parte das fotos saem fora de foco mesmo com o autofocus.
Eu fico imaginando como os fotógrafos faziam nos anos 60 e 70 quando não havia autofocos.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #20 Online: 10 de Março de 2014, 14:40:29
Imagino que não seja nada fácil pois com a minha filha de 4 anos a maior parte das fotos saem fora de foco mesmo com o autofocus.
Eu fico imaginando como os fotógrafos faziam nos anos 60 e 70 quando não havia autofocos.
Pois é...eu fiquei impressionado com uma fotografa que fotografava sua filha com uma hasselblad 500/cm. Fiquei tão impressionado com a habilidade dela que acabei comprando uma  :D
Ao ar livre e com bastante luz é até tranquilo. Agora, se for fotos internas com menor luminosidade o bicho pega.  :no:
Pras fotos da minha filha seria mais que suficiente. Agora, profissionalmente com crianças seria um pesadelo.  :shock:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #21 Online: 10 de Março de 2014, 14:43:14

Pois é...eu fiquei impressionado com uma fotografa que fotografava sua filha com uma hasselblad 500/cm. Fiquei tão impressionado com a habilidade dela que acabei comprando uma  :D
Ao ar livre e com bastante luz é até tranquilo. Agora, se for fotos internas com menor luminosidade o bicho pega.  :no:
Pras fotos da minha filha seria mais que suficiente. Agora, profissionalmente com crianças seria um pesadelo.  :shock:

Realmente com mais de uma criança o "bicho pega"!!!!

E o que você acha da Hasselblad? É um sonho de consumo!!!


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 10 de Março de 2014, 14:50:00
Realmente com mais de uma criança o "bicho pega"!!!!

E o que você acha da Hasselblad? É um sonho de consumo!!!

(me metendo)

Umas 2 semanas atrás "caiu" no meu colo uma Hassel 503 e uma Hassel 903 por um preço inacreditável, rs. Fiquei puto pq poderiam ter aparecido uns 2 meses atrás, não precisaria de ter comprado a Mamiya.
A 503 foi para CLA, não pude usar ainda, mas a 903 já usei. Ela é toda manual, é outra pegada. Achei muito mais "gostosa" de fotografar do que a Mamiya, o problema é o preço das coisas. Com o que gastei para comprar a 150mm e a 45mm para a Mamiya não consigo nem comprar uma lente "basica" para a Hassel  :aua:


rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #23 Online: 10 de Março de 2014, 14:52:41

(me metendo)

Umas 2 semanas atrás "caiu" no meu colo uma Hassel 503 e uma Hassel 903 por um preço inacreditável, rs. Fiquei puto pq poderiam ter aparecido uns 2 meses atrás, não precisaria de ter comprado a Mamiya.
A 503 foi para CLA, não pude usar ainda, mas a 903 já usei. Ela é toda manual, é outra pegada. Achei muito mais "gostosa" de fotografar do que a Mamiya, o problema é o preço das coisas. Com o que gastei para comprar a 150mm e a 45mm para a Mamiya não consigo nem comprar uma lente "basica" para a Hassel  :aua:

Eu também procurei uma Hasselblad 503 mas o preço me assustou e só vinha com a 80mm. Quem sabe no futuro me aventuro e troco a Mamiya por uma Hasselblad.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 10 de Março de 2014, 14:54:37
Realmente com mais de uma criança o "bicho pega"!!!!

E o que você acha da Hasselblad? É um sonho de consumo!!!
Eu estou gostando muito. Gosto do cheiro e do barulho dela. Ah! E das fotos tb! :D
E olhar as fotos  a cena pelo visor prismático é uma experiencia incrivel. Só fica mais dificil de ajustar as linhas, por isso estou usando aquele visor de 90 graus. Mas quando a cena é na natureza e não preciso de muita referencia, eu sempre gosto de usar o prisma, pois acho mais gostoso. :D

É muito dificil dar marcha ré em algumas coisas. Ainda mais que não sou daqueles "puristas" que acham que tudo tem que ser manual e dificil de fazer :). Por exemplo, eu acho meio chato ter que mudar o controle de abertura e velocidade na lente, pois acabamos nos concentrando naquilo que não tem tanta importancia. Mas assim que eu pegar mais pratica com ela, tudo isso vai virar passado.
« Última modificação: 10 de Março de 2014, 14:56:05 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #25 Online: 10 de Março de 2014, 14:58:07
E uma coisa que curto pra caramba é girar aquele esquema pra carregar a foto. Acho muito gosto. Mas também profisisonalmente, para o tipo de fotografia que faço, é bem complicado.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #26 Online: 10 de Março de 2014, 14:58:44
Mas decidi que vou levar ela pra fazer aquela foto clássica de família. :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


rigoc

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #27 Online: 10 de Março de 2014, 15:01:53

Eu estou gostando muito. Gosto do cheiro e do barulho dela. Ah! E das fotos tb! :D
E olhar as fotos  a cena pelo visor prismático é uma experiencia incrivel. Só fica mais dificil de ajustar as linhas, por isso estou usando aquele visor de 90 graus. Mas quando a cena é na natureza e não preciso de muita referencia, eu sempre gosto de usar o prisma, pois acho mais gostoso. :D

É muito dificil dar marcha ré em algumas coisas. Ainda mais que não sou daqueles "puristas" que acham que tudo tem que ser manual e dificil de fazer :). Por exemplo, eu acho meio chato ter que mudar o controle de abertura e velocidade na lente, pois acabamos nos concentrando naquilo que não tem tanta importancia. Mas assim que eu pegar mais pratica com ela, tudo isso vai virar passado.

Acho que estou tendo uma experiência semelhante à sua pois é a minha primeira câmera de médio formato. Até avançar o filme é prazeroso com aquela alavanca. Realmente para se usar no trabalho profissional não deve ser muito fácil.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 10 de Março de 2014, 15:10:30
Nessa sua mamiya aí também rola o indice EV?

Alguem poderia me explicar melhor pro burrinho aqui como usar esse indice? Parece que é muito mais facil.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 10 de Março de 2014, 15:19:55
Acho que estou tendo uma experiência semelhante à sua pois é a minha primeira câmera de médio formato. Até avançar o filme é prazeroso com aquela alavanca. Realmente para se usar no trabalho profissional não deve ser muito fácil.

Aqui no Brasil acho que não é muito comum, mas nos EUA vejo muitos fotógrafos usando câmeras médio formato em casamento, tanto em ensaios pré-casamento quanto no casamento em si. No entanto, os noivos estão cientes que não vão ter 10.000 fotos para escolher pois é outro estilo de foto e normalmente os fotógrafos usam a Contax 645 ou Mamiya AFD.
Mas olha, as fotos que eu vejo são lindas DEMAIS! Portra ou Fuji 400h dão um ar incrível ao casamento!