Calma galera!
+198 milhões...
Reclamar do Correio é chover no molhado... A incompetência é mesmo sem limites, e a safadeza também.
Infelizmente estamos de mãos atadas.
Não é bem assim. Os Correios assim como qualquer empresa tem seus problemas. Não podemos generalizar. Existem bons e maus profissionais em todo lugar.
Não posso entrar nesta estatística... moro em prédio e todas as minhas encomendas, mesmo as de fora do Brasil chegam aqui e geralmente com sites de compras nacionais, chegam super rápido. Só quando tem greve é que tem problema, mas sem isso, sem queixas.
Também é o meu caso.
Ja estou acotumado... Tudo que compro via internet tenho que ir buscar na agencia de minha cidade. Ainda bem que aqui é um ovo de codorna... Tudo pertinho. Mas, não deixa de ser chato as vezes pois estou olcupado e tenho que lagar o que estou fazendo pra ir até lá.
Um mal de várias cidades pequenas Brasil afora. Em muitas delas (99%), os Correios levam prejuízo com apenas 1 ou 2 funcionários, porém por força de legislação a empresa é obrigada a atender 100% do território nacional independente de ser lucrativo ou não. Qual empresa privada faz isso?
Fiz um mimimi com os correios sobre um produto que entrou no Brasil em 08/01 e está parado desde lá e me responderam o seguinte:
"Caro cliente, Em atenção à sua manifestação, esclarecemos que houve um aumento significativo no volume de carga proveniente do exterior e, apesar de todos os nossos esforços no sentido de minimizar os impactos advindos desse fator, tivemos a dilatação do tempo de tratamento no correio brasileiro, com reflexos nos prazos de entrega, bem como na atualização das informações de rastreamento disponíveis em nosso site. Neste sentido, informamos que os objetos cujo código de registro iniciados com a letra L, provenientes dos EUA, estão com previsão de disponibilização para entrega em até 90 dias corridos a partir do registro de recebimento no Brasil. "
Não tem volume que justifique um delay tão grande. Mesmo que houvesse um aumento exagerado, é um descaso típico de uma estatal dirigida por apadrinhados políticos em não tomar ações de emergência.
Na maioria das vezes o que realmente atrasa a entrega é o setor alfandegário, que está muito mais rígido (tenta pegar a maior quantidade possível de encomendas) e o fato que este tipo de objeto é o mais simples dentro dos tipos de envio. Quanto aos políticos concordo com você. Tem muito político e apadrinhados dentro da empresa em cargos estratégicos. Você não tem ideia de quanto isso interfere na qualidade da prestação do serviço.
Legal é a logística deles... Tenho uma compra no eBay pra chegar, fui rastrear hoje pra ver o status, o produto foi recebido em SP, eu moro em SP, mas o produto foi encaminhado para a unidade de tratamento de CURITIBA!
Daniela, quanto a logística, existem classificações para os tipos de objeto: simples, registrado, PAC, SEDEX. Para os internacionais também existe estas classificações e cada tipo é tratado em uma unidade diferente. No Brasil são 3 unidades: Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo. Provavelmente sua encomenda chegou no porto de São Paulo, mas pelo tipo postal é tratado em Curitiba.
Por todas as compras que fiz até hoje tenho a impressão de que normalmente compras que saem dos EUA e Japão param em São Paulo e no Rio. Dos demais países vai para Ctba. Ao menos é o que aconteceu até hoje com as mais de 60 compras que já fiz no ebay.
Não tem nada a ver. Varia conforme o tipo postal.
AlexandreS, minha última compra foi um flash de US$140, foi pra Curitiba e também recebi a mesma mensagem (sujeito a fiscalização). Mas passou ileso e chegou aqui tranquilo, sem tributação. O fato de ir pra Curitiba não é certeza de tributação, mesmo para compras acima de US$50, ou seja, eles apertaram o cerco na fiscalização, mas ainda assim parece ser meio aleatório...
Todos os objetos vindos do exterior estão sujeitos a tributação (novos, usados, presentes (gift)). Só estão livres de tributação valores menores que 50 dólares de pessoa física pra pessoa física. Ou seja, todos vão passar pela alfândega, mas nem todos serão tributados por 2 motivos: o citado anteriormente e a falta de capacidade para que sejam averiguadas todas as encomendas.
Outra coisa que andei observando é que eles estão "pulando" algumas etapas em alguns rastreamentos. Por exemplo, eu fiz umas compras na China, o status do rastreamento ficou por mais de um mês apenas como "Encaminhado, em trânsito para a unidade de tratamento internacional", depois disso ele atualizou apenas para o status de "Saiu para entrega".
Ou seja, querendo ou não, você fica meio sem saber o que está rolando com a encomenda mesmo tendo a opção de rastreá-la.
Isso aconteceu com mais alguém?
Varia conforme o tipo postal do objeto. No Brasil, registrado somente possui rastreamento da data de postagem e quando chega na unidade que faz a entrega (seu caso). Para os objetos postais internacionais vale a mesma regra.
Daniela, mas aí depende do tipo de código de rastreio que o vendedor te passou. Geralmente em compras internacionais, o que eles passam é só um n° de registro mesmo, tudo o que vai informar é isso aí, porque é tudo o que os serviços de entrega mais simples disponibilizam. Alguns passam o código de rastreio mesmo, onde você vê cada etapa da entrega, mas geralmente você tem que pagar um pouco a mais por isso.
É esse número mesmo, é a mesma situação da resposta acima.
Caramba, recebi essa semana um adaptador postado em 21/8/13. Esse foi o recorde!
Caso excepcional.
Pessoal, trabalho nos Correios (não sou carteiro). Sei que a empresa não é perfeita e piorou muito de uns anos pra cá. Mas isso graças a politização do governo PT. Assim como "quebraram" a Petrobrás vão acabar quebrando todas as empresas públicas. Mas compreendam que não é fácil ter um mesmo padrão em todos os municípios do País, principalmente que não vi ninguém reclamando de atendimento nas agências, mas sim de entrega, outro ponto falho dentro da empresa. É como se fossem duas empresas diferentes: uma que faz o atendimento do cliente e outra que faz a entrega.