Autor Tópico: Distância x Nitidez  (Lida 7879 vezes)

Photo Jr.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #15 Online: 22 de Janeiro de 2014, 23:58:35
KoioZ

Uso uma Canon T3i com uma 50mm f/1.8

Versiano

Sim, a iluminação estava controlada e constante, em local fechado.
Todas as fotos foram tiradas no manual, com foco automático. Com relação a configuração da foto, pela imagem você pode ver, caso não tenha conseguido acessar, sim, todas em ISO 100, mesma distância focal, 1/100 e duas delas em f/2.8 e a melhor em f/5.6.
Eu estava segurando a câmera e sempre com a mesma lente.

Essa necessidade existe pq dentro do máximo que posso alcançar com meu equipamento, que é de entrada, quero construir o melhor portfolio que eu puder.
Sei das limitações que meu equipamento possui, mas sei que consigo ótimos resultados como o dessa foto em f/5.6. Com retoque, ela fica ótima.



Aproveitando, a foto que subi no Google Drive, eu consigo postar aqui no forum para todos verem no corpo da mensagem?
Se sim, como faço? Apertei o íconezinho para incluir imagem na mensagem e apareceram umas tags de imagem que eu não faço ideia do que fazer com elas! hehe


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2014, 00:12:49
Toda lente, quando está com alguns stops abaixo de sua abertura máxima (geralmente entre 2 a 4 stops) possui seu pico de nitidez, isso é fato!
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Photo Jr.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2014, 00:15:28
Toda lente, quando está com alguns stops abaixo de sua abertura máxima (geralmente entre 2 a 4 stops) possui seu pico de nitidez, isso é fato!


Sim, isso eu sei. No meu caso, é f/5.6 o pico de nitidez.
Mas mesmo em 5.6, as vezes sai com foco, as vezes não, como na imagem que postei como exemplo (no caso da foto, é f/2.8)
Seria por alguma (pequena) variação da distância entre a câmera e o assunto fotografado?



Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2014, 07:54:52

Eu estava segurando a câmera e sempre com a mesma lente.


Amigo, pode ter tido uma variação nesse momento. Entendi segurando manualmente a câmera...

Pra máxima nitidez, o recomendado é usar um tripé, usar um cabo disparador (evita tocar na câmera), além de utilizar a função do bloqueio de espelho (ver manual)...

Toda lente, quando está com alguns stops abaixo de sua abertura máxima (geralmente entre 2 a 4 stops) possui seu pico de nitidez, isso é fato!



Cuidado isso é uma 'regra geral', existem exceções e variações. O correto mesmo é verificar o gráfico MTF da lente. Lá encontrará o desempenho em termos de nitidez, contraste... nas suas diversas aberturas e distâncias focais. Só de referir 1, 2 ou 4 stops já deixa uma margem de variação da regra. 'Bom mesmo' é aprender a interpretar o Gráfico MTF.


Seria por alguma (pequena) variação da distância entre a câmera e o assunto fotografado?


Isso também tem influência, em alguns casos (pesquise no fórum, internet...) evite focar e recompor a cena, qualquer variação de distância, paralaxe, pode variar os resultados.

Ou pode estar usando a lente muito aberta, ficando com um DOF curto,  por isso qualquer variação na distância causa perda na foco.... etc, etc, etc

Por isso disse que existem inúmero fatores.  ;)
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2014, 08:15:35 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Rodolfo Kubiak

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 25 de Janeiro de 2014, 23:29:53
acompanhando
Faça com tudo com amor para que haja o melhor de si!


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 26 de Janeiro de 2014, 01:22:17
Eu faria um teste usando tripé e focando manualmente através do liveview usando a ampliação.

Vc mata essa dúvida fácil se é problema de nitidez ou de foco.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 26 de Janeiro de 2014, 03:16:09
Bom dia pessoal ?!!

Gostei do tópico e vou acompanhar , pois o que o rapaz mostrou nas imagens dele , muitas vezes acontece comigo , bato foto na sequencia , uma em seguida da outra sem a minima alteração as vezes em evento e acontece esse tipo de coisa ...

eu achava que é minha camera ou lente por ser Sigma , onde acho que é bem inferior a uma Nikon ou Canon ... e tambem achava que poderia ser algo no motor da lente ou camera na hora do foco...ou não dar tempo de o espelho voltar tao rapido a sua posicao normal para bater a foto em seguida e acabar havendo um tremor nesse momento ...por isso uma nitida e a outra com aspecto "sem nitidez" devido ao foco ter feito de novo ...sei lá ...

Mas realmente o que o rapaz disse e sobre a foto que postou ..isso acontece comigo tambem , entao eu dou importancia realmente pra isso, pois quando vou no computador e PS fazer o tratamento , sou obrigado a dar Smart Sharpen para algumas fotos e outras não ...com as mesmas regulagens e isso é um incomodo sim ... essa falta de Nitidez que vi na imagem que postou é ruim ficar corrigindo depois ...se ela estivesse mais nítida , é menos correção na pós ...

Gostei do tópico e vou acompanhar para aprender mais com quem sabe melhor essas coisas ...rs

Mas quero deixar uma observação aqui pessoal :  No meu caso "SEMPRE" foi em abertura 2.8 pessoal ...nunca em outra abertura ... não sei se tem algo a ver ...mas meu caso só em 2.8 com uma lente Sigma 18-50 macro que tenho ...mas eu acho meio dificil ser a lente , pois ela hora dá a nitidez certa e na segunda foto na sequencia , não dá ..

aguardo e acompanharei com os amigos para aprender mais esse assunto
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 26 de Janeiro de 2014, 11:10:55
Eu faria um teste usando tripé e focando manualmente através do liveview usando a ampliação.

Vc mata essa dúvida fácil se é problema de nitidez ou de foco.

Infelizmente, nem todas câmeras possuem a função de ampliação da imagem do lifeview em tempo real, permitindo a verificação do foco (recurso muito útil na utilização da focagem manual).  Em muitas o recurso é limitado durante o playback das fotos.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2014, 11:27:03
...

https://docs.google.com/file/d/0B_VGBI57pL0VSUI4cTdpSF9scG8/edit


Só agora consegui abrir a imagem. Desculpe-me amigo, mas nessas fotos as condições parecem 'diferentes'.

Da 1ª e 2ª para a terceira, a abertura foi alterada, assim o DOF foi alterado, ele aumentou e 'facilitou' a focagem...

Da 1ª para 2ª, a distância parece ter sido alterada, apesar de mínima, nessas condições o DOF fica muito curto!!! Se não houve crop, o objeto da 2ª parece mais próxima.  Talvez o foco automático não tenha conseguido focar na 1ª tentativa......

Arrisco a dizer que o maior problema foi de focagem e não de nitidez.

É possível fazer fotos muito nítidas em 2.8. Só tens que respeitar as demais condições, distância do objeto (que também depende da distância focal), DOF, iluminação, tripé, cabo, etc...
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Photo Jr.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #24 Online: 27 de Janeiro de 2014, 13:35:22
Versiano

Concordo com tudo o que você disse.
So fico encucado pelo fato de ter focado para cada foto!
Teoricamente, mesmo com uma leve alteração de distância (coisa de centimentros), deveria sair tudo de forma nitida... não?


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 28 de Janeiro de 2014, 00:05:48
Infelizmente, nem todas câmeras possuem a função de ampliação da imagem do lifeview em tempo real, permitindo a verificação do foco (recurso muito útil na utilização da focagem manual).  Em muitas o recurso é limitado durante o playback das fotos.

Eu tinha uma T3 e focava manualmente pelo liveview, alias era assim que eu fazia o microajuste dos adaptadores com lentes antigas. Acho estranho ele não conseguir fazer essa maneira na T3i.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 28 de Janeiro de 2014, 08:41:44
Eu tinha uma T3 e focava manualmente pelo liveview, alias era assim que eu fazia o microajuste dos adaptadores com lentes antigas. Acho estranho ele não conseguir fazer essa maneira na T3i.

É possível fazer o foco manual no life view sim...

O que não é possível na maioria das câmera é o recurso de aplicar 'um zoom' na imagem do lifeview, quando na situação de 'tempo real', antes de ser feita a foto. Esse recurso é útil, pois permite uma verificação do acerto do foco.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2014, 08:54:59 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #27 Online: 28 de Janeiro de 2014, 08:58:05
Pelo que eu entendi:
1 você quer fotografar algo a distancia e quer nitidez "máxima", com uma 50mm?
Resposta: não dá! Se você olhar para o céu vai ver Júpiter, Vênus, marte como estrelas; quer ver como planetas? Aumenta a distância focal!
2 não quer ou não pode bancar uma tele?
Resposta: usa as pernas e chega perto do objeto!

Fotografia não tem segredo ou jeito, quer resultado tem que investir! Seja em equipamento, cursos ou tempo fotografando!
Vou listar na ordem o que melhora a sua fotografia:
1. Estudo
2. Calo no dedo
3. Lentes
4. Filtros
5. 1 Flash
6. Mais de 1 Flash
7. Uma Full Frane
8. Estudo
9. Calo no dedo
10. Uma médio formato
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 28 de Janeiro de 2014, 22:19:24
É possível fazer o foco manual no life view sim...

O que não é possível na maioria das câmera é o recurso de aplicar 'um zoom' na imagem do lifeview, quando na situação de 'tempo real', antes de ser feita a foto. Esse recurso é útil, pois permite uma verificação do acerto do foco.
Dá sim, pagina 135, mas tem que ser em foco manual, amplica 5x ou 10x:
http://www.efotospt.com/Manual/Canon/Canon_Rebel_T3_Manual_Portugues.pdf
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 29 de Janeiro de 2014, 13:49:30
OK Fuca.

Eu não disse que não era possível, apenas já tinha ouvido relatos de que em algumas câmeras não é possível.

Na D5100 é possível inclusive no foco Automático. Essa restrição do modo Manual é interessante, talvez seja por isso que alguns não conseguiram utilizar esse recurso..
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2014, 13:50:37 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.