Autor Tópico: Sigma 18-35mm f/1.8 DC Art: Unboxing e primeiras impressões pessoais (na 70D) !!  (Lida 11254 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Olá pessoal,

Chegou este final de semana a nova Sigma 18-35mm 1.8 art !!! A expectativa para testar essa objetiva era muito grande, pois é a primeira Zoom com abertura constante abaixo de f/2 (uma "evolução"!!!).  :clap:

Sei que todos desejavam que fosse uma 18-50mm... mas, vejam bem: essa zoom abrange os ângulos de 18 - 20 - 24 - 28 - 35mm (que seria equivalente no formato 35mm aos seguintes ângulos: 28,8 - 32 - 38,4 - 44,8 - 56mm), todos com abertura máxima de f/1.8 !!!!! Pelo valor na faixa de uns 800 dólares, com certeza o custo benefício é excepcional... se somarmos o valor total de uma 28mm 1.8 + 35mm 1.8 + 40mm 1.8 + 50mm 1.8 (sendo que a 35 e 40mm não existem para Canon...), o valor ultrapassaria consideravelmente, e fora o trabalho de ficar trocando de lentes...  ;)

Mas essa Sigma teria qualidade de imagem equivalente a todas essas primes??? (...bom, não consigo fazer essa comparação, mas pelas minhas primeiras impressões, eu diria que.... bom, mais adiante eu vou falar.. heh...)  :D

*     *     *

Inicialmente vamos dar uma olhada nela:

1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


Ok, de cara o que chama a atenção é o tamanho e peso dela (810g)... talvez pela maior a abertura em todo range, com diâmetro de 72... e também, o zoom dela é interno (como nas Zoons 70-200 L), o que é muito-muito bom..!!

Vejam abaixo uma comparação dela com a lente do kit da 70D, a 18-135mm STM (só pra ter uma idéia...!!):

8.


*Construção: excelente!!! Quem já conhece a Sigma 35mm 1.4 art, é exatamente a mesma construção, mas com o dobro e um tico a mais do tamanho... a meu ver, melhor que a novas zoons série L da Canon (como a versão II da 24-70, que dá impressão de ter mais "plástico" que metal...)

Ok, não vou ficar fazendo como nos testes de laboratório... deixo com os caras do Dxo, lá todas as especificações das lentes e comparações; vejam abaixo, só como curiosidade, as pontuações entre a sigma 18-35 1.8, a Canon 17-55 2.8, e a 24-70 2.8 L II:

http://www.dxomark.com/Lenses/Compare/Side-by-side/Sigma-18-35mm-F18-DC-HSM-A-Canon-on-Canon-EOS-70D-versus-EF-S-17-55-f-2.8-IS-USM-on-Canon-EOS-70D-versus-Canon-EF-24-70mm-F28L-II-USM-on-Canon-EOS-70D___1141_895_169_895_886_895

*     *     *

Beleza, vamos ver as primeiras fotos feitas com ela, numa Canon 70D e depois comentarei brevemente minhas impressões:

9.


10.


11.


12.


13.


14.


15.


16.


Só informando que TODAS fotos acima estão em f/1.8 !! Minha intenção e expectativa inicial era ver como se comportava em abertura máxima.

Olha, gostei muito dos resultados!!! Nitidez, cores, contraste, bokeh... fiquei realmente impressionado com essa nova Sigma da mesma forma que fiquei com a 35mm 1.4 !!!

Estava receioso com o grau de vinheta em 1.8, mas também é bem sutil...!! Gostei bastante!

Eu estava com receio de sair da Fullframe (6D, depois MarkIII + Sigma 35mm 1.4) e nunca mais poder desfrutar de resultados análogos numa cropada... MAS, não me senti "frustrado" com essa dupla: 70D + Sigma 18-35mm 1.8. Achei os resultados muito próximos, o que me deixou muito contente e aliviado (...agora vou sossegar heim!!!). Sei que tem diferenças, óbvio... mas fico imaginando que num futuro não muito distante as cropadas vão chegar a um patamar de níveis espetaculares...

UMA coisa me incomodou, mas que já está resolvido: o FOCO !!!
Nas primeiras fotos perdi muuitas fotos, simplesmente porque o foco não "acertava"... não sei dizer com certeza, mas acho que nesse quesito a Canon ainda está a frente...

Depois testei em outra câmera, numa 60D, e... "mosca"!! Foco cravado!!!
Opa.....  :ponder:
Fiz uns testes e percebi que na 70D tava dando front-focus, em 35mm. Beleza!! Na 70D tem a opção do micro ajuste separado para T(ele) e W(ide). Coloquei +5, +7, +9, +8 em Tele e... "mosca"!! Acho que ficou bom...

Quando o foco fica cravado, a nitidez é impressionante (já em em 1.8!!!), vejam:

17a.


17b. crop


*     *     *

Bom gente, acho que é isso... preciso fazer novos testes para verificar melhor a performance da objetiva.

Mas, está APROVADÍSSIMA !!!!  :clap:

Acho que finalmente uma Zoom conseguiu a proeza de chegar muito, mas muito próximo das primes!!! E olha que já testei várias zoons, e mesmo a 24-70 2.8 L II, apesar da excelente qualidade sem dúvida, eu não conseguia um resultado próximo da Sigma 35 1.4 (sei, sei... a diferença de abertura é grande, não dá pra comparar...).

Mas essa 18-35 1.8 conseguiu aumentar em 1 ponto + 1/3 de luz, e... o que para mim é o mais interessante: o mesmo tanto em profundidade de campo!!! Observem nas fotos acima o campo de foco fica reduzido em 1.8, o que dificulta a questão do AF... e assim, temos um fundo com desfoque exagerado, criando um contraste forte entre a figura e o fundo... Muito bom mesmo!!

Valeu pessoal, podem comentar a vontade, ok!! Abraços!!!

Sigma 18-35mm f/1.8 art:  :worship: :worship: :worship: !!!!!!!
Sony A5100 + 16-50mm


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Excelente, Fernando!

Sempre acompanho seus reviews e testes em geral. Gosto bastante da forma como coloca as suas impressões. E o melhor, sempre com a muretinha de concreto e os gatos(as) rondando as lentes! hahaha

Minhas dúvidas: algumas imagens estão com crops? Pergunto pois em algumas o DOF não parece tão curto/raso, e você disse que todas estão em f/1.8. E quanto a origem do material, importou via ebay ou veio dos hermanos?

Fiquei (e ainda estou) com bastante vontade de ter essa lente, dado os excelentes reviews e comentários dessa Sigma. O maior peso, em primeiro lugar, é o que você já adiantou: o range relativamente pequeno. Gosto muito de poder viajar com minha Tamron 17-50 e nada mais! Serve de GA, serve de normal, e serve até de meia tele, pensando nos 50mm e no fator de corte da minha câmera. O outro é o preço, mais do que o dobro da Tamron, o que para meros mortais que não podem comprar toneladas de equipamentos como você (rsrsrsrs) dificulta um pouco...

Parabéns mais uma vez pela iniciativa e faça bom proveito do equipamento. Vamos ver se sossega com essa 70D e um bom combo de lentes.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Bem que a sigma poderia lançar uma versão para micro 4/3, ela teria que ser um pouco mais wide, tipo 14-35 ou 12-35, mas com certeza eliminaria umas 2 primes do meu kit.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Excelente, Fernando!

Sempre acompanho seus reviews e testes em geral. Gosto bastante da forma como coloca as suas impressões. E o melhor, sempre com a muretinha de concreto e os gatos(as) rondando as lentes! hahaha

Minhas dúvidas: algumas imagens estão com crops? Pergunto pois em algumas o DOF não parece tão curto/raso, e você disse que todas estão em f/1.8. E quanto a origem do material, importou via ebay ou veio dos hermanos?

Fiquei (e ainda estou) com bastante vontade de ter essa lente, dado os excelentes reviews e comentários dessa Sigma. O maior peso, em primeiro lugar, é o que você já adiantou: o range relativamente pequeno. Gosto muito de poder viajar com minha Tamron 17-50 e nada mais! Serve de GA, serve de normal, e serve até de meia tele, pensando nos 50mm e no fator de corte da minha câmera. O outro é o preço, mais do que o dobro da Tamron, o que para meros mortais que não podem comprar toneladas de equipamentos como você (rsrsrsrs) dificulta um pouco...

Parabéns mais uma vez pela iniciativa e faça bom proveito do equipamento. Vamos ver se sossega com essa 70D e um bom combo de lentes.

OPA!!! Legal cara... minhas fotos já estão ficando com identidade, né!! ...são as minhas limitações... ficar somente no quintal de casa..rss.

Bom, a maioria não tem crop, apenas pequenos ajustes de enquadramento... quanto ao Dof curto, fica mais evidente se aproximar dos objetos (como na foto 16); se estiver além de um metro dos temas, daí o Dof já aumenta bem (facilitando no foco...).

Fiquei impressionado também com a distância mínima de foco dela: uns 5 dedos (fechados!!)... ou seja, uns 12cm.... quase uma macro!!!

Os equip. eu encomendei dos hermanos mesmo....
De fato, se já tens a ótima Tamron, já está bem servido. A grande vantagem mesmo dessa sigma, ao meu ver, é a abertura constante em 1.8... se vc tem "sede" de grandes aberturas, daí vale a pena a troca e o gasto a mais... senão, não tem necessidade.

Valeu, pretendo sossegar agora... até porque estou com 2 sistemas (APS-C e M4/3).... quase peguei uma Nikon (..do Humberto, a D700)... MAS, consegui me conter...rsss!!!!

Abração!!!
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Bem que a sigma poderia lançar uma versão para micro 4/3, ela teria que ser um pouco mais wide, tipo 14-35 ou 12-35, mas com certeza eliminaria umas 2 primes do meu kit.

...Deus lhe ouça!!!!!
Sony A5100 + 16-50mm


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Fernando, obrigado por compartilhar as informações. Realmente a lente entrega boas cores e contrastes como é padrão da 35 1.4 Art. Contudo a análise da nitidez das fotos ficou comprometida em algumas (10, 11 e 12) pelo foco no lugar errado. Mas a lente realmente é digna e faz juz a essa nova lenda que a Sigma está construindo: "Selo Art".
Para DSLRs eu já tenho um planejamento que já até compartilhei em outos tópicos: ter um set só de Sigmas Art. Eu ia trocar a minha 24-105 da Canon pela da Sigma mas acho que vou esperar e ver a 24-70 deles (dizem que será 2.0), além de querer muito ter a Sigma 50 1.4 Art.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Fernando, obrigado por compartilhar as informações. Realmente a lente entrega boas cores e contrastes como é padrão da 35 1.4 Art. Contudo a análise da nitidez das fotos ficou comprometida em algumas (10, 11 e 12) pelo foco no lugar errado. Mas a lente realmente é digna e faz juz a essa nova lenda que a Sigma está construindo: "Selo Art".
Para DSLRs eu já tenho um planejamento que já até compartilhei em outos tópicos: ter um set só de Sigmas Art. Eu ia trocar a minha 24-105 da Canon pela da Sigma mas acho que vou esperar e ver a 24-70 deles (dizem que será 2.0), além de querer muito ter a Sigma 50 1.4 Art.

Legal Thales!!
Realmente a Sigma vem trilhando uma nova fase de objetivas com qualidade e consistência!!
O único ponto digamos, "negativo", na minha opinião, seja ainda no quesito AF (que não bate o USM da Canon). Mas claro, diferença preciosista... para os mais exigentes.

Senti uma pequena diferençai ainda de performance em relação ao fato de que as objetivas das próprias marcas são projetadas para obter o máximo de perfeição; mas, nada que seja significativo a ponto de desagradar sua funcionalidade.

Abraço!!
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Ah... esqueci de postar fotos da "dupla dinâmica" !!





 :ok: :ok: :ok:
Sony A5100 + 16-50mm


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Grandinha a lente
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Eu tb achei que algumas fotos estavam fora de foco... ou era a nitidez da lente?
Ricardo Ghion


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Cadê a lindinha passando por cima do conjunto? kkkk
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Essa muretinha cinza é feliz!!!  :D


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Grandinha a lente

..sim, foi a primeira coisa que me chamou atenção...!!
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Eu tb achei que algumas fotos estavam fora de foco... ou era a nitidez da lente?

Um pouco fora de foco na primeiras fotos, pois ainda não tinha feito o micro ajuste (...como tava tudo em 1.8, para fotos em movimento não estava fácil cravar...); a nitidez dessa lente achei espetacular, pelo menos na 70D....

Vou deixar um link abaixo com 4 fotos (que postei acima), mas no arquivo original (em Jpeg, pois em Raw só abre o LR5...); gostaria que vocês abrissem no PC/Mac e verificassem o foco/nitidez, com aproximação 100%:

http://www.mediafire.com/?dq9ua9sgqxtgo
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Cadê a lindinha passando por cima do conjunto? kkkk

Hahaha.... vc nem percebeu a Lindinha???? Veja novamente na primeira foto da dupla dinâmica acima!!!! Tudo bem, não está por cima desta vez, mas se faz presente sim!!!!
Sony A5100 + 16-50mm