Autor Tópico: Viagem de moto pelo pais.  (Lida 4692 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 24 de Janeiro de 2014, 15:55:08
Aqui pelo Sul é bem comum o pessoal fazer viagens longas de moto. Aliás, os países aqui do lado (Uruguai, Argentina) tem essa cultura de viagem de moto. No encontro do MercoCycle, em Santa Maria - RS, vcs não tem noção da quantidade de motociclistas de todo o Cone Sul que aparecem. Uma vez estava com uns amigos da organização e na quarta feira a noite, antes do começo do evento, apareceu um casal do Uruguay chegando de uma tocada de quase 1600 Km. Ele com 60 anos e ela perto disso, numa XT 600..

Neste momento, tenho 3 amigos que estão viajando pelo Chile. Saíram dia 10 de Janeiro e devem retornar no final de semana que vem.

E embora eu particularmente não goste (gosto de outro tipo de posição de pilotagem e de motores 4 em linha), para este tipo de viagem a melhor pedida são as big-trail. As custom são confortáveis em asfalto liso e linha reta, estilo estrada americana. Qualquer buraco e vc vai sentir o impacto direto na coluna, já que vc não tem os joelhos para servir de apoio. E a ciclísitica costuma ser muito ruim. Além disso, as big-trail são capazes de encarar com facilidade estradas não pavimentadas ou com pavimento ruim, o que te abre um grande leque de possibilidades.

Não desista, eu não tenho mais condições de fazer isso e me arrependo de não ter feito antes.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #16 Online: 24 de Janeiro de 2014, 16:10:52
para este tipo de viagem a melhor pedida são as big-trail. As custom são confortáveis em asfalto liso e linha reta, estilo estrada americana. Qualquer buraco e vc vai sentir o impacto direto na coluna, já que vc não tem os joelhos para servir de apoio. E a ciclísitica costuma ser muito ruim. Além disso, as big-trail são capazes de encarar com facilidade estradas não pavimentadas ou com pavimento ruim, o que te abre um grande leque de possibilidades.

Pois é, ja me relataram de uma dupla que foi até o Peru, um em uma Shadow 600 e outro em uma Falcon 400, e acreditem, o da Shadow pediu arrego bem antes do da Falcon.
A suspenção em estilo Pró-link tbm faz diferênça.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #17 Online: 24 de Janeiro de 2014, 17:05:50
Pois é, ja me relataram de uma dupla que foi até o Peru, um em uma Shadow 600 e outro em uma Falcon 400, e acreditem, o da Shadow pediu arrego bem antes do da Falcon.
A suspenção em estilo Pró-link tbm faz diferênça.

Eu não tenho a menor dúvida disso !! Na Shadow vc não tem outro apoio que não o das nádegas (boa essa, heim ?? rsrrs). Passou em um buraco, sente a pancada direto na coluna. Na Falcon, vc consegue amortecer as pancadas utilizando as pernas. A Shadow não tem ciclística nem para fazer curvas em velocidade média-alta, nem para transitar com tranquilidade em estradas não pavimentadas. Em função do ângulo de ataque do garfo dianteiro, a roda dianteira vai de arrasto se vc tenta dobrar. Já a Falcon embora não possa ser comparada com motos mais esportivas, com curso de suspensão mais curto, suspensão invertida, etc.. é razoavelmente competente no quesito curvas de média-alta velocidade e está em casa em estradas não pavimentadas.

Custom é para quem quer andar devagar em estradas bem pavimentadas. As mais esportivas também gostam de asfalto liso e são um perigo em estradas não pavimentadas. Para uma viagem longa, principalmente em terra-brasilis e nos paises do Mercosul onde existem muitas e muitas rotas de "rípio", as big-trail são a melhor pedida.


« Última modificação: 24 de Janeiro de 2014, 17:11:34 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


smarx

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Janeiro de 2014, 17:19:21
Para viagens pelo Cone Sul (Meu sonho de consumo), atente-se as regras, li uma vez que é necessario fazer um seguro (pagamento pelos dias de viagem) chamando "Carta Verde", ainda é recomendado ter a carteira de motorista Internacional (não é obrigatorio ter, mas importante).

Alem disso saber um pouco sobre a mecanica da sua moto, nunca se sabe, e materiais para pequenos reparos.

Importante tbm ter um seguro viagem internacional!!
Canon T3i + 17-55 2.8 + 50mm 1.8 + 70-300 4-5.6 Sigma DG Macro + Flash YN-565 EX.



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #19 Online: 24 de Janeiro de 2014, 17:32:28
sempre acompanhando, com todas as ferramentas e peças para pequenos reparos e seja feliz.

Reforçando: A sua segurança será absurdamente maior se estiver acompanhado. Viajar em dupla é quase obrigatório.

Ainda vou fazer uma viagem dessas, mas com um bebê recém-chegado só posso pensar em algo para daqui uns 8 anos... Pelo menos etrei tempo para aprender a pilotar!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 24 de Janeiro de 2014, 17:49:24
Gosto muito de viajar de carro pelo país. Acabo de vir do RJ a Fortaleza (saímos dia 02/01 e chegamos aqui dia 14/02) passando por várias cidades principalmente  no sul da Bahia. Como base usamos a BR101 e estrada do coco. Muitos grupos de motociclistas passam de um lado para o outro. Usualmente venho de carro e depois mando o carro de volta de caminhão cegonha e volto por via aérea. Deste modo pode-se gastar mais tempo na ida e ainda assim passar um tempo em Fortaleza (aonde ainda estamos). Ano passado fomos para o Sul de SC, o que foi MUITO legal. Ano que vem devemos repetir a dose por lá, parando em outras praias que conhecemos mas não passamos muito tempo.

Recomendo fortemente conhecer nosso país, pois temos muito de belo, diferente e interessante a ser explorado! Ao mesmo tempo ajudas o comércio local dos locais que visitas. É sempre muito bom bater papo com o pessoal que encontramos nas vilas no caminho. Eles sempre tem histórias interessantíssimas a contar :)  O ponto alto desta viagem foi a praia de Corumbau, com acesso de barco a partir de Cumuruxatiba (BA). Existe uma estrada, mas as chuvas a deixaram em péssimo estado (e não estávamos de Jipe). Conversamos com índios Pataxós na região. Acabamos chegando a Caraíva pelo lado Pataxó (onde cobram pedágio e estacionamento, mas a vila é legal tb). Pela BR116 me recomendaram muito visitar Paulo Afonso e passar um par de dias por lá. Como usamos a BR101 (e estrada do Coco na Bahia) como base, deixamos Paulo Afonso para outra :)

De moto eu preferiria viajar em grupo, o que facilita paradas para fotos e afins. Viajando sozinho acabarás um pouco limitado, usando mais as paradas em cidades e afins para fotos, pois parar sozinho na estrada soa estranho :(
JVc.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #21 Online: 24 de Janeiro de 2014, 18:31:51
Ja ouvi comentarios que a Tenere Da Yamaha é muito boa pra este tipo de viagens.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #22 Online: 24 de Janeiro de 2014, 18:35:33
De moto eu preferiria viajar em grupo, o que facilita paradas para fotos e afins. Viajando sozinho acabarás um pouco limitado, usando mais as paradas em cidades e afins para fotos, pois parar sozinho na estrada soa estranho :(
É uma pena que o unico parceiro que tenho dispostos para este tipo de viagem não sabe pilotar nem a vida dele :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Os que sabem são tudo medrosos.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2014, 18:36:42 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 24 de Janeiro de 2014, 19:05:36
Gosto muito de motos....passeios com elas, também....minhas voltas mais longas foram em torno de 3000kms ao longo de 6 dias... se você não quer saber que tipo de piso vai encontrar pela frente, esquece as custon ou esportivas... iria de big trail, a não ser que seja muito baixo... :D antes de definir a moto, veja quanto quer ou pode gastar...isto ajudara a definir as possibilidades...e vai ter que praticar o teste do assento... :D


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 24 de Janeiro de 2014, 19:09:47
Talvez alguém acompanhando de carro? Em outros meses do ano fazemos viagens mais curtas, sempre em um grupo de amigos jipeiros (chegamos a 19 viaturas uma vez, mas usualmente o número é menor) em percursos mais curtos (e próximos).

A 4 anos viemos de novo a Fortaleza (parando em outras cidades: Vitória, Trancoso, Salvador, Maceió, João Pessoa, Fortaleza e esticando a Jericoacoara) e eu mesclava um dia com 8h de viagem e um pernoite com outro com 4h de viagem e dois pernoites (dois pernoites para descansar e conhecer melhor o destino). A idéia original era ir até os Lençóis Maranhenses nesta viagem. Era para serem  4 ou 5 viaturas, mas ao final todos furaram e ficamos sozinhos de novo... Com isso acabamos indo mais pelo asfalto mesmo. Apenas o trecho de Gijoca de Jericoacoara até Jericoacoara que foi pelo obrigatório (e divertido) caminho pelas dunas...

Desta vez nossa viagem foi mais desorganizada. Tínhamos apenas a lista de cidades no Sul da Bahia que queríamos visitar (acabamos abortando metade delas, caso contrário não chegaríamos a Fortaleza). Saindo do Rio o primeiro pernoite foi em Guriri, no norte do ES. De lá seguimos para Barra de Caravelas, Cumuruxatiba, Caraíva (Sul da BA), Península de Maraú (meio do estado), Subauma (norte da BA), onde acabamos parando por conta de um engarrafamento na altura da Praia do Forte por conta de um show de uma banda baiana que não lembro bem qual era (a idéia era chegar a Maragogi, mas era mais realista chegar a Aracaju). De Subauma fomos até João Pessoa (trecho puxado), então Natal (visitando um colega) e finalmente Fortaleza. Super legal!

Um colega jipeiro de Petrópolis, que já fez muita viagem de moto pelo país, fala muito bem da experiência de moto. Hoje ele viaja mais de jipe, mas acredito que ainda tenha a moto. Engraçado que a esposa dele até dormia na garupa da moto. O mais difícil realmente é sincronizar a viagem com mais gente. Por hora as viagens mais longas acabaram sendo nós sozinhos mesmo... :(
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2014, 19:12:24 por jauvane »
JVc.


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 24 de Janeiro de 2014, 19:33:59
Coloquei algumas fotos ai de um passeio curto, em torno de 1600 kms em 4 dias, tocada muito tranquila, andava apenas de manhã... não fiz apenas asfalto... :) pelo RS, rumo a costa doce... um dos passeios que mais gostei de fazer até hoje, foi andar pelo interior do RS, São José dos ausentes, cambará do sul, Jaquirana e outras, visitando a região dos canyons, indo a SC pela estrada de chão, Serra do rio do rastro, subindo até Blumenau sem ir pela 101, no roteiro Rancho queimado, Braço do norte, orleans, Marechal Galdiano, Angelina e outras, vários pedaços de estrada de chão...atravessei SC inteira no Retorno, voltando ao RS por Chapecó...

Com uma XT600E...agora estou andando mais com a transalp, pelo maior conforto e motorização...
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=66592.msg645022#msg645022


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #26 Online: 24 de Janeiro de 2014, 19:52:20
Nossa eu não sabia que tinha tanta gente neste forum que curte viajar de moto.
Acho que sou só mais um. :D :D :D
Eu também amo motos e tenho muita vontade de fazer uma viagem longa de moto. Meu sogro tá pra aposentar daqui a 2 meses e estamos combinando uma viagem longa pelo nordeste! O irmão dele vai junto, de carro, pra dar assistência caso necessário. Pense nisso, se conhecer alguém que curte viajar de carro dá pra combinar de ir junto e ter mais tranquilidade do percurso!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 24 de Janeiro de 2014, 20:07:36
Dê uma olhada no tópico abaixo, como incentivo.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=85257.0
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #28 Online: 24 de Janeiro de 2014, 20:43:14
É uma pena que o unico parceiro que tenho dispostos para este tipo de viagem não sabe pilotar nem a vida dele :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Os que sabem são tudo medrosos.

Side car!  :hysterical:
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #29 Online: 24 de Janeiro de 2014, 21:46:32
iria de big trail, a não ser que seja muito baixo... :D

Esse é o meu maior problema, sou muito, muito baixo. 1,60cm e muito leve 58kg. Resumindo, esse tipo de moto pra mim é muito ruim, não em movimento, pois ja pilotei ate uma lander que é bem alta. O maior problema é justamente quando para, devido as pernas curtas, parar em local acidentado, vacilou é queda na certa. Dai o a opção por custom.
A proposito não gostei da Lander achei esquetar muito as pernas proximo ao motor. Se for viajar para lugares frio pode ser bom mais vai em lugar quente como minha região, incomoda muito.

e vai ter que praticar o teste do assento... :D
Ainda não tinha visto falar nesse teste.
Porem se esta se referindo a se acostumar em passar logos periodo sentado. Quanto a isso ja estou com a bunda calejada e bem acostumado.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/