Autor Tópico: Com a Olympus E-PM1 nas mãos.  (Lida 6483 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 25 de Janeiro de 2014, 16:20:17
E essas lentes: Fujian 25mm F1.4 E 35mm F1.7. Q acham? Encontrei de 250 dilmas. Vale a pena? Acho q serve pro tipo de fotografia que eu quero, e eu gosto de usar o foco manual. Abertura é o de menos sendo manual.

Eu tenho a 35mm 1.7 e não gosto dela pra fotos - o desfoque do fundo fica em um formato "espiralado". Mas tem gente que gosta disso.
Pra vídeo ela é sensacional.

E você consegue a 35mm 1.7 no eBay por uns 30-40 dólares.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 26 de Janeiro de 2014, 02:18:48
Sai esse sábado, com minha namorada e aproveitei para estrear oficialmente a nova aquisição.  :D
As fotos não estão muito boas, mas dá pra ver um pouco que essa câmera quebra um ''galhão''
Todas foram tiradas com a lente do kit: 14-42mm.
Todas sem edição, com exceção das fotos do pássaro amarelo, do gavião e do pato no lago; coloquei um leve ajuste de cores.

f/5.6 1/200

f/5.6 1/80

f/5.6 1/40

f/4.6 1/1250

f/3.5 1/40






Desculpa a quantidade de fotos; foi pq gostei muuuito, apesar de achar que não estão tão boas.  :( :no:

Essa é a minha primeira semana com uma câmera mirrorless; só fazia fotografia com um smartphone.
Quero dicas! E críticas são sempre bem vindas!
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #32 Online: 26 de Janeiro de 2014, 09:05:02
esse tópico foi juntado ao outro que vc já tinha aberto, pois é visivelmente uma continuação dele.  :ok:
Eu sinceramente não sei o que vc quer... receitas de bolo vc não vai receber, pois não existem. Cada situação exige que vc ajuste as configurações de determinada forma.
E como saber o que fazer? ESTUDANDO e PRATICANDO.
Vc já recebeu as dicas necessárias. Márcio já sugeriu algumas coisas como fazer um curso e comprar um tripé, e vc disse "de início só comprarei um tripé". Então, de início vc se manterá insatisfeito com os resultados que tem, pois está deixando os ajustes à mercê da câmera e ela não necessariamente acerta. vc, sabendo o que faz, vai acertar bem mais do que a câmera.
Ler o manual da sua câmera para conhecer todos os recursos que ela oferece e saber como acessá-los, tbém é essencial.
Enfim, não existe "plim plim". Faça por onde, e suas fotos irão melhorar. Vc tem uma boa câmera em mãos, e para obter dela o melhor, é preciso conhecer o equipamento que tem e os fundamentos da fotografia.  :ok:


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 26 de Janeiro de 2014, 11:44:36
esse tópico foi juntado ao outro que vc já tinha aberto, pois é visivelmente uma continuação dele.  :ok:
Eu sinceramente não sei o que vc quer... receitas de bolo vc não vai receber, pois não existem. Cada situação exige que vc ajuste as configurações de determinada forma.
E como saber o que fazer? ESTUDANDO e PRATICANDO.
Vc já recebeu as dicas necessárias. Márcio já sugeriu algumas coisas como fazer um curso e comprar um tripé, e vc disse "de início só comprarei um tripé". Então, de início vc se manterá insatisfeito com os resultados que tem, pois está deixando os ajustes à mercê da câmera e ela não necessariamente acerta. vc, sabendo o que faz, vai acertar bem mais do que a câmera.
Ler o manual da sua câmera para conhecer todos os recursos que ela oferece e saber como acessá-los, tbém é essencial.
Enfim, não existe "plim plim". Faça por onde, e suas fotos irão melhorar. Vc tem uma boa câmera em mãos, e para obter dela o melhor, é preciso conhecer o equipamento que tem e os fundamentos da fotografia.  :ok:

Olá, Helena.
Pois foi o que eu fiz; estudei.  :)
Eu não falei que inicialmente iria comprar um tripé e não faria um curso. Disse que inicialmente, esse primeiro mês, irei comprar um tripé e não comprarei a lente. Entendeu?
E eu não deixei os ajustes a mercê da câmera. Depois do primeiro dia que saí com ela, fui estudar pela internet mesmo; disso, tive noção, mais ou menos, de como fotografar as coisas de acordo com o ambiente que estou.
Sei que as fotos não saíram muito boas, mas estou treinando para me aperfeiçoar.
Te agradeço pelas dicas :clap:
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 26 de Janeiro de 2014, 12:04:04














câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #35 Online: 26 de Janeiro de 2014, 14:32:02
Acho que o que está faltando é acertar o foco no local correto pois todos as fotos carecem, e muito, de nitidez. Acredito que não seja a lente e máquina mas sim a focagem ou a maneira como está segurando a câmera que não está firme.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #36 Online: 26 de Janeiro de 2014, 14:38:44
Olá, Helena.
Pois foi o que eu fiz; estudei.  :)
Eu não falei que inicialmente iria comprar um tripé e não faria um curso. Disse que inicialmente, esse primeiro mês, irei comprar um tripé e não comprarei a lente. Entendeu?
E eu não deixei os ajustes a mercê da câmera. Depois do primeiro dia que saí com ela, fui estudar pela internet mesmo; disso, tive noção, mais ou menos, de como fotografar as coisas de acordo com o ambiente que estou.
Sei que as fotos não saíram muito boas, mas estou treinando para me aperfeiçoar.
Te agradeço pelas dicas :clap:

Bem, vamos tentar da seguinte forma: baseando-se no que vc já viu aqui de fotos tiradas com alguma micro 4/3, o que vc considera uma foto boa?? Qual foto vc viu e pensou "é assim que quero que minhas fotos fiquem"?? Mostre uma dessas fotos aqui, que a gente tenta dizer o que deu certo nela. Inclusive o autor da foto pode vir e falar sobre tratamentos que ele tenha feito na foto. Pós edição pode fazer bastante diferença. Vamos ver se isso te dá alguma luz.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2014, 14:40:08 por Helena Bsb »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #37 Online: 26 de Janeiro de 2014, 14:48:45
Bem, vamos tentar da seguinte forma: baseando-se no que vc já viu aqui de fotos tiradas com alguma micro 4/3, o que vc considera uma foto boa?? Qual foto vc viu e pensou "é assim que quero que minhas fotos fiquem"?? Mostre uma dessas fotos aqui, que a gente tenta dizer o que deu certo nela. Inclusive o autor da foto pode vir e falar sobre tratamentos que ele tenha feito na foto. Pós edição pode fazer bastante diferença. Vamos ver se isso te dá alguma luz.
Boa sugestão.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 27 de Janeiro de 2014, 10:22:39
Acho que o que está faltando é acertar o foco no local correto pois todos as fotos carecem, e muito, de nitidez. Acredito que não seja a lente e máquina mas sim a focagem ou a maneira como está segurando a câmera que não está firme.

Minha mão direita treme muito decorrente a LER (Lesão por esforço repetitivo), por isso eu falei que precisava de um tripé. Eu notei que minhas fotos estavam um pouco sem nitidez. Isso por erro meu, de algumas vezes não usar o foco automático, e sim, o manual; em condições de luz, que dava pra focar no automático.
Infelizmente minha mão fica assim e tento de muitas formas evitar segurar, por sentir dor. Tenho que ir no médico  :D
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 27 de Janeiro de 2014, 10:23:42
Bem, vamos tentar da seguinte forma: baseando-se no que vc já viu aqui de fotos tiradas com alguma micro 4/3, o que vc considera uma foto boa?? Qual foto vc viu e pensou "é assim que quero que minhas fotos fiquem"?? Mostre uma dessas fotos aqui, que a gente tenta dizer o que deu certo nela. Inclusive o autor da foto pode vir e falar sobre tratamentos que ele tenha feito na foto. Pós edição pode fazer bastante diferença. Vamos ver se isso te dá alguma luz.

Gostei da sugestão. Breve colocarei.  :ok:
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/