Autor Tópico: Nikon D5200 X Canon T3i = Vale a pena a diferença de preço?  (Lida 16552 vezes)

Assis Pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #30 Online: 25 de Abril de 2014, 20:58:17
Fala pessal,

Vou aproveitar esse tópico para pedir uma opionião sobre uma dúvida semelhante. No passado eu usava uma dessas digitais compactas simples (que assim como a maioria dos leigos, eu comprava olhando apenas a quantidade de megapixels e o tamanho do zoom optico). Nos últimos anos acabei usando mais o meu póprio celular (Galaxy SIII), que gera imagens melhores que a minha velha camera digial compacta e possui recursos interessantes, como HDR.

Recentemente, comecei a me interessas mais por fotografia e decidi comprar uma camera de verdade (leia-se DSLR), para tirar fotos com uma qualidade de imagem melhor e mais trabalhadas (p.e., fazer um foco seletivo, fotografar um por do sol, fazer um jogo com as luzes da cidade a noite, etc). Não pretendo fazer nenhum tipo de trabalho profissional (book, eventos, etc.). Meu principal objetivo é fotografar viagens e passeios de fim de semana.

Já li todos os tópicos sobre iniciantes escolhendo sua primeira camera e já entendi que a decisão é mais pessoal do que técnica.
No meu caso, acho que os modelos de entrada são mais que suficientes, afinal, eu nem notaria a diferença na qualidade das fotos tiradas com uma de entrada e outra top de linha.
Pretendo gastar algo entre R$ 1.500 e R$ 2.000. Como a maioria dos iniciantes, fiquei na dúvida entre uma Canon T3i ou uma Nikon D3200. Nunca tive e não conheço ninguém que tenha DSLR, então os argumentos de troca de acessorios com amigos ou qual sistema eu estou acostumado ou qual eu sinto mais confortável na mão, não me ajudam muito. Por enquanto, o critério de desempate em favor da T3i é o fato dela ter a tela articulável (eu prefiro fotografar olhando no viewfinder, mas a tela pode ser útil numa situação com ângulo ruim).

Minha dúvida agora é se eu pego aquele kit padrão para iniciantes (T3i + lente 18-55mm por cerca de R$ 1,5k), ou se eu invisto um pouco mais (indo pra casa dos R$ 2k) e levo uma lente 18-135mm.
Ou ainda, se eu gasto os mesmos 2k, mas invisto na camera e não na lente: 18-55mm com uma T5i (ou uma D5100, ou D5200, uma vez que, nesse caso, o meu critério de desempate vai por água abaixo).

Obs: a princípio vou ficar com uma lente apenas. Num futuro mais distante, quando eu já tiver praticado muito e estiver entendendo melhor sobre fotografia, pode ser que eu invista em outras lentes mais interessantes.

Obs2: um outro critério de desempate que pode direcionar a ajuda de vocês é o tamanho da câmera. Como vou usar muito em viagens, uma camera menor e mais leve leva vantagem (confesso que ainda não comparei as opções olhando pra esse critério).

O que vocês acham?

Muitísimo obrigado!
Vinicius Assis Pedrosa


Assis Pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #31 Online: 27 de Abril de 2014, 21:40:38
Olá pessoal,

Desculpem o post anterior, muito longo. Cheguei a uma decisão. Olhei mais no detalhe a diferença entre as câmeras e vi que, pra mim, vale mais investir na lente mesmo. As vantagens dos modelos mais novos são, basicamente, um material mais resistente, 1 ou 2 frames a mais por segundo e 1 ou 2 níveis a mais de ISO.
Eu não pretendo usar a câmera em "ambientes hostis", nem usarei para fins profissionais. Então não acho que essas vantagens farão muita diferença pra mim.

Acabei optando por uma que eu nem estava considerando: Canon EOS Rebel SL1 + 18-135mm.
Ela não tem a tela articulável (que era meu critério de desempate), mas ela é consideravelmente menor e mais leve que todas as outras. Isso será uma boa vantagem, uma vez que usarei bastante em viagens.

Abraços,
Vinicius Assis Pedrosa


darivab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #32 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 16:19:16
Gente, reanimando um pouco o tópico: achei as duas pelo MESMO preço. Nesse caso específico, qual seria a melhor escolha? (fotos só pra hobby, mesmo)