Autor Tópico: Nascer do sol na fazenda  (Lida 1688 vezes)

CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Online: 18 de Janeiro de 2014, 22:10:45
Críticas e sugestões são bem vindas.

1.

Sitio 11 por CristianoCSoares, no Flickr

2.

Sitio 7 por CristianoCSoares, no Flickr

3.

Sitio 3 por CristianoCSoares, no Flickr

4.

Sitio 10 por CristianoCSoares, no Flickr

5.

Sitio 14 por CristianoCSoares, no Flickr

Obrigado por ver!



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2014, 18:02:26
Todas muito boas mas a 2 e 5 são as minhas prediletas. Contudo, achei o WB um pouco quente demais é a saturação ou vibração passou do ponto, em especial, na número 1.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2014, 20:21:37
Todas muito boas mas a 2 e 5 são as minhas prediletas. Contudo, achei o WB um pouco quente demais é a saturação ou vibração passou do ponto, em especial, na número 1.


Estou com esta câmera há pouco tempo e ela tem tendência a wb bem quente (estava acostumado com outra que tendia a wb bem frio), ainda estou apanhando.

Entretanto, as fotos foram feitas às 06 da manhã e a luz não estava muito mais fria do que a das imagens.

Na saturação eu não mexi, mas dei um up no vibrance, devo ter errado a mão. :doh: Ainda estou aprendendo a fazer o tratamento das fotos e sempre acabo abusando de algum ajuste.

Obrigado por comentar!


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2014, 21:23:10
Gostei das composições. Ma as cores não ficaram legais. Achei estranhas... certamente foi o ajuste no vibrance. Pessoalmente gosto de dar apenas um 'tapa' (+ 5 a 15), mas do que isso só em 'casos muito específicos''
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2014, 22:03:49
Gostei das composições. Ma as cores não ficaram legais. Achei estranhas... certamente foi o ajuste no vibrance. Pessoalmente gosto de dar apenas um 'tapa' (+ 5 a 15), mas do que isso só em 'casos muito específicos''

Obrigado pelo comentário!

Vou tentar ser mais contido no tratamento (como já li aqui no forum, quando se está aprendendo, menos é mais).


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2014, 00:48:54
Coloração de foto tirada em jpeg :). A que mais gostei foi a 4, apesar de bastante obvia de se fazer. De restante, parece que foram feitas sem nenhum objetivo além de treino. É normal esse tipo de brincadeira quando estamos começando. Aos poucos enjoa.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2014, 12:47:08
Coloração de foto tirada em jpeg :). A que mais gostei foi a 4, apesar de bastante obvia de se fazer. De restante, parece que foram feitas sem nenhum objetivo além de treino. É normal esse tipo de brincadeira quando estamos começando. Aos poucos enjoa.

Bom sinal, não estou estragando as fotos mais do que o JPEG direto da câmera :D.

A 4 quase nem postei, e o objetivo acaba sendo apenas treino mesmo, como te falei em um tópico seu, minha preocupação ainda é se o WB está certo, se o tratamento esta correto, se a composição podia melhorar (ainda é o ponto de vista técnico da foto).

Quem sabe daqui a alguns anos consigo umas fotos onde o aspecto técnico passe a nem ter importância :).


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2014, 13:01:29
Oi Cristiano, realmente o que o pessoal disse é verdade, cores carregadas demais.

Veja como está a calibração do seu monitor onde edita as fotos, pode ser aí que está o problema. Geralmente um monitor escuro ou com pouco contraste pode te levar a ajustar mal as fotos, isso já aconteceu comigo quando manipulava as fotos em um notebook da Dell, que o monitor era péssimo e não proporcionava ajustes.

Depois que passei a usar as OMD, raramente utilizo o raw, se ajustar bem a câmera conseguirá JPEGs ótimos, desde que bem expostas originalmente.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2014, 13:06:45
Oi Cristiano, realmente o que o pessoal disse é verdade, cores carregadas demais.

Veja como está a calibração do seu monitor onde edita as fotos, pode ser aí que está o problema. Geralmente um monitor escuro ou com pouco contraste pode te levar a ajustar mal as fotos, isso já aconteceu comigo quando manipulava as fotos em um notebook da Dell, que o monitor era péssimo e não proporcionava ajustes.

Depois que passei a usar as OMD, raramente utilizo o raw, se ajustar bem a câmera conseguirá JPEGs ótimos, desde que bem expostas originalmente.

Edito em um Mac (já de quase 3 anos atrás). Acho que o problema não é no computador, agora que estou começando a me entender com o editor.

Ainda estou aprendendo os ajustes da OMD, mas estou adorando a câmera. Se tivesse ouvido falar dela antes nem tinha comprado a DSLR (já que meu uso não é trabalho).

Ainda devo voltar a fotografar em JPEG, mas primeiro pus na cabeça que vou dominar o RAW.

Obrigado pelo comentário!
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2014, 13:07:23 por CristianoSoares »


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Janeiro de 2014, 14:11:09
Edito em um Mac (já de quase 3 anos atrás). Acho que o problema não é no computador, agora que estou começando a me entender com o editor.

Ainda estou aprendendo os ajustes da OMD, mas estou adorando a câmera. Se tivesse ouvido falar dela antes nem tinha comprado a DSLR (já que meu uso não é trabalho).

Ainda devo voltar a fotografar em JPEG, mas primeiro pus na cabeça que vou dominar o RAW.

Obrigado pelo comentário!

Oi Cristiano, sem dúvida o Raw é e sempre será a melhor opção, porém demanda muito tempo. A técnica você aprende assim mesmo, fazendo, o problema para alguns de nós é o tempo exigido.

Tenho me dado bem com JPEGs da Olympus, assim como com os da panasonic. Estranhamente me dava muito mal com os JPEGs de uma rebel que eu tinha, provavelmente era problema do processador da câmera, já que em raw os resultados eram ótimos.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #10 Online: 20 de Janeiro de 2014, 17:01:28
Antes do mais, comento que me arrependo de ter fotografado muitos anos em JPG.
Salvo o que seja foto-jornalismo que o que importa é o momento, ou familiar/amigos, o resto tudo em RAW.

Gosto muito da 3.º.
À 2. me parece faltar mais chao... 

A. Fernandes


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #11 Online: 20 de Janeiro de 2014, 19:33:16
Oi Cristiano, sem dúvida o Raw é e sempre será a melhor opção, porém demanda muito tempo. A técnica você aprende assim mesmo, fazendo, o problema para alguns de nós é o tempo exigido.

Tenho me dado bem com JPEGs da Olympus, assim como com os da panasonic. Estranhamente me dava muito mal com os JPEGs de uma rebel que eu tinha, provavelmente era problema do processador da câmera, já que em raw os resultados eram ótimos.

Meu foco quando comecei a fotografar foi crianças (sobrinhas e enteadas) e minhas viagens. Vou fazer uma viagem agora e vou começar a fotografar em RAW + JPEG para ver se me adapto ao JPEG da Oly.  :ok:


Antes do mais, comento que me arrependo de ter fotografado muitos anos em JPG.
Salvo o que seja foto-jornalismo que o que importa é o momento, ou familiar/amigos, o resto tudo em RAW.

Gosto muito da 3.º.
À 2. me parece faltar mais chao... 



Tive dificuldade em enquadrar, estava com uma 50mm em uma câmera m4/3 (equivalente a 100 mm em full frame).
Cansei de andar para trás para enquadrar a árvore inteira da foto 2 :).

Também fiquei satisfeito com a composição da foto 3 (gostei da impressão das árvores subindo com o chão descendo).

Obrigado por comentar!