Autor Tópico: Distância x Nitidez  (Lida 7767 vezes)

Photo Jr.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Online: 22 de Janeiro de 2014, 01:01:24
Boa noite pessoal, tudo bem?

Alguém pode me ajudar com uma dúvida?
Existe alguma relação da distância entre o fotografo e o assunto que influencia diretamente na nitidez máxima que uma lente alcança?
Se sim, e se souberem onde, podem me indicar textos/artigos sobre o assunto?

Obrigado e abs


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2014, 01:13:12
acompanhando . . . :snack:
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2014, 09:36:13
Indo por partes, nitidez máxima não é a mesma coisa que profundidade de campo, uma vez que uma lente pode ter, em determinada distancia focal ( mm ) uma nitidez máxima na abertura f5.6 por ex, o que não dará , provavelmente, uma grande, ou a maior profundidade de campo ( quando todos ou a maior partes dos elementos da foto estão em foco ).

Respondendo a sua pergunta, não necessariamente. Existe provavelmente uma distancia focal e uma abertura que entregue a a imagem com a parte mais "nobre" que a lente tem.
Mas lembremos que mesmo em uma determinada distancia focal, e essa sendo a melhor, partes da imagem ( laterais provavelmente ) não terão a mesma nitidez do que o centro.

É bem complexo. 

Aqui no fórum existem tópicos sobre distancia focal x nitidez ou profundidade de campo, basta procurar em artigos ou arte fotografica.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2014, 14:28:37
(...)
Existe alguma relação da distância entre o fotografo e o assunto que influencia diretamente na nitidez máxima que uma lente alcança?
(...)


Isso não existe.  :no:

O que pode haver é um assunto muito longe e detalhado não conseguir reter todas as informações da imagem no sensor, em decorrência da interpolação.
Outra questão que existe é o tamanho do CdC não conseguir reter os detalhes de um objeto.
Aí vc terá áreas com nitidez deficitária em detrimento de outras áreas de boa nitidez.

Imagine duas árvores, uma em um 1º plano e outro em um 2º plano a 60m de distância.
Supondo que fosse possível obter foco ótimo em ambas as árvores em um mesmo registro (isso é fisicamente impossível), a árvore mais próxima nos daria uma sensação de melhor definição. Mas isso é sensação, em decorrência do CdC. Se vc ampliar a imagem e colocar ambas árvores com o mesmo tamanho aparente verá que os detalhes da árvore mais longe foram registrados (exceto se a interpolação prejudicar os detalhes).

Um artigo que pode ser útil: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=4504.0

PS: Essa questão da interpolação prejudicar os detalhes não é assente entre os estudiosos. Alguns dizem que cor não afeta nitidez, outros argumentam que sim. Então eu realmente não sei, mas eu tenho a SENSAÇÃO que sim, afeta.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2014, 15:52:13
Boa noite pessoal, tudo bem?

Alguém pode me ajudar com uma dúvida?
Existe alguma relação da distância entre o fotografo e o assunto que influencia diretamente na nitidez máxima que uma lente alcança?
Se sim, e se souberem onde, podem me indicar textos/artigos sobre o assunto?

Obrigado e abs

Sempre leio em fóruns gringos que lente x é mais nítida a y metros de distância e menos nítida a z, mas não sei de nenhum artigo sobre isso.


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2014, 17:22:33
Acompanhando....


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2014, 17:32:57
Sempre leio em fóruns gringos que lente x é mais nítida a y metros de distância e menos nítida a z, mas não sei de nenhum artigo sobre isso.

Bom, no meu caso então, que só fotografo paisagens praticamente, estaria perdido, pois como manteria essa "melhor distância" de tudo que compõe a cena?
Cada coisa tem sua própria distância.... :shock:


Photo Jr.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2014, 18:15:08
Obrigado a quem já respondeu.

Minha pergunta é realmente sobre nitidez e não sobre profundidade de campo ou querer toda a imagem nítida, sei que é impossível.
Numa paisagem, tudo deve estar em foco, mas não dá para tudo ficar nítido com riqueza de detalhes.
Ao fotografar uma pessoa (assunto) com uma lente 50mm f1.8 em f5.6 consegui em pequenas variações de distância uma nitidez extrema em uma (parte da) foto e em outra, na mesma configuração, a imagem ficou levemente desfocada.

Seria exatamente o que o ThalesMullerBR falou.

Mr. Hyde, o que seria o CdC?

Rafael Sombrio, é exatamente essa parte mais nobre que a lente entrega que quero entender.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2014, 19:15:46
posso estar enganado, mas até onde sei distância melhor pra ter mais nitidez não existe....

O que existe é o seguinte, e pode ser isso que vc leu e está confundindo. Uma lente por exemplo 24-70mm .. ela pode sim ser mais nítida em uma distância focal específica dentro do comprimento dela. Então, suponhamos que seja hipoteticamente nos 35mm... até aí ok. Mas se estiver em 35mm, dizer que o objeto tem que estar a tal distância pra ser mais nítido nunca ouvi falar..

E na boa? Se isso existir é muito piração pra pouca coisa... vai fotografar e seja feliz, sem ficar pensando nisso!
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2014, 19:18:47 por Luciano.Queiroz »


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2014, 19:56:08
...Se isso existir é muito piração pra pouca coisa... vai fotografar e seja feliz, sem ficar pensando nisso!

2x

Fotografia é mais do que 'nitidez'...
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2014, 21:05:29
Ao invés de tratar o assunto com base na arte de fotografar vou tratar com base na física.

Visto que a imagem que é capturada pela câmera nada mais é que a luz refletida pelo objeto (assunto), e portanto energia, para que essa energia seja percebida e registrada, o sensor terá de medir sua intensidade.

Considerando também que todo e qualquer tipo de energia não se conserva, ou seja está sempre em transformação, quanto maior for a distância mais ela (energia luminosa) irá se perdendo.

Claro que em ambientes ideais, ou seja, inexistentes, a distância não interfere na qualidade da imagem, considerando a inexistência de obstáculos, atmosfera, partículas em suspensão, variação de temperatura alterando índice de refração atmosférico, entre outras coisas.

Apara contornar essa perda de energia os engenheiros idealizam objetivas com o maior diâmetro possível (atendendo a critérios de custoXbenefício) de forma que se possa captar a maior quantidade de luz refletida pelo objeto possível, fazendo com que se aumente a intensidade da energia captada, e portanto, fazendo com que a imagem seja a mais nítida dentro das limitações.

Por isso quanto maior é a distância focal da lente o diâmetro de entrada de luz tende a ser maior, para que se capte mais luz e se obtenha uma imagem nítida.

Portanto, respondendo a pergunta de forma direta, SIM quanto maior a distância do objeto, menos nítida tende a ser a imagem capturada pela câmara.  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2014, 22:00:17
(...) e em outra, na mesma configuração, a imagem ficou levemente desfocada.

(...)

Mr. Hyde, o que seria o CdC?

(...)

Não foi erro de focagem essa diferença??? Tem que ter certeza disso para não pirar com coisas inexistentes.

CdC = Círculo de Confusão.

(...)

E na boa? Se isso existir é muito piração pra pouca coisa... vai fotografar e seja feliz, sem ficar pensando nisso!

Concordo 200%.

(...)

Portanto, respondendo a pergunta de forma direta, SIM quanto maior a distância do objeto, menos nítida tende a ser a imagem capturada pela câmara.  :ok:

Isso no campo da física teórica, né?
Onde uma diferença de 1 nanohertz é diferença mensurável, portanto, considerável (no sentido de ser considerada na teoria).

Mas e no campo da física aplicada (aqui considerando a fotografia como campo de aplicação)?
Essa diferença é perceptível ao ponto de prejudicar a nitidez????? Penso que não.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Photo Jr.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2014, 23:21:21
KoioZ

Acho que é bem por ai, com base em experimentação, uma imagem captura a 10 metros de distância não conserva o mesmo detalhismo que uma imagem captura a 1 metro de distância.

Mas ai estamos usando exemplos de grandes diferenças de distância.

No meu caso, e ai já pode ser outra pergunta, é: Pq diabos numa foto eu foco e sai nítida, e na outra, com as mesma condição, eu foco e não sai com a mesma nitidez?
Pode ser alguma configuração de câmera, como foco continuo? A câmera apita o sinal de foco, clico, e ai é uma surpresa (boa ou ruim) na hora de ver a foto no computador.

Luciano.Queiroz
Eu concordaria 300% com você se o meu interesse não fosse retoque de imagem com alta definição.
Preciso capturar os poros para poder fazer um retoque potente, entende?

Por isso essa minha questão técnica. Pra ser feliz, preciso de foco nítido! hehe

Coloquei 3 exemplos meus, dois em f/2.8 na mesma condição, porem uma é nítida e a outra não.
O terceiro exemplo é em f/5.6, com nitidez máxima!
Obs: precisa estar logado no gmail/google pra conseguir abrir a imagem, tá no meu drive.

https://docs.google.com/file/d/0B_VGBI57pL0VSUI4cTdpSF9scG8/edit

E ai a minha pergunta outra vez: Pq diabos duas fotos na mesma condição/configuração saem com resultado diferente???


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2014, 23:36:17
Pelo exemplo que você postou o primeiro caso é o típico erro de foco, podendo ser da câmara ou seu mesmo ao focar fora dos olhos e devido a grande abertura, a profundidade de campo fica muito rasa, e causando grande área desfocada.

Entre a segunda e a terceira acredito que seja problema no ajuste de foco da máquina, pois com f2.8 o erro fica muito evidente, o que não ocorre com f5.6, que possuí profundidade de campo maior, diminuindo a área desfocada.

Posta ai o equipamento que você usa, quem sabe o pessoal te ajuda na regularem?!?!


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Janeiro de 2014, 23:45:47
KoioZ

Acho que é bem por ai, com base em experimentação, uma imagem captura a 10 metros de distância não conserva o mesmo detalhismo que uma imagem captura a 1 metro de distância.

Mas ai estamos usando exemplos de grandes diferenças de distância.

No meu caso, e ai já pode ser outra pergunta, é: Pq diabos numa foto eu foco e sai nítida, e na outra, com as mesma condição, eu foco e não sai com a mesma nitidez?
Pode ser alguma configuração de câmera, como foco continuo? A câmera apita o sinal de foco, clico, e ai é uma surpresa (boa ou ruim) na hora de ver a foto no computador.

Luciano.Queiroz
Eu concordaria 300% com você se o meu interesse não fosse retoque de imagem com alta definição.
Preciso capturar os poros para poder fazer um retoque potente, entende?

Por isso essa minha questão técnica. Pra ser feliz, preciso de foco nítido! hehe

Coloquei 3 exemplos meus, dois em f/2.8 na mesma condição, porem uma é nítida e a outra não.
O terceiro exemplo é em f/5.6, com nitidez máxima!
Obs: precisa estar logado no gmail/google pra conseguir abrir a imagem, tá no meu drive.

https://docs.google.com/file/d/0B_VGBI57pL0VSUI4cTdpSF9scG8/edit

E ai a minha pergunta outra vez: Pq diabos duas fotos na mesma condição/configuração saem com resultado diferente???


Porque a condições não são de fato idênticas. Existem outros fatores que também influenciam na foto. Alguns: iluminação... ela estava controlada e constante? Em áreas externas um simples nuvem pode alterar... uma sombra, o horário....

A Câmera fotometrou igual, foram usadas as mesmas configuração de velocidade, ISO, tempo de exposição, abertura? O foco foi refeito? Estava usando um tripé? A câmera estava fixa? Usou a mesma lente? Variações quânticas no processamento da câmera. etc.... etc....

Qualquer fator pode ser o motivo da variação. Na fotografia existem muitas variáveis....

Essa necessidade de ver os poros pra se fazer uma 'edição potente' existe mesmo, ou é preciosismo? Nesse nível de trabalho, o 'acesso' é muito restrito, pois exige equipamentos 'especializados' desde a captura de imagem (ex: câmeras de médio formato) até a impressão final. Isso demanda muita $$$$$$$$$$$$$$$

Se for preciosismo, ou 'tiques de perfeccionismo', esqueça, pois em alguma parte do processo, o seu trabalho ela será nivelado por alguma limitação do equipamento envolvido.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.