Autor Tópico: Nikon D5200 X Canon T3i = Vale a pena a diferença de preço?  (Lida 16513 vezes)

sidmargarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Janeiro de 2014, 10:31:25
Olá amigos do MF, embora esse assunto tenha sido debatido de forma esparsa em outros tópicos, gostaria da opinião de vocês com relação ao viés econômico, ao se comparar a D5200 com a T3i. Para um usuário de entrada, com foco em fotografia (e n vídeo), sobre diversos assuntos (câmera genérica mesmo, embora mais provável que se atenha a paisagens), e possível aquisições de lentes "básicas" no futuro próximo, vale a pena pagar a média de R$ 450 a mais pela Nikon, ou seria melhor utilizar a grana para a aquisição de lentes, ou mesmo pegar a T3i com o kit 18-135, por alguns (uns 150/200) dilmas a mais?


panet

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2014, 13:46:48
   Deixando de lado os 'se', os 'mas' e os 'talvez', na sua situação, considerando o viés econômico,  eu compraria a T3i.
   Ouço opiniões afirmando a superioridade da lente do kit 18-55 Canon sobre a do kit 18-55 da Nikon, sobretudo quanto ao autofoco, e que as lentes Canon são algo mais baratas que as equivalentes Nikon.

   Se o fator dinheiro não fosse relevante, eu diria que a diferença entre as duas, na prática, seria mais assunto de conversação do que algo de mais concreto.
Dum senesco addisco


 Canon T3i - Nikon P900/p7800 - Canon G15/G16


sidmargarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2014, 14:30:44
Então, a princípio eu poderia ficar inclinado a investir mais na Nikon, principalmente por ter HDR, coisa que a T3i não tem, mas dada a diferença de preço entre as duas, estou com dúvidas...


Sr. Jolteon

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2014, 15:40:01
Dizem que o autofoco da T3i faz muito barulho e que é meio ruim de usar, mas como o teu foco principal é fotografar e não vídeo, acredito que tu não vá usar muito o autofoco. Eu ficaria com com a T3i e com o dinheiro restante, pegaria uma 50mm f/1.8 II.


Rafael S.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • x
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2014, 16:37:54
Então, a princípio eu poderia ficar inclinado a investir mais na Nikon, principalmente por ter HDR, coisa que a T3i não tem, mas dada a diferença de preço entre as duas, estou com dúvidas...

Cara, na minha opinião, HDR na câmera não passa de uma "perfumaria", até porque utilizando a técnica/softwares adequados se obtêm um resultado bem melhor.

Sobre o tópico: eu iria de t3i  :ok:


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2014, 16:55:35
Apesar do viés financeiro da questão, considero que a diferença de valores seja pouca, de maneira que a escolha deveria recair sobre a ergonomia das câmeras. Ou seja, você deveria experimentar as duas e ver com qual se adapta melhor.

Concordo com o Rafael, HDR direto na câmera é perfumaria, fica muito melhor se feito em um software adequado.

Quanto ao ruído do autofoco, na Canon isto é uma característica intrínseca de cada lente, não tem nada a ver com o corpo. Idem para as lentes Nikon AF-S.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2014, 19:22:17

   Ouço opiniões afirmando a superioridade da lente do kit 18-55 Canon sobre a do kit 18-55 da Nikon, sobretudo quanto ao autofoco, e que as lentes Canon são algo mais baratas que as equivalentes Nikon.


Onde você ouviu isso? So pra ilustrar comparei a 18-55 do kit com a 70D que é a mais nova da Canon com a D7100 com a 18-55 e o escore deu 14 pra Canon e 15 pra a Nikon.

http://www.dxomark.com/Lenses/Nikon/AF-S-DX-Zoom-Nikkor-18-55mm-f-3.5-5.6G-II-ED-mounted-on-Nikon-D7100__865

http://www.dxomark.com/Lenses/Canon/EF-S-18-55mm-f-3.5-5.6-IS-mounted-on-Canon-EOS-70D__895

Se você for comparar com a T4i o escore se distancia mais ainda em relação a D5200.

E só por descargo de consciência também fiz um comparativo no Snapsort da 5100 (anterior a 5200) versus T5i e a Nikon "antiga" levou vantagem sobre a nova T5i,  imagina a 5200?

http://snapsort.com/compare/Canon-Rebel-T5i-vs-Nikon-D5100

Só vejo vantagem em câmeras Canon no fator preço de acessórios, porque até o DR da Nikon é melhor. É uma opinião pessoal. No papel as imagens são iguais.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2014, 19:24:55 por pedromartins021 »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2014, 20:23:50
Ambas são lentes de kit, a Nikon se sobressai melhor em alguns aspectos como construção, aberração cromática e vinheta, no quesito nitidez a Canon é bastante superior principalmente nas bordas e nas grandes aberturas. É só pegar o próprio DXO, comparar as duas e ir em Measurements -> Sharpness -> Field Map e comparar as duas em cada distância focal e abertura. Mas acho difícil que alguém note a diferença, talvez em alguma foto de grupos de pessoas onde a falta de nitidez de borda pode atrapalhar.

A D5200 tem DR melhor, e essa é sua grande vantagem. Em compensação, a D5200 não tem motor de foco (não quer dizer muito, mas encarece o uso de duas distâncias focais bastante usadas principalmente para retratos 50mm e 85mm) e também não tem função de HSS para flash´s externos nem comanda flash´s fora da sapata, o que é nativo na T3i e muito útil (no caso do HSS, fundamental) para uso de flash TTL em fotos externas.

Sabendo das limitações de cada uma, se vc não pretende usar flash externo em externas e a diferença de preço das lentes não vai fazer diferença, vá até alguma loja e pegue as duas na mão. Qualquer outra limitação vc levará muito tempo até que realmente tenha impacto no que vc quer fotografar.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


sidmargarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2014, 20:32:25
De fato, conforme a opinião do Rafa e do Daniel, os softwares de computador conseguem fazer todo o trabalho de HDR (e sim, melhor, afinal vc é que está no domínio, n um chip), então nesse motivo n tomo a Nikon como melhor opção. Com relação as análises do Pedro, realmente fico impressionado e contente por ter agregado material técnico ao tópico, não se pode analisar questões econômicas sem ter em conta as questões técnicas! Assim como o Panet, eu já ouvi algumas vezes que, especificamente comparando as lentes dos kits 18-55 da Canon e da Nikon, dizem que a Canon é superior, mas isso não quer dizer que a Nikon seja ruim. E em todo caso, não será a única lente, pretendo com fé em Deus, ter muitas outras. O mais adequado em termos técnicos seria comparar a T5i com a D5200, em razão da semelhança de preço, mas me parece que ficar exaustivamente fazendo essas comparações entre equipos tão similares envolve muito aspectos pessoais, pois em condições semelhantes e com acessórios semelhantes, a qualidade de imagem é muito parecida. Estou considerando se valeria a pena tentar uma D7000 com pouco uso (ou nova, em um investimento maior), essa sim, superior.


sidmargarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2014, 20:38:01
Muito obrigado por sua resposta Alexandre! Foi extremamente esclarecedora e pontual!

As características da D5200 por vc elencadas não me são de muita valia (à exceção do motor de foco, embora tbm n presente na T3i, mas me parece que a Canon tem em todas as lentes), o que mais uma vez coloca ambas em empate técnico.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2014, 20:39:32
Em compensação, a D5200 não tem motor de foco (não quer dizer muito, mas encarece o uso de duas distâncias focais bastante usadas principalmente para retratos 50mm e 85mm)

NENHUMA Canon tem motor de foco no corpo.

sidmargarcia Não se abstenha as características da lente do kit. é como o nome diz, do kit, portanto são baratas e o preço condiz com a qualidade. Se apegue ao corpo da câmera. Se voce nao for um usuario exigente QUALQUER UMA DAS DUAS SERVIRÁ.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2014, 20:52:20
NENHUMA Canon tem motor de foco no corpo.

Pedro, nenhuma Canon tem motor de foco no corpo porque todas as lentes Canon (com exceção das TS e da MP que são lentes específicas) tem motor de foco, portanto qualquer câmera Canon fará autofoco com qualquer lente Canon  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #12 Online: 20 de Janeiro de 2014, 10:01:09
Acho que esta questão de motor de foco é muito mal esclarecida e tive as mesmas dúvidas quando estava me decidindo pela minha primeira DSLR. Deixa eu te contar a minha experiência: tenho uma D7000, que foi a minha primeira DSLR. Motor de foco foi um ponto a ser considerado (não o único, pois a ergonomia é outra) e acabei comprando a câmera (só o corpo) com uma Tamron 17-50 com motor de foco (que segundo reviews é muito melhor que a versão sem motor) e a Nikon 55-200 também com motor de foco. Para dizer que não valeu nada o motor de foco na câmera, acabei depois pegando uma Tokina 11-16 sem motor de foco, que resultou numa economia de US$ 100,00 - muito menos do que a diferença de uma D5100 (que era uma alternativa mais barata na época) para a D7000. A opção da Nikon manter o motor de foco (e não eliminá-lo completamente, como a Canon fez) foi justamente para manter os usuários que já possuía lentes AF antigas. Assim como ela manteve o mount F por questões de compatibilidade com lentes fabricadas desde 1959. Eu, sinceramente, não vejo isso como vantagem ou desvantagem para quem está começando em um sistema do zero, a não ser que queira fazer coleção de lentes.

As lentes AF-S são, em geral, versões melhoradas opticamente em relação as AF - a diferença de preço não é apenas pelo motor de foco. Pegando carona nas lentes citadas no tópico como exemplos, a AF-S 50mm f/1.8G custa quase o dobro da AF 50mm f/1.8D, mas é opticamente superior - se a diferença de $$ vale, a questão é pessoal. Porém, a AF-S 85mm f/1.8G custa, lá fora, apenas US$ 50,00 a mais que a AF 85mm f/1.8D e é tida como uma das lentes mais nítidas da Nikon. Existem poucas lentes que não possuem equivalentes diretas com motor (105 f/2 e 135 f/2, se não me engano - mas existe uma 105 f/2.8 Macro). Deve ter algum motivo mercadológico para não terem sido lançadas ainda.

sidmargarcia, dos diferenciais da D5200 que valem à pena serem citados em relação à alternativa da Canon, as características do sensor são as mais importantes: DR (que não é a mesma coisa que HDR), color depth e desempenho em ISO. E nisso ela é superior inclusive à T5i. Respondendo à pergunta do tópico, eu acho que, por isso, vale a diferença de preço.

Entretanto, não sei até que ponto essas questões interferem na prática, pois um tem que ser muito fotógrafo (e fazer fotos com essa intenção) para ver essas diferenças refletidas na prática. A depender do tipo de fotografia que for fazer, pode ser melhor ir de Canon pela variedade de lentes, como as TS que tem melhor reputação que as PC-E da Nikon. Mas, penso que quando optar por lentes desse nível, é melhor estar com uma câmera FF às mãos. Há no mercado mais opções de acessórios de terceiros para Canon também, por ser a marca com maior market share e isso também pode ser um diferencial da Canon. Mas com AliExpress, DX, eBay agora ficou mais fácil conseguir acessórios para as duas marcas.

Existem, ainda, alternativas mais recentes em relação ao mundo Canikon, que possuem coisas promissoras, mas ainda não tão consolidadas, como as câmeras SLT e NEX da Sony (que atualmente é a marca que possui melhor política de preços oficiais no Brasil), sistema Fuji X (que é o que mais tem causado frisson nos últimos dias) e o sistema m4/3 compartilhado por Panasonic e Olympus. Mas, aí já fugiria do assunto do tópico...


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Janeiro de 2014, 12:49:35
Apenas para constar, a Canon nunca "eliminou" o motor de foco. O sistema EOS foi projetado desde o início para que não houvesse necessidade de conexão mecânica entre a lente e o corpo.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #14 Online: 20 de Janeiro de 2014, 13:50:14
Apenas para constar, a Canon nunca "eliminou" o motor de foco. O sistema EOS foi projetado desde o início para que não houvesse necessidade de conexão mecânica entre a lente e o corpo.

E como era com o mount FD, antes de o sistema EOS ser introduzido? Acho que tinha motor no corpo da câmera, não?!