Autor Tópico: Coletivo: Se nao tem beleza, vai feiura mesmo...  (Lida 13780 vezes)

Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 21 de Janeiro de 2014, 17:07:17
Já faz um tempo que posto nada...



Trash por Luiz L., no Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 21 de Janeiro de 2014, 17:08:01
i9forex,
Conceito eh tudo. Eh conhecendo a proposta, relacao da obra com o seu tempo e lugar, importancia cultural e historica que faz com que se compreenda o valor que dao a certos trabalhos e que vc tambem pode passar a valorizar mais (ou nao) apos conhecer tais informacoes relacionadas a obra.

Por exemplo, se vc nao soubesse quem era Cartier Bresson e nem a relacao historica das fotos dele, ao ver pela primeira vez a foto que ele fez, em que tem uma pessoa pulando uma possa de agua em um terreno com escombros em uma estacao de trem, vc nao daria valor nenhum a ela. Ate mesmo pq eh uma foto fora de foco, subesposta, um pouco enclinada. A foto em si nao significa nada. Mas ao conhecer o contexto historico da imagem, como tambem daquele que fez a foto, as pessoas comecam a dar valor e admirar.

Eu nao estou dizendo que todas as obras em galerias de hoje tem um conceito que realmente os valorizem, que basta saber deles que todos vao admirar. Nao. Eu apenas estou dizendo que conhecendo o conceito da para entender pq certas pessoas dao tanto valor. As vezes a imagem tem realmente uma importancia social, historica, politica, sociologica, filosofica ate mesmo tecnologica e inovativa em ferramentas e tecnicas. Outras vezes a importancia eh apenas por uma popularidade comercial especulativa somente, que se tiver influencia em demais meios por sua popularidade pode passar a ter uma importancia que eu consideraria mais interessante (mas nao necessariamente admiravel ou atraente). Apenas importante pela influencia historica como por exemplo o mictorio que Duchamp assinou e colocou em uma galeria como obra de arte. Nao eh uma obra para ficar se admirando, mas a sua importancia, pela influencia que teve, eh reconhecivel e portanto compreensivel que se torne uma peca de colecao (obra de arte).


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #17 Online: 21 de Janeiro de 2014, 17:17:19
i9forex,
Conceito eh tudo. Eh conhecendo a proposta, relacao da obra com o seu tempo e lugar, importancia cultural e historica que faz com que se compreenda o valor que dao a certos trabalhos e que vc tambem pode passar a valorizar mais (ou nao) apos conhecer tais informacoes relacionadas a obra.

Por exemplo, se vc nao soubesse quem era Cartier Bresson e nem a relacao historica das fotos dele, ao ver pela primeira vez a foto que ele fez, em que tem uma pessoa pulando uma possa de agua em um terreno com escombros em uma estacao de trem, vc nao daria valor nenhum a ela. Ate mesmo pq eh uma foto fora de foco, subesposta, um pouco enclinada. A foto em si nao significa nada. Mas ao conhecer o contexto historico da imagem, como tambem daquele que fez a foto, as pessoas comecam a dar valor e admirar.

Eu nao estou dizendo que todas as obras em galerias de hoje tem um conceito que realmente os valorizem, que basta saber deles que todos vao admirar. Nao. Eu apenas estou dizendo que conhecendo o conceito da para entender pq certas pessoas dao tanto valor. As vezes a imagem tem realmente uma importancia social, historica, politica, sociologica, filosofica ate mesmo tecnologica e inovativa em ferramentas e tecnicas. Outras vezes a importancia eh apenas por uma popularidade comercial especulativa somente, que se tiver influencia em demais meios por sua popularidade pode passar a ter uma importancia que eu consideraria mais interessante (mas nao necessariamente admiravel ou atraente). Apenas importante pela influencia historica como por exemplo o mictorio que Duchamp assinou e colocou em uma galeria como obra de arte. Nao eh uma obra para ficar se admirando, mas a sua importancia, pela influencia que teve, eh reconhecivel e portanto compreensivel que se torne uma peca de colecao (obra de arte).

C R O I X excelente que tenha tido a paciencia de falar sobre este tema...
Mas a minah intenção foi, digamos, dar força aqui ao topico que voce propos.
De forma nenhuma tenho a pretensão de por em causa o que está num Museu de prestigio.
Se bem que há tb, como você diz bem, obras que devia estar e não estão por motivos alheios à arte.

Mas essa foto do HCB nao foi uma boa esolha  ;)
Aquele centimetro que falta para o pé tocar a poça... Só ele.. vale...
Deve ter sido sorte dele... mas isso não vem para o caso... pois a 'sorte' tb se prepara quando se sabe...

Portanto de inteiro acordo...  :)  Teria que saber muito mais e não só isso... estar em muitos outros lugares, para poder dar uma opinião que fosse válida.
O que não quer dizer, que por isso a gente não a tenha claro.  Foi mesmo aqui para o topico.

As fotos que estão colocando são muito boas... 
Umas mais, outras muito mais, e outras algo menos mais...
Mas muito bom isto...
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 17:22:10 por i9forex »
A. Fernandes


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 21 de Janeiro de 2014, 17:20:21
Essas do Spiderman me lembrou uma que eu fiz tambem... Mas eu prefiro as do Spiderman.  :D



i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #19 Online: 21 de Janeiro de 2014, 17:24:56
Essa do Luis L. para mim é uma das que melhor traduz o proposto...

Uma foto que não teria nada de interesse... tudo feissimo... até os restos era velhos... COMO FICOU...
Parabens...  :clap:
A. Fernandes


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 21 de Janeiro de 2014, 17:34:50
i9forex,

Isso que vc falou sobre sorte me faz querer lembrar de uma frase que diz mais ou menos assim: "Ser bom eh aprender a dar mais chance para a sorte."

A frase nao eh exatamente essa mas eh mais ou menos o que lembro. O que quer dizer que quando alguem eh bom em algo nao quer dizer que saiba exatamente do que esteja fazendo, mas mesmo assim sabe que consegue fazer.

Eu vi uma entrevista do Cartier Bresson falando como fez aquela foto, e ele explca que ele mal viu a cena, ele estava atras de algo que tinha um biraco que daca para aquele terreno, enfiou a lente ali para fazer uma foto e de repente ele notou alguem aparecendo rapido. Ele cliclu na intuicao. Igual quando eu jogava basquete que no inicio eu errava nao importa as dicas que me davam, mas depois de alguns meses jogando quase todos os dias eu arremecava a bola sem pensar, planejar e as vezes sem nem ver direito o alvo e mesmo assim eu sabia que conseguiria fazer pontos, pq eu errava muito pouco, mesmo nao tendo ideia como exatamente eu conceguia arremecar com tanta precisao sem fazer nenhum calculo de angulo, massa, velocidade, peso, etc, nao importando a bola ou a distancia, desde que nao fosse maos distante do que a de uma quadra de basquete.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 21 de Janeiro de 2014, 17:40:24
Luis L.,
Eu estava seguindo vc no Tumblr, mas nao lembro ao certo pq parei de seguir... Acho que foi depois que vi umas 2 ou 3 fotos similares mas com composicao e luz diferentes seguidas. E eu fui tentar fazer uns stills melehores e nao conseguir. Ao ver a qualidade da dos seus stills eu fiquei com incomodado pq me faz lembrar da minha incapacidade de fazer stills melhores do que eu faco.  :aua: Mas eu nunca fui de seguir muito esse tema de toda forma.  :D

Eu estou usando a palavras Still pq nao sei exatamente qual a palavra mais apropriada para se usar em portugues.


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 21 de Janeiro de 2014, 18:07:58

Mailbox por Lanz Photo, no Flickr
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #23 Online: 21 de Janeiro de 2014, 18:23:02
i9forex,

Isso que vc falou sobre sorte me faz querer lembrar de uma frase que diz mais ou menos assim: "Ser bom eh aprender a dar mais chance para a sorte."

A frase nao eh exatamente essa mas eh mais ou menos o que lembro. O que quer dizer que quando alguem eh bom em algo nao quer dizer que saiba exatamente do que esteja fazendo, mas mesmo assim sabe que consegue fazer.

Eu vi uma entrevista do Cartier Bresson falando como fez aquela foto, e ele explca que ele mal viu a cena, ele estava atras de algo que tinha um biraco que daca para aquele terreno, enfiou a lente ali para fazer uma foto e de repente ele notou alguem aparecendo rapido. Ele cliclu na intuicao. Igual quando eu jogava basquete que no inicio eu errava nao importa as dicas que me davam, mas depois de alguns meses jogando quase todos os dias eu arremecava a bola sem pensar, planejar e as vezes sem nem ver direito o alvo e mesmo assim eu sabia que conseguiria fazer pontos, pq eu errava muito pouco, mesmo nao tendo ideia como exatamente eu conceguia arremecar com tanta precisao sem fazer nenhum calculo de angulo, massa, velocidade, peso, etc, nao importando a bola ou a distancia, desde que nao fosse maos distante do que a de uma quadra de basquete.

Completamente de acordo...   
A. Fernandes


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #24 Online: 21 de Janeiro de 2014, 18:50:15
Muito bacana esse tópico!

Não está à altura das fotos dos colegas, mas vai uma tentativa:


Newell's Old Boys by Kokimoto, on Flickr
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #25 Online: 21 de Janeiro de 2014, 18:53:29
Estavam todos decepcionados porque a grande quantidade de névoa os impedia de ver as cores maravilhosas da fonte prismática de Yellowstone:


Yellowstone by Kokimoto, on Flickr
D600 - E-M10


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #26 Online: 21 de Janeiro de 2014, 19:09:46


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #27 Online: 22 de Janeiro de 2014, 03:57:51
AgSantos... Não sei se essa foto, não seja aquele tipo que em PB estaria melhor...  E não sou um 'louco' pelo PB não...  É uma boa foto.
Kokimoto    A segunda é uma linda foto...  á altura das que estão aqui em geral...
Tha Jacob.  A 2. e 3. são optimas.  A 2.º que parece faltar contraste... pois não. Creio ser esse mesmo o tom como se fosse um desenho...  E a ultima toda uma foto cheia de força. Aquela foto que poucos vêem antes de se mostrar. A 1. é linda... mas não sei se tá no tema...

Gostava de falar de cada uma... mas já são tantas...  Me lembro das do Spiderman cheas de grafismo, as do ALexFigueiredo com a primeira muito impactante. A 2. me parece faltar um pouco de contraste. A foto é tb muito boa.
Uma de NY a noite está linda... cheia de amarelos. do Ralgarve.
Já tinha falado das do CROIX.
A. Fernandes


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 22 de Janeiro de 2014, 04:19:43






A ultima foi minha primeira foto que fiz com filme estantaneio (Polaroid)


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #29 Online: 22 de Janeiro de 2014, 05:26:28
Se calhar... quem lhe deu a polaroid, de certa forma, lhe traçou um 'caminho' ...    :), CROIX...
Essa 1.º já é uma FOTO.
A. Fernandes