Autor Tópico: Exposições de fotos de Carlos Moreira  (Lida 1274 vezes)

Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Online: 23 de Janeiro de 2014, 22:17:14
Fonte:
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2014/01/duas-mostras-homenageiam-o-fotografo-carlos-moreira-em-sp.html



Duas mostras homenageiam o fotógrafo Carlos Moreira em SP
Exposição no Sesc resume 50 anos de trabalho em 50 imagens.
Galeria FASS traz 25 fotografias inéditas, da série "Esse verbo tem carne".

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Fotografia da Exposição de Carlos Moreira no Sesc (Foto: Carlos Moreira/Divulgação Sesc)Fotografia da Exposição de Carlos Moreira no Sesc (Foto: Carlos Moreira/Divulgação Sesc)

Carlos Moreira fotografa São Paulo há mais de 40 anos, desde 1964, ano em que se formou em Economia e quando passou a se dedicar integralmente a fotografia. Em celebração aos 50 anos dedicados a captura de imagens duas exposições na cidade vão mostrar parte deste trabalho.

No Sesc Bom Retiro ficam expostas até 23 de fevereiro 50 imagens que resumem a carreira de Carlos Moreira. As fotografias são apresentadas em ordem não cronológica, começando pelo trabalho atual digital e terminando com as suas fotografias da década de 60, que se transformaram em ícones da fotografia brasileira contemporânea e de certo modo influenciam novas gerações de fotógrafos.

Na ocasião da exposição será lançado o livro Carlos Moreira | São Paulo, considerado o primeiro sobre a obra do fotógrafo paulistano. Mais de 100 imagens foram selecionadas para compor o livro, algumas delas inéditas e outras que ele fez especialmente para este projeto.

Na galeria FASS serão expostas 25 fotografias inéditas, da série "Esse verbo tem carne",  selecionadas pelo curador e escritor Diógenes Moura.

Segundo sua biografia, em 1966 Moreira procurou o Foto Cine Clube Bandeirante, fascinado por cinema, pelos atores e diretores e se matriculou no curso de fotografia de José dos Reis Filho e Alberto Juan Martinez e a convite deles formou o grupo Novo Ângulo.

A decisão de fotografar cotidianamente foi feita simultaneamente a uma limitação imposta, em parte pela alergia desenvolvida ao longo dos anos, dentro de laboratórios, em parte pela facilidade de manipulação do material e a vontade de transgredir a composição. Desde 1972 o estudo e o ensino da prática fotográfica acabaram se tornando um prolongamento do seu trabalho pessoal, formando várias gerações de fotógrafos e professores.

Exposição Carlos Moreira
de 23 de janeiro a 23 de fevereiro de 2014
Sesc Bom Retiro
Endereço: Al Nothmann, 185.
Horário: terça a sexta das 9h30 às 20h; sábados das 10h30 às 18h; domingos e feriados, das 10h30 às 17h

Carlos Moreira: esse verbo tem carne
de 25 de janeiro até 22 de fevereiro de 2014
FASS
Endereço: Rua Rodésia, 26 Vila Madalena
Horário: terça a sexta, das 11h às 19h e sábados, das 11h às 17h