Baseado na minha experiencia isso eh o que eu tenho a mostrar:
As pessoas criam regras para tudo mas as regras sao apenas pontos de referencia e nao leis universais.
Por exemplo, mesmo que sua arte seja similar do que muitos e mesmo que vc so tenha vendido 1 ou 2 exemplares de seu trabalho, uma boa galeria ou dealer pode expecular para que seu trabalho entre no mercado valendo uma fortuna.
A maneira que vc apresenta seu trabalho, um uma iluminacao que o torne mais atraente e ambientizacao que leva o espectador a ter uma experiencia agradaver e diferente, pode fazer com que a peca valorize 2 ou 3 vezes mais do que exposta em uma luz comum e uma parede branca de um ambiente sem graca. E pode valer menos se apresentado em uma iluminacao ruim e um ambiente desagradavel. A apresentacao (display) eh a embalagem de sua arte. E embalagem faz muita diferenca em preco.
Vc vai no Fine Art America por exemplo e as pessoas estao sempre dizendo que so comecaram a vender bem depois que passaram a cobrar um valor alto pelas suas imprecoes. Igual aquela velha historia de colocar um sofa velho em frente de casa com uma mensagem "Sofa de graca para quem quiser", e uma semana depois o sofa ainda esta la. Mas se vc trocar a mensagem por "Sofa usado por 100.00 conto", algumas horas depois vc vai ver que roubara o seu sofa. E isso acontece muito quando vc coloca seu preco a baixo do da concorrencia, principalmente quando se trata de arte. Colecionadores tenderao a achar que por ser mais barato tem menos valor, e pois isso acabam comprando o mais caro. E serio, quem costuma pagar $5000 em obras de arte nao vai escolher o mais barato so para economizar $700. Se quer vender para um publico que procura economizar (menor preco) eh mais facil vender 5.000 copias por 5.00 conto em um supermercado.
E ai entra outro ponto que esse texto nao menciona. Vender produto de luxo ou arte para ricos eh diferente do que vender produto da moda/decoracao da moda para classe media. Diferentes publicos tem diferentes percepcoes de preco, valores, investimentos.
Por isso que vender foto (ou arte) eh igual vender servicos (fotograficos). Saber vender e ter uma embalagem convincente vc consegue vender ate ar e ate agua de baixa qualidade e menos saudavel do que o agua de torneira (o que ja acontece hoje).