Autor Tópico: Viagem de moto pelo pais.  (Lida 4631 vezes)

Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Online: 24 de Janeiro de 2014, 11:20:33
Pessoal,  este ano estou com planos de comprar uma moto custom e incluindo neste mesmo plano tenho a inteção de viajar por alguns estados brasileiro, passeando e fazendo fotos. Não necessariamente passar meses rodando, mais sim ir conhecer um ou dois Estado e voltar, pois não sou rico e nem tenho patrocínio para tanto, é uma realização pessoal. Na verdade quero conhecer minha região primeiro e depois passar fora dos limites de meu Estado.
A pergunta é a seguinte: Devido a tantos assaltos roubos e criminalidade que tem ocorrido ultimamente e que a policia não tem dado conta de proteger a população quais as possibilidades disso dar certo?
 Alguem aqui ja fez isso?
 Aí voce podem perguntar: Porque de moto e não de carro ou de avião?
Gosto de me sentir mais livre e a vontade, e moto para quem curte, é a maior sensação de liberdade que existe.
Em outros paises vejo muita gente fazer isso, mas aqui parece que niguem se arrisca a viajar pelas estradas. Será por medo, por questão de abtos ou condições finaceiras?
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2014, 11:22:31 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2014, 11:25:40
Legal, quais Estados vc pretende visitar?

Tbm viajo bastante de moto, embora nunca tenha ultrapassado os limites de SC, e nunca tive o azar de ter a moto estragada ou furar um
pneu, mas é aquela velha história: evite viajar à noite, pare somente em postos de combustíveis e/ou policia rodoviária, tome cuidado aonde vc vai pedir alguma informação...

No meu caso eu tenho mais medo dos caminhões que vivem me "jogando" pra fora de estrada do que de assalto....


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2014, 11:38:41
Não sei se ajuda muito, mas vamos lá: eu costumo viajar bastante de carro. Já fui duas vezes até o nordeste (a partir de Blumenau), Argentina (via Uruguay), várias viagens para o RS, Paraná, SP e RJ. Vejo muita gente viajando de moto nesses trechos, mas com o detalhe de normalmente serem grupos.

Existem alguns lugares mais perigosos. Por exemplo, eu não viajaria pela 101 no Sul da Bahia e nas estradas do interior de Minas Gerais de noite.
De qualquer forma acho que tomando os devidos cuidados você pode ir tranquilo, tomando o cuidado de parar sempre em lugares onde sua moto fica bem protegida. Também vale tomar cuidado com a vestimenta, não ser espalhafatosos. Já vi vários grupos de motociclistas com roupinha de couro caríssima que só falta uma placa "EU SOU RICO".

Com relação aos caminhoneiros apontados pelo Raphael eles são um perigo não só para motociclistas. As maiores situações de perigo pelas quais passei sempre envolveram caminhões.

Resumindo, eu te incentivo muito a ir! Brasil é lindo, tem paisagens maravilhosas! (algo aqui tem que valer a pena, né? )


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2014, 11:52:26
Meu irmao ja foi de Sao Paulo ate a bahia e depois de Sao Paulo ate Foz Do Iguacu de bicicleta. Ja fez outras viagens de bicicleta de distancias menores. Algumas com um ou 2 amigos e outras sozinho. Para foz do iguacu ele foi sozinho.

As duas viagens mais longas duraram mais ou menos 1 mes a ida. Ele diz que eh tranquilo mas ele eh um atleta. A primeira vez que ele saiu para viajar assim (de SP ate a BA) ele falou que foi muito mais facil do que parecia ser.

Ele viaja com muito pouco dinheiro, leva uma barraca para acampar algumas noite e em outras noites ele dorme em albergue ou na casa de alguem que generoso. Muitas pessoas tambem oferecem comida nas casas delas. Sim, tem muita gente generosa, inclusive as mais simples, e isso faz com que ele viaje quase sem gastar nada.

A bicicleta dele nao eh cara mas sim uma bicicleta basicona de marcha. O que ajuda a nao atrair ladroes. Como ele sabe que nao gasta muito entao ele tambem viaja com pouco dinheiro. Eu nao sei se ele leva cartao de credito para emergencias.

E nessas viagens dele ele descobriou que tem uma comunidade grande no Brasil de pessoas que viajam de bicicleta. Tem ate sites onde as pessoas oferecem cama e comida de graca para esses viajantes.

Quando ele estava indo para a BA no caminho ele encontrou outros dois ciclistas indo tambem para a Bahia, mas nao de Sao paulo, eles eram de Brazilia. E foram juntos o resto do caminho.

E em outra viagem indo para o Sul ele encontrou um deles no caminho tambem, muito por acaso.

Acho que demoto eh muito mais tranquilo. Procure uma moto que aparente velha e desvalorizada mas com as estruturas e motor em otimo estado.

Ele costumava fazer video com as fotos das viagens:

http://www.youtube.com/watch?v=gRF_X_29_1E


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2014, 12:08:18
Croix,

Muito legal o relato das viagens do teu irmão. Vi o vídeo da viagem dele também.  :ok:

Eu acompanho um blog muito interessante sobre viajar com pouco: http://vagabundoprofissional.com/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2014, 12:12:25
Legal, quais Estados vc pretende visitar?

Tbm viajo bastante de moto, embora nunca tenha ultrapassado os limites de SC, e nunca tive o azar de ter a moto estragada ou furar um
pneu, mas é aquela velha história: evite viajar à noite, pare somente em postos de combustíveis e/ou policia rodoviária, tome cuidado aonde vc vai pedir alguma informação...

No meu caso eu tenho mais medo dos caminhões que vivem me "jogando" pra fora de estrada do que de assalto....
Pretendo visitar Rio, Minas, Bahia, SC tambem.
Pra começar pretendo visitar umas cidade daqui que tem muito pra mostrar todo mundo que viaja para o Maranhão só quer ver barreirinhas e a região sul do Estado não sabem que a região norte-nordeste tem muito pra mostrar, com as fotos que pretendo fazer tenho planos de divulgar esta parte do Maranhão que  poucos conhecem.
Bom eu ja tenho uma experiencia em viagens de moto, ja viajei por algumas cidades mais próximas a minha que duram cerca de 300 a 500 kilometros, mais a moto que tenho é pequena e de motor fraco para viagens tão loga. Para rodovias é preciso de motos mais pesadas para não correr o risco de ser jogado fora da estrada por caminhões.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2014, 12:17:50 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2014, 12:27:12
Croix,

Muito legal o relato das viagens do teu irmão. Vi o vídeo da viagem dele também.  :ok:

Eu acompanho um blog muito interessante sobre viajar com pouco: http://vagabundoprofissional.com/
Curti o blog.
Valew!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2014, 13:06:08
Pretendo visitar Rio, Minas, Bahia, SC tambem.
Pra começar pretendo visitar umas cidade daqui que tem muito pra mostrar todo mundo que viaja para o Maranhão só quer ver barreirinhas e a região sul do Estado não sabem que a região norte-nordeste tem muito pra mostrar, com as fotos que pretendo fazer tenho planos de divulgar esta parte do Maranhão que  poucos conhecem.
Bom eu ja tenho uma experiencia em viagens de moto, ja viajei por algumas cidades mais próximas a minha que duram cerca de 300 a 500 kilometros, mais a moto que tenho é pequena e de motor fraco para viagens tão loga. Para rodovias é preciso de motos mais pesadas para não correr o risco de ser jogado fora da estrada por caminhões.

Nossa, não sei se ta na sua lista, mas os lençóis maranhenses são muito lindos....

Tbm quando viajo, meus passeios por SC não chegam a 1000 km ída e volta. Tbm possuo uma moto fraca, e por isso inclusive me sinto mais suscetível a acidentes.
Acho realmente que ter uma moto maior, mais estável e mais rápida ajuda muito em várias situações. Inclusive eu não iria de custon, mas de big trail que anda em quase qualquer terreno.

E realmente ostentar ter dinheiro é perigoso e chama muito a atenção, mas isso tbm é questão não só de aparência, mas tbm de atitude.   


smarx

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2014, 14:15:39
Fala pessoal...

Branco Melo não desiste do seu sonho, eu amo motocicleta, apesar de ser um humilde trabalhador e ainda não ter uma big moto para viajar, adoro viagem de moto, tenho uma Twister 250 e minha neguinha já partilhou comigo alguns momentos magico.

Sou de são Paulo, ABCD paulista, minha neguinha me legou para algumas cidade do sul de Minas Gerais (Monte Verde, Cambuí, Campos do Jordão), Parana (Curitiba, Foz do Iguaçu), Santa Catarina (Florianopolis), Litoral Norte Paulista (Bertioga, Maresias, Boiçucanga, Caraguatatuba, Ubatuba), Rio de Janeiro (Trindade e Paraty), Argentina (Puerto Iguazu) Já estava do lado, porque não conhecer  :D :D.

Tenho Planos de este ano ir para o Espirito Santo(Linhares, Vitória e Vila Velha). Na fotografia, com mais conhecimento estou a pouco tempo, já conheço Espirito Santo, mas fui de avião, a próxima visita será de moto.

Não deixe o tempo passar, andar de moto tem o perigo é obvio, mas tem os seu prazeres, ande com prudencia, sempre acompanhando, com todas as ferramentas e peças para pequenos reparos e seja feliz.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2014, 14:16:43 por smarx »
Canon T3i + 17-55 2.8 + 50mm 1.8 + 70-300 4-5.6 Sigma DG Macro + Flash YN-565 EX.



Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2014, 15:04:08
Nossa eu não sabia que tinha tanta gente neste forum que curte viajar de moto.
Acho que sou só mais um. :D :D :D
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2014, 15:09:22
Nossa, não sei se ta na sua lista, mas os lençóis maranhenses são muito lindos....

Tbm quando viajo, meus passeios por SC não chegam a 1000 km ída e volta. Tbm possuo uma moto fraca, e por isso inclusive me sinto mais suscetível a acidentes.
Acho realmente que ter uma moto maior, mais estável e mais rápida ajuda muito em várias situações. Inclusive eu não iria de custon, mas de big trail que anda em quase qualquer terreno.

E realmente ostentar ter dinheiro é perigoso e chama muito a atenção, mas isso tbm é questão não só de aparência, mas tbm de atitude.
Já fui lá, hoje esta muito industrializado, acho que perdeu a pureza e encanto. Principalmente para quem curte fotografar lugares exóticos e inexplorado.
Minha opção pela custom é mais por uma questão de conforto mesmo, e não pra chamar atenção. Para longas viagens são motos excelentes. Tive o prazer em dar uma voltinha numa Mirage 250 de um amigo e não queria mais sair de cima dela. :hysterical: :hysterical:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2014, 15:13:44
Tenho um colega que foi de moto de SP até Ushuaia.... +/- 16.000 km ida + volta
Amanhã ele está indo para Machu Picchu.

Bem legal  :D
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2014, 15:25:19

http://www.youtube.com/watch?v=gRF_X_29_1E
Viagens de mochila nas costa, definitivamente não é pra mim, tenho uma dor horrivel no joelho direito que impede-me de andar longas distancia. :eek:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2014, 15:33:31
Viagens de mochila nas costa, definitivamente não é pra mim, tenho uma dor horrivel no joelho direito que impede-me de andar longas distancia. :eek:
Pena. :(


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2014, 15:36:12
Tenho um colega que foi de moto de SP até Ushuaia.... +/- 16.000 km ida + volta
Amanhã ele está indo para Machu Picchu.

Bem legal  :D
Pelo visto não é tão arriscado assim como pessei.  Aqui estamos na epoca das chuvas o nosso verão so começa apartir de agosto, ate la tenho planos para fazer e amadurecer o assunto. Enquanto isso, vou fazendo minhas econonias. :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/