Autor Tópico: Abertura de Estúdio  (Lida 2681 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2014, 11:00:56
Então Tiago, conforme vc for avançado no planejamento ai, se puder, coloca as informações pra gente acompanhar. Interessante saber até que ponto é viável explorar esse negocio, estúdio exclusivamente para locações. Interessante tbm saber realmente o quanto custa para se manter uma sala com infraestrutura profissional.

Olha só, tem alguns modelos/formatos de estruturação do negocio que pode ajudar, montar o estúdio é fácil, a questão é colocar os clientes e manter rentável para cobrir custos e ganhar uma grana. Então coloco aqui algumas ideias que podem ser úteis:

1) Vender cotas de utilização do estúdio, o fotografo paga um valor determinado pelo uso de tantas horas por mês da sala. Seja cota anual ou semestral, enfim, esse fotografo faz o que quiser com essas horas, ele mesmo usa ou pode realocar para terceiros.

2) Fotógrafos associados. Esse é o modelo eu tenho visto muito dando certo por ai, 3 ou 4 ou 5 fotógrafos (sei lá) racham as despesas mensais, assim o estúdio se sustenta com mais facilidade. Esses fotógrafos podem instalar o seus próprios escritórios dentro do estúdio, cada um tem vida independente, assim fica mais leve pra cada um manter a sala, viabilizando o negocio. Cada qual utiliza o estúdio do jeito que quiser.

3) Sala multi uso. Uma sala não só para ensaios, mas um local para aulas de fotografia, para cursos/workshops, palestras, encontros, reuniões e qualquer negócio ligado a fotografia.


abs
Conhecimento importa mais que equipamento.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2014, 14:11:35
3) Sala multi uso. Uma sala não só para ensaios, mas um local para aulas de fotografia, para cursos/workshops, palestras, encontros, reuniões e qualquer negócio ligado a fotografia.

Gostei da ideia!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


tiagocardosorj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
  • Tiago Cardoso
Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2014, 16:06:43
Oi Pessoal,

ótimas sugestões, de fato depois que eu escrevi o ultimo post eu lembrei da questão do funcionário e da reforma do imóvel. Sendo um entrará como gasto fixo e outro como gasto de investimento.

Estou montando uma planilha Excel mesmo, para organizar tudo isso, como agora ainda está bem 'crua' não vale a pena disponibilizar.

Mas conforme as coisas forem se tornando mais completa e concreta eu disponibilizo as informações para todos.

Gostei muito das sugestões que deram.

Até que se concretize levarei um tempo até porque no momento não tenho como cobrir todos os gastos, mas informo quando tiver pelo menos os levantamentos feitos.

Abs.