Autor Tópico: A Arte Contemporânea é uma farsa: Avelina Lésper  (Lida 3758 vezes)

Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2014, 14:08:18
...
As pessoas nao leem texto com mais de 10 linhas, tem que ser resumido igual a mim:

....

Não vamos generalizar demais.

Pessoalmente visito todos os links e indicações de livros postados. Inclusive o que indicaste Croix,  Simulacra And Simulation do Baudrillard, Jean, já estou com ele pra ler nas férias.

Não 'sou formado' em artes amigo, e minha formação é totalmente 'inversa'. Mas tenho na fotografia, colecionismo, guitarra, camping...  o meu 'equilíbrio'.

Acho válido o esforços dos amigos (as) em postar textos e links. Se uma pequena parcela não lê, não tem problema; o recado tá dado, alguém pode ler e se interessar, pode ser agora ou daqui a alguns anos...
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2014, 14:39:45
Não vamos generalizar demais.

Pessoalmente visito todos os links e indicações de livros postados. Inclusive o que indicaste Croix,  Simulacra And Simulation do Baudrillard, Jean, já estou com ele pra ler nas férias.

Não 'sou formado' em artes amigo, e minha formação é totalmente 'inversa'. Mas tenho na fotografia, colecionismo, guitarra, camping...  o meu 'equilíbrio'.

Acho válido o esforços dos amigos (as) em postar textos e links. Se uma pequena parcela não lê, não tem problema; o recado tá dado, alguém pode ler e se interessar, pode ser agora ou daqui a alguns anos...
Eu generalizei para fazer a piada (hironia).
Aqui so vi uma pessoa dizendo que as vezes nao le quando escrevo muito, mas em outro forum que participava as pessoas chegavam a reclamar comigo por fazer posts com muitas palavras.  :D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2014, 16:47:31
Versiano,

Eu ainda estou procurando um livro mais especifico do Baudrillard falando da morte ou do desaparecimento da arte. Eu tenho aqui em casa e nao acho.

-

Bem colocado!

Além da fotografia ( aliás muito antes dela ) sempre fui "artista" ( ou não ), por trabalhar com pinturas à óleo.
Porém como meu trabalho é hiperrealista, frequentemente pessoas despejam-me comentários como: - vc só copia uma foto! - vc não é artista, é só um bom desenhista e fotógrafo!

Bem, comecei a me perguntar: afinal, o que é arte então?

O belo, o feio, o diferênte, o comum, o incrível, o ridículo?.........Tudo é arte, é o que dizem.
Perdeu-se critérios, parâmetros, enfim, características que pudessem "qualificar" de verdade aquilo que por ventura for arte.

Só me resta rir e continuar fazendo o que sempre fiz e acredito, pois mesmo não concordando não posso mudar o mundo.

Minhas pinturas a quem interessar: www.flickr.com/photos/casadepedraatelier
Esse eh um fenomeno interessante que eh debatido desde a grecia atiga, passando pela idademedia, renascimento e continua ate hoje.

Eu ja falei sobre isso em outro topico mas vou continuar com minha fama de chato e repetir aqui.

Existe uma questao que eh debatida sobre a arte mimesi, que tenta representar a realidade e tangibilidade e a arte abistrata, tambem conhecida como primitivismo (mas sem ser no sentido prejorativo) em que tenta representar mais o mundo das ideias e nao o mundo real.

Entao artistas tendem a preferim uma das tendencias e criticar a tendencia oposta. A critica mais conhecida aos artistas "primitivos" (vamos chamar assim) eh que eles nao usam muita abilidade tecnica, ou ainda usam a tal frase "uma crianca de 5 anos faz isso". Mas eh enganoso achar que uma repreentacao que nao se assemelha com o que vemos com nossos olhos nao exige treino, qualidade tecnica, etc, como a arte Egipcia do passado, as pinturas medievais, as mascaras de tribos africabas e as pinturas abistratas de Picasso por exemplo. Nao sao artes com tecnicas inferiores ou inferiores em si, sao apenas artes que nao buscam representar o mundo idealisado ou suportamente real, mas sim fazer uma representacao que melhor expressa um imaginario

Ja as criticas feitas a mimesi sao geramente as acusacao de que eh uma arte corrupta. Corrupta pq os detalhes dos trabalho tecnico em funcao da representacao da realidade se torna um atrativo maior do que a propria mensagem da obra, ou ainda pior, estimula as artes se forcar no mundo materialista para consequir atingir a qualidade tecnica da representacao da realidade. O fato eh que a copia da realidade se propoem justamente a fazer com que aqueles que olham a obra sinta realmente olhando para o objeto retratado, como se ter uma pintura de uma uma pessoa ou um objeto fosse praticamente ter a pessoa e o objeto real, ou pelo menos experienciar ter tais representaces (E por isso acusada de se uma arte que corrompe o sentimento para o materialismo).

Como eu ja disse antes nesse topico, arte nada mais eh do que a expressao de seu tempo e seu povo. Eh dificil falar sobre as tendencias de um periodo artistico sem levar em consideracao o momento social, economico e politico desse periodo. Caso contrario seria o mesmo que querer entender reacoes fisicas deixando de lado a matematica.

Mas algo que eh muito interessante e pouco levam em consideracao eh a midia. A midia tambem pode influenciar a linguagem, expressao e representacao nao so nas artes mas na sociedade como um todo, incluindo a maneira de pensarmos e tomarmos decisoes.

Um exemplo disso esta no desenvolvimento para um mundo mais democratico a partir da invensao da imprenda, que proliferou livros e mais tarde jornais, fazendo com que cidadoes ficassem mais atentos as questoes politicas, economicas, sociais, etc. Os EUA se desenvolveu politicamente de maneira tao rapida pq os protestantes que migraram e formaram os EUA eram altamente literados e consequentemente mais participantes em questoes politicas e sociais. Outro exemplo aparece mais tarde com a invensao do codigo morse. Informacoes viajavam muito mais rapido, mas em contra partida se tornaram mais resumidas, menos analiticas e mais factuais, fazendo os textos nos jornais ficarem cada vez mais curtos, pq velocidade passou a ser mais prioritario que analise/conteudo. Tudo isso para dizer que essas mudancas sociais e mentais influenciada pelas mudancas tecnologicas influenciaram tambem as expressoes e relacoes artisticas dessa maneira indireta mas tambem de maneira direta, com a invencao da pintura a oleo que tornou possivel uma representacao mais fiel da realidade, depois da camera escura, depois da fotografia impressa, e agora com o digital, etc.

Nao sei como cheguei ate aqui, mas o que eu quero dizer eh que nao importa o quanto o mundo mude, algumas questoes e debates vao continuar sendo os mesmos assim como sempre foi desde a grecia antiga.

E como a historia sempre se repete, apos chegar a um certo nivel da copia realistica (corrupcao como alguns dizem) artistas tendem a voltar atras e buscar de novo uma representacao mais imaginarioa, que apele aos sentidos de maneira nao materialista, buscando quebrar a mimesi para se redesenvolver e buscar de novo uma tecnica que represente a realidade tangivel.

So estou dizendo tudo isso pq acho que o tema do topico tem a ver com essa critica sobre a corrupcao das artes que vira moda em certos periodos/epocas da humanidade.

E se vc se perguntar qual eh a tendencia da arte ou expressao da sociedade de hoje nas artes. A resposta muito provavelmente eh o entretenimento. E ai vem outra questao. Se arte passa a ser entretenimento ela deixa de ser arte?

Eu posso abordar sobre a diferenca entre arte e entrenedimento, como tambem a diferenca delas de informacao/educacao. Mas nao agora pq estou cancado.  :no:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2014, 17:10:06
Concordo 100000000% com ela.  :clap: :clap: :clap:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2014, 17:47:57
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI